Wikipédia:Troca de favores

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Troca de favores é uma coisa que pode acontecer na Wikipédia lusófona, ou até mesmo "wikiglobalmente". Pode ser acompanhada de solicitação ou não, dependendo do caso. Pode acontecer em votações, como a troca de votos, ou até mesmo troca de votos por estatuto, ou vice-versa. Também tem outros tipos de troca de favores.

A troca de favores não é recomendável, porque pode comprometer o consenso ou a votação em uma decisão da comunidade. Se isso vem acompanhado de solicitação, é bem pior, porque está comprometendo a votação e o consenso.

Características da troca de favor[editar código-fonte]

  • Pode ter solicitação ou não;
    • Se é uma troca de favor, não tem mensagens em massa. Isso iria causar uma atenção muito grande por parte da comunidade e a atitude seria reprovada;
    • Mensagens de solicitação são parciais;
    • A transparência é secreta, ou seja, não é discutida pelas páginas de discussão.

Quando não há solicitação[editar código-fonte]

O que pode acontecer é que um usuário Y, que se posicionou a favor de usuário X e X querer agradecer de alguma forma. Quando tem a oportunidade, X recompensa o Y. Por mais que seja bonito o agradecimento, você pode estar comprometendo o projeto de várias formas. Numa proposta ou numa votação, pode estar comprometendo a vontade da comunidade. Numa entrega de estatuto, é bem pior, porque está dando ferramentas a usuário Y, sem conhecê-lo o suficiente, apenas por ter o apoiado.