Wikipédia:Retirada de mensagens/avisos e branqueamento em PDUs

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Muitos usuários, novatos ou veteranos, branqueiam suas página de discussão de usuário ao invés de arquivá-las, e outros, apagam mensagens de aviso pré-definidas deixadas por outros usuários. Não há nenhum problema com isto, mas alguns usuários revertem esta ação e ou a veem com maus olhos.

O motivo principal para não gostarem disto, é porque assumem a má-fé de quem branqueia ou retira avisos de sua PDU. Frequentemente acusam este editores de quererem "esconder alguma coisa". Sem dúvida este ensaio não se aplica a vândalos, os que realmente tem algo a esconder e certamente má-fé ao remover avisos ou branquear suas PDUs. Mas vândalos não são usuários que apenas erraram. E se vândalo for o que recebe avisos, porque há de se pensar que este os manterá, no caso de haver uma regra para isto? Se desrespeita regras/normas bem mais importantes que esta (possível regra), não há porque supor que respeitará mais esta. No fim das contas só respeitarão esta afronta os que por serem audazes ou por desconhecimento cometeram deslizes.

Ora, ninguém é ou pode ser obrigado a ficar com um "aviso eterno" sendo que cometeu alguns deslizes e, alertado sobre, corrigiu-se. Em quê obrigá-los a permanecer com avisos ajuda a Wikipédia? Se um usuário prefere remover o aviso porque se sente ofendido ou porque acredita que podem ter uma ideia errada sobre ele, ou o que for, não há nenhum problema quanto a isto, a não ser que insista no comportamento errático. E ainda nestes casos há o histórico da PDU, e o diff do apagamento serve como prova contundente na hora de confrontar o usuário. A PDU não é um "muro da vergonha".

Já ao se obrigar os usuários a manterem mensagens e avisos, criamos alguns problemas desnecessários:

  1. Usuários realmente disruptivos podem, quando em conflito com outro usuário, enviar-lhe um "aviso" somente para provocá-lo
  2. Guerra de edições completamente inúteis em PDUs!
  3. Afastará ou desestimulará editores bem intencionados
  4. Mais uma regra

Por tudo isto, e por atualmente na Wikipédia Lusófona não existir regra que obrigue a manter avisos na PDU ou arquivá-la, sinta-se livre para branquear ou apagar avisos de sua discussão! Atente-se apenas para o fato de que se apagar avisos, isto será interpretado como sinônimo de que leu o aviso, e que não poderá alegar desconhecimento caso repita a edição que gerou o aviso. Lembre-se de que o diff do apagamento ficará no histórico, e que será usado como prova de que estava ciente e já tinha sido avisado sobre o que quer tenha gerado o aviso.

Discussões anteriores[editar código-fonte]

Onde já foi discutida uma possível regra para proibir retirada de mensagens
Problemas já causados (e olha que nem existe regra para isto...)