Wikipédia:Perdoar e esquecer

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Crystal Clear mimetype txt.png Este ensaio contém conselhos ou opiniões de um ou mais contribuidores da Wikipédia. Ensaios não são políticas nem recomendações, mas podem representar práticas já bem difundidas na comunidade ou ainda pontos de vista de minorias. Sinta-se livre e até encorajado para melhorar a página ou discutir na página de discussão, mas tenha prudência ao considerar esses pontos de vista já previamente trabalhados.

Nós possuímos uma excelente maneira para resolução de disputas. Chama-se perdoar e esquecer.

Como funciona?

É muito simples. Em vez de assumir o pior das pessoas e submetê-las ao inferno, e construir planos para tentar ferrar contra o "adversário" em páginas como Wikipedia:Pedidos de opinião, devemos perdoar as pessoas por suas ações. Com todos se desculpando, as brigas vão se encerrando. Este é o método para encerrar conflitos no menor tempo possível: perdoar e esquecer. Muito simples.

O tradicional método de resolução de disputas estipula que se você não puder evitar a situação, tente resolver na conversa. Infelizmente, as pessoas movem as suas brigas e discussões para outras páginas, o que é altamente estressante. Esta última causa leva a uma boa parte de usuários deixar a Wikipédia. Este método é muito disruptivo, pois afugenta pessoas da enciclopédia e faz perdendo tempo demasiado e valioso.

Muitas vezes, as pessoas tentam afundar os seus adversários na lama, e tentam fazer com que estes sejam punidos, na maioria das vezes com um bloqueio. Isso é contraprodutivo, vingativo, desagradável e, principalmente, inadequado para a Wikipédia.

A fim de empregar o método de perdoar e esquecer, devemos presumir que há muito brigas acontecendo nas páginas de discussão ou em qualquer outro domínio. Apaziguar os editores pedindo desculpas por suas ações, e fazer uma oferta de paz para todos é o necessário. Depois que todo mundo se acalmou, edições de verdade acontecem, e não brigas e desaforos em todos os cantos.

Ver também[editar código-fonte]