Wikipédia:Comparação de critérios entre artigos destacados e bons

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Este é um resumo e comparação dos padrões para artigos bons e destacados.

Um artigo bom atende a um conjunto básico de requisitos editoriais. Deve apresentar os seguintes atributos:

  1. Redação: O artigo deve ter uma redação clara, interessante, com um tom enciclopédico e sem erros do ponto de vista gramatical e ortográfico.
  2. Abrangência: O artigo deve tratar de todos os aspetos importantes do tema, sem entrar em detalhes desnecessários.
  3. Credibilidade: As informações devem ser corretas e as alegações (sobretudo as controversas) ser sustentadas por fontes credíveis. Não devem estar presentes pesquisa inédita, violações de direitos de autor ou plágio.
  4. Imparcialidade: representa os pontos de vista de forma justa e sem preconceitos.
  5. Estabilidade: o seu conteúdo não se altera significativamente com frequência devido a guerra de edições em andamento ou disputas de conteúdo.
  6. Imagens: é ilustrado, se possível e relevante, por imagens com licenças de direitos de autor aceitáveis e justificadas.
  7. Tamanho: o artigo deve ter um tamanho condizente ao assunto abordado.

Um artigo destacado representa o nosso melhor trabalho e possui os seguintes atributos:

  1. Redação exemplar e confiável — (a) adequado às normas do português — culto, formal e imparcial; (b) cobertura abrangente dos principais factos, detalhes e contexto; (c) precisão factual, com referências para verificação; (d) apresentação neutra de pontos de vista; e (e) conteúdo estável.
  2. Conformidade de estilo: respeita todo livro de estilo e tem — (a) uma secção introdutória clara e objetiva; (b) um índice substancial, mas não esmagador; e (c) referências e citações consistentemente formatadas.
  3. Multimédia. Possui obrigatoriamente, uma (1) imagem relacionada ao tema discorrido, sempre que possível e de acordo com a política de imagens.
  4. Tamanho: Permanece focado no tópico principal sem entrar em detalhes desnecessários.

Semelhanças[editar código-fonte]

  • Ambos os critérios exigem o seguinte: conformidade com a políticas relativas ao conteúdo para todos os artigos da Wikipédia; evitar detalhes desnecessários; estabilidade; neutralidade; precisão factual e verificabilidade; além de licenças adequadas para o seu conteúdo multimédia.
  • Não possuem requisitos em relação ao seu tamanho, embora os artigos destacados tendam a ser longos; Um dos propósitos originais do processo para artigos bons foi reconhecer trabalhos curtos de boa qualidade.

Diferenças[editar código-fonte]

  • Artigos destacados devem ser o nosso melhor trabalho; artigos bons atendem a um conjunto básico de padrões editoriais.
  • Um artigo bom deve estar suficientemente bem redigido; um artigo destacado deve ter uma linguagem enciclopédica e profissional.
  • Um artigo bom não precisa de seguir todos os itens do livro de estilo, apesar de seguir os seus itens mais importantes; Os artigos destacados devem obedecer a todos os padrões de estilo.
  • Um artigo bom deve ser abrangente; um artigo destacado deve ser completo. O padrão "abrangente" exige apenas a cobertura dos pontos principais, enquanto que o "completo" exige que nenhum facto ou detalhe importante seja omitido.
  • Os artigos destacados são geralmente sujeitos a um maior escrutínio em relação à sua precisão factual e verificabilidade.
  • Os artigos bons geralmente não necessitam obrigatoriamente de imagens, embora seja aconselhável.