Wikipédia:Metapedianismo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Crystal Clear mimetype txt.png Este ensaio contém conselhos ou opiniões de um ou mais contribuidores da Wikipédia. Ensaios não são políticas nem recomendações, mas podem representar práticas já bem difundidas na comunidade ou ainda pontos de vista de minorias. Sinta-se livre e até encorajado para melhorar a página ou discutir na página de discussão, mas tenha prudência ao considerar esses pontos de vista já previamente trabalhados.
Filosofias wikis
Domínio principal
Notoriedade a curto prazo
Qualidade do conteúdo
Notoriedade a longo prazo
Conteúdo indevido
Assuntos similares
Neutralidade
  • Habilidades básicas
  • Absoluto inatingível
Outros
Processo de edição
Statu quo
Guerra de edições
Autor dos artigos
Objetivos
Processos internos
Conteúdo ou comunidade
Perspectivas

Metapedianismo é uma filosofia praticada por wikipedistas que focam sua participação nas atividades internas e no lado social da Wikipédia ao invés da edição dos artigos e conteúdo relacionado. Usuários que seguem essa filosofia são chamados de metapedistas ou meta-Wikipedistas. Metapedianismo é o lado oposto do exopedianismo, sendo o mesopedismo o meio termo.

Os metapedianos são frequentemente vistos como a "implicante social" da Wikipedia, fazendo trabalho honorável e deveres cívicos: dando medalhas, tendo discussões gerais em páginas de discussão e contribuindo principalmente com as Wiki-Associações e lugares em que a discussão seja requisitada, como Páginas para eliminar, Pedidos de Administração, Café dos novatos, mediação, e outros lugares da Wikipédia relacionados a Wikipédia em si.

Ligações externas[editar código-fonte]