Usuário(a) Discussão:Oona

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
For other languages, consider using Wikipedia:Babel
Olá, Oona, bem-vindo(a) à Wikipédia,
A Wikipédia surgiu em 2001, e desde então estabeleceram-se vários princípios definidos pela comunidade. Por favor, reserve algum tempo a explorar os tópicos seguintes antes de começar a editar na Wikipédia.
Wikipedia:Tutorial Tutorial
Aprender a editar passo-a-passo num instante
Wikipedia:Página de testes Página de testes
Para fazer experiências sem danificar a Wikipédia
Wikipedia:Coisas a não fazer Coisas a não fazer
Resumo dos erros mais comuns a evitar
Wikipedia:Café dos novatos Café dos novatos
Onde pode tirar dúvidas com outros wikipedistas
Wikipedia:Livro de estilo Livro de estilo
Definições de formatação normalmente usadas
Wikipedia:FAQ FAQ
O que toda a gente pergunta
Wikipedia:Políticas da Wikipédia lusófona Políticas da Wikipédia
Regulamentos gerais a saber
Wikipedia:Ajuda Ajuda
Manual geral da Wikipédia
Wikipedia:Tutoria Programa de Tutoria.

Nele você poderá tirar dúvidas e receber dicas de um editor experiente enquanto se familiariza com a Wikipédia

Esta é a sua página de discussão, na qual pode receber mensagens de outros wikipedistas. Para deixar uma mensagem a um wikipedista deve escrever na página de discussão dele, caso contrário ele não será notificado. No fim da mensagem assine com quatro tiles: ~~~~
  • Desejo-lhe uma boa estadia na Wikipédia!  --Rei-artur 19h56min de 11 de Janeiro de 2008 (UTC)


16 anos, 3 meses e 16 dias na ikipédia
Bem-vindo(a) ao programa de Tutoria! Eu, Castelobranco, serei seu tutor até que você esteja mais familiarizado(a) com a Wikipédia ou não deseje mais participar da tutoria. Não fique com receio de tirar qualquer dúvida que possa ter. Para entrar em contato comigo acesse minha página de discussão.

CasteloBrancomsg 03h34min de 11 de abril de 2012 (UTC)[responder]

Links úteis[editar código-fonte]

Parabéns pela ótima reportagem sua no UOL. http://tecnologia.uol.com.br/noticias/redacao/2012/05/24/wikipedia-prepara-abertura-de-escritorio-no-brasil.htm Braz Leme (discussão) 17h46min de 24 de maio de 2012 (UTC)[responder]

Wikipedia perde editores devido à burocracia, aponta estudo[editar código-fonte]

A Wikipedia, um dos maiores sites do mundo na internet, está perdendo muitos editores em língua inglesa, o que reduz sua força como uma fonte de conhecimento online, revela um estudo. A pesquisa, chefiada por Aaron Halfaker, da Universidade de Monnesota, descobriu que o número de colaboradores - ou editores voluntários - diminuiu de 56.000 em 2007 para 35.000 no final de 2012.

A investigação concluiu que isto se deve a várias razões, que incluem o aumento de programas automáticos (bots), mas também apontou para o desânimo dos possíveis colaboradores com a estrutura da página.

"As diversas mudanças realizadas pela comunidade Wikipedia para melhorar a qualidade e a consistência frente ao crescimento maciço da participação ironicamente reduziram o crescimento que estavam desenhados para gerir", escreveu o pesquisador na semana passada na publicação American Behavioral Scientist. "Especificamente, as restrições dos controles de mecanismos primários da qualidade da enciclopédia e as ferramentas usadas para rechaçar as contribuições são algumas causas chave que diminuíram a retenção dos recém-chegados", afirmou.

Os pesquisadores afirmam que enquanto o Wikipedia tentou extirpar os editores menos competentes, suas regras também desanimaram os "recém-chegados desejáveis" que se desmotivam quando suas contribuições atrasam.

A Wikipedia tem edições em 285 línguas. Seu fundador, Jimmy Wales, mencionou a necessidade de fazer com que o site seja mais aberto aos recém-chegados para acompanhar o ritmo da grande quantidade de informação que está tentando processar. Mas os autores do estudo afirmaram que a Wikipedia está sendo prejudicado pelas regras para melhorar a qualidade.

"A Wikipedia mudou desde 'a enciclopédia que qualquer um pode editar' para 'a enciclopédia que qualquer um que entende as regras socializa, se atreve a encarar o muro impessoal do repúdio semiautomático e ainda assim quer contribuir voluntariamente com sua energia e em seu tempo livre e pode editar", concluíram.

Testes em Intervozes[editar código-fonte]

Boas vindas, e obrigado(a) por experimentar a Wikipédia. Seu teste na página Intervozes funcionou, porém foi necessário revertê-lo ou excluí-lo. Motivo: o único local correto para testar as ferramentas de edição da Wikipédia é a página de testes. Por favor, consulte a página de boas-vindas para aprender mais a respeito de como contribuir com esta enciclopédia. Obrigado(a). Yanguas diz!-fiz 13h59min de 19 de fevereiro de 2013 (UTC)[responder]

As fontes informam campanhas pontuais, e não confirmam a generalidade pretendida. Em outras palavras, ter participado de uma ou outra campanha não autoriza afirmar que " organiza e participa de campanhas e manifestações públicas pela regulamentação de artigos constitucionais da área da comunicação, bem como pela fiscalização da distribuição de concessões públicas de rádio e televisão no país e a exigência de critérios públicos para a renovação das licenças". Usando uma expressão popular, seu texto "forçou a barra", imputando a uma fonte o que ela não diz.
Recomendo reeditar o texto, pontuando as fontes com as campanhas que as reportagens apontaram (algo como "... participou da campanha tal<ref>FONTE</ref> e do movimento tal<ref>FONTE</ref>), e não usando essas fontes como reforço de imagem institucional e com texto de release, como fez.
Cordialmente, Yanguas diz!-fiz 14h07min de 19 de fevereiro de 2013 (UTC)[responder]
Não sei se entendi sua pergunta, mas pra mudar a Predefinição:Esboço para Predefinição:Esboço-empresa é só escrevendo, como acabei de fazer. Veja a lista dessas predefinições em Categoria:!Predefinições de esboço. Boas. Yanguas diz!-fiz 02h30min de 20 de fevereiro de 2013 (UTC)[responder]

Uma medalha para si![editar código-fonte]

The Original Barnstar
This barnstar is awarded to recognize particularly fine contributions to Wikipédia, to let people know that their hard work is seen and appreciated. Congrats! Jonas_agx (discussão) 23h04min de 2 de março de 2013 (UTC)[responder]

Curiosidade desde que vi seu nick por aqui e estou pra perguntar. Seu nome foi uma homenagem à mulher do Chaplin? Nunca vi nenhuma além dela, só vc. MachoCarioca oi 23h53min de 18 de abril de 2013 (UTC)[responder]

Chiquérrimo. Daddy & Mommy são show. Até. MachoCarioca oi 00h46min de 19 de abril de 2013 (UTC)[responder]

Correio da Wikipédia[editar código-fonte]

Olá. Contacto-lhe nesta conta pois foi com ela que você assinou Wikipédia:Correio da Wikipédia/19-05-2013/Eventos. Perguntei ao Vitorvicentevalente aproveitando que ele está online, mas ele não sabe, então pergunto a você: pretende escrever algo, na seção "Educação", sobre a palestra da qual você participou na UFRGS? Ao pesquisar notícias para a seção "Na imprensa", achei que esta foi a coisa mais relevante noticiada, e com mais texto sobre, mas não quero escrever nada duplicado. Pelo que vi na Esplanada, nada foi falado aqui sobre ela. Se você for escrever algo sobre isto para o Correio, procurarei outro tema para eu escrever sobre, de forma que os leitores possam encontrar diversidade. --Mister Sanderson (discussão) 16h54min de 29 de maio de 2013 (UTC)[responder]

Sua pergunta "Você já sabe se seções pretende atualizar?" é "Você já sabe que seções pretende atualizar?" ou alguma outra? Se for esta pergunta, eu respondo que, se outra pessoa pretende, eu não pretendo. Apenas eu tinha visto que o prazo até a publicação da edição 3 do Correio está acabando, e, supondo que ninguém queria escrever, pensei em escrever eu mesmo a seção "Na imprensa", baseando-me nas mesmas duas notícias que o Lechatjaune colocou, na página do encontro que você me enviou, como sendo publicadas após o evento, a do Terra e do Baguete. Como você e/ou o Lechatjaune já vão escrever, não tem porquê eu escrever então. --Mister Sanderson (discussão) 19h17min de 29 de maio de 2013 (UTC)[responder]

Editor Visual[editar código-fonte]

Olá Oona, eu na verdade até cheguei a concorrer a uma das posições de Community Liaison que anunciaram aqui há tempos. Por acaso, não sabe se já foi alguém escolhido? Em relação ao Jan Eissenfeldt, sim, claro, posso falar com ele. Como é que ele sugeriu fazermos? Abraço, GoEThe (discussão) 16h28min de 17 de junho de 2013 (UTC)[responder]

WikiProjeto AntiVandalismo: Combate ao vandalismo[editar código-fonte]

Prezado(a),

patrulhamento ao comparar duas revisões
patrulhamento no rodapé da página

Agradecemos seu empenho em patrulhar a Wikipédia para mantê-la livre de vandalismos. Por favor, considere utilizar as ferramentas disponíveis que facilitam este trabalho e considere marcar as edições de boa fé (e também as de má fé já revertidas) como patrulhadas. É simples, não toma tempo e ajuda muito o trabalho dos voluntários que se dedicam a vigiar as mudanças recentes. Ao patrulhar uma revisão, ela não é exibida para aqueles que têm por rotina monitorar esta página, otimizando assim nosso tempo e recursos. Tenha em consideração também que:

  • Atualmente o gadget FastButtons não realiza a patrulha automática da página portanto devemos assinalar a edição antes de utilizar o recurso mesmo que seja para indicar para eliminação.
  • Ao utilizar para patrulhamento gadgets Reversão e avisos e Popus de navegação, patrulhe a edição de má fé antes de realizar a ação de reversão pois atualmente estes não assinalam esta edição como patrulhada.
  • Se estiver patrulhando mais de uma edição do histórico ao mesmo tempo, todas as edições precisam ser patrulhadas individualmente pois neste caso "marcar como patrulhada" se aplica somente a última edição.
18h37min de 3 de julho de 2013 (UTC)

Fernando Collor de Mello[editar código-fonte]

Olá Oona, tudo bem? Vi a alteração que fez na data da renúncia, lá na infobox, contém as datas certas do governo Collor com referências oficiais do site do governo, talvez seja o caso de reavaliar, pois uma delas não está condizente com a outra, se puder verificar a situação fico grato. Prefiro não modificar as datas, pelo que vi é assunto controverso, então, estou fora... rsrsrs. Boas! Stuckkey (discussão) 21h50min de 17 de julho de 2013 (UTC)[responder]

em tempo: só contatei pois estranhamente sua edição caiu no filtro huggle, até onde sei autorrevisora e reversora, mas misteriosamente sua edição foi filtrada, do contrário nem patrulharia uma edição sua. Stuckkey (discussão) 21h56min de 17 de julho de 2013 (UTC)[responder]
Enfim... entendi, há muito tempo eu estranhava aquela miscelânea de datas, valeu pela "aula", obrigado por ter explicado! Valeu! Stuckkey (discussão) 22h04min de 17 de julho de 2013 (UTC)[responder]

Consenso e pedidos de opinião[editar código-fonte]

Sim, faz parte, não chega a ser um processo em si (uma etapa de uma sequencia), é mais uma ferramenta para ajudar no consenso.

As vezes ele vem antes das discussões / propostas, quando se sabe que há um problema mas não está bem definido qual a origem dele, aí faz um espaço aberto para ouvir opiniões e relatos pessoais de cada um. Ou seja, um guia para dizer a direção para resolvermos algum problema. Por exemplo, o tópico Porque não querem ser administradores?.

Quando vem depois das discussões iniciais, é porque o tema tem muitas propostas diferentes, ou é grande / complexo e precisa ser dividido em pontos menores. Aí se busca a opinião para ver o que tem mais chances de ter consenso e o que provavelmente não terá consenso, para a partir daí sintetizar uma proposta de meio termo para trabalhar em cima dela.

É também usado como divulgação de discussões (mais organizado que a Esplanada/anúncios), e um modo de resolver disputas (como uma WP:Mediação, mas não há um grande conflito entre usuários, apenas uma grande oposição entre propostas).

Como tudo, tem os usos indevidos, e esses usos acabam não dando em nada. Mas quando é bem usado, funciona bem. Pena que não temos uma documentação melhor sobre quando e principalmente como usar esse processo.

Discussões anteriores, não lembro. Rjclaudio msg 14h22min de 31 de julho de 2013 (UTC)[responder]

Obrigado pela medalha e principalmente pelas palavras que a acompanharam. Sabe que sem a sua iniciativa e ajuda, o Correio provavelmente ainda estaria "esquecido". Também fico feliz por estar envolvida e por trabalhar consigo, esperando que assim continue a ser por muito mais tempo. Cumprimentos, VítoR™  • (D) 10h44min de 18 de agosto de 2013 (UTC)[responder]

Direito ao voto[editar código-fonte]

Onde foi aprovado que para ter direito ao voto é necessário ter 5 edições recentes? Wikipédia:Correio da Wikipédia/17-08-2013/Pesquisas recentes--Raimundo57br (discussão) 11h46min de 22 de agosto de 2013 (UTC)[responder]

Oi Oona!

Só para informar: como a sua assinatura contém "[[Usuária:" em vez de "[[Usuário(a):", o bugzilla:53132 impede que você nos envie notificações com este tipo de edição. Até corrigirem o bug pode querer trocar sua assinatura. Este é o problema número 1 em Wikipédia Discussão:Notificações#Erros e defeitos. Helder 19h47min de 16 de setembro de 2013 (UTC)[responder]

WikiSampa 19[editar código-fonte]

Olá Oona, tudo bem? Obrigado pelo convite, mas infelizmente não estarei em São Paulo nessa data. :-(
O Correio da Wikipédia está ótimo, parabéns! É bom tê-lo funcionando novamente (e mais bonito!). Estou sem tempo para colaborar, mas estarei acompanhando as edições. Abraço. Jaider msg 01h29min de 20 de setembro de 2013 (UTC)[responder]

Virada Cultural no Paraná =[editar código-fonte]

Vai ocorrer mais uma virada cultural no parana - [1] este ano e no ano passado tiveram várias palestras no paço SESC , palestras gratuita de temas variados inclusive sobre personagens infantis. Poderia ocorrer uma palestra sobre wikipédia. Derepente um contato com o SESC Paraná e agendar uma nestes dias. 189.34.91.153 (discussão)

Realmente o link é ótimo mas não entendo nada daquilo rs. Com eu disse, o lema do brasão é confuso e dúbio não basta saber inglês pra decifrar aquilo; no funcional, não faz nenhum sentido. Esse teu amigo que fala as duas línguas talvez possa ajudar, o tópico ficou capenga sem tradução. Bjkas. MachoCarioca oi 22h59min de 9 de dezembro de 2013 (UTC)[responder]

Boa noite. Li online, hoje a noite na Wikimedia, sobre o evento online que teve este mês. Achei legal. Poderia me informar do próximo evento? Ana Gauna (discussão) 01h44min de 25 de fevereiro de 2014 (UTC)[responder]

Oi Amgauna, assim que tiver o próximo, avisaremos amplamente.--Oona (discussão) 20h31min de 25 de fevereiro de 2014 (UTC)[responder]
Obrigada.  :-) Ana Gauna (discussão) 21h32min de 25 de fevereiro de 2014 (UTC)[responder]

Pedido de entrevista para uma pesquisa sobre aquecimento global na Wikipédia[editar código-fonte]

Cara Oona,

Meu nome é Bernardo Esteves e entro em contato com você na condição de pesquisador ligado ao Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Estou desenvolvendo a tese de doutorado “As controvérsias da ciência na Wikipédia em português: o caso do aquecimento global”, sob orientação de Henrique Cukierman.

O objetivo é discutir como a controvérsia do aquecimento global é apresentada na Wikipédia-PT. Como os editores negociam a forma como será tratada a controvérsia do aquecimento global? Os artigos refletem o consenso dos cientistas? Os chamados “céticos do clima” têm algum espaço? Eis algumas questões que a tese tenta responder. Para mais detalhes sobre o projeto, confira minha página de usuário e a página dedicada ao projeto de pesquisa no portal L2 do Meta-Wiki (em inglês): https://meta.wikimedia.org/wiki/Research:Science_Controversies_in_Portuguese_Wikipedia:_The_Case_of_Global_Warming

A pesquisa prevê a análise de uma amostra de artigos ligados ao aquecimento global e entrevistas com editores que tiveram atividade destacada nesses verbetes. Sua conta foi uma das selecionadas para entrevista. Convido-a, caso tenha interesse e disponibilidade, a responder a algumas perguntas sobre seu envolvimento com a Wikipédia e, em especial, suas intervenções nos artigos sobre aquecimento global. O roteiro para a entrevista está numa subpágina em minha página de usuário. Considerarei as respostas recebidas até 30 de abril de 2014.

Obrigado desde já por sua atenção e tempo.

Saudações,
Pinguim2011 (discussão) 01h40min de 16 de março de 2014 (UTC)[responder]

Oi Pinguim2011, mais uma vez parabéns pelo trabalho. Eu não me lembro de ter editado esta página. Se o fiz, foi provavelmente alguma correção relacionada à língua portuguesa. Gostaria de uma resposta mesmo assim? A ideia é responder o roteiro de entrevista por escrito em uma subpágina?--Oona (discussão) 02h57min de 16 de março de 2014 (UTC)[responder]
Obrigado pela rápida resposta, Oona. O que chamou minha atenção foram duas intervenções suas na discussão de Antiambientalismo: https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Antiambientalismo&diff=next&oldid=36538795. Incluí na amostra de editores a entrevistar todos aqueles que se envolveram nesse tipo de interação envolvendo os ditos céticos do clima, por isso te procurei. Disse ao pessoal que mandasse as respostas por e-mail para preservar a confidencialidade daqueles que preferirem o anonimato. Mas fique totalmente à vontade para publicar as respostas como uma subpágina ou nas páginas de discussão, caso venha a responder. Valeu!--Pinguim2011 (discussão) 17h51min de 16 de março de 2014 (UTC)[responder]

Re:Efeitos da madrugada[editar código-fonte]

Sim, Manhães é muito mais comum e qdo vc trocou fui consultar novamente mas é Malhães mesmo nas duas fontes. Quanto ao que me indicou, escrevi meu nome lá e deixei uma mensagem. Me chamem. Beijocas. MachoCarioca oi 11h11min de 20 de março de 2014 (UTC)[responder]

Ótimo, ms até hj está me devendo uma coisa, mocinha hehe ´[2] MachoCarioca oi 11h30min de 20 de março de 2014 (UTC)[responder]

Esse infeliz enfiou isso aqui [3] e não consigo achar pra retirar, retirei outra mas não localizo essa. Por sinal, pra se ter um minimo de tranquilidade pra trabalhar neste vebete, é necessário uma proteção prolongada dele contra IPs. MachoCarioca oi 18h58min de 20 de março de 2014 (UTC)[responder]

Por sinal, esse carniceiro desse "Malhães" estava em todas. Olha o que saiu hj nO Dia, que eu coloquei lá no paragrafo. [4] Na materia do Globo, era anonimo, na do Dia, escancarou tudo. Esse estava em todas e feliz da vida. MachoCarioca oi 00h43min de 21 de março de 2014 (UTC)[responder]

Não entendi. MachoCarioca oi 07h27min de 21 de março de 2014 (UTC)[responder]

Já dei uma wikificada sem vc pedir :-) MachoCarioca oi 07h39min de 21 de março de 2014 (UTC)[responder]

O q vc precisa é aprender a referenciar no estilo. MachoCarioca oi 07h41min de 21 de março de 2014 (UTC)[responder]

Oona ( po eu adoro esse nome) tem tanta coisa na area de politica e ditadura pra arrumar que é melhor a gente ficar só no que tem naquela lista mesmo e depois abrir mais senao pira. Praticamente todos os verbetes desses assuntos sao muito ruins , especialmente as biografias do periodo. MachoCarioca oi 07h42min de 21 de março de 2014 (UTC)[responder]

Dei um "trato" na frase de introdução pra adequar melhor ao estilo de enciclopedia. Se quiser, te ensino agora como referenciar direito pra vc aprender de fazer o resto ou outros verbetes MachoCarioca oi 07h55min de 21 de março de 2014 (UTC)[responder]

Então vamos por aqui falando aqui so nessa aba que fica mais pratico. Vamos fazer direito a primeira referencia do Dallari. MachoCarioca oi 07h58min de 21 de março de 2014 (UTC)[responder]

Primeira coisa, coloca na pag do verbete e abre uma segunda janela igual. vai ficar mais facil de acompanhar. A primeira referencia vem depois de "substituindo Cláudio Fonteles, que renunciara". Tá acompanhando? MachoCarioca oi 08h00min de 21 de março de 2014 (UTC)[responder]

Cade vc? MachoCarioca oi 08h02min de 21 de março de 2014 (UTC)[responder]

Aqui. Estava escrevendo quando deu conflito de edição!--Oona (discussão) 08h03min de 21 de março de 2014 (UTC)[responder]
MachoCarioca, na linha.--Oona (discussão) 08h04min de 21 de março de 2014 (UTC)[responder]

Ok, primeira coisa. Não usa esse Editor Visual usa o antigo, já te falei que nao gostei dele, é enrolado, usa o 'editar código fonte', é mais facil referencia direito. Aquela primeira referencia que eu indiquei é nessa pag da CNV: http://www.cnv.gov.br/index.php/institucional-acesso-informacao/membros/329-pedro-dallari

ok?

Bom, abrindo a aba de editar normal, vc vai ver a direita de todos os botoezinhos o "cite". Vc clica ali. Abrirá outra linha de botoes, clique em "web". Abre então uma aba com varios campos, nomeados. Na aba "URL", vc coloca o endereço dessa pagina (que é de onde vc pegou a ref)

http://www.cnv.gov.br/index.php/institucional-acesso-informacao/membros/329-pedro-dallari

Na aba , "Titulo", vc coloca o titulo do texto ali "Pedro Dallari".(está lá se abrir a ref pela outra aba do navegador ) Na aba "editora" coloque "Comissão Nacional da Verdade", que é o o site. Na aba " Nome da referência:" coloque "cnv", apenas um registro pra q vc depois possa usar essa mesma ref sem repetir tudo.

Coloque entao o cursor no local onde essa ref vai entrar, apos "substituindo Cláudio Fonteles, que renunciara" e clique em Adicionar fonte, no botao cinza mais abaxo. Pronto, vai gravar a ref e vc vai ver lá na lista de refs embaixo que ela entra em italico, e com data, é o correto, veja se consegue, se errar eu conserto. Marque ela antes do inicio da ref velha, depois q salvar a nova, retire a velha. MachoCarioca oi 08h15min de 21 de março de 2014 (UTC) ok.[responder]

Vou acompanhar o que vc vai fazer lá. MachoCarioca oi 08h17min de 21 de março de 2014 (UTC)[responder]

Milagre! Nunca tinha reparado no recurso! ;-) Fazendo. Copiei com um erro. Fazendo de novo. 1 minutinho.--Oona (discussão) 08h23min de 21 de março de 2014 (UTC)[responder]
acho que foi! Obrigada, MachoCarioca! Agora, às demais. Ou termino amanhã (hoje?). --Oona (discussão) 08h27min de 21 de março de 2014 (UTC)[responder]

Certinho. Viu q entrou em italico com data direto. É assim. Pelo codigo fonte é muito mais facil esse editor visual é furado rs Agora mais um recurso.

Esse ref name que ficou lá '''<ref name=cnv-pedro-dallari>''' (nem precisava disso tudo, só o cnv marcava, nao complica) serve pra vc referenciar outras partes do texto em que seja usada essa mesma referencia, sem precisar copiar tudo ee novo. É só, no local onde ela entrar, colocar essa ref assim <ref name=cnv-pedro-dallari/> Vai aparecer uma segunda letrinha la na lista de refs, mostrando q essa ref referencia duas partes do texto, e ai por diante. Acho q pegou. :-)

Aproveita o embalo e faz tudo rs MachoCarioca oi 08h44min de 21 de março de 2014 (UTC)[responder]

Mulher safa é isso aí, pega tudo de primeira. Tbém, eu explico explicadinho, didatico, o povo aqui é lesado pra explicar. E com esse nome, tinha ser safa, dizem que a original tinha 165 de QI, quase o meu rs. Filha de escritora e de premio nobel, burra ela nao ia ser. MachoCarioca oi 08h44min de 21 de março de 2014 (UTC)[responder]

  • Sim, sim. Fiz isso com a do cnv, já. "Compliquei" o nome caso o site seja usado como referência depois, mas com outra página. Eu já tinha visto esse código, mas achava que era preciso seguir o código e achava ele mais complicado do que o "ref". Sobre o editor visual, eu, defensora dele que sou, concordo que, para algumas coisas, ele ainda não é bom (referência é um exemplo). Mas pra pequenas correções, é uma mão na roda. E vai melhorar. Assim esperamos! E obrigada, de novo, MachoCarioca! E já segui com os demais.--Oona (discussão) 08h47min de 21 de março de 2014 (UTC)[responder]


Vc pode usar o mesmo "cnv" em duzentas paginas se quiser, nao tem nada a ver, so grava a repetição naquela pagina, em outra, comerça tudo de novo. MachoCarioca oi 08h49min de 21 de março de 2014 (UTC)[responder]

Nessa vc clicou em "web" quando a ref for um livro por exemplo, vc clica no botao "livro", vai ser outro campo a preencher; qdo for jornal, vc clica em "jornal" e assim por diante. MachoCarioca oi 08h53min de 21 de março de 2014 (UTC)[responder]

Pq vc tem duas contas aqui, essa e OCastro? MachoCarioca oi 03h00min de 22 de março de 2014 (UTC)[responder]

Presente, uma tabela tira-dúvidas, eu fiz agora de noite {{Tutorial}} Ana Gauna (discussão) 06h07min de 11 de abril de 2014 (UTC)[responder]

Oi Oona! Participei do Edit a thon sábado e esta é a 1a msg que deixo para alguém aqui, nem sei se é assim que faz =) Queria agradecer pela contribuição no verbete da Ethel. Também queria dizer que li a matéria sobre a burocratização da wikipédia e concordo totalmente, fiquei muito frustrada e raivosa, achei o ambiente extremamente bélico para novatos, as ameças de deleção sumária invés de auxílio a aprendizagem foram as mais frustrantes. Abs. --Andrea de Moraes Cavalheiro (discussão) 18h04min de 1 de maio de 2014 (UTC)[responder]


Oi, sorry mas não posso participar, não fui aceito.

A pergunta "Que tipos de tarefa você mais gostaria de fazer na Wikipédia (mas não faz necessariamente, porque precisa fazer outras)? *" é "obrigatória" (??). Como não há nada que eu queira fazer mas não faça, não tenho como marcar nenhuma opção, e assim o formulário não vai adiante e trava. Não vou preencher algo só por preencher. Abraços MachoCarioca oi 09h16min de 28 de junho de 2014 (UTC)[responder]

Falta a opção "eliminação de artigos".--Mister Sanderson (discussão) 14h25min de 29 de junho de 2014 (UTC)[responder]

Re: Pesquisa[editar código-fonte]

Oi, Oona. Respondi. Bom trabalho. Abraços Luiza Teles Lu 01h00min de 30 de junho de 2014 (UTC)[responder]

Olá Oona! Você tem incluído galerias de imagens em artigos. Venho lhe alertar que isso está errado. O lugar dessa galerias é o Commons, que possui o domínio principal destinado para isso. Por favor, peço-lhe que não volte a fazer edições do tipo. Grato. Luan fala! 23h34min de 5 de julho de 2014 (UTC)[responder]

Uma medalha![editar código-fonte]

Medalha do defensor da wiki
Suas respostas para a jornalista foram muito boas. Todos lhe devemos agradecimento. OBRIGADO!!!! Ixocactus (discussão) 03h18min de 9 de agosto de 2014 (UTC)[responder]

Fronteiras da Ciência[editar código-fonte]

Olá Oona. Eu só vi agora a mensagem que você deixou para o usuário NixBrazil1. Me desculpe por não ter respondido a sua mensagem antes. A razão de eu não ter visto sua mensagem antes é que esse usuário foi criado apenas com o propósito de um vídeo de treinamento que eu elaborei. Como parte do treinamento eu ensinei os usuários a criarem um novo usuário criando esse. Na verdade, agora que o vídeo foi concluído, eu gostaria de deletá-lo. Mas acho que não dá.

Esse (o da Assinatura) é o meu perfil real. E você pode me encontrar em nix.dorfbr@gmail.com ou no Facebook https://www.facebook.com/nix.dorf1 além da própria Wikipedia.

Sim fui eu que dei a entrevista ao programa Fronteiras da Ciência. E mesmo que eu tenha editado pouco a Wikipédia no último ano, estou procurando recrutar e treinar novos editores.

Abraços. --Nixbrazil (discussão) 02h37min de 13 de agosto de 2014 (UTC)[responder]

Uma cerveja para você![editar código-fonte]

Deixa eu te pagar uma cerveja pela tua postura super-fair aqui, ao menos comigo. Seus avisos são relevantes e teu trabalho é apreciado. José Luiz disc 01h22min de 22 de agosto de 2014 (UTC)[responder]
Jbribeiro1, cerveja muito apreciada! Também acompanho seu trabalho aqui e fico impressionada. Fico muito feliz com teu comentário e com o diálogo respeitoso que mantivemos nos mais diversos momentos.
Acho que já deve ter lido nos anúncios sobre o encontro em SP, mas vamos anunciar mais formalmente em breve, sobre o encerramento do programa catalisador em breve. Ainda vamos finalizar relatórios e documentação a fim de compartilhar mais sobre o que foi feito, que desafios encontramo, onde falhamos, onde acertamos, etc.
De qualquer forma, continuarei por aqui, com essa conta mesmo (usava a Usuária:Ocastro para assuntos institucionais). O grupo de usuários pretende assumir atividades de promoção dos projetos e, apesar de conhecer suas reservas com esse tipo de atividade (li seus comentários recentes inclusive), acho que suas preocupações são válidas e colocá-las neste momento é importante para que a reorganização do trabalho leve-as em consideração. Infelizmente não poderei participar da conversa sobre o futuro da Wikimedia no Brasil, por solicitação de parte do grupo. Mas pretendo continuar atuando aqui, online, e eventualmente, quando as coisas se acalmarem, espero poder seguir com alguns projetos que tinha em mente e ainda não havíamos realizado, especialmente voltados para a difusão da cultura livre e para a melhoria da relação entre (e uso da) Wikipédia e profissionais de comunicação, temas que estão no DNA da minha trajetória ativista e profissional. E quero aprender muito mais por aqui. Foi uma longa jornada, com muitos aprendizados, e procurei contribuir da melhor maneira possível - ainda que ciente de nossas limitações.
Uma singela e generosa cerveja como essa me alegra e estimula. Muito obrigada! Sigamos! Ainda há muito pela frente. --Oona (discussão) 03h24min de 22 de agosto de 2014 (UTC)[responder]

RE: Correio da Wikipédia[editar código-fonte]

Boa noite Oona. Espero que também se encontre bem. Vejo com satisfação essa sua vontade de reactivar (uma vez mais!) o Correio da Wikipédia, contudo, desta vez não irei estar presente. Espero que não me leve a mal, mas realmente frustração é a melhor palavra para caracterizar a fase final da minha colaboração com o jornal. Tentei até ao máximo manter a publicação mas acabou por deixar de ser possível em determinada altura, uma vez que não tinha apoio quase nenhum. Lamento imenso não poder ajudá-la nesta que pode ser uma nova fase para o CW, mas de momento não tenho tempo para pensar e trabalhar num projecto assim, e como deve imaginar, prefiro não me comprometer por não me ser possível dar o máximo. Em relação a toda a documentação, predefinições e páginas sobre o Correio, está à vontade para alterar e revitalizar à sua maneira (qualquer dúvida ou ajuda que tenha, disponha). Na questão da colaboração, agradeço desde já ter-se lembrado de contactar-me, mas de momento não estou mesmo com disponibilidade para isso. Quem sabe no futuro não torno a participar no projecto. Desejo-lhe a melhor das sortes e que consiga manter a comunidade interessada no jornal, afinal este sempre foi feito a pensar nela e para ela. Cumprimentos, VítoR™ (♪) 21h54min de 22 de agosto de 2014 (UTC)[responder]

Mas se tiver alguma dúvida técnica e precisar de ajuda não hesite em contactar-me, disponha. Em relação à autorização para o envio de mensagens globais, basta pedir acesso aqui com a justificação da finalidade (foi exactamente o que fiz). Desejo-lhe a melhor das sortes. Cumprimentos, VítoR™ (♪) 22h16min de 23 de agosto de 2014 (UTC)[responder]

In line with my request to usurp the username Oona in the French Wikipedia, which is dormant, I hereby make this edit to link to the usurpation page, certifying I'm using this account here.--Oona (discussão) 17h07min de 26 de agosto de 2014 (UTC)[responder]

ro.wp usurpation done.Andrei Stroe (discussão) 09h29min de 4 de setembro de 2014 (UTC)[responder]
Thank you so much, Andrei Stroe!--Oona (discussão) 23h29min de 4 de setembro de 2014 (UTC)[responder]

Sobre o verbete da Pública (agência de jornalismo)[editar código-fonte]

Olá, Oona Venho te agradecer e dizer que aceito a sua ajuda. Eu criei uma página de teste e coloquei o texto sem fazer ainda nenhuma modificação, para que você veja como foi feito. Está aqui: https://pt.wikipedia.org/wiki/Usu%C3%A1rio(a):Dayane_Albuquerque/Testes

Desde já, agradeço muito sua atenção e contribuição.

Por acaso já viu isso?,Marcos Dias ? 05h28min de 12 de setembro de 2014 (UTC)[responder]

Marcos Dias, não tinha visto. O que foi aquilo? Uma tentativa de me mandar uma mensagem? Nem entendi.--Oona (discussão) 05h30min de 12 de setembro de 2014 (UTC)[responder]
Uma tentativa de ataque aos administradores da wikipédia,mas na verdade só atacou um administrador,e sinceramente da vergonha isso acontecer. Além disso falou que a culpa era nossa da página ser eliminada, que culpa temos da página não respeitar as regras do projeto? Marcos Dias ? 05h34min de 12 de setembro de 2014 (UTC)[responder]

Ajuda com fontes de jornais impressos[editar código-fonte]

Oi, Sra. Oona. Tudo bem? Estou com dúvidas sobre o uso de jornais impressos como fonte. Estou tentando inserir fontes em um artigo sobre um político. Ele foi governador do RJ na década de 80 e fez muitas realizações, porém, não é fácil encontrar sites que referenciem todas as informações do artigo. Por isso, recorri ao Acervo O Globo, o principal jornal do RJ na época. Mas é preciso registro no site para poder acessar as páginas escaneadas do jornal. No entanto, a Wikipedia da a opção de utilizar periódicos como fonte, mesmo sem link, desde que você insira obrigatoriamente o nome do artigo ou matéria. Além do nome do artigo, estou inserido o nome do veículo, a página e a data de publicação, mas um dos editores da wikipédia rejeita as fontes porque falta o nome do autor. Porém, em jornais, é comum as matérias não virem assinadas. Me causam estranhamento as seguintes coisas:

1) Se a Wikipédia exige apenas o título do artigo do periódico, por que as fontes que eu inseria estão sendo rejeitadas se, além do nome do artigo, estou incluindo nome do periódico, página e data de publicação, além do link para quem quiser se registrar gratuitamente?

2) As referências para portais de notícias na internet muitas vezes também não trazem o nome do autor da matéria. Por que elas são aceitas?

3) No mesmo artigo que eu quero editar, o Acervo O Globo foi aceito como referência em outras passagens, editadas há mais tempo. Por que essas fontes foram aceitas anteriormente e, agora, o mesmo Acervo não está sendo mais aceito? Caso a sra. queira conferir, o link do artigo é https://pt.wikipedia.org/wiki/Moreira_Franco, a parte a qual me refiro é "Governador do Rio de Janeiro". As referências do Acervo o Globo aceitas há mais tempo como fontes são as de número 11, 12, 13, 14, 15, 17 e 18.

Pesquisa sobre interesse em recriar o Conselho de Arbitragem[editar código-fonte]

Caro(a), criei um questionário bem simples com intenção de saber o interesse da comunidade sobre a recriação de um novo Conselho de Arbitragem.

O Conselho de Arbitragem da Wikipédia em português foi extinto por não funcionar adequadamente, mas é algo que é considerado fundamental em outras Wikipédias. Não vou colocar um longo texto sobre minha opinião, a fim de não influenciar qualquer voto. Aqui vai o link pro questionário caso já não tenha respondido:

Criei um tópico aqui pra que possamos discutir sobre o assunto. Seus comentários são bem-vindos na página. Obrigado.—Teles«fale comigo» 04h10min de 21 de novembro de 2015 (UTC)[responder]

Aviso sobre votação de CheckUser em andamento[editar código-fonte]

Aviso sobre votação de Oversight em andamento[editar código-fonte]

Aviso sobre votação em andamento[editar código-fonte]

Aviso sobre votação em andamento[editar código-fonte]

Aviso sobre votação de Oversight em andamento[editar código-fonte]

Olá Oona,

Convidamos você a participar da primeira edição dos WikiJogos, uma competição que visa aumentar a quantidade de conteúdo destacado na Wikipédia lusófona. Atualmente temos 1435 artigos destacados, 1866 artigos bons, 568 listas destacadas, 118 listas boas e 136 portais destacados, mas nós podemos melhorar esta marca!

As inscrições já estão abertas. Se deseja participar, acesse Wikipédia:WikiJogos/1/Participantes e siga as instruções. Você poderá escolher em qual tipo de conteúdo desejará trabalhar. A competição começa em 30 de setembro de 2016 e durará dois meses. Todos os trabalhos devem ser mandados para avaliação dentro deste período para serem contabilizados. Os três usuários com mais promoções em cada área receberão medalhas ao término do concurso.

Se tiver quaisquer dúvidas, pergunte na página de discussão do concurso ou para um dos organizadores. As inscrições se encerrarão às 23:59 (UTC) de 30 de setembro de 2016.

Boa sorte!

  • Aviso: Para candidatar artigos a destacados ou bons, é necessário ser autorrevisor. Caso você ainda não seja, abra um pedido para a atribuição do estatuto aqui.

MediaWiki message delivery (discussão) 00h18min de 13 de setembro de 2016 (UTC)[responder]

Votação sobre a alteração nas regras do direito ao voto[editar código-fonte]

Aviso sobre votação de Oversight em andamento[editar código-fonte]

Convite para participação no Wikipedia Asian Month[editar código-fonte]

Caro(a) (nome do usuário),
O Mês Asiático da Wikipédia (Wikipedia Asian Month) é um edit-a-thon online multi-idioma que visa a estabelecer uma melhor relação entre as comunidades asiáticas da Wikipédia. O evento será realizado ao longo do mês de novembro de 2016 e tem como propósito, na Wikipédia em português, aumentar a qualidade e a quantidade de artigos relativos a países e territórios asiáticos. Na última edição, mais de 7 000 artigos foram contribuídos em 43 línguas diferentes. Como símbolo da amizade entre as comunidades asiáticas da Wikipédia, cada participante que criar pelo menos quatro (4) artigos que cumpram os critérios receberá um cartão-postal da Wikipédia especialmente fotografado por outros países participantes. Os wikipedistas que criarem o maior número de artigos em cada Wikipédia serão honrados com o título Embaixador Asiático da Wikipédia.
Mais informaçõesEstados e territóriosParticiparPerguntas & respostasTire suas dúvidas
Você está recebendo essa mensagem pois considero seu apoio como participante fundamental para o sucesso deste edit-a-thon. Cada editor(a) receberá um cartão-postal após ter 4 de seus artigos criados validados, e outro quando atingir a marca de 15 contribuições. O editores que forem eleitos Embaixador Asiático da Wikipédia receberão um cartão-postal extra e um certificado assinado. Conto com sua participação! MediaWiki message delivery (discussão) 14h30min de 9 de novembro de 2016 (UTC)[responder]

Aviso da votação para Supervisor[editar código-fonte]

Pesquisa Wikipédia - Por que alguns membros contribuem mais do que os outros?[editar código-fonte]

Olá,

Na minha dissertação do mestrado estou pesquisando os fatores que influenciam o nível de contribuição dos membros da Wikipédia.

Vi aqui que você já contribuiu para a Wikipédia e ficaria muito grato se pudesse responder ao meu questionário. Leva só alguns poucos minutos:

https://form.jotformz.com/61228374874665

No final do questionário tem uma opção para deixar o email caso queira saber os resultados da pesquisa.

Agradeço desde já!

Luiz Fernando Silva Pinto - Mestrando em Administração - PPGA - UnB - Universidade de Brasília

Luiz Fernando Silva Pinto (discussão) 01h24min de 11 de janeiro de 2017 (UTC)[responder]

Aviso sobre pedido de administração em andamento[editar código-fonte]

Aviso sobre votação em andamento[editar código-fonte]

Aviso sobre pedido de administração em andamento[editar código-fonte]

Aviso sobre votação em andamento[editar código-fonte]

Aviso sobre votação em andamento[editar código-fonte]

Remoção do estatuto de administrador do usuário Érico[editar código-fonte]

Votação para Administrador em andamento[editar código-fonte]

Aviso de votação para Oversight em andamento[editar código-fonte]

Votação para administrador em andamento[editar código-fonte]

Pedido de opinião sobre o administrador Zoldyick[editar código-fonte]

Pedido de remoção do estatuto de burocrata do usuário Érico[editar código-fonte]

Pedido de opinião sobre o administrador Tuga1143[editar código-fonte]

Aviso sobre pedido de administração em andamento[editar código-fonte]

Pedido de remoção do estatuto de administrador do Chicocvenancio[editar código-fonte]

Pedido de aprovação de burocrata para o usuário Conde Edmond Dantès[editar código-fonte]

Pedido de aprovação de administrador para o usuário Rodrigo Padula[editar código-fonte]

Aviso sobre pedido de administração em andamento[editar código-fonte]

Pedido de confirmação de CheckUser para o usuário RadiX[editar código-fonte]

Pedido de aprovação de administrador para o usuário Skartaris[editar código-fonte]

Pedido de remoção do estatuto de administrador para o usuário Chicocvenancio[editar código-fonte]

Pedido de aprovação de CheckUser para o usuário OnlyJonny[editar código-fonte]

Pedido de opinião sobre o administrador Pedrohoneto[editar código-fonte]

Pedido de aprovação de administrador para o usuário Joalpe[editar código-fonte]

Pedido de aprovação de burocrata para o usuário Tuga1143[editar código-fonte]

Pedido de confirmação de CheckUser para o usuário [[Usuário:EVinente|EVinente

Pedido de aprovação de administrador para o Contreiras45[editar código-fonte]

Wikipédia:Wikipedia Asian Month/MassMessage[editar código-fonte]

O Mês Asiático da Wikipédia (Wikipedia Asian Month) é um edit-a-thon online multi-idioma que visa a estabelecer uma melhor relação entre as comunidades asiáticas da Wikipédia. O evento será realizado ao longo do mês de novembro de 2017 e tem como propósito, na Wikipédia em português, aumentar a qualidade e a quantidade de artigos relativos a países e territórios asiáticos. Na última edição, milhares de artigos foram contribuídos em dezenas de idiomas diferentes.

Como símbolo da amizade entre as comunidades asiáticas da Wikipédia, cada participante que criar pelo menos quatro (4) artigos que cumpram os critérios receberá um cartão-postal da Wikipédia especialmente fotografado por outros países participantes.

Os wikipedistas que criarem o maior número de artigos em cada Wikipédia serão honrados com o título Embaixador Asiático da Wikipédia.

Mais informaçõesEstados e territóriosParticiparPerguntas & respostasTire suas dúvidas

Você está recebendo essa mensagem pois considero seu apoio como participante fundamental para o sucesso deste edit-a-thon. Cada editor(a) receberá um cartão-postal após ter 4 de seus artigos criados validados. O editores que forem eleitos Embaixador Asiático da Wikipédia receberão um cartão-postal extra e um certificado digitalizado. Conto com sua participação! --MediaWiki message delivery (discussão) 22h15min de 5 de novembro de 2017 (UTC)[responder]

Pedido de aprovação de Oversighter para o usuário !Silent[editar código-fonte]

Olá Oona, gostaríamos de convidá-lo(a) a participar do Sabia que/Propostas, pois, devido à baixa participação, as novas curiosidades estão a estagnar. O "Sabia que" é um projeto da Wikipédia que tem como objetivo a publicação de curiosidades na página principal com o intuito de atrair os leitores a Wikipédia. Nós precisamos de sua ajuda para avaliar as propostas já existentes e propor novas curiosidades, de forma a evitar que o projeto deixe de existir.
... que tal sermos todos mais pacíficos em 2018?

Yone (discussão) 22h48min de 1 de janeiro de 2018 (UTC)[responder]

Pedido de aprovação de administrador para o usuário Red123[editar código-fonte]

Pedido de aprovação de administrador para o Stuckkey[editar código-fonte]

Pedido de aprovação de supervisor para o usuário EVinente[editar código-fonte]

Pedido de aprovação de administrador para o usuário JoãoGuilherme68[editar código-fonte]

Pedido de aprovação de CheckUser para o usuário Tuga1143[editar código-fonte]

Pedido de aprovação de administrador para o usuário Stanglavine[editar código-fonte]

Pedido de opinião de administrador para o usuário Mr. Fulano[editar código-fonte]

Pedido de aprovação de administrador para o usuário Felipe da Fonseca[editar código-fonte]

Pedido de aprovação de CheckUser para o usuário HVL[editar código-fonte]

Votação sobre possibilidade de anulação de votos por parte dos burocratas[editar código-fonte]

Pedido de aprovação de Supervisor para o usuário Stanglavine[editar código-fonte]

Pedido de aprovação de administrador para o Guilhermebm[editar código-fonte]

Pedido de aprovação de administrador para o Fabiojrsouza[editar código-fonte]

Pedido de aprovação de CheckUser para o usuário Felipe da Fonseca[editar código-fonte]

Pedido de aprovação de verificador de contas para o usuário EVinente[editar código-fonte]

Pedido de aprovação de administrador para o usuário Leefeni de Karik[editar código-fonte]

Pedido de aprovação de Oversighter para o usuário !Silent[editar código-fonte]

Pedido de aprovação de Burocrata para o usuário Pórokhov[editar código-fonte]

Pedido de aprovação de administrador para o Fabiojrsouza[editar código-fonte]

Pedido de aprovação de administrador para o usuário LeoFaria[editar código-fonte]

Pedido de aprovação de administrador para o Saturnalia0[editar código-fonte]

Pedido de aprovação de administrador para o Pórokhov[editar código-fonte]

Pedido de aprovação de administrador para o MKBRA[editar código-fonte]

Pedido de aprovação de administradora para a Allice Hunter‎[editar código-fonte]

Pedido de aprovação de administrador para o Ricardo Ferreira de Oliveira[editar código-fonte]

Pedido de opinião do usuário Tuga1143[editar código-fonte]

Pedido de aprovação de administrador para o usuário Editor D.S[editar código-fonte]

Pedido de aprovação de administrador para o usuário Igor G.Monteiro[editar código-fonte]

Pedido de aprovação de administrador para o usuário Fabiobarros[editar código-fonte]

Pedido de aprovação de administrador para o usuário Elilopes[editar código-fonte]

Pedido de aprovação de administrador para o usuário Lucs1994[editar código-fonte]

Pedido de aprovação de CheckUser para o usuário Tks4Fish[editar código-fonte]

Pedido de aprovação de administrador para o usuário FrancisAkio[editar código-fonte]

Pedido de aprovação de CheckUser para o usuário Tuga1143[editar código-fonte]

Pedido de aprovação de CheckUser para o usuário Stanglavine[editar código-fonte]

Pedido de aprovação de CheckUser para o usuário Stegop[editar código-fonte]

Pedido de aprovação de CheckUser para o usuário Millennium bug[editar código-fonte]

Convite para participação no Mês Africano da Wikipédia[editar código-fonte]

Caro(a) Oona,

Convidamos você a participar da primeira edição Mês Africano da Wikipédia, um concurso que visa aumentar a qualidade e a quantidade de artigos relativos a países e territórios africanos. Se deseja participar, acesse Wikipédia:Mês Africano da Wikipédia e siga as instruções. O evento será realizado ao longo do mês de março de 2019. Todos os trabalhos devem ser mandados para avaliação durante período para serem contabilizados. Se tiver quaisquer dúvidas, pergunte na página de discussão do concurso. Contamos com sua participação!

MediaWiki message delivery (discussão) 00h13min de 7 de fevereiro de 2019 (UTC)[responder]

Pedido de aprovação de Supervisor para o usuário Tks4Fish[editar código-fonte]

Pedido de aprovação de Oversighter para o usuário Mr. Fulano[editar código-fonte]

Participe do WikiFontes![editar código-fonte]

Ajude a Wikipédia a zerar os artigos sem fontes!

Olá! Convido-lhe a participar do WikiFontes, um desafio cujo objetivo é enfrentar um dos problemas mais antigos da Wikipédia em português: a existência de uma parcela significativa de artigos sem fontes, o que compromete nossa credibilidade.

O desafio é simples: basta adicionar referências aos artigos que não contêm nenhuma delas. Seu início será às 00:00 de 10 de julho de 2019, terminando às 23:59 (UTC) do dia 31 de dezembro de 2019. As inscrições podem ser feitas a qualquer momento aqui. Junte-se! Érico, usando o recurso MassMessage. MediaWiki message delivery (discussão) 23h26min de 8 de julho de 2019 (UTC)[responder]

Pedido de aprovação de administrador para o usuário Fma[editar código-fonte]

--MediaWiki message delivery (discussão) 13h50min de 29 de julho de 2019 (UTC)[responder]

Pedido de aprovação de burocrata para o usuário Stanglavine[editar código-fonte]

Pedido de opinião do utilizador Érico[editar código-fonte]

Convite para participação no Wikipedia Asian Month[editar código-fonte]

O Mês Asiático da Wikipédia (Wikipedia Asian Month) é um edit-a-thon online multi-idioma que visa a estabelecer uma melhor relação entre as comunidades asiáticas da Wikipédia. O evento será realizado ao longo do mês de novembro de 2019 e tem como propósito, na Wikipédia em português, aumentar a qualidade e a quantidade de artigos relativos a países e territórios asiáticos. Na última edição, milhares de artigos foram contribuídos em dezenas de idiomas diferentes.

Como símbolo da amizade entre as comunidades asiáticas da Wikipédia, cada participante que criar pelo menos quatro (4) artigos que cumpram os critérios receberá um cartão-postal da Wikipédia especialmente fotografado por outros países participantes.

Os wikipedistas que criarem o maior número de artigos em cada Wikipédia serão honrados com o título Embaixador Asiático da Wikipédia.

Mais informaçõesEstados e territóriosParticiparPerguntas & respostasTire suas dúvidas

Você está recebendo essa mensagem pois considero seu apoio como participante fundamental para o sucesso deste edit-a-thon. Cada editor(a) receberá um cartão-postal após ter 4 de seus artigos criados validados. O editores que forem eleitos Embaixador Asiático da Wikipédia receberão um cartão-postal extra e um certificado digitalizado. Conto com sua participação! --MediaWiki message delivery (discussão) 19h48min de 10 de novembro de 2019 (UTC)[responder]

Pedido de aprovação de administrador para o usuário GhostP.[editar código-fonte]

Pedido de aprovação de CheckUser para o utilizador Érico[editar código-fonte]

Pedido de aprovação de Oversighter para o usuário Millennium bug[editar código-fonte]

Pedido de aprovação de Oversighter para o usuário !Silent[editar código-fonte]

Pedido de aprovação de CheckUser para o usuário Pórokhov[editar código-fonte]

Pedido de opinião de administrador para o usuário Tuga1143[editar código-fonte]

Pedido de aprovação de CheckUser para o usuário Tks4Fish (2)[editar código-fonte]

Pedido de aprovação de administrador para o usuário Armagedon2000[editar código-fonte]

--MediaWiki message delivery (discussão) 05h20min de 18 de janeiro de 2020 (UTC)[responder]

Pedido de aprovação de CheckUser para o usuário Millennium bug[editar código-fonte]

Pedido de aprovação de Oversighter para o usuário Editor D.S[editar código-fonte]

--MediaWiki message delivery (discussão) 00h56min de 27 de janeiro de 2020 (UTC)[responder]

Pedido de opinião para o usuário Mr. Fulano[editar código-fonte]

Sua participação no Processo Estratégico[editar código-fonte]

Olá, Oona! Gostaria de deixar este convite para que participe da última discussão sobre o Processo estratégico. As novas recomendações foram publicadas e o objetivo é bem simples: saber qual a sua opinião sobre elas ou pelo menos uma delas.

Temos no total 13 recomendações e é fundamental que deixe sua opinião sobre elas, pois ela será utilizada para a melhoria do seu conteúdo e do texto. Pode acessar esta página para obter mais informações ou entrar em contato comigo.

Para deixar sua opinião nesta wiki acesse esta página ou podemos usar outro canal de sua escolha. Temos este canal do Telegram específico para esse propósito se preferir.

Em geral, as recomendações que mais se relacionam com o trabalho dos reversores são:

Ainda assim, fique à vontade para ler outras e comentar livremente. Questões sugeridas:

  1. Leia as recomendações. Não precisa ser todas; basta ler as que geram mais interesse, mesmo que seja apenas uma.
  2. Referir se a recomendação é clara para você. Se não for, o que precisa ser clarificado?
  3. Do que gostou dessa recomendação? Por que?
  4. Do que não gostou dessa recomendação? Por que?
  5. O que mudaria nessa recomendação? Por que?


Aguardo sua participação! Abraço! LTeles (WMF) (discussão) 03h25min de 8 de fevereiro de 2020 (UTC)[responder]

Pedido de aprovação de administrador para a usuária 79a[editar código-fonte]

Pedido de aprovação de administrador para o utilizador Douglasboavista[editar código-fonte]

Pedido de aprovação de Oversighter para o usuário Tks4Fish (2)[editar código-fonte]

Pedido de aprovação de CheckUser para o usuário EVinente (4)[editar código-fonte]

Pedido de aprovação de CheckUser para o usuário Editor D.S[editar código-fonte]

--MediaWiki message delivery (discussão) 21h27min de 13 de fevereiro de 2020 (UTC)[responder]

Pedido de aprovação de CheckUser para o usuário Leefeni de Karik[editar código-fonte]

Pedido de aprovação de CheckUser para o usuário Conde Edmond Dantès[editar código-fonte]

Pedido de aprovação de CheckUser para o usuário SEPRodrigues[editar código-fonte]

Pedido de aprovação de burocrata para o usuário Fabiojrsouza[editar código-fonte]

Convite para participação no Mês Africano da Wikipédia[editar código-fonte]

Caro(a) Oona,

Convidamos você a participar na segunda edição Mês Africano da Wikipédia, um concurso que visa aumentar a qualidade e a quantidade de artigos relativos a países e territórios africanos. Se deseja participar, acesse Mês Africano da Wikipédia 2020 e siga as instruções. O evento será realizado ao longo do mês de março de 2020. Todos os trabalhos devem ser submetidos para avaliação durante o mês de março para que sejam contabilizados. Se tiver quaisquer dúvidas, pergunte na página de discussão do concurso. Contamos com sua participação!

Wikiconcurso Novo Museu do Ipiranga[editar código-fonte]

Olá Oona!

Nós do grupo de usuários Wiki Movimento Brasil planejamos para os próximos meses um wikiconcurso a decorrer na Wikipédia em português. Trata-se de um evento inserido numa série de atividade conduzidas em colaboração entre o referido grupo e o Museu Paulista, mais conhecido como Museu do Ipiranga. Neste wikiconcurso, pretendemos convidar e estimular a comunidade da Wikipédia lusófona a contribuir no aprimoramento de artigos relacionados aos conteúdos resultantes da iniciativa GLAM com o Museu Paulista, que tem sido conduzida desde o ano de 2017.

O wikiconcurso ocorrerá entre os dias 15 de março a 15 de junho de 2020 e a página contendo as regras e detalhamentos está em Wikiconcurso Novo Museu do Ipiranga. Não deixe de visitá-la e participar. Haverá prêmios de até R$2.500,00.

Cordialmente, MediaWiki message delivery (discussão) 18h19min de 28 de fevereiro de 2020 (UTC)[responder]

Pedido de aprovação de administrador para o usuário Albertoleoncio[editar código-fonte]

Pedido de aprovação de administrador para o usuário IAlex2004[editar código-fonte]

Pedido de aprovação de Oversighter para o usuário Mr. Fulano[editar código-fonte]

Pedido de opinião do usuário ChristianH[editar código-fonte]

Pedido de aprovação de administrador para o usuário GhostP.[editar código-fonte]

Pedido de aprovação de supervisor para o usuário EVinente[editar código-fonte]

Pedido de aprovação de burocrata para o usuário WikiFer[editar código-fonte]

Pedido de aprovação de administrador para o SabiaQueBot[editar código-fonte]

Pedido de aprovação de CheckUser para o usuário Stanglavine[editar código-fonte]

Necessidade de registo para editar a Wikipédia lusófona[editar código-fonte]

Pedido de remoção do estatuto de administrador para o usuário Leon saudanha[editar código-fonte]

Pedido de aprovação de CheckUser para o utilizador Érico[editar código-fonte]

Pedido de aprovação de burocrata para o usuário Dioluisf[editar código-fonte]

Pedido de aprovação de Oversighter para o usuário Albertoleoncio[editar código-fonte]

Pedido de remoção do estatuto de administrador para o usuário GhostP.[editar código-fonte]

Pedido de remoção do estatuto de administrador para o usuário Vanthorn[editar código-fonte]

Pedido de opinião do usuário Tuga1143[editar código-fonte]

Pedido de aprovação de CheckUser para o usuário Tks4Fish (3)[editar código-fonte]

Saudações!! Dia 8 de março celebra-se o Dia Internacional da Mulher e dois meses mais tarde, a 11 de maio, a Wikipedia em português celebra 20 anos!

Assim, o Wikiprojeto Mulheres gostaria de lhe convidar a participar no Desafio das Mulheres.

Este desafio é um edit-a-thon dividido em duas fases: a primeira, de 1 de fevereiro a 8 de março, será para a criação de 1000 artigos sobre as mulheres; a segunda fase, de 9 de março a 11 de maio, será para a promoção de 20 artigos sobre as mulheres, um por cada ano que a nossa wiki celebra.

Vamos não só celebrar a Mulher e o aniversário da nossa enciclopédia como, ao mesmo tempo, seremos capazes de combater o viés de género presente na Wikipédia. As regras são simples e apela-se ao bom-senso e ao cumprimento das políticas, de modo a maximizar a participação e fazer com que, acima de tudo, os participantes se divirtam por esta causa.

Se tiver dúvidas, pergunte na página de discussão do desafio ou contacte o Wikiprojeto Mulheres.

Contamos com a sua participação. MediaWiki message delivery (discussão) 10h20min de 1 de fevereiro de 2021 (UTC)[responder]

Pedido de aprovação de Oversighter para o usuário Editor D.S[editar código-fonte]

-- MediaWiki message delivery (discussão) 21h30min de 15 de fevereiro de 2021 (UTC)[responder]

Pedido de aprovação de CheckUser para o usuário Editor D.S[editar código-fonte]

Pedido de aprovação de administrador para o usuário Felipe da Fonseca[editar código-fonte]

Pedido de aprovação de administrador para o usuário Jadolfo[editar código-fonte]

Pedido de aprovação de administrador para o usuário Juan90264[editar código-fonte]

Pedido de aprovação de burocrata para o usuário Duke of Winterfell[editar código-fonte]

Pedido de aprovação de administrador para o usuário Liquet[editar código-fonte]

Votação em curso[editar código-fonte]

Olá Oona! O artigo Ponte Firme, criado ou editado por você, foi nomeado para eliminação semirrápida, pois: não cita as fontes empregadas na sua elaboração; esteve marcado como tal por mais de um ano; e não possui equivalentes em outros idiomas que facilitem o conserto.

Por favor, tenha em mente que: Citação: Wikipédia:Verificabilidade escreveu: «A Wikipédia não publica pesquisa inédita; todo seu conteúdo é determinado pela informação previamente publicada ao invés de se basear apenas nas opiniões, crenças e experiências de seus editores. Mesmo se você tem certeza de que algo é verdadeiro, isto deve ser verificável através das fontes da informação antes de você adicioná-lo. [As] pessoas lendo e editando a enciclopédia [devem poder] checar se a informação provém [ou não] de uma fonte confiável. Se determinada informação num artigo não for baseada em fontes reputadas, confiáveis e independentes, a Wikipédia não deverá incluir essa informação.»

Procure adicionar referências ao artigo, para que atenda à Política de Verificabilidade e não se enquadre mais em WP:ESR-SIW. De preferência após referenciar, mas mesmo se apenas não concordar, você pode editar o artigo, retirar o aviso dele, e gravá-lo, não se esquecendo de justificar, no sumário de edição e/ou na página de discussão do artigo, por que não considera válida a proposta. Remoções de aviso sem justificativa válida poderão ser revertidas. Se ninguém discordar da proposta, após passados 7 dias, o artigo poderá ser eliminado. Caso você esteja lendo essa mensagem somente após a eliminação ter ocorrido, saiba que Citação: Wikipédia:Política de eliminação escreveu: «As páginas podem ser restauradas, isto é, a eliminação de páginas pode ser revertida.», devendo, nesse caso, o pedido ser feito em Wikipédia:Pedidos/Restauro.

Para deixar de receber este tipo de aviso, basta incluir seu nome nesta lista. Yanguas diz!-fiz 02h55min de 21 de outubro de 2021 (UTC)[responder]

Pedido de aprovação de administrador para o usuário Dux Praxis[editar código-fonte]

Olá Oona! O artigo Druk Tendzin I, criado ou editado por você, foi nomeado para eliminação semirrápida, pois: não cita as fontes empregadas na sua elaboração; esteve marcado como tal por mais de um ano; e não possui equivalentes em outros idiomas que facilitem o conserto.

Por favor, tenha em mente que: Citação: Wikipédia:Verificabilidade escreveu: «A Wikipédia não publica pesquisa inédita; todo seu conteúdo é determinado pela informação previamente publicada ao invés de se basear apenas nas opiniões, crenças e experiências de seus editores. Mesmo se você tem certeza de que algo é verdadeiro, isto deve ser verificável através das fontes da informação antes de você adicioná-lo. [As] pessoas lendo e editando a enciclopédia [devem poder] checar se a informação provém [ou não] de uma fonte confiável. Se determinada informação num artigo não for baseada em fontes reputadas, confiáveis e independentes, a Wikipédia não deverá incluir essa informação.»

Procure adicionar referências ao artigo, para que atenda à Política de Verificabilidade e não se enquadre mais em WP:ESR-SIW. De preferência após referenciar, mas mesmo se apenas não concordar, você pode editar o artigo, retirar o aviso dele, e gravá-lo, não se esquecendo de justificar, no sumário de edição e/ou na página de discussão do artigo, por que não considera válida a proposta. Remoções de aviso sem justificativa válida poderão ser revertidas. Se ninguém discordar da proposta, após passados 7 dias, o artigo poderá ser eliminado. Caso você esteja lendo essa mensagem somente após a eliminação ter ocorrido, saiba que Citação: Wikipédia:Política de eliminação escreveu: «As páginas podem ser restauradas, isto é, a eliminação de páginas pode ser revertida.», devendo, nesse caso, o pedido ser feito em Wikipédia:Pedidos/Restauro.

Para deixar de receber este tipo de aviso, basta incluir seu nome nesta lista. Mr. Sand.Ano ⓬ 18h55min de 11 de dezembro de 2021 (UTC)[responder]

Pedido de aprovação de CheckUser para o usuário Conde Edmond Dantès[editar código-fonte]

Pedido de aprovação de supressor para o usuário Tks4Fish[editar código-fonte]

Pedido de aprovação de CheckUser para o usuário Stanglavine[editar código-fonte]

Pedido de aprovação de administrador para o usuário Duke of Winterfell[editar código-fonte]

Pedido de aprovação de administrador para o usuário DarkWerewolf[editar código-fonte]

Olá Oona! O artigo Sopa de casamento, criado ou editado por você, foi nomeado para eliminação semirrápida, pois: não cita as fontes empregadas na sua elaboração; esteve marcado como tal por mais de um ano; e não possui equivalentes em outros idiomas que facilitem o conserto.

Por favor, tenha em mente que: Citação: Wikipédia:Verificabilidade escreveu: «A Wikipédia não publica pesquisa inédita; todo seu conteúdo é determinado pela informação previamente publicada ao invés de se basear apenas nas opiniões, crenças e experiências de seus editores. Mesmo se você tem certeza de que algo é verdadeiro, isto deve ser verificável através das fontes da informação antes de você adicioná-lo. [As] pessoas lendo e editando a enciclopédia [devem poder] checar se a informação provém [ou não] de uma fonte confiável. Se determinada informação num artigo não for baseada em fontes reputadas, confiáveis e independentes, a Wikipédia não deverá incluir essa informação.»

Procure adicionar referências ao artigo, para que atenda à Política de Verificabilidade e não se enquadre mais em WP:ESR-SIW. De preferência após referenciar, mas mesmo se apenas não concordar, você pode editar o artigo, retirar o aviso dele, e gravá-lo, não se esquecendo de justificar, no sumário de edição e/ou na página de discussão do artigo, por que não considera válida a eliminação ― remover o aviso sem justificar poderá ser revertido. Se ninguém discordar de que seja eliminado, após passados 7 dias o artigo será deletado. Caso você esteja lendo essa mensagem somente após a eliminação ter ocorrido, saiba que Citação: Wikipédia:Política de eliminação escreveu: «As páginas podem ser restauradas, isto é, a eliminação de páginas pode ser revertida.», devendo, nesse caso, o pedido ser feito em Wikipédia:Pedidos/Restauro.

Para deixar de receber este tipo de aviso, basta incluir seu nome nesta lista. YANGUASdiz!-fiz 19h52min de 13 de julho de 2022 (UTC)[responder]

Pedido de aprovação de CheckUser para o usuário Albertoleoncio[editar código-fonte]

Pedido de aprovação de administrador para o usuário Elder N[editar código-fonte]

Pedido de aprovação de verificador de contas para o utilizador Érico[editar código-fonte]

Olá Oona! O artigo Bento Godói Rodrigues, criado ou editado por você, foi nomeado para eliminação semirrápida, pois: não cita as fontes empregadas na sua elaboração; esteve marcado como tal por mais de um ano; e não possui equivalentes em outros idiomas que facilitem o conserto.

Por favor, tenha em mente que: Citação: Wikipédia:Verificabilidade escreveu: «A Wikipédia não publica pesquisa inédita; todo seu conteúdo é determinado pela informação previamente publicada ao invés de se basear apenas nas opiniões, crenças e experiências de seus editores. Mesmo se você tem certeza de que algo é verdadeiro, isto deve ser verificável através das fontes da informação antes de você adicioná-lo. [As] pessoas lendo e editando a enciclopédia [devem poder] checar se a informação provém [ou não] de uma fonte confiável. Se determinada informação num artigo não for baseada em fontes reputadas, confiáveis e independentes, a Wikipédia não deverá incluir essa informação.»

Procure adicionar referências ao artigo, para que atenda à Política de Verificabilidade e não se enquadre mais em WP:ESR-SIW. De preferência após referenciar, mas mesmo se apenas não concordar, você pode editar o artigo, retirar o aviso dele, e gravá-lo, não se esquecendo de justificar, no sumário de edição e/ou na página de discussão do artigo, por que não considera válida a eliminação ― remover o aviso sem justificar poderá ser revertido. Se ninguém discordar de que seja eliminado, após passados 7 dias o artigo será eliminado. Caso você esteja lendo essa mensagem somente após a eliminação ter ocorrido, saiba que Citação: Wikipédia:Política de eliminação escreveu: «As páginas podem ser restauradas, isto é, a eliminação de páginas pode ser revertida.», devendo, nesse caso, o pedido ser feito em Wikipédia:Pedidos/Restauro.

Para deixar de receber este tipo de aviso, basta incluir seu nome nesta lista. —Mandrake! 14h30min de 17 de dezembro de 2022 (UTC)[responder]

Pedido de aprovação de Supressor para o usuário Albertoleoncio[editar código-fonte]

Pedido de verificador[editar código-fonte]

Pedido de aprovação de administrador para o usuário Editor Master Plus[editar código-fonte]

Pedido de supressor para Teles[editar código-fonte]

Pedido de aprovação de administrador para o usuário Kongs[editar código-fonte]

Pedido de aprovação como supressor para o usuário Érico[editar código-fonte]

Pedido de aprovação como supressor para o usuário Fabiojrsouza[editar código-fonte]

Pedido de aprovação de administrador para o usuário Kascyo[editar código-fonte]

Discussão para remoção de estatuto de administrador de Skyshifter[editar código-fonte]

Olá Oona! O artigo The Fakes, criado ou editado por você, foi nomeado para eliminação semirrápida, pois: não cita as fontes empregadas na sua elaboração; esteve marcado como tal por mais de um ano; e não possui equivalentes em outros idiomas que facilitem o conserto.

Por favor, tenha em mente que: Citação: Wikipédia:Verificabilidade escreveu: «A Wikipédia não publica pesquisa inédita; todo seu conteúdo é determinado pela informação previamente publicada ao invés de se basear apenas nas opiniões, crenças e experiências de seus editores. Mesmo se você tem certeza de que algo é verdadeiro, isto deve ser verificável através das fontes da informação antes de você adicioná-lo. [As] pessoas lendo e editando a enciclopédia [devem poder] checar se a informação provém [ou não] de uma fonte confiável. Se determinada informação num artigo não for baseada em fontes reputadas, confiáveis e independentes, a Wikipédia não deverá incluir essa informação.»

Procure adicionar referências ao artigo, para que atenda à Política de Verificabilidade e não se enquadre mais em WP:ESR-SIW. De preferência após referenciar, mas mesmo se apenas não concordar, você pode editar o artigo, retirar o aviso dele, e gravá-lo, não se esquecendo de justificar, no sumário de edição e/ou na página de discussão do artigo, por que não considera válida a eliminação ― remover o aviso sem justificar poderá ser revertido. Se ninguém discordar de que seja eliminado, após passados 7 dias o artigo será eliminado. Caso você esteja lendo essa mensagem somente após a eliminação ter ocorrido, saiba que Citação: Wikipédia:Política de eliminação escreveu: «As páginas podem ser restauradas, isto é, a eliminação de páginas pode ser revertida.», devendo, nesse caso, o pedido ser feito em Wikipédia:Pedidos/Restauro.

Para deixar de receber este tipo de aviso, basta incluir seu nome nesta lista. Leandro Drudo (discussão) 01h01min de 18 de agosto de 2023 (UTC)[responder]

Olá Oona! O artigo Centro de Tratamento do Correio Internacional, criado ou editado por você, foi nomeado para eliminação semirrápida, pois: não cita as fontes empregadas na sua elaboração; esteve marcado como tal por mais de um ano; e não possui equivalentes em outros idiomas que facilitem o conserto.

Por favor, tenha em mente que: Citação: Wikipédia:Verificabilidade escreveu: «A Wikipédia não publica pesquisa inédita; todo seu conteúdo é determinado pela informação previamente publicada ao invés de se basear apenas nas opiniões, crenças e experiências de seus editores. Mesmo se você tem certeza de que algo é verdadeiro, isto deve ser verificável através das fontes da informação antes de você adicioná-lo. [As] pessoas lendo e editando a enciclopédia [devem poder] checar se a informação provém [ou não] de uma fonte confiável. Se determinada informação num artigo não for baseada em fontes reputadas, confiáveis e independentes, a Wikipédia não deverá incluir essa informação.»

Procure adicionar referências ao artigo, para que atenda à Política de Verificabilidade e não se enquadre mais em WP:ESR-SIW. De preferência após referenciar, mas mesmo se apenas não concordar, você pode editar o artigo, retirar o aviso dele, e gravá-lo, não se esquecendo de justificar, no sumário de edição e/ou na página de discussão do artigo, por que não considera válida a eliminação ― remover o aviso sem justificar poderá ser revertido. Se ninguém discordar de que seja eliminado, após passados 7 dias o artigo será eliminado. Caso você esteja lendo essa mensagem somente após a eliminação ter ocorrido, saiba que Citação: Wikipédia:Política de eliminação escreveu: «As páginas podem ser restauradas, isto é, a eliminação de páginas pode ser revertida.», devendo, nesse caso, o pedido ser feito em Wikipédia:Pedidos/Restauro.

Para deixar de receber este tipo de aviso, basta incluir seu nome nesta lista. YANGUASdiz!-fiz 14h25min de 11 de dezembro de 2023 (UTC)[responder]

Pedido de remoção do estatuto de administrador para o usuário Skyshifter[editar código-fonte]

Pedido de opinião do estatuto de administrador do usuário Zoldyick[editar código-fonte]

Pedido de aprovação de CheckUser para o usuário Conde Edmond Dantès[editar código-fonte]