Wikipédia:Projetos/AntiVandalismo/Ferramentas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

WikiProjeto AntiVandalismo

Página principalDiscussão do projetoLista de fantocheirosArtigos vigiadosVandalismos a vigiarFerramentasTópicos importantesExpressões problemáticas

Esta página é parte do WikiProjeto AntiVandalismo e busca relacionar softwares e scripts úteis no combate ao vandalismo.

Ferramentas para monitorização[editar código-fonte]

Ferramenta para monitorização.

As seguinte ferramentas permitem monitorizar edições na Wikipédia.

Ferramentas auxiliares[editar código-fonte]

As seguintes ferramentas facilitam a manutenção de vandalismo, permitindo reverter edições, propor páginas para eliminação, etc. Estas ferramentas por si só não permitem monitorizar edições.

  • Reversão e avisos - disponibiliza nas páginas de comparação de 2 edições vários tipos de atalhos para reverter e avisar usuários. Deve-se ter algum cuidado ao usar este script (ver na página do script).
  • FastButtons - permite marcar páginas para eliminação rápida e colocar algumas predefinições de manutenção em páginas
  • Popups de navegação - fornecem um acesso fácil a várias funções da Wikipédia por meio de popups que aparecem quando se coloca o ponteiro do mouse sobre links. Especificamente, quando o mouse é colocado em cima de links de edições mais antigas, providencia uma opção de reversão.
  • Monobook-Suite - conjunto de ferramentas
  • Twinkle - conjunto de ferramentas

Comparação das ferramentas de monitorização[editar código-fonte]

Funcionalidades em geral[editar código-fonte]

  • O Huggle é um dos programas mais completos para combate ao vandalismo no que se refere às funcionalidades que dispõem mas exige mais tempo de aprendizagem para compreender todas as funcionalidades devido à sua complexidade.
  • O Anti-vandal tool é o mais eficaz mostrando apenas edições com grande probabilidade de serem vandalismos e permite ver facilmente as alterações de cada edição sem sair da mesma página onde se controla o vandalismo.
  • As mudanças recentes da Wikipédia não são adequadas para o combate ao vandalismo por ser muito limitado.

Probabilidade de detectar vandalismos[editar código-fonte]

Todos os programas de anti-vandalismo podem ser usados para verificar todas as edições na Wikipédia, inclusive dos robôs. Mas isso não é muito prático, pois mostra também edições que não são necessárias verificar. Por isso a maior vantagem ao usar estes programas é a possibilidade de filtrar as edições com maior ou menor grau de probabilidade de vandalismos.

Quanto ao grau de probabilidade e ao que podem detectar, estes programas podem ser divididos em 2 tipos devido à utilização ou não de uma lista negra de palavras:

  • Anti-Vandal tool (e alguns robôs de anti-vandalismo) - Vantagem: as edições apresentadas são na sua maioria vandalismos. Desvantagem: não detecta todos os tipos de vandalismo.
  • Huggle - Vantagem: "detecta" todos os tipos de vandalismo. Desvantagem: mostra muitas edições que não são vandalismos.

Por isso a escolha do programa a usar depende com qual se sente à vontade (a utilização de um programa externo é completamente diferente de um integrado no navegador) e se quer detectar (ou não) todos os vandalismos com o inconveniente de ter de rever também muitas edições válidas.

Tabela de características[editar código-fonte]

Nota: nesta tabela descreve-se de forma muito resumida as capacidades dos programas. Recomenda-se ver as páginas de descrição dos próprios programas para saber mais informações. A tabela descreve algumas características mais úteis para o combate ao vandalismo, e mesmo que se indique na tabela que o programa, por exemplo, ignore todas as edições de determinados usuários, não quer dizer que o programa não possa mostrar todas as edições (normalmente podem, desde que se escolha a opção correcta no programa para isso).

Característica Anti-vandal tool Huggle Mudanças recentes da Wikipédia Real Time Recent Changes
Tipo de programa integrado no navegador (script) externo (requer Windows) integrado no navegador integrado no navegador
Disponível em língua portuguesa? Sim Sim Sim Sim
Curva de aprendizagem: Curta Longa Curta Curta
Funcionalidades 2 de 3 estrelas. 3 de 3 estrelas. 1 de 3 estrelas. 2 de 3 estrelas.
Tem lista negra de palavras? Sim bastante completa. Aplica-se apenas ao conteúdo das páginas. Não funciona na primeira edição (ao criar o artigo). Não (a verificar: aparentemente pode-se aplicar de forma limitada a nomes de usuários, sumários de edição e nomes de artigos) Não Não
Mostra apenas edições com grande probabilidade de serem vandalismos? Sim através de lista negra de expressões regulares Não Não Não
Que tipo de edições ignora? Todas as edições cujo conteúdo do artigo não corresponda às expressões regulares da lista negra de palavras. Edições de usuários da lista branca (de "confiança") e edições de qualquer usuário que tenha sido precedida por outra edição de um usuário da lista branca. Limitada. Possibilidade de ignorar/filtrar edições de: usuários registados, anónimos, robôs, edições menores, edições patrulhadas, edições suas. Limitada. Possibilidade de ignorar/filtrar edições de: usuários registados, anónimos, edições patrulhadas.
Destaca edições de determinados usuários/IPs? Não Sim apenas alguns pré-definidos no programa, p.ex. aqueles que fizeram edições que foram revertidas Não Não
Permite ver o conteúdo da edição sem sair do programa/página? Sim Se a edição for substancial mostra apenas parte das alterações. Sim Não Sim
Indica a quantidade de texto retirado ou adicionado? Não Sim Sim
Permite esconder edições de usuários de confiança? Não Sim Não Sim
Permite não "vigiar" determinadas páginas? Sim Sim Não
Permite destacar determinado tipo de edições? Não, apenas as edições que contenham determinadas palavras da lista negra e de erros comuns. Não, apenas as pré-definidas pelo programa, como edições de usuários revertidas, páginas novas, entre outras Não, apenas edições em artigos da lista de artigos vigiados e as que acrescentam ou retiram muito texto. Não
Tem lista de artigos vigiados? Sim Sim usa a mesma da conta do usuário na Wikipédia (a verificar: aparentemente só é utilizada para indicar ao usuário que está a ver uma página que está ou não na lista de páginas vigiadas) Sim Sim
Facilita a reversão? Sim Sim Não Sim
Actualiza constantemente as novas edições? Sim Sim Não, é necessário recarregar a página manualmente Sim
Permite fazer o controlo de edições durante bastante tempo? Por exemplo, 1 dia? Sim, mas permite interromper a cada 200 atualizações Sim, mas está limitado a 5000 edições Não Sim
Retira da lista edições revistas ou alteradas por outros usuários de confiança? Não Sim Não Sim
Permite avisar os usuários? Sim Sim Não Não
Funções adicionais Inclui também uma página para monitorização de erros ortográficos, apesar de não ser perfeita. Muitas funções adicionais. Pode ser usado para além do controlo de vandalismos como editar páginas e analisar históricos de páginas.
Estado Activo. Activo. Activo. Faz parte do MediaWiki. Activo.
Característica Anti-vandal tool Huggle Mudanças recentes da Wikipédia Real Time Recent Changes

Ferramentas para analisar expressões regulares[editar código-fonte]

  • Rubular, permite testar expressões regulares
  • Regexpal, permite testar expressões regulares e realça a sua sintaxe
  • Debuggex

Notas

  1. A ferramenta está em fase de testes.