Wikipédia:Projetos/AntiVandalismo/Tópicos importantes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

WikiProjeto AntiVandalismo

Página principalDiscussão do projetoLista de fantocheirosArtigos vigiadosVandalismos a vigiarFerramentasTópicos importantesExpressões problemáticas


Esta página é parte do WikiProjeto AntiVandalismo e apresenta informações importantes sobre o tema, retiradas das políticas oficiais e guias de ajuda da Wikipédia.

AntiVandalismo[editar código-fonte]

Consideram-se atitudes de vandalismo na Wikipédia aquelas que intencionalmente contrariem quaisquer das políticas oficiais do projeto. Pode-se manifestar, por exemplo, na criação de artigos sem lógica ou vazios, com informações erradas, copiar dados (texto ou imagens da Internet ou de outras fontes) sem o consentimento dos autores - constituindo portanto violação de direitos autorais -, apagar dados, distorcer dados correctos (alteração de imagens, textos, citações), ou eliminar artigos ou textos válidos.

Os novos contribuintes, por ainda não estarem inteiramente cientes do funcionamento e das diretrizes do projeto Wikipédia, geralmente fazem um ou outro ato de vandalismo não-intencional no início de seu trabalho colaborativo. Mas via de regra são logo avisados do erro por outros usuários, pelos administradores ou ainda por burocratas, tendo a chance de reavaliarem onde erraram e de como consertar o erro. Caso o usuário insista em seu erro, normalmente são tomadas as medidas cabíveis por parte dos administradores, como o bloqueio temporário ou permanente do usuário em questão.

Como detectar vandalismos[editar código-fonte]

A melhor maneira de detectar vandalismos é através do patrulhamento das "mudanças recentes", usando seu respectivo link para verificar artigos editados por endereços de IP, ou checando constantemente sua lista de artigos vigiados. Qualquer edição imprópria deverá ser revertida.

Tipos de vandalismo[editar código-fonte]

Vandalismo furtivo[editar código-fonte]

Convencionou-se chamar de furtivo aquele tipo de vandalismo difícil de detectar, dada a sua sutileza. Caracteriza-se como uma situação em que o vândalo acrescenta informações incorretas, fotos indecentes e ou impróprias, troca datas, altera estatísticas ou introduz erros ortográficos.

Eventualmente verifica-se que usuários iniciantes cometem intencionalmente atos de vandalismo deste tipo: recomenda-se que tais usuários sejam avisados do problema, a fim de passarem a contribuir de forma correta. Caso insistam, aplicam-se as medidas de bloqueio próprias para o caso.

Vandalismo explícito[editar código-fonte]

O vandalismo explícito é o tipo de vandalismo mais nocivo à Wikipédia. Consiste nas situações em que o usuário em questão continua a vandalizar mesmo após ter sido avisado por outro usuário, por um administrador ou por um burocrata. Neste caso está cometendo um vandalismo explícito, diverte-se em repetitivamente apagar conteúdo de páginas, em trocar informações corretas por erradas, em inserir termos de baixo calão ou ofensivos ao projeto ou ainda aos contribuintes do projeto.

As edições "vandalizadas" de usuários registrados perdem sua validade, de forma a afetar o cômputo de edições válidas de cada usuário: para mais detalhes, consultar Wikipedia:Direito ao voto.

Agressões, insultos e atitudes difamatórias[editar código-fonte]

No contexto da comunidade wikipediana, também são considerados atos graves de vandalismo aqueles associados a agressões pessoais por parte de determinados usuários. Encaixam-se nesta categoria aquelas atitudes relacionadas ao registro nas páginas do projeto de insultos, agressões e difamação de outros usuários. Em isso ocorrendo, aplicam-se as regras definidas na política de bloqueio.

Como responder a um vandalismo[editar código-fonte]

Se um vandalismo for detectado, proceda da seguinte forma:

  1. Verifique o histórico do artigo para identificar as edições impróprias. Normalmente, se a edição mais recente de um usuário em particular for vandalismo, então todas as edições anteriores deste usuário no mesmo artigo também serão vandalismos. É necessário que se reverta à última edição válida. É também prudente comparar uma versão anterior (e não vandalizada) do artigo com a atual, pois pode acontecer de um vandalismo ser revertido para outro pré-existente.
    1. Em caso de artigos novos, se todas as edições forem vandalismo, marque para eliminação rápida.
    2. Caso contrário, reverta as edições. Se a visualização está sendo feita através de um diff da edição atual para a anterior, clique em "desfazer" para editar automaticamente. Caso contrário, explique no sumário que está revertendo um vandalismo.
  2. Verifique as demais edições do usuário (clicando em "contribuições do usuário"). Se a grande maioria ou todas as edições forem vandalismos óbvios, considere reportar imediatamente o usuário a um administrador.
  3. Caso necessário, deixe uma mensagem de aviso na página de discussão do usuário.
  4. Se o usuário continuar a causar disrupções mesmo após aviso, por favor o reporte para um administrador, que decidirá pela aplicação ou não da política de bloqueio.

Para vandalismo contumaz de um endereço de IP anônimo, os seguintes procedimentos costumam ajudar:

  1. Rastreie o endereço de IP, o avisando em sua página de discussão. Caso pareça um IP compartilhado, adicione na página de discussão a predefinição {{IP partilhado}}
  2. Nos casos de vandalismo anônimo insistente, particularmente de IPs registrados em nome de instituições de ensino ou empresas, considere solicitar, em pedidos a administradores, que suas edições sejam observadas.

Rastreando endereços de IP[editar código-fonte]

Os proprietários de endereços de IP podem ser rastreados usando-se:

Se o IP não constar em um registro, provavelmente estará em outro.

Como encontrar material inapropriado ("lixo")[editar código-fonte]

Deve-se ter algum cuidado com os métodos seguintes, pois contêm também ligações para edições legítimas (por exemplo, avisos a usuários). O lixo encontrado com estes métodos resulta do uso dos botões de edição ao editar um artigo.


Páginas com títulos errados. Caso encontre páginas indevidas no domínio principal ou outros, deve movê-las para o domínio respectivo e propor para eliminação rápida o redireccionamento que restou com {{er1|salto|~~~~}} As páginas obtidas com estas listas têm de ser verificadas quanto ao seu conteúdo ou se têm algum redireccionamento para o domínio correcto (nesse caso o redireccionamento terá de ser eliminado).


Pesquisa de Spam ou outro conteúdo inapropriado em páginas de usuários:

Como encontrar SPAM[editar código-fonte]

  • Pesquisa de ligações externas: usar a página Especial:Linksearch para pesquisa de ligações externas em artigos. Pode-se pesquisar pelo endereço completo ou por domínio. Exemplo: escrevendo *.google.com encontra todas as páginas que incluam "no meio" do endereço ".google.com", quer "base.google.com", quer "www.google.com/transit".

Pedidos a administradores[editar código-fonte]

Os pedidos a administradores destinam-se a fazer pedidos urgentes a administradores para casos em que só estes podem intervir.

Tipos de pedido[editar código-fonte]

  • Bloqueios - bloqueio de usuários, anónimos ou não, para a resolução rápida de vandalismo óbvio e recorrente;
  • Proteção de páginas - proteção de páginas sob guerra de edições;
  • Observação - válido para casos em que se desconhece as reais intenções do utilizador (pode ser um usuário desastrado), ou em casos de IP utilizados por várias pessoas (bibliotecas, LAN houses, universidades). Como não é muito desejável bloquear estes IP por muito tempo, eles devem estar sob vigilância por parte de administradores;
  • Restauro de páginas - restauro de páginas eliminadas de acordo com qualquer caso especificado em Wikipedia:Restauro;
  • Revisão de bloqueios - pedir o desbloqueio de usuários; tente contactar antes o administrador que bloqueou o usuário em questão;
  • Outros pedidos - pedidos que não estão acima, como a edição de páginas especiais ou protegidas, assim como pedidos gerais.

Ver também[editar código-fonte]