Portal:Budismo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Anexos por tema · Glossários · Índice A-Z

(Atualizar Conteúdos)

Lotus-buddha.svg Portal Budismo Lotus-buddha.svg


बौद्ध धर्म

Portal Brasil

"A oração é a energia da vida, permeando todo o universo e tornando-se força motriz para a mudança." (Daisaku Ikeda)
Mandala1 detail.jpg Mandala1 detail.jpg Mandala1 detail.jpg Mandala1 detail.jpg Mandala1 detail.jpg Mandala1 detail.jpg Mandala1 detail.jpg Mandala1 detail.jpg Mandala1 detail.jpg Mandala1 detail.jpg Mandala1 detail.jpg Mandala1 detail.jpg


Cartella verde.jpg
Lotus-buddha.svg
ver    
KamakuraDaibutsu4049.jpg

O Budismo é uma religião e filosofia baseada nos ensinamentos deixados por Siddhartha Gautama, ou Sakyamuni (o sábio do clã dos Sakya), o Buda histórico, que viveu aproximadamente entre 563 e 483 a.C. em um reino, onde era príncipe, entre o Nepal e a Índia. De lá o budismo se espalhou através da Ásia: Índia, Ásia Central, Tibete, Ceilão, Sudeste Asiático e também para regiões do Leste Asiático, incluindo China, Birmânia, Coreia, Indochina e Japão. Hoje o budismo se encontra em quase todos os países do mundo, amplamente divulgado pelas diferentes escolas budistas, e conta com cerca de 376 milhões de seguidores.

Os ensinamentos básicos do budismo são: evitar o mal, fazer o bem e purificar a própria mente. O objetivo é o fim do ciclo de sofrimento, samsara, despertando no praticante o entendimento da realidade última - o Nirvana.

Saiba mais sobre Budismo...

Cartella verde.jpg
Dharma wheel 1.png
ver    
Estudar o Caminho é estudar a si próprio. Estudar a si próprio é esquecer-se de si próprio. Esquecer-se de si próprio é tornar-se iluminado por todas as coisas do universo. Ser iluminado por todas as coisas do universo é livrar-se do corpo e da mente de si próprio bem como o dos outros. Até mesmo os traços da iluminação são eliminados, e vida com iluminação sem traços continua para sempre.

Dogen no Genjōkōan (現成公案)

Cartella verde.jpg
P literature.svg
ver    

Thangka é um tipo de pintura originária do Tibete, durante o reinado do rei Songtsen Gampo, no século VIII, que convidou artistas do Nepal ao Tibete para pintar os murais do templo de Tsuglagkhang, o templo principal da capital de Lhasa. Mais tarde, no século XI, a arte de Thangka começou a tomar influências do oeste quando o famoso monge e estudioso Rinchen Sangpo trouxe artistas da Caxemira. Todavia, as influências diminuíram quando o budismo enfraqueceu-se na Índia, resultando que o estilo Thangka prevalecesse mais no Nepal. A partir do século XIV, Thangka obteve influências da arte chinesa, porém até então um distinto estilo já havia se solidificado no Tibete.

Saiba mais...

Cartella verde.jpg
Lotus-buddha.svg
ver    

Kodo Sawaki (japonês: 沢木興道, Sawaki Kōdō) (1880-1965) é considerado por alguns como o mais importante mestre zen japonês do século XX. Seus pais morreram cedo e ele acabou sendo adotado por um viciado em jogo e uma ex-prostituta. Aos 16 anos ele fugiu de casa para tornar-se um monge no Eiheiji, um dos dois principais templos da escola Sōtō de zen. Inicialmente sem sucesso, ele finalmente foi ordenado monge e começou seus estudos zen. Posteriormente passou a dar palestras e instruções sobre a prática do zazen. Durante os anos 1930s ele foi chamado para ser professor na Universidade de Komazawa. Concomitantemente tornou-se responsável pelo Antaiji, um templo zen no norte de Kyoto. Devido à suas contínuas viagens pelo Japão para praticar zazen com pessoas em todos os lugares ele ficou conhecido como "Kodo sem teto." Sawaki Kodo Roshi morreu a 21 de dezembro de 1965, em Antaiji. Ele foi sucedido por seu discípulo mais próximo, Kosho Uchiyama, que colecionou várias dos dizeres de Sawaki, publicados sob o título The Zen Teaching of "Homeless" Kodo (os ensinamentos zen de "Kodo sem teto". Saiba mais...

Cartella verde.jpg
Lotus-buddha.svg
ver    
O enso, um símbolo do Zen-Budismo.

Zen é o nome japonês da tradição C'han, surgida na China e associada em suas origens ao Budismo do ramo Mahayana. Foi ou é cultivado sobretudo na China, Japão, Vietname e Coreia. A prática básica do Zen na versão japonesa e monástica é o Zazen, tipo de meditação contemplativa que visa a levar o praticante à "experiência direta da realidade".

No Zen japonês monástico, há duas vertentes principais: Sōtō e Rinzai. Enquanto a escola Soto dá maior ênfase à meditação silenciosa, a escola Rinzai faz amplo uso dos koans. Atualmente, o Zen é uma das escolas budistas mais conhecidas e de maior expansão no Ocidente.

Saiba mais...


Cartella verde.jpg
Lotus-buddha.svg
ver    
Eihei-ji

Saiba mais...


Imagens destacadas recentemente:Shobogenzo
Cartella verde.jpg
Lotus-buddha.svg
ver    
Cartella verde.jpg
Lotus-buddha.svg
ver    

{{portal-budismo}} surgindo a caixa:

Portal A Wikipédia possui o
Portal do Budismo




{{Wikipedia:Userbox/Wikiprojecto Budismo}}

surgindo a caixa:
Lotus-buddha.svg
Este usuário é um colaborador do WikiProjeto:Budismo.




{{esboço-budismo}}

surgindo a caixa:
Ícone de esboço Este portal sobre Budismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.




{{Wikipedia:Userbox/Budismo}}

surgindo a caixa:
Roda do Dharma Este(a) editor(a) é adepto(a)/simpatizante do budismo.




{{Wikipedia:Userbox/Zen}}

surgindo a caixa:
Enso Este usuário é adepto/simpatizante do Zen-Budismo




Cartella verde.jpg
Lotus-buddha.svg
ver    
Cartella verde.jpg
Dharma wheel 1.png
ver    

Artigos para desenvolver:


Artigos para revisar/reciclar:


Artigos para sofrerem fusão:

Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Artigos pedidos:

Observação importante: Ao criar novos artigos procure criar todos os possíveis redirecionamentos. Após fazer a criação, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Cartella verde.jpg
Lotus-buddha.svg
ver    
Cartella verde.jpg
Lotus-buddha.svg
ver    



Cartella verde.jpg
Lotus-buddha.svg
ver    
Cartella verde.jpg
Portal.svg
ver