Kadampa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Kadampa é uma tradição do budismo mahayana fundada pelo mestre budista indiano Atisha (AD 982-1054).

Seus seguidores denominam-se "Kadampas". "Ka" significa "palavra" e se refere aos ensinamentos de Buda, e "dam" se refere às instruções transmitidas por Atisha ao povo do Tibete, chamadas de Lamrim ou As etapas do caminho à iluminação.

O Lamrim mostra passo a passo como ingressar, progredir e concluir o caminho à iluminação.

O conhecimento Kadampa foi passado de geração à geração até ao século XIV.

Novos Kadampas[editar | editar código-fonte]

A partir daí, a tradição Kadampa foi desenvolvida e amplamente difundida no Tibete por Je Tsongkhapa, que tornou os ensinamentos do Darma kadampa mais claros e acessíveis às pessoas.

Particularmente, ele ensinou a maneira de combinar o lamrim, lojong e o mahamudra tantra em uma só prática diária.

Assim como a união do estudo e da prática foi o objeto dos primeiros kadampas, a união do sutra e do tantra se tornou a tônica dos discípulos de Je Tsongkhapa, conhecidos sob o nome de novos kadampas.

O budismo kadampa no mundo contemporâneo[editar | editar código-fonte]

Nos últimos anos o Budismo Kadampa sofreu uma considerável expansão no mundo todo, devido principalmente às ações do líder budista Kelsang Gyatso, que reivindica a retomada da antiga tradição Kadampa, mas sob uma perspectiva moderna. Sua reivindicação contrasta diretamente com a atual tradição Gelugpa liderada pelo 14º Dalai Lama, que, historicamente, é a continuação mais direta dos antigos Kadampas. Essa é a expressão institucional de conflitos internos das lideranças budistas tibetanas no exilio[1].

Em 1997, Kelsang Gyatso fundou a Nova Tradição Kadampa - União Budista Kadampa Internacional (NTK- UBKI), com o propósito de difundir a budista em todo o mundo.

Referências

  1. Frank, SSOAR - Social Science Open Access Repository Usarski, (2006). Conflitos religiosos no âmbito do Budismo internacional e suas repercussões no campo budista brasileiro. [S.l.: s.n.] OCLC 800710002 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Kadampa