Portal:Hóquei no gelo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 ver · editar Hóquei no gelo

O hóquei no gelo, ou hóquei sobre o gelo, é um esporte olímpico jogado entre duas equipas de seis jogadores - onde todos os jogadores e juízes calçam patins - sobre o gelo. Os jogadores patinam no gelo e usam tacos (sticks) para movimentar um disco de ferro(puck). O objectivo do jogo é fazer com que o disco seja colocado na baliza do adversário. Um golo equivale a um ponto. A equipa com o maior número de pontos no final vence a partida. O hóquei no gelo é um dos desportos mais rápidos do mundo - tanto pelo movimento constante e rápido dos jogadores quanto pelas tacadas desferidas pelos jogadores, que podem alcançar uma velocidade de mais de 160 quilómetros por hora.

O hóquei no gelo é um dos poucos desportos que permitem a troca de jogadores (ilimitadamente) enquanto o jogo ainda está em progresso. É também um desporto muito violento e agressivo, embora pesados equipamentos de protecção sejam utilizados, diminuindo o número de lesões. Brigas entre jogadores - embora contra as regras - são muito comuns nas partidas de hóquei. (leia mais...)

 ver · editar Artigos selecionados
 ver · editar Biografias selecionadas

Sidney Patrick Crosby (Cole Harbour, Nova Escócia, 7 de agosto de 1987) é um jogador profissional de hóquei no gelo canadense e capitão do Pittsburgh Penguins, da NHL.

Ele foi a primeira escolha no recrutamento da NHL em 2005 e, já em sua segunda temporada (2006-07, foi o artilheiro da liga, com 120 pontos (36 gols e 84 assistências), tornando-se o jogador mais jovem a conquistar o Troféu Art Ross e o único abaixo dos vinte anos de idade. Nessa mesma temporada, Crosby foi ainda o sétimo jogador na história a conquistar os Troféus Art Ross, Hart e Lester B. Pearson (os três mais importantes individualmente na NHL) na mesma temporada. Ele usa o número 87 em referência à sua data de nascimento (em inglês, escreve-se 8/7/87). (leia mais...)

 ver · editar Nas notícias
 ver · editar Coisas a fazer

Purgar cache do servidor