Portal:Voleibol

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bem-vindo ao Portal 
Voleibol
Portal:VoleibolPortal:VoleibolPortal:Voleibol
Este portal pretende reunir informações relacionadas ao Voleibol
Voleibol
Comentarios na página de discussão
 ver · editar Voleibol
Voleibol
Voleibol

O voleibol (chamado frequentemente no Brasil de vôlei e em Portugal de vólei) é um desporto praticado numa quadra dividida em duas partes por uma rede, possuindo duas equipes de seis jogadores em cada lado. O objetivo da modalidade é fazer passar a bola sobre a rede de modo a que esta toque no chão dentro da quadra adversária, ao mesmo tempo que se evita que os adversários consigam fazer o mesmo. O voleibol é um desporto olímpico, regulado pela Fédération Internationale de Volleyball (FIVB).

Leia mais sobre o voleibol...


 ver · editar Artigo destacado
Seleção campeã da Liga Mundial de 2009

A Seleção Brasileira de Voleibol Masculino é a seleção nacional de voleibol adulta profissional brasileira, organizada e gerenciada pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV). A estreia da seleção em competições internacionais foi no Campeonato Sul-Americano de 1951, antes mesmo da fundação da Confederação Brasileira de Voleibol. Seus resultados esportivos começaram a aparecer de forma consistente na década de 1980, que configurou o despontar do voleibol brasileiro como força mundial. Conquistou sua primeira medalha de ouro olímpica nos Jogos Olímpicos de Barcelona em 1992 e em 2004, nas Olimpíadas de Atenas, a sua segunda medalha de ouro. No início do século XXI, a seleção se tornou hegemônica, ganhando 16 de 20 torneios disputados e indo ao pódio mais 4 vezes.

Em julho de 2010 a Seleção Brasileira de Voleibol Masculino conquistou o eneacampeonato da Liga Mundial da FIVB (1993, 2001, 2003, 2004, 2005, 2006, 2007, 2009 e 2010), tornando-se a seleção nacional mais bem-sucedida da história do campeonato. Ainda em 2010, a seleção conquistou o tricampeonato mundial de forma consecutiva. Atualmente ocupa o primeiro lugar geral do ranking da FIVB. Nas categorias de base (Sub-19 e Sub-21 - Junior & Youth) ocupa o terceiro lugar geral do ranking da FIVB (164 pontos em 15 de janeiro de 2010). A Seleção Brasileira de Voleibol Masculino é considerada uma das seleções mais fortes do planeta.

Leia o artigo completo...


 ver · editar Imagem destacada
 ver · editar Categorias
 ver · editar Você sabia?
 ver · editar Como colaborar!
Colabore!
Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com o voleibol na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.

   Como ajudar?   

 ver · editar Projetos
 ver · editar Relacionados
 ver · editar Wikimedia
Voleibol no Commons Voleibol no Commons
Imagens e mídia
Voleibol no Wikcionário Voleibol no Wikcionário
Definições
Voleibol no Wikilivros Voleibol no Wikilivros
Livros didáticos e manuais
Voleibol no Wikinotícias Voleibol no Wikinotícias
Notícias
Voleibol no Wikiquote Voleibol no Wikiquote
Citações
Voleibol no Wikisource Voleibol no Wikisource
Biblioteca
Voleibol na Wikiversidade Voleibol na Wikiversidade
Recursos de aprendizado


 ver · editar Portais relacionados
 ver · editar Veja também