Clermont-Ferrand

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Clermont-Ferrand

Clarmont-Ferrand
Clarmont d'Auvèrnhe

—  Comuna francesa França  —
Place de Jaude
Place de Jaude
Brasão de armas de Clermont-Ferrand
Brasão de armas
Clermont-Ferrand está localizado em: França
Clermont-Ferrand
Localização de Clermont-Ferrand na França
Coordenadas 45° 47' N 3° 5' E
País  França
Região Blason de l'Auvergne.svg Auvérnia
Departamento Blason département fr Puy-de-Dôme.svg Puy-de-Dôme
Área
 - Total 42,68 km²
População (2010) [1]
 - Total 139 860
    • Densidade 3 276,9 hab./km²
Gentílico: Clermontois, Clermontoise (FR)
Código Postal 63000
Código INSEE 63113
Sítio http://www.clermont-ferrand.fr

Clermont-Ferrand (Pronúncia francesa: [klɛʁmɔ̃ fɛʁɑ̃], occitano Clarmont-Ferrand ou Clarmont d'Auvèrnhe) é uma cidade francesa na região administrativa de Auvérnia, no departamento Puy-de-Dôme. Estende-se por uma área de 42,68 km². Em 2010 a comuna tinha 139 860 habitantes (densidade: 3 276,9 hab./km²).[1]191 hab/km².

Era chamada de Augustonêmeto (em latim: Augustonemetum) durante o período romano.

Características[editar | editar código-fonte]

A cidade de Clermont-Ferrand é a maior da região Auvérnia. É também a capital da região e do departamento Puy-de-Dôme. É uma cidade com mais de 2000 anos de história, mas só desde o princípio do século XX é que tem vindo realmente a aparecer na vida económica francesa, graças à indústria de pneus liderada pela empresa mundialmente conhecida Michelin.

A cidade tem muito prestígio na região. Ela inicia a zona económica da Limagne, que se estende até Vichy. Além de oferecer trabalho na indústria, no comércio, e nos serviços, oferece também a possibilidade de um ensino de alta qualidade com duas grandes universidades: a Université d'Auvergne (Clermont I) e a université Blaise-Pascal (Clermont 2). É um polo universitário, o que faz, de Clermont-Ferrand, a 16ª cidade francesa em matéria de ensino, com cerca de 40 000 estudantes.

A cidade possui um aeroporto, que se situa na comuna de Aulnat. É um aeroporto nacional, mas que tem vindo a garantir voos internacionais para duas cidades portuguesas, Porto e Lisboa, e em breve se ligará também a Manchester e Madrid.

Clermont-Ferrand é representada no desporto pelo Clermont Foot, no futebol, e pela ASM, no rugby.

É uma cidade com uma cultura riquíssima e com monumentos diversos, nomeadamente a catedral Notre-Dame-de-l'Assomption e a basílica românica de Notre-Dame-du-Port.

A cidade possui um sistema de transporte público eficiente, contemplando ônibus e trem elétrico (tram-way), sendo este muito popular nas cidades francesas. Em qualquer parada de ambos os transportes, um visor aponta o horário que o próximo chegará.

Clermont-Ferrand é, também, agraciada por uma estação de trem. A linha ferroviária liga a cidade a diversas outras.

A cidade possui várias escolas, entre elas a denominada École Supérieure de Commerce (Escola Superior de Comércio). Esta escola lecciona várias licenciaturas e também mestrados baseados em finanças, marketing e negócios.

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Clermont-Ferrand
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da França é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Referências

  1. a b «Populations légales des communes en vigueur au 1er janvier 2013». www.insee.fr (em francês). INSEE. Dezembro de 2012. Consultado em 3 de abril de 2013