Portal:Áustria-Hungria

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Artigos selecionados

Ilustração representando o assassinato do Arquiduque Francisco Fernando e de sua esposa, a Duquesa Sofia de Hohenberg.

Assassinato de Sarajevo foi o nome dado ao incidente que, em 28 de junho de 1914, vitimou o arquiduque Francisco Fernando, herdeiro do Império Austro-Húngaro, e sua esposa, a duquesa Sofia de Hohenberg, em Sarajevo, capital da Bósnia. O atentado foi executado por Gavrilo Princip, membro da facção terrorista denominada Mão Negra - organização que tinha como objetivo o rompimento das províncias eslavas do sul com a Áustria-Hungria e a criação da Grande Sérvia - que teria contado com o apoio de militares sérvios. A motivação política para o assassinato era compatível com a ideologia do movimento que, mais tarde, ficaria conhecido como a Jovem Bósnia.

No comando dos conspiradores militares estava Dragutin Dimitrijević, chefe da espionagem sérvia, seu braço direito, o major Vojislav Tankosić e o espião Rade Malobabić. Tankosić armou e treinou os executores do atentado e Malobabić deu-lhes acesso aos túneis secretos utilizados pelos agentes sérvios para infiltrar espiões e armamento na Áustria-Hungria.

Todos os envolvidos no atentado que ainda estavam vivos foram presos, julgados, condenados e punidos. Aqueles que foram presos na Bósnia foram julgados em Sarajevo, em outubro de 1914. Os demais conspiradores foram submetidos a uma corte sérvia no front de Salônica - à época sob controle francês - entre 1916 e 1917, culminando com a execução dos três principais oficiais envolvidos. Muito do que se conhece sobre os assassinatos do arquiduque e de sua esposa teve origem nas informações obtidas nesses dois julgamentos.

A verdadeira responsabilidade sobre o atentado tornou-se fruto de grande controvérsia, porque o ataque levou à deflagração da Primeira Guerra Mundial, um mês depois.


Biografias selecionadas

Sigmund Freud LIFE.jpg

Sigismund Schlomo Freud (Příbor, 6 de maio de 1856Londres, 23 de setembro de 1939), mais conhecido como Sigmund Freud, foi um médico neurologista judeu-austríaco, fundador da psicanálise. Freud nasceu em Freiburg, na época pertencente ao Império Austríaco; atualmente a localidade é denominada Příbor, na República Tcheca.

Freud iniciou seus estudos pela utilização da hipnose como método de tratamento para pacientes com histeria. Ao observar a melhoria de pacientes de Charcot, elaborou a hipótese de que a causa da doença era psicológica, não orgânica. Essa hipótese serviu de base para seus outros conceitos, como o do inconsciente. Freud também é conhecido por suas teorias dos mecanismos de defesa, repressão psicológica e por criar a utilização clínica da psicanálise como tratamento da psicopatologia, através do diálogo entre o paciente e o psicanalista. Freud acreditava que o desejo sexual era a energia motivacional primária da vida humana, assim como suas técnicas terapêuticas. Ele abandonou o uso de hipnose em pacientes com histeria, em favor da interpretação de sonhos e da livre associação, como fontes dos desejos do inconsciente.

Suas teorias e seu tratamento com seus pacientes foram controversos na Viena do século XIX, e continuam a ser muito debatidos hoje. Suas ideias são frequentemente discutidas e analisadas como obras de literatura e cultura geral em adição ao contínuo debate ao redor delas no uso como tratamento científico e médico.


Imagem selecionada

Sabia que?

... que uma missão de exploração austro-húngara entre 1872 e 1874 descobriu a Terra de Francisco José?

... que o lema da Áustria-Hungria até 1918 foi Indivisibiliter ac Inseparabiliter?

... que o político húngaro Miklós Horthy foi um oficial naval austro-húngaro importante durante a Primeira Guerra Mundial?

... que a Áustria-Hungria teve um pequeno território concessional em Tianjin, China? Alguns edifícios continuam ali desde esta época, e segundo os especialistas são os únicos edifícios do Império fora da Europa que ainda existem?

... que a Aliança Dual foi um acordo selado por um tratado em 1879 entre o Império Alemão e a Áustria-Hungria? O Reino da Itália aderirá à aliança em 1882, formando, assim, a Tríplice Aliança?


Categorias

Tema

Cartella rossa.jpg
História
AHhistory.svg
ver    
Evolução territorial do domínio austríaco dos Habsburgos entre 1282 e 1918.

Cronologia do Império Austro-Húngaro :

Gênese (1867-1868):
Batalha de Königgrätz - Compromisso austro-húngaro de 1867 - Marinha austro-húngara
Desenvolvimento:
Evolução territorial - Liga dos Três Imperadores - Tratado de Berlim - Aliança Dual - Tríplice Aliança - Aliança das Oito Nações
Queda (1918-1920):
Primeira Guerra Mundial (Potências Centrais, Tríplice Aliança) - Campanha Sérvia - Frente Oriental - Campanha Italiana - Armistício de Villa Giusti - Tratado de Saint-Germain-en-Laye - Tratado de Trianon


Cartella rossa.jpg
Política
HREpolitics.svg
ver    


Cartella rossa.jpg
Artes e cultura
HREculture.svg
ver    

Artistas famosos e personalidades austro-húngaras:

Cartella rossa.jpg
Geografia
AHgeography.svg
ver    
Austria-Hungary map new.svg

Império Austríaco (Cisleitânia): 1. Boêmia, 2. Bucovina, 3. Caríntia, 4. Carniola, 5. Dalmácia, 6. Galícia, 7. Kustenland, 8. Baixa Áustria, 9. Morávia, 10. Salzburgo, 11. Silesia, 12. Estíria, 13. Tirol, 14. Alta Áustria, 15. Vorarlberg; Reino da Hungria (Transleitânia): 16. Hungria, 17. Croácia e Eslavônia; 18. Bósnia e Herzegovina

Cartella rossa.jpg
Demografia
AHgeography.svg
ver    
Austria Hungary ethnic ES.svg
Demografia da Áustria-Hungria:

Alemães: 24%; Húngaros: 20% Tchecos: 13%; Polacos: 10%; Russianos: 8%; Romenos: 6%; Croatas: 5%; Eslovacos: 4%; Sérvios: 4%; Eslovenos: 3% Italianos: 3%

Portais relacionados


Wikimedia

Áustria-Hungria no Wikinotícias     Áustria-Hungria no Wikiquote     Áustria-Hungria no Wikilivros     Áustria-Hungria no Wikisource     Áustria-Hungria no Wikcionário     Áustria-Hungria na Wikiversidade     Áustria-Hungria no Wikivoyage     Áustria-Hungria no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/%C3%81ustria-HungriaWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/%C3%81ustria-HungriaWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/%C3%81ustria-HungriaWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/%C3%81ustria-HungriaWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/%C3%81ustria-HungriaWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/%C3%81ustria-HungriaWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/%C3%81ustria-HungriaWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:%C3%81ustria-HungriaCommons-logo.svg
Portais relacionados

Purgar cache do servidor