Portal:Iugoslávia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Flag-map of Yugoslavia (Neutral).svg
Bem-vindo ao
Portal da Iugoslávia
Flag map of Serbia and Montenegro 1992-2006.svg


Artigos selecionados

Atentat u Marseju.jpg

Os Assassinatos de Marselha em 1934 referem-se à morte por parte de terroristas macedônios e croatas do rei Alexandre I da Iugoslávia e do ministro da Relações Exteriores francês Louis Barthou em 9 de outubro de 1934 pouco depois do desembarque do rei na cidade de Marselha.

O rei iugoslavo realizava uma visita oficial a França a fim de fortalecer as relações com o governo francês, sob o clima pré-guerra que a Europa se encontrava. Em uma operação conjunta dos grupos extremistas nacionalistas Ustaše (croata) e Organização Revolucionária Interna da Macedônia (búlgaro-macedônia), Vlado Chernozemski se aproximou do veículo do monarca e disparou à queima-roupa em Alexandre I, que morreu no local. Barthou também foi morto logo depois. O assassino, o búlgaro Chernozemski também morreria posteriormente como resultado de ferimentos recebidos pela escolta e pelos gendarmes franceses e da multidão. Da mesma forma, onze espectadores foram atingidos pelos tiros, dois dos quais morreram assim como um policial.

Ler mais ...



Categorias

Como colaborar

Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com a Iugoslávia na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.


Imagem selecionada

Jugoslavien1962-033 hg.jpg


Iugoslávia (1962).

Biografias selecionadas

Leon Štukelj 1958.jpg

Leon Štukelj (Novo Mesto, 12 de novembro de 1898 - Maribor, 8 de novembro de 1999) foi um ex-ginasta que competiu em provas de ginástica artística pela extinta Iugoslávia.

Štukelj competiu em sete grandes competições internacionais e obteve um total de vinte medalhas: oito de ouro, seis de prata e seis de bronze. Só nos Jogos Olímpicos ganhou seis medalhas: duas medalhas de ouro (contadas para a Iugoslávia) em Paris em 1924, uma medalha de ouro e duas de bronze em Amesterdã em 1928, e uma medalha de prata em Berlim em 1936, com a qual concluiu sua carreira. Em 1997, o ginasta fora inserido no International Gymnastics Hall of Fame, aos 98 anos de idade.

Ler mais ...


Tema

Cartella rossa.jpg
Brosen windrose-fr.svg
ver    

A Iugoslávia correspondeu a três realidades políticas diferentes no século XX:

Cartella rossa.jpg
Nuvola apps browser.png
ver    

Yugoslavia 1998 ethnic map pt.svg

Mapa étnico da Iugoslávia baseado em dados do censo de 1998.

Cartella rossa.jpg
Nuvola apps kchart.png
ver    

A despeito de origens em comum, a economia da Iugoslávia socialista foi muito diferente das economias da União Soviética e de outros países socialistas do Leste Europeu, especialmente após o cisma iugo-soviético de 1948. A ocupação e a luta pela libertação na Segunda Guerra Mundial deixaram a infraestrutura da Iugoslávia devastada. Até as partes mais desenvolvidas do país eram majoritariamente rurais e as poucas indústrias que tinha foram majoritariamente danificadas ou destruídas.

Os primeiros anos do pós-guerra viram a implementação de planos qüinqüenais no estilo soviético e a reconstrução por meio do trabalho voluntário em massa. O campo recebeu eletricidade e a indústria pesada foi desenvolvida. A economia foi organizada como uma economia mista de planejamento socialista e socialismo de mercado: fábricas foram nacionalizadas e trabalhadores tinham direito a uma certa parcela dos lucros.

Manufaturas de propriedade privada podiam empregar até 4 pessoas por proprietário. A terra foi parcialmente nacionalizada e redistribuída, além de parcialmente coletivizada. Propriedades rurais podiam possuir até 10 hectares de terra por pessoa e o excesso de terra cultivável era de propriedade de cooperativas, empresas agrícolas ou comunidades locais. Estas podiam vender e comprar terra, bem como dá-la a pessoas em arrendamento perpétuo.

Ler mais ...


Cronologia


Portais relacionados

Wikimedia

Iugoslávia no Wikinotícias     Iugoslávia no Wikiquote     Iugoslávia no Wikilivros     Iugoslávia no Wikisource     Iugoslávia no Wikcionário     Iugoslávia na Wikiversidade     Iugoslávia no Wikivoyage     Iugoslávia no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/Iugosl%C3%A1viaWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/Iugosl%C3%A1viaWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/Iugosl%C3%A1viaWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/Iugosl%C3%A1viaWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/Iugosl%C3%A1viaWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Iugosl%C3%A1viaWikiversity-logo.svg
https://pt.wikivoyage.org/wiki/Special:Search/Iugosl%C3%A1viaWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:Iugosl%C3%A1viaCommons-logo.svg


Recarregar