Portal:Iugoslávia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Flag-map of Yugoslavia (Neutral).svg
Bem-vindo ao
Portal da Iugoslávia
Flag map of Serbia and Montenegro 1992-2006.svg


Artigos selecionados

Os territórios do novo Reino dos Sérvios, Croatas e Eslovenos e sua procedência

A Criação da Iugoslávia foi realizada no final da Primeira Guerra Mundial, após a derrota das Potências Centrais, e reuniu em um novo Estado territórios habitados principalmente por povos de língua eslava.

Embora as conversações entre os vários centros de poder político tenham sido desenvolvidos durante a guerra, o novo Estado foi proclamado apressadamente no final de 1918, sem acordo adequado entre as partes sobre como seriam as estruturas do país, o que levou a uma instabilidade crônica da nação durante todo o período entre-guerras.

Ler mais ...



Categorias

Como colaborar

Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com a Iugoslávia na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.


Imagem selecionada

Sarajevo Grbavica.JPG


Vista de Grbavica, um bairro de Sarajevo, aproximadamente 4 meses após a assinatura do Acordo de Dayton que oficialmente encerrou a Guerra da Bósnia.

Biografias selecionadas

Slobodan Milosevic.jpg

Slobodan Milošević, em sérvio Слободан Милошевић; AFI Loudspeaker.svg? [sloˈbodan miˈloʃevitɕ], (Požarevac, 20 de agosto de 1941Haia, 11 de março de 2006) foi presidente da Sérvia de 1989 a 1997 e da República Federal da Jugoslávia de 1997 a 2000. Também foi o principal líder do Partido Socialista da Sérvia desde a sua fundação, em 1990.

O período em que Slobodan ficou no poder na Sérvia e na República da Iugoslávia foi marcado por mudanças importantes nestes países, incluindo reformas constitucionais na Sérvia nas décadas de 1980 e 90 que reduziram a autonomia dos territórios sob controle sérvio e transformou o país de uma república unipartidarista comunista para um sistema pluripartidário. Ele acabou então presidindo sobre a desintegração da Iugoslávia e a subsequente guerra civil que assolou a região. Fundou a República Federal da Iugoslávia em 1992 (formada basicamente por Sérvia e Montenegro) e negociou os Acordo de Dayton, que encerrou a brutal Guerra da Bósnia em 1995. Ele permaneceu como o homem-forte da Sérvia até o ano 2000, quando foi oficialmente derrubado do poder. Logo depois da intervenção militar da OTAN na Iugoslávia em 1999, Milošević passou a ser acusado pelo Tribunal Penal Internacional para a antiga Iugoslávia por crimes de guerra e contra a humanidade.

Ler mais ...


Tema

Cartella rossa.jpg
Brosen windrose-fr.svg
ver    

A Iugoslávia correspondeu a três realidades políticas diferentes no século XX:

Cartella rossa.jpg
Nuvola apps browser.png
ver    

Yugoslavia 1998 ethnic map pt.svg

Mapa étnico da Iugoslávia baseado em dados do censo de 1998.

Cartella rossa.jpg
Nuvola apps kchart.png
ver    

A despeito de origens em comum, a economia da Iugoslávia socialista foi muito diferente das economias da União Soviética e de outros países socialistas do Leste Europeu, especialmente após o cisma iugo-soviético de 1948. A ocupação e a luta pela libertação na Segunda Guerra Mundial deixaram a infraestrutura da Iugoslávia devastada. Até as partes mais desenvolvidas do país eram majoritariamente rurais e as poucas indústrias que tinha foram majoritariamente danificadas ou destruídas.

Os primeiros anos do pós-guerra viram a implementação de planos qüinqüenais no estilo soviético e a reconstrução por meio do trabalho voluntário em massa. O campo recebeu eletricidade e a indústria pesada foi desenvolvida. A economia foi organizada como uma economia mista de planejamento socialista e socialismo de mercado: fábricas foram nacionalizadas e trabalhadores tinham direito a uma certa parcela dos lucros.

Manufaturas de propriedade privada podiam empregar até 4 pessoas por proprietário. A terra foi parcialmente nacionalizada e redistribuída, além de parcialmente coletivizada. Propriedades rurais podiam possuir até 10 hectares de terra por pessoa e o excesso de terra cultivável era de propriedade de cooperativas, empresas agrícolas ou comunidades locais. Estas podiam vender e comprar terra, bem como dá-la a pessoas em arrendamento perpétuo.

Ler mais ...


Cronologia


Portais relacionados

Wikimedia

Iugoslávia no Wikinotícias     Iugoslávia no Wikiquote     Iugoslávia no Wikilivros     Iugoslávia no Wikisource     Iugoslávia no Wikcionário     Iugoslávia na Wikiversidade     Iugoslávia no Wikivoyage     Iugoslávia no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/Iugosl%C3%A1viaWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/Iugosl%C3%A1viaWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/Iugosl%C3%A1viaWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/Iugosl%C3%A1viaWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/Iugosl%C3%A1viaWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Iugosl%C3%A1viaWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Iugosl%C3%A1viaWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:Iugosl%C3%A1viaCommons-logo.svg


Recarregar