Portal:Iugoslávia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Flag-map of Yugoslavia (Neutral).svg
Bem-vindo ao
Portal da Iugoslávia
Flag map of Serbia and Montenegro 1992-2006.svg


Artigos selecionados

Нато бомбе изазивале еколошку катастрофу у Новом Саду.jpeg

A intervenção militar na Iugoslávia em 1999 foi a operação militar da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) contra a República Federal da Iugoslávia durante a Guerra do Kosovo. De acordo com a OTAN, a operação buscava deter os abusos de direitos humanos no Kosovo, e foi a primeira vez que a organização usou a força militar sem a aprovação do Conselho de Segurança das Nações Unidas. Os ataques aéreos duraram de 24 de março de 1999 a 10 de junho de 1999. O codinome oficial da operação da OTAN foi Operação Força Aliada (Operation Allied Force); os Estados Unidos chamaram de Operação Noble Anvil, enquanto na Iugoslávia a operação foi incorretamente chamada de "Anjo Misericordioso" (cirílico sérvio: Милосрдни анђео), como resultado de um erro ou má tradução.

O bombardeio da OTAN assinalou a segunda grande operação de combate em sua história, após a campanha de bombardeio na Bósnia e Herzegovina em 1995 (Operação Força Deliberada). Os bombardeios de 1999 levaram à retirada das forças iugoslavas do Kosovo e o estabelecimento da UNMIK, a missão da ONU no Kosovo.


Ler mais ...



Categorias

Como colaborar

Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com a Iugoslávia na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.


Imagem selecionada

Prihod nemških čet v Zagreb.jpg


14ª Divisão Panzer alemã entrando em Zagreb em 10 de abril de 1941

Biografias selecionadas

Josip Broz Tito uniform portrait.jpg

Marechal Josip Broz Tito GColIH (Kumrovec, 7 de maio de 1892Liubliana, 4 de maio de 1980) foi um militar Iugoslavo revolucionário comunista e estadista iugoslavo, líder dos guerrilheiros da resistência iugoslava, denominados partisans, durante a Segunda Guerra Mundial, sendo o maior responsável pela resistência armada às forças do Eixo e aos nazi-fascistas croatas e sérvios, mesmo sem apoio político e material dos Aliados. Posteriormente, Tito se tornaria presidente da Iugoslávia, cargo que exerceu entre 1953 e 1980, até a morte. Figura importante e controversa da Guerra Fria, Tito fora criticado e elogiado por ambos os lados do globo. Símbolo de união entre os povos da Iugoslávia por ter mantido a paz entre as diferentes etnias dos Balcãs, palco de históricos conflitos separatistas, Tito também é considerado um ditador cruel e autoritário, que sufocou os anseios de independência e liberdade dos diferentes povos de seu país, apesar de seu carisma característico, que lhe rendeu o apoio do povo iugoslavo, fazendo dele uma das figuras mais populares de seu tempo. Pelo resto do mundo, Tito é respeitado e admirado pela sua luta contra os nazistas, e principalmente por ter sido um líder com a força, coragem e capacidade de manter seu país livre de influências estrangeiras durante a Guerra Fria, fosse da União Soviética ou dos Estados Unidos, além de ter defendido a união e soberania dos países do chamado terceiro mundo. Após a sua morte, diferenças, ódio e ressentimentos entre diferentes grupos étnicos desencadearam o maior conflito bélico europeu após a Segunda Guerra Mundial, desmembrando as repúblicas iugoslavas, e levando a guerras e impasses que perduram até hoje na região, como o caso de Kosovo.

Ler mais ...


Tema

Cartella rossa.jpg
Brosen windrose-fr.svg
ver    

A Iugoslávia correspondeu a três realidades políticas diferentes no século XX:

Cartella rossa.jpg
Nuvola apps browser.png
ver    

Yugoslavia 1998 ethnic map pt.svg

Mapa étnico da Iugoslávia baseado em dados do censo de 1998.

Cartella rossa.jpg
Nuvola apps kchart.png
ver    

A despeito de origens em comum, a economia da Iugoslávia socialista foi muito diferente das economias da União Soviética e de outros países socialistas do Leste Europeu, especialmente após o cisma iugo-soviético de 1948. A ocupação e a luta pela libertação na Segunda Guerra Mundial deixaram a infraestrutura da Iugoslávia devastada. Até as partes mais desenvolvidas do país eram majoritariamente rurais e as poucas indústrias que tinha foram majoritariamente danificadas ou destruídas.

Os primeiros anos do pós-guerra viram a implementação de planos qüinqüenais no estilo soviético e a reconstrução por meio do trabalho voluntário em massa. O campo recebeu eletricidade e a indústria pesada foi desenvolvida. A economia foi organizada como uma economia mista de planejamento socialista e socialismo de mercado: fábricas foram nacionalizadas e trabalhadores tinham direito a uma certa parcela dos lucros.

Manufaturas de propriedade privada podiam empregar até 4 pessoas por proprietário. A terra foi parcialmente nacionalizada e redistribuída, além de parcialmente coletivizada. Propriedades rurais podiam possuir até 10 hectares de terra por pessoa e o excesso de terra cultivável era de propriedade de cooperativas, empresas agrícolas ou comunidades locais. Estas podiam vender e comprar terra, bem como dá-la a pessoas em arrendamento perpétuo.

Ler mais ...


Cronologia


Portais relacionados

Wikimedia

Iugoslávia no Wikinotícias     Iugoslávia no Wikiquote     Iugoslávia no Wikilivros     Iugoslávia no Wikisource     Iugoslávia no Wikcionário     Iugoslávia na Wikiversidade     Iugoslávia no Wikivoyage     Iugoslávia no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/Iugosl%C3%A1viaWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/Iugosl%C3%A1viaWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/Iugosl%C3%A1viaWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/Iugosl%C3%A1viaWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/Iugosl%C3%A1viaWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Iugosl%C3%A1viaWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Iugosl%C3%A1viaWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:Iugosl%C3%A1viaCommons-logo.svg


Recarregar