Portal:Áustria

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bem vindo ao
Portal da Áustria


ver    

Áustria (em alemão: Österreich [ˈøːstɐˌʁaɪç] (escutar)), oficialmente República da Áustria (em alemão: Republik Österreich), é um país de cerca de 8,3 milhões de habitantes, localizado na Europa Central. É limitada pela Alemanha e República Checa a norte, Eslováquia e Hungria a leste, Eslovênia e Itália a sul, e Suíça e Liechtenstein a oeste. O território da Áustria abrange 83 872 quilômetros quadrados e é influenciado por um clima temperado e alpino. O terreno da Áustria é muito montanhoso, devido à presença dos Alpes; apenas 32% do país é inferior a 500 metros de altura e seu ponto mais alto está a 3797 metros. A maioria da população fala alemão, que também é língua oficial do país. Outros idiomas regionais reconhecidos são croata, húngaro e esloveno.

As origens da Áustria remetem-se ao tempo do Império Romano, quando o Reino Nórico, de origem celta, foi conquistado pelos romanos por volta de 15 a.C. e, mais tarde, tornou-se Nórica, uma província romana, em meados do século I d.C., em uma área que abrangia a maior parte da Áustria atual. Em 788 d.C., o rei franco Carlos Magno conquistou a área e introduziu o cristianismo. Sob a dinastia nativa dos Habsburgo, a Áustria tornou-se uma das grandes potências da Europa. Em 1867, o Império Austríaco foi incorporado pela Áustria-Hungria.

O Império Austro-Húngaro desmoronou em 1918 com o fim da Primeira Guerra Mundial. Depois de estabelecer a Primeira República Austríaca, em 1919, a Áustria foi, de facto, anexada à Grande Alemanha pelo regime nazista no chamado Anschluss, em 1938. Esta união durou até o final da Segunda Guerra Mundial, em 1945, quando a Áustria foi ocupada pelos Aliados. Em 1955, o Tratado do Estado Austríaco restabeleceu a Áustria como um país soberano e pôs fim a ocupação. No mesmo ano, o parlamento austríaco criou a Declaração de Neutralidade, que estabeleceu que o país se tornaria politicamente neutro.

Hoje, a Áustria é uma democracia representativa parlamentar composta por nove estados federais. A capital - com uma população superior a 1,6 milhão, e maior cidade da Áustria - é Viena. A Áustria é um dos países mais ricos no mundo, com um PIB nominal per capita de 43 570 dólares. O país tem desenvolvido um alto padrão de vida e em 2008 ficou na 14ª posição no mundo no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).



 ver · editar Artigos selecionados
Antigo escudo de armas de Viena, usado entre 1465 e 1925.

A história de Viena é longa e variada, tendo se iniciado com o Império Romano, que criou um centro militar na área que atualmente cobre o centro da cidade. A partir do começo militarista, Viena cresceu de um assentemento romano conhecido como Vindobona, e tornaria-se um importante centro comercial no século XI. Posteriormente, a cidade tornou-se a capital dos domínios da casa de Babenberg, adquirindo também um caráter de importante pólo de produção cultural. Com o domínio Habsburgo do século XIX, a cidade tornou-se capital do Império Austríaco e depois do Império Austro-Húngaro, tornando-se temporariamente uma das maiores das maiores cidades da Europa. Desde a Primeira Guerra Mundial, a cidade serve como capital da República da Áustria.

Leia mais ...


 ver · editar Biografia selecionada

Maria Teresa Walburga Amalia Cristina da Áustria (em alemão: Maria Theresia Walburga Amália Christina von Österreich, em húngaro: Habsburg Mária Terézia) (13 de maio de 171729 de novembro de 1780) foi a primeira e única mulher a governar sobre os domínios da casa de Habsburgo e a sua última chefe (a partir de seu casamento a dinastia passou a denominar-se Casa de Habsburgo-Lorena). Foi arquiduquesa e soberana da Áustria, Hungria, Boêmia, Croácia, Mântua, Milão, Galícia e Lodomeria, Parma e Países Baixos Austríacos, de 1740 até a sua morte. Pelo casamento, tornou-se duquesa da Lorena, grã-duquesa da Toscana e imperatriz consorte do Sacro Império Romano-Germânico. É considerada um dos "déspotas esclarecidos". Chefiou um dos Estados mais importantes de seu tempo, governando grande parte da Europa Central.

Iniciou seu reinado de 40 anos com a morte de seu pai, Carlos VI, Sacro Imperador Romano-Germânico, em outubro de 1740. Isto só tornou-se possível com a adesão do imperador à Pragmática Sanção de 1713, visto que os territórios Habsburgo eram regidos pela Lei Sálica, que impedia a sucessão feminina. Entretanto, com sua morte, Saxônia, Prússia, Baviera e França rejeitaram o documento que haviam reconhecido como legítimo até então. A Prússia invadiu a província da Silésia, provocando um conflito de nove anos conhecido como a Guerra da Sucessão Austríaca. Mais tarde, Maria Teresa tentaria, sem sucesso, reconquistar a Silésia durante a Guerra dos Sete Anos.

Leia mais ...


 ver · editar Imagem selecionada
A gloriette do parque do Palácio de Schönbrunn vista a partir da Fonte de Netuno.
 ver · editar Sabia que?

... que o primeiro registro com o nome "Áustria" é de 996 onde está escrito como Ostarrîchi, referindo-se ao território da Marca de Babenberg?

... que a Áustria produz atualmente mais de metade da sua eletricidade através de energia hidroelétrica?


 ver · editar Predefinições
Séries
Esboços
Ligações
Outros
 ver · editar WikiProjetos
 ver · editar Geografia
Os nove Bundesländer (estados federados da Áustria)
Burgenland - (capital : Eisenstadt)
Kärnten (Caríntia) - (capital : Klagenfurt)
Niederösterreich (Baixa Áustria) - (capital : Sankt Pölten)
Oberösterreich (Alta Áustria) - (capital : Linz)
Salzburg (Salzburgo) - (capital : Salzburgo)
Steiermark (Estíria) - (capital : Graz)
Tirol (Tirol) - (capital : Innsbruck)
Vorarlberg - (capital : Bregenz)
Wien (Viena) - (capital da Áustria e também estado federado)
Distritos e municípios


 ver · editar Categorias
 ver · editar Como colaborar
Colabore!
Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com a Áustria na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.


 ver · editar Portais relacionados
 ver · editar Associados Wikimedia
Áustria no Commons Áustria no Commons
Imagens e mídia
Áustria no Wikcionário Áustria no Wikcionário
Definições
Áustria no Wikilivros Áustria no Wikilivros
Livros didáticos e manuais
Áustria no Wikinotícias Áustria no Wikinotícias
Notícias
Áustria no Wikiquote Áustria no Wikiquote
Citações
Áustria no Wikisource Áustria no Wikisource
Biblioteca
Áustria na Wikiversidade Áustria na Wikiversidade
Recursos de aprendizado

Recarregar