Portal:Áustria

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Austria Bundesadler.svg
Bem vindo ao
Portal da Áustria
Karlskirche.jpgHaus für Mozart Zuschauerraum Parkett und Ränge 2.jpgSchröcken2.JPGAustria Parlament Athena.jpgHallstatt 300.jpg


Cartella rossa.jpg
Brosen windrose-fr.svg
ver    
Flag of Austria.svg Austria coat of arms official.svg
Austria in Europe.svg

Áustria (em alemão: Österreich [ˈøːstɐˌʁaɪç] ( ouvir)), oficialmente República da Áustria (em alemão: Loudspeaker.svg? Republik Österreich), é um país de cerca de 8,3 milhões de habitantes, localizado na Europa Central. É limitada pela Alemanha e República Checa a norte, Eslováquia e Hungria a leste, Eslovênia e Itália a sul, e Suíça e Liechtenstein a oeste. O território da Áustria abrange 83 872 quilômetros quadrados e é influenciado por um clima temperado e alpino. O terreno da Áustria é muito montanhoso, devido à presença dos Alpes; apenas 32% do país é inferior a 500 metros de altura e seu ponto mais alto está a 3797 metros. A maioria da população fala alemão, que também é língua oficial do país. Outros idiomas regionais reconhecidos são croata, húngaro e esloveno.

As origens da Áustria remetem-se ao tempo do Império Romano, quando o Reino Nórico, de origem celta, foi conquistado pelos romanos por volta de 15 a.C. e, mais tarde, tornou-se Nórica, uma província romana, em meados do século I d.C., em uma área que abrangia a maior parte da Áustria atual. Em 788 d.C., o rei franco Carlos Magno conquistou a área e introduziu o cristianismo. Sob a dinastia nativa dos Habsburgo, a Áustria tornou-se uma das grandes potências da Europa. Em 1867, o Império Austríaco foi incorporado pela Áustria-Hungria.

O Império Austro-Húngaro desmoronou em 1918 com o fim da Primeira Guerra Mundial. Depois de estabelecer a Primeira República Austríaca, em 1919, a Áustria foi, de facto, anexada à Grande Alemanha pelo regime nazista no chamado Anschluss, em 1938. Esta união durou até o final da Segunda Guerra Mundial, em 1945, quando a Áustria foi ocupada pelos Aliados. Em 1955, o Tratado do Estado Austríaco restabeleceu a Áustria como um país soberano e pôs fim a ocupação. No mesmo ano, o parlamento austríaco criou a Declaração de Neutralidade, que estabeleceu que o país se tornaria politicamente neutro.

Hoje, a Áustria é uma democracia representativa parlamentar composta por nove estados federais. A capital - com uma população superior a 1,6 milhão, e maior cidade da Áustria - é Viena. A Áustria é um dos países mais ricos no mundo, com um PIB nominal per capita de 43 570 dólares. O país tem desenvolvido um alto padrão de vida e em 2008 ficou na 14ª posição no mundo no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).



Artigos selecionados

Napoleão em Austerlitz, por François Gérard (Palácio de Versalhes).

Batalha de Austerlitz, também conhecida como a Batalha dos Três Imperadores, foi uma batalha que resultou numa das maiores vitórias de Napoleão Bonaparte, onde o Império Francês derrotou a Terceira Coligação. No dia 2 de dezembro de 1805 (20 de novembro no Calendário Gregoriano; 11 Frimário Ano XIV, no Calendário Revolucionário Francês), um exército francês, sob o comando de Napoleão, derrotou um exército austro-russo, liderado pelo czar Alexandre I da Rússia e pelo imperador Francisco II, após uma difícil luta de cerca de nove horas. A batalha teve lugar perto de Austerlitz (Slavkov u Brna), a cerca de 10 km a sudeste de Brno na Morávia, na altura uma região da Império Austríaco (actualmente República Checa). A batalha é vista como uma obra-prima em termos tácticos.

A vitória francesa em Austerlitz acabou definitivamente com a Terceira Coligação. A 26 de dezembro de 1805, a Áustria e a França assinaram o Tratado de Pressburg, que implicou a saída da Áustria tanto da guerra como da Coligação, enquanto reforçava os anteriores tratados de Campoformio e Lunéville entre as duas potências. O tratado obrigava a entrega de regiões em Itália e na Baviera à França e, na Alemanha, aos aliados alemães de Napoleão; impunha uma indemnização de 40 milhões de francos aos derrotados Habsburgos e permitia às tropas russas livre-passagem, com armas e equipamentos, através de territórios hostis até sua casa. A vitória em Austerlitz também permitiu a criação da Confederação do Reno, um conjunto de estados alemães que actuariam como uma zona de barreira entre a França e a Europa Central.

Uma consequência imediata destes acontecimentos foi o fim do Sacro Império Romano-Germânico quando, em 1806, o Sacro Imperador Romano Francisco II abdicou do trono Imperial, mantendo a designação de "Francisco I da Áustria" como o seu único título oficial. Todos estas alterações, no entanto, não mantiveram a paz por muito tempo no continente europeu. A crescente influência francesa na Europa Central, causava preocupações à Prússia, o que acabou por dar origem à Guerra da Quarta Coligação, em 1806.


Biografia selecionada

Natascha Maria Kampusch (Viena, 17 de fevereiro de 1988) é uma austríaca conhecida por seu sequestro aos dez anos de idade, em que passou mais de oito anos em cativeiro. Aprisionada numa cela no porão da casa de seu captor, Wolfgang Přiklopil, desde 2 de março de 1998, quando se encontrava a caminho da escola, escapou em 23 de agosto de 2006, com então 18 anos. O caso foi descrito como um dos mais dramáticos da história criminal da Áustria.

Cativa e isolada do mundo da infância ao fim da adolescência, foi submetida a todo tipo de humilhação psicológica e sexual, tortura física com surras constantes, e privação de comida e luz. Sua fuga causou o suicídio de seu sequestrador, uma comoção nacional e uma crise no governo e nos serviços de segurança do país, com relação às falhas descobertas e acobertamento de erros na investigação policial, durante os anos em que esteve desaparecida e que poderiam ter levado à sua libertação mais cedo.

A história de Natascha chocou o mundo, a transformou numa celebridade nacional e internacional e resultou numa autobiografia, 3096 dias (3096 Tage), em documentários, num filme baseado em seu livro e num posterior talk show na televisão.



Imagem selecionada

Sabia que?

... que o primeiro registro com o nome "Áustria" é de 996 onde está escrito como Ostarrîchi, referindo-se ao território da Marca de Babenberg?

... que a Áustria produz atualmente mais de metade da sua eletricidade através de energia hidroelétrica?


Predefinições

WikiProjetos

Geografia

Os nove Bundesländer (estados federados da Áustria)
Burgenland - (capital : Eisenstadt)
Kärnten (Caríntia) - (capital : Klagenfurt)
Niederösterreich (Baixa Áustria) - (capital : Sankt Pölten)
Oberösterreich (Alta Áustria) - (capital : Linz)
Salzburg (Salzburgo) - (capital : Salzburgo)
Steiermark (Estíria) - (capital : Graz)
Tirol (Tirol) - (capital : Innsbruck)
Vorarlberg - (capital : Bregenz)
Wien (Viena) - (capital da Áustria e também estado federado)
Distritos e municípios


Categorias

Como colaborar

Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com a Áustria na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.

  • Ajude a manter este portal atualizado.
  • Dê suas sugestões, críticas ou elogios na página de discussão.
  • Crie artigos de destaque relacionados a esse país dando visibilidade ao assunto escolhido.
  • Adicione novas imagens na galeria.


Portais relacionados

Associados Wikimedia

Áustria no Wikinotícias     Áustria no Wikiquote     Áustria no Wikilivros     Áustria no Wikisource     Áustria no Wikcionário     Áustria na Wikiversidade     Áustria no Wikivoyage     Áustria no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/%C3%81ustriaWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/%C3%81ustriaWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/%C3%81ustriaWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/%C3%81ustriaWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/%C3%81ustriaWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/%C3%81ustriaWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/%C3%81ustriaWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:%C3%81ustriaCommons-logo.svg

Recarregar