Portal:Áustria

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Austria Bundesadler.svg
Bem vindo ao
Portal da Áustria
Karlskirche.jpgHaus für Mozart Zuschauerraum Parkett und Ränge 2.jpgSchröcken2.JPGAustria Parlament Athena.jpgHallstatt 300.jpg


Cartella rossa.jpg
Brosen windrose-fr.svg
ver    
Flag of Austria.svg Austria coat of arms official.svg
Austria in Europe.svg

Áustria (em alemão: Österreich [ˈøːstɐˌʁaɪç] (Sobre este somescutar )), oficialmente República da Áustria (em alemão: Loudspeaker.svg? Republik Österreich), é um país de cerca de 8,3 milhões de habitantes, localizado na Europa Central. É limitada pela Alemanha e República Checa a norte, Eslováquia e Hungria a leste, Eslovênia e Itália a sul, e Suíça e Liechtenstein a oeste. O território da Áustria abrange 83 872 quilômetros quadrados e é influenciado por um clima temperado e alpino. O terreno da Áustria é muito montanhoso, devido à presença dos Alpes; apenas 32% do país é inferior a 500 metros de altura e seu ponto mais alto está a 3797 metros. A maioria da população fala alemão, que também é língua oficial do país. Outros idiomas regionais reconhecidos são croata, húngaro e esloveno.

As origens da Áustria remetem-se ao tempo do Império Romano, quando o Reino Nórico, de origem celta, foi conquistado pelos romanos por volta de 15 a.C. e, mais tarde, tornou-se Nórica, uma província romana, em meados do século I d.C., em uma área que abrangia a maior parte da Áustria atual. Em 788 d.C., o rei franco Carlos Magno conquistou a área e introduziu o cristianismo. Sob a dinastia nativa dos Habsburgo, a Áustria tornou-se uma das grandes potências da Europa. Em 1867, o Império Austríaco foi incorporado pela Áustria-Hungria.

O Império Austro-Húngaro desmoronou em 1918 com o fim da Primeira Guerra Mundial. Depois de estabelecer a Primeira República Austríaca, em 1919, a Áustria foi, de facto, anexada à Grande Alemanha pelo regime nazista no chamado Anschluss, em 1938. Esta união durou até o final da Segunda Guerra Mundial, em 1945, quando a Áustria foi ocupada pelos Aliados. Em 1955, o Tratado do Estado Austríaco restabeleceu a Áustria como um país soberano e pôs fim a ocupação. No mesmo ano, o parlamento austríaco criou a Declaração de Neutralidade, que estabeleceu que o país se tornaria politicamente neutro.

Hoje, a Áustria é uma democracia representativa parlamentar composta por nove estados federais. A capital - com uma população superior a 1,6 milhão, e maior cidade da Áustria - é Viena. A Áustria é um dos países mais ricos no mundo, com um PIB nominal per capita de 43 570 dólares. O país tem desenvolvido um alto padrão de vida e em 2008 ficou na 14ª posição no mundo no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).



 ver · editar Artigos selecionados
Fachada do Palácio de Eguemberga com o portal de entrada

O Palácio de Eguemberga (em alemão: Schloss Eggenberg), em Graz, é o mais significativo complexo palaciano barroco na Estíria. Com os seus preservados complementos, os extensos jardins cenográficos, assim como algumas colecções adicionais do Universalmuseum Joanneum alojadas no palácio e parque, o Palácio de Eguemberga conta-se entre os mais valiosos bens culturais da Áustria. Com a história da sua construção e dos seus equipamentos, mostra as mudanças e o mecenato da nobre Casa de Eguemberga, a outrora mais poderosa família da Estíria, da qual foi sede.

O palácio está localizado a limite oeste de Graz, a capital da Estíria. Além dos jardins históricos e das salas de aparato, o Palácio de Eguemberga também oferece a oportunidade de visitar outras colecções: o canto norte do parque do palácio apresenta o Jardim dos Planetas (Planetengarten), e o lapidário de cantaria romana, assim como a entrada para o novo Museu Arqueológico, o qual acolhe a Carroça de Culto de Strettweg. A colecção de numismática, localizada nas antigas salas de cunhagem imperial de Balthasar Eggenberger que remontam à Baixa Idade Média, e a colecção da Alte Galerie ("Galeria Antiga"), constituída por obras de arte datadas desde a época medieval até à Idade Moderna, também estão expostas no próprio palácio.

Flag-map of Austria.svg Leia mais ...


 ver · editar Biografia selecionada
Retrato póstumo de Mozart, 1819, por Barbara Kraft

Wolfgang Amadeus Mozart (AFI[ˈvɔlfgaŋ amaˈdeus ˈmoːtsart], batizado Joannes Chrysostomus Wolfgangus Theophilus Mozart; Salzburgo, 27 de janeiro de 1756Viena, 5 de dezembro de 1791) foi um prolífico e influente compositor austríaco do período clássico.

Mozart mostrou uma habilidade musical prodigiosa desde sua infância. Já competente nos instrumentos de teclado e no violino, começou a compor aos cinco anos de idade, e passou a se apresentar para a realeza da Europa, maravilhando a todos com seu talento precoce. Chegando à adolescência foi contratado como músico da corte em Salzburgo, porém as limitações da vida musical na cidade o impeliram a buscar um novo cargo em outras cortes, mas sem sucesso. Ao visitar Viena em 1781 com seu patrão, desentendeu-se com ele e solicitou demissão, optando por ficar na capital, onde, ao longo do resto de sua vida, conquistou fama, porém pouca estabilidade financeira. Seus últimos anos viram surgir algumas de suas sinfonias, concertos e óperas mais conhecidos, além de seu Requiem. As circunstâncias de sua morte prematura deram origem a diversas lendas. Deixou uma esposa, Constanze, e dois filhos.

Foi autor de mais de seiscentas obras, muitas delas referenciais na música sinfônica, concertante, operística, coral, pianística e de câmara. Sua produção foi louvada por todos os críticos de sua época, embora muitos a considerassem excessivamente complexa e difícil, e estendeu sua influência sobre vários outros compositores ao longo de todo o século XIX e início do século XX. Hoje Mozart é visto pela crítica especializada como um dos maiores compositores do ocidente, conquistando grande prestígio mesmo entre os leigos, e sua imagem se tornou um ícone popular.

Flag-map of Austria.svg Leia mais ...


 ver · editar Imagem selecionada
 ver · editar Sabia que?

... que o primeiro registro com o nome "Áustria" é de 996 onde está escrito como Ostarrîchi, referindo-se ao território da Marca de Babenberg?

... que a Áustria produz atualmente mais de metade da sua eletricidade através de energia hidroelétrica?


 ver · editar Predefinições
Séries
Esboços
Ligações
Outros
 ver · editar WikiProjetos
 ver · editar Geografia
Os nove Bundesländer (estados federados da Áustria)
Burgenland - (capital : Eisenstadt)
Kärnten (Caríntia) - (capital : Klagenfurt)
Niederösterreich (Baixa Áustria) - (capital : Sankt Pölten)
Oberösterreich (Alta Áustria) - (capital : Linz)
Salzburg (Salzburgo) - (capital : Salzburgo)
Steiermark (Estíria) - (capital : Graz)
Tirol (Tirol) - (capital : Innsbruck)
Vorarlberg - (capital : Bregenz)
Wien (Viena) - (capital da Áustria e também estado federado)
Distritos e municípios


 ver · editar Categorias
 ver · editar Como colaborar
Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com a Áustria na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.


 ver · editar Portais relacionados
 ver · editar Associados Wikimedia
Wikimedia-logo.svg
Áustria no Commons Áustria no Commons
Imagens e mídia
Áustria no Wikcionário Áustria no Wikcionário
Definições
Áustria no Wikilivros Áustria no Wikilivros
Livros didáticos e manuais
Áustria no Wikinotícias Áustria no Wikinotícias
Notícias
Áustria no Wikiquote Áustria no Wikiquote
Citações
Áustria no Wikisource Áustria no Wikisource
Biblioteca
Áustria na Wikiversidade Áustria na Wikiversidade
Recursos de aprendizado

Recarregar