Portal:Áustria

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Austria Bundesadler.svg
Bem vindo ao
Portal da Áustria
Karlskirche.jpgHaus für Mozart Zuschauerraum Parkett und Ränge 2.jpgSchröcken2.JPGAustria Parlament Athena.jpgHallstatt 300.jpg


Cartella rossa.jpg
Brosen windrose-fr.svg
ver    
Flag of Austria.svg Austria coat of arms official.svg
Austria in Europe.svg

Áustria (em alemão: Österreich [ˈøːstɐˌʁaɪç] ( ouvir)), oficialmente República da Áustria (em alemão: Loudspeaker.svg? Republik Österreich), é um país de cerca de 8,3 milhões de habitantes, localizado na Europa Central. É limitada pela Alemanha e República Checa a norte, Eslováquia e Hungria a leste, Eslovênia e Itália a sul, e Suíça e Liechtenstein a oeste. O território da Áustria abrange 83 872 quilômetros quadrados e é influenciado por um clima temperado e alpino. O terreno da Áustria é muito montanhoso, devido à presença dos Alpes; apenas 32% do país é inferior a 500 metros de altura e seu ponto mais alto está a 3797 metros. A maioria da população fala alemão, que também é língua oficial do país. Outros idiomas regionais reconhecidos são croata, húngaro e esloveno.

As origens da Áustria remetem-se ao tempo do Império Romano, quando o Reino Nórico, de origem celta, foi conquistado pelos romanos por volta de 15 a.C. e, mais tarde, tornou-se Nórica, uma província romana, em meados do século I d.C., em uma área que abrangia a maior parte da Áustria atual. Em 788 d.C., o rei franco Carlos Magno conquistou a área e introduziu o cristianismo. Sob a dinastia nativa dos Habsburgo, a Áustria tornou-se uma das grandes potências da Europa. Em 1867, o Império Austríaco foi incorporado pela Áustria-Hungria.

O Império Austro-Húngaro desmoronou em 1918 com o fim da Primeira Guerra Mundial. Depois de estabelecer a Primeira República Austríaca, em 1919, a Áustria foi, de facto, anexada à Grande Alemanha pelo regime nazista no chamado Anschluss, em 1938. Esta união durou até o final da Segunda Guerra Mundial, em 1945, quando a Áustria foi ocupada pelos Aliados. Em 1955, o Tratado do Estado Austríaco restabeleceu a Áustria como um país soberano e pôs fim a ocupação. No mesmo ano, o parlamento austríaco criou a Declaração de Neutralidade, que estabeleceu que o país se tornaria politicamente neutro.

Hoje, a Áustria é uma democracia representativa parlamentar composta por nove estados federais. A capital - com uma população superior a 1,6 milhão, e maior cidade da Áustria - é Viena. A Áustria é um dos países mais ricos no mundo, com um PIB nominal per capita de 43 570 dólares. O país tem desenvolvido um alto padrão de vida e em 2008 ficou na 14ª posição no mundo no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).



Artigos selecionados

Collage von Wien.jpg

Viena (em alemão: Wien [viːn] ( ouvir)) é a capital da Áustria e um dos nove estados austríacos. Com mais de 1,8 milhão de habitantes, de acordo com dados da Eurostat em 2013, é a cidade mais populosa na Áustria contando, ainda, com 2,6 milhões de habitantes em sua região metropolitana - o que equivale a cerca de um quarto da população total do país. Viena é, ainda, a sétima maior cidade da União Europeia e a segunda maior cidade de língua alemã no mundo, depois de Berlim. A cidade é basicamente uma das muitas comunidades da Áustria, mas também é uma cidade legal na classificação de um distrito político e, desde 29 de dezembro de 1921, a "lei da separação" constitucional classifica-a como um estado, sua posição original mantida até hoje.

Viena foi durante séculos a capital imperial da Casa de Habsburgo e, assim como a capital do Sacro Império Romano-Germânico, serviu também como capital do Império Austríaco, além de ter sido uma das duas principais cidades da Áustria-Hungria, como um centro cultural e político da Europa. Chegou a ser a quinta maior cidade do mundo, depois de Londres, Nova Iorque, Paris e Chicago, atingindo mais de dois milhões de habitantes por volta de 1910. Após o fim da Primeira Guerra Mundial, a cidade perdeu, no entanto, cerca de um quarto de sua população.


Biografia selecionada

Friedrich Hayek portrait.jpg

Friedrich August von Hayek (Viena, 8 de Maio de 1899Friburgo em Brisgóvia, 23 de Março de 1992) foi um economista e filósofo austríaco, posteriormente naturalizado britânico. Defensor do liberalismo clássico, é provavelmente melhor conhecido por sua associação à Escola Austríaca de pensamento econômico e por sua atuação como professor da London School of Economics. Deixou importantes contribuições para a psicologia, a teoria do direito, a economia e a política. Recebeu o Prêmio de Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel de 1974, "por seu trabalho pioneiro na teoria da moeda e flutuações econômicas e pela análise penetrante da interdependência dos fenômenos econômicos, sociais e institucionais", que dividiu com um de seus principais rivais ideológicos, o economista social-democrata Gunnar Myrdal.

Nasceu em Viena, em uma família de cientistas e professores. Seu pai era professor de Botânica na Universidade de Viena. Quando jovem, escolheu a carreira de economista. Serviu na Primeira Guerra Mundial, e disse que a experiência da guerra e seu desejo de evitar que ressurgissem os erros que levaram ao conflito tiveram grande influência na sua carreira. Morou na Áustria, na Grã-Bretanha, nos EUA e na Alemanha, tornando-se cidadão britânico em 1938. Passou o maior tempo de sua carreira na London School of Economics (LSE), na Universidade de Chicago e na Universidade de Freiburg.


Imagem selecionada

Austria Linz Centre Hauptplatz.JPG
Praça principal de Linz.

Sabia que?

... que o primeiro registro com o nome "Áustria" é de 996 onde está escrito como Ostarrîchi, referindo-se ao território da Marca de Babenberg?

... que a Áustria produz atualmente mais de metade da sua eletricidade através de energia hidroelétrica?


Predefinições

WikiProjetos

Geografia

Os nove Bundesländer (estados federados da Áustria)
Burgenland - (capital : Eisenstadt)
Kärnten (Caríntia) - (capital : Klagenfurt)
Niederösterreich (Baixa Áustria) - (capital : Sankt Pölten)
Oberösterreich (Alta Áustria) - (capital : Linz)
Salzburg (Salzburgo) - (capital : Salzburgo)
Steiermark (Estíria) - (capital : Graz)
Tirol (Tirol) - (capital : Innsbruck)
Vorarlberg - (capital : Bregenz)
Wien (Viena) - (capital da Áustria e também estado federado)
Distritos e municípios


Categorias

Como colaborar

Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com a Áustria na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.

  • Ajude a manter este portal atualizado.
  • Dê suas sugestões, críticas ou elogios na página de discussão.
  • Crie artigos de destaque relacionados a esse país dando visibilidade ao assunto escolhido.
  • Adicione novas imagens na galeria.


Portais relacionados

Associados Wikimedia

Áustria no Wikinotícias     Áustria no Wikiquote     Áustria no Wikilivros     Áustria no Wikisource     Áustria no Wikcionário     Áustria na Wikiversidade     Áustria no Wikivoyage     Áustria no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/%C3%81ustriaWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/%C3%81ustriaWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/%C3%81ustriaWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/%C3%81ustriaWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/%C3%81ustriaWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/%C3%81ustriaWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/%C3%81ustriaWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:%C3%81ustriaCommons-logo.svg

Recarregar