Portal:Omã
Omã (em árabe: عمان, lit. 'ʻUmān'), ou, mais raramente, Omão, oficialmente Sultanato de Omã (em árabe: سلطانة عمان; romaniz.: Saltānat 'Umān), é um país árabe na costa sudeste da Península Arábica. Com uma posição de importância estratégica na foz do Golfo Pérsico, o país faz fronteira com os Emirados Árabes Unidos a noroeste, Arábia Saudita a oeste, e Iémen ao sul e sudoeste, e compartilha fronteiras marítimas com o Irão e Paquistão. A costa é formada pelo Mar da Arábia, no sudeste, e pelo Golfo de Omã no nordeste. Os enclaves de Mada e Moçandão estão rodeados pelos Emirados Árabes em suas fronteiras terrestres, com o Estreito de Ormuz (que partilha com o Irã) e o Golfo de Omã formando os limites costeiros de Moçandão.
A partir do final do século XVII, o Sultanato de Omã foi um poderoso império, competindo com Portugal e Grã-Bretanha pela influência no Golfo Pérsico e no Oceano Índico. Em seu auge, no século XIX, a influência e controle de Omã se estendia através do Estreito de Ormuz aos atuais Irão e Paquistão, e até o sul de Zanzibar (hoje parte da Tanzânia, também sua antiga capital). Como o seu poder declinou no século XX, o sultanato ficou sob a influência do Reino Unido. Historicamente, Mascate foi o principal porto comercial da região do Golfo Pérsico. Mascate também esteve entre os portos comerciais mais importantes do Oceano Índico. A religião oficial de Omã é o Islã.
Omã é uma monarquia absoluta. O Sultão Qabus bin Said Al Said têm sido o líder hereditário do país desde 1970. É o atual governante mais antigo no Oriente Médio, e o sétimo monarca cujo reinado é o mais longo do mundo.
Omã possui modestas reservas de petróleo, ficando em 25º a nível mundial. No entanto, em 2010, o PNUD classificou Omã como a nação mais aprimorada no mundo em termos de desenvolvimento durante os últimos 40 anos. Uma parcela significativa de sua economia vem do turismo e do comércio de peixes, e de certos produtos agrícolas. Isso o diferencia de economias exclusivamente dependentes do petróleo, como seus vizinhos. Omã é classificado como uma economia de alta renda e ocupa a posição 74º de países mais pacíficos do mundo, de acordo com o Índice Global da Paz.
O Forte de Al-Mirani, primitivamente conhecido como Forte do Almirante (segundo outras fontes como Forte do Capitão), também referido como Forte Ocidental, localiza-se em Mascate, capital do Sultanato de Omã.
Em posição dominante sobre a baía de Mascate, flanqueia o Palácio Real de Al-Alam e tinha como função a defesa daquele porto e cidade comercial. Juntamente com o Forte de Al-Jalali, que lhe é fronteiro em outra escarpa rochosa, os chamados "fortes gêmeos" serviram como baluartes contra as armadas invasoras integrando a Fortaleza de Mascate, cooperando com o Forte de Matara e uma série de torres de vigia tornavam Mascate praticamente inexpugnável.
... que o khanjar, uma "adaga cerimonial" de Omã, é caracterizado no emblema nacional do país (foto)?
Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com Omã na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.
- Ajude a manter este portal atualizado.
- Dê suas sugestões, críticas ou elogios na página de discussão.
- Crie artigos de destaque relacionados a esse país dando visibilidade ao assunto escolhido.
- Adicione novas imagens na galeria.
Imagens e mídia Omã no Wikcionário
Definições Omã no Wikilivros
Livros didáticos e manuais Omã no Wikinotícias
Notícias Omã no Wikiquote
Citações Omã no Wikisource
Biblioteca Omã na Wikiversidade
Recursos de aprendizado
- O que são Portais?
- Lista de portais
- Portais destacados