Portal:Omã

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 ver · editar Portal Omã
Flag of Oman.svg
Localização de Omã.

Omã (em árabe: عمان, lit. 'ʻUmān'), ou, mais raramente, Omão, oficialmente Sultanato de Omã (em árabe: سلطانة عمان; romaniz.: Saltānat 'Umān), é um país árabe na costa sudeste da Península Arábica. Com uma posição de importância estratégica na foz do Golfo Pérsico, o país faz fronteira com os Emirados Árabes Unidos a noroeste, Arábia Saudita a oeste, e Iémen ao sul e sudoeste, e compartilha fronteiras marítimas com o Irão e Paquistão. A costa é formada pelo Mar da Arábia, no sudeste, e pelo Golfo de Omã no nordeste. Os enclaves de Mada e Moçandão estão rodeados pelos Emirados Árabes em suas fronteiras terrestres, com o Estreito de Ormuz (que partilha com o Irã) e o Golfo de Omã formando os limites costeiros de Moçandão.

A partir do final do século XVII, o Sultanato de Omã foi um poderoso império, competindo com Portugal e Grã-Bretanha pela influência no Golfo Pérsico e no Oceano Índico. Em seu auge, no século XIX, a influência e controle de Omã se estendia através do Estreito de Ormuz aos atuais Irão e Paquistão, e até o sul de Zanzibar (hoje parte da Tanzânia, também sua antiga capital). Como o seu poder declinou no século XX, o sultanato ficou sob a influência do Reino Unido. Historicamente, Mascate foi o principal porto comercial da região do Golfo Pérsico. Mascate também esteve entre os portos comerciais mais importantes do Oceano Índico. A religião oficial de Omã é o Islã.

Omã é uma monarquia absoluta. O Sultão Qabus bin Said Al Said têm sido o líder hereditário do país desde 1970. É o atual governante mais antigo no Oriente Médio, e o sétimo monarca cujo reinado é o mais longo do mundo.

Omã possui modestas reservas de petróleo, ficando em 25º a nível mundial. No entanto, em 2010, o PNUD classificou Omã como a nação mais aprimorada no mundo em termos de desenvolvimento durante os últimos 40 anos. Uma parcela significativa de sua economia vem do turismo e do comércio de peixes, e de certos produtos agrícolas. Isso o diferencia de economias exclusivamente dependentes do petróleo, como seus vizinhos. Omã é classificado como uma economia de alta renda e ocupa a posição 74º de países mais pacíficos do mundo, de acordo com o Índice Global da Paz.


Recarregue o conteúdo desta página


 ver · editar Artigos selecionados
Al-Mirani e Al-Jalali, os "fortes gêmeos" em Omã.

O Forte de Al-Mirani, primitivamente conhecido como Forte do Almirante (segundo outras fontes como Forte do Capitão), também referido como Forte Ocidental, localiza-se em Mascate, capital do Sultanato de Omã.

Em posição dominante sobre a baía de Mascate, flanqueia o Palácio Real de Al-Alam e tinha como função a defesa daquele porto e cidade comercial. Juntamente com o Forte de Al-Jalali, que lhe é fronteiro em outra escarpa rochosa, os chamados "fortes gêmeos" serviram como baluartes contra as armadas invasoras integrando a Fortaleza de Mascate, cooperando com o Forte de Matara e uma série de torres de vigia tornavam Mascate praticamente inexpugnável.

Flag map of Oman.svg Ler mais ...


 ver · editar Você sabia…
National emblem of Oman

... que o khanjar, uma "adaga cerimonial" de Omã, é caracterizado no emblema nacional do país (foto)?


 ver · editar Categorias
 ver · editar Imagem selecionada
 ver · editar WikiProjetos
 ver · editar Coisas que você pode fazer
Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com Omã na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.


 ver · editar Associados Wikimedia
Wikimedia-logo.svg
Omã no Commons Omã no Commons
Imagens e mídia
Omã no Wikcionário Omã no Wikcionário
Definições
Omã no Wikilivros Omã no Wikilivros
Livros didáticos e manuais
Omã no Wikinotícias Omã no Wikinotícias
Notícias
Omã no Wikiquote Omã no Wikiquote
Citações
Omã no Wikisource Omã no Wikisource
Biblioteca
Omã na Wikiversidade Omã na Wikiversidade
Recursos de aprendizado

Recarregar