Portal:Índia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Emblem of India.svg
Bem-vindo ao
Portal da Índia
Munshi Ghat in Varanasi.jpgPanthera tigris7.jpgKhajuraho Devi Jagadambi Temple 2010.jpgTaj Mahal in March 2004.jpg

Introdução

Bandeira da Índia
Emblema da Índia
Localização da Índia.


Índia (em hindi: भारत, Bhārat, pronunciado: [ˈbʱaːrət̪]; em inglês: India, pronunciado: [ˈɪndiə]), oficialmente denominada República da Índia (em hindi: भारत गणराज्य, Bhārat Gaṇarājya; em inglês: Republic of India), é um país da Ásia Meridional. É o segundo país mais populoso, o sétimo maior em área geográfica e a democracia mais populosa do mundo. Delimitada ao sul pelo Oceano Índico, pelo mar da Arábia a oeste e pela Baía de Bengala a leste, a Índia tem uma costa com 7 517 km de extensão. O país faz fronteira com Paquistão a oeste; República Popular da China, Nepal e Butão ao norte e Bangladesh e Mianmar a leste. Os países insulares do Oceano Índico — Sri Lanka e Maldivas — estão localizados bem próximo da Índia.

Lar da Civilização do Vale do Indo, de rotas comerciais históricas e de vastos impérios, o subcontinente indiano é identificado por sua riqueza comercial e cultural de grande parte da sua longa história. Quatro grandes religiõeshinduísmo, budismo, jainismo e sikhismo — originaram-se no país, enquanto o zoroastrismo, o judaísmo, o cristianismo e o islamismo chegaram no primeiro milênio d.C. e moldaram a diversidade cultural da região. Anexada gradualmente pela Companhia Britânica das Índias Orientais no início do século XVIII e colonizada pelo Império Britânico a partir de meados do século XIX, a Índia tornou-se uma nação independente em 1947, após uma luta social pela independência que foi marcada pela extensão da resistência não violenta.

A Índia é uma república composta por 28 estados e sete territórios da união, com um sistema de democracia parlamentar. O país é a sétima maior economia do mundo em Produto Interno Bruto (PIB) nominal, bem como a terceira maior do mundo em PIB medido em Paridade de Poder de Compra. As reformas econômicas feitas desde 1991 transformaram o país em uma das economias de mais rápido crescimento do mundo; no entanto, a Índia ainda sofre com altos níveis de pobreza, analfabetismo, doenças e desnutrição. Uma sociedade pluralista, multilíngue e multiétnica, a Índia também é o lar de uma grande diversidade de animais selvagens e de habitats protegidos.


Artigos selecionados

Darjeeling Himalayan Railway.jpg

O transporte ferroviário na Índia é um modo de transporte a longa distância que consiste em operações ferroviárias manipuladas quase sempre por uma empresa estatal, a Indian Railways, sob controle do Ministério Federal da Ferrovia. A rede ferroviária cobre todo o comprimento e largura do país, abrangendo uma extensão total de 63 140 quilômetros (39 234 milhas). Diz-se de ser a segunda maior rede ferroviária do mundo, o transporte de mais de 5 bilhões de passageiros e mais de 350 milhões de toneladas de carga anualmente. As suas operações abrangem 28 estados e 3 territórios da união além de prestar serviços limitados ao Nepal, Bangladesh e Paquistão.

As ferrovias foram introduzidas na Índia em 1853, e na época da Independência da Índia em 1947 tinham crescido a quarenta e dois sistemas ferroviários. Em 1951 os sistemas foram nacionalizados como uma unidade — a Indian Railways — para formar uma das maiores redes do mundo. Locomotivas fabricadas em diversos lugares da Índia recebem códigos que especificam as suas bitolas, tipo de potência e o tipo de operação. Semáforos coloridos são usados como sinais, mas em algumas zonas remotas de operação ainda são utilizados os sinais mecânicos mais primitivos. As classes de acomodações vão desde geral até primeira classe AC. Os trens são classificados de acordo com a velocidade e área de operação. Muitos trens são oficialmente identificados por um código de quatro dígitos, embora muitos são vulgarmente conhecido por nomes exclusivos. O sistema de bilheteria foi informatizado em grande escala, e os bilhetes são encontrados tanto na categoria por reserva como não reservados.


Sabia que?

... que de novembro a abril de cada ano Jammu é a capital de Jammu e Caxemira, o estado mais setentrional da Índia, e que durante o verão Srinagar é a capital?

... que de acordo com uma estimativa quase 95% das flautas da Índia são fabricadas na cidade de Pilibhit?

... que as casas na aldeia indiana Shani Shingnapur não têm portas?

... que a indústria cinematográfica indiana está entre as maiores do mundo?

... que Cherrapunji, uma vila indiana, é o lugar mais chuvoso do mundo?

... que Pescoço de Galinha é uma estreita faixa de terra de 24 km de largura ligando a Índia aos seus estados do nordeste?

... que Karnataka Khadi Gramodyoga Samyukta Sangha, na cidade de Hubli, é a única unidade na Índia autorizada a fabricar e fornecer a bandeira nacional?

... que o Palácio de Bangalore na Índia, que foi construído para se assemelhar ao Castelo de Windsor na Inglaterra, já recebeu shows de música de bandas como Aerosmith, The Rolling Stones e Deep Purple?

... que a Basílica de Nossa Senhora da Boa Saúde é um dos locais religiosos mais frequentados na Índia, atraindo quase 2 milhões de peregrinos por ano?

... que a Índia estabeleceu sua representação diplomática na Nigéria em 1958, dois anos antes da independência nigeriana do domínio britânico?

... que as relações entre a Índia e as Maldivas se tornaram mais fortes depois que a Índia respondeu ao pedido de ajuda das Maldivas e frustrou uma conspiração militante para derrubar o governo em 1988?

... que o xadrez foi originado na Índia durante o Império Gupta?


Predefinições

Como colaborar

Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com a Índia na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.

  • Ajude a manter este portal atualizado.
  • Dê suas sugestões, críticas ou elogios na página de discussão.
  • Crie artigos de destaque relacionados a esse país dando visibilidade ao assunto escolhido.
  • Adicione novas imagens na galeria.

Imagem selecionada

Karnataka Hampi IMG 0730.jpg

Templo Virupaksha, localizado em Hampi, ruínas da antiga capital do Império Vijayanagara.


Biografia selecionada

SatyajitRay.jpg

Satyajit Ray (em bengali: সত্যজিত রায় ou সত্যজিৎ রায়; 2 de maio de 192123 de abril de 1992) foi um cineasta indiano que é lembrado por muitos como um dos grandes diretores do cinema do século XX. Nasceu na cidade de Calcutá, numa família bengali proeminente no mundo das artes e letras. Começando sua carreira como artista comercial, Ray foi levado ao mundo do cinema após se encontrar com o cineasta francês Jean Renoir e assistir ao filme neorealista italiano Ladri di biciclette, durante uma visita a Londres.

Um cineasta prolífico e versátil, Ray dirigiu 37 filmes, incluindo filmes, documentários e curtas. O primeiro filme de Ray, Pather Panchali, ganhou 11 prêmios internacionais, incluindo "Melhor documentário humano" no Festival de Cannes. Junto de Aparajito e Apur Sansar, o filme forma a "trilogia Apu", vista por muitos como o magnum opus de Ray. Ele trabalhou extensivamente em diversas funções, incluindo roteiro, elenco, trilha sonora, fotografia, direção de arte, edição e confecção de seu próprio material publicitário. Além de fazer filmes, ele foi um autor de ficções, editor, ilustrador, designer gráfico e crítico de cinema. Ray recebeu muitos prêmios importantes em sua carreira, incluindo 32 prêmios nacionais de filmes da Índia, uma série de prêmios no Festival Internacional de Cinema e um Óscar em reconhecimento ao seu trabalho em 1992.


Categorias

Mapa

Tópicos

Portais relacionados

Wikimedia

Índia no Wikinotícias     Índia no Wikiquote     Índia no Wikilivros     Índia no Wikisource     Índia no Wikcionário     Índia na Wikiversidade     Índia no Wikivoyage     Índia no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/%C3%8DndiaWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/%C3%8DndiaWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/%C3%8DndiaWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/%C3%8DndiaWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/%C3%8DndiaWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/%C3%8DndiaWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/%C3%8DndiaWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:%C3%8DndiaCommons-logo.svg