Portal:Índia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Emblem of India.svg
Bem-vindo ao
Portal da Índia
Munshi Ghat in Varanasi.jpgPanthera tigris7.jpgKhajuraho Devi Jagadambi Temple 2010.jpgTaj Mahal in March 2004.jpg
 ver · editar  Introdução
Bandeira da Índia
Emblema da Índia
Localização da Índia.


Índia (em hindi: भारत, Bhārat, pronunciado: [ˈbʱaːrət̪]; em inglês: India, pronunciado: [ˈɪndiə]), oficialmente denominada República da Índia (em hindi: भारत गणराज्य, Bhārat Gaṇarājya; em inglês: Republic of India), é um país da Ásia Meridional. É o segundo país mais populoso, o sétimo maior em área geográfica e a democracia mais populosa do mundo. Delimitada ao sul pelo oceano Índico, pelo mar da Arábia a oeste e pela baía de Bengala a leste, a Índia tem uma costa com 7 517 km de extensão. O país faz fronteira com Paquistão a oeste; China, Nepal e Butão ao norte e Bangladexe e Mianmar a leste. Os países insulares do oceano Índico — Seri Lanca e Maldivas — estão localizados bem próximo da Índia.

Lar da Civilização do Vale do Indo, de rotas comerciais históricas e de vastos impérios, o subcontinente indiano é identificado por sua riqueza comercial e cultural de grande parte da sua longa história. Quatro grandes religiõeshinduísmo, budismo, jainismo e siquismo — originaram-se no país, enquanto o zoroastrismo, o judaísmo, o cristianismo e o islamismo chegaram no primeiro milênio d.C. e moldaram a diversidade cultural da região. Anexada gradualmente pela Companhia Britânica das Índias Orientais no início do século XVIII e colonizada pelo Império Britânico a partir de meados do século XIX, a Índia tornou-se uma nação independente em 1947, após uma luta social pela independência que foi marcada pela extensão da resistência não violenta.

A Índia é uma república composta por 28 estados e sete territórios da união, com um sistema de democracia parlamentar. O país é a sétima maior economia do mundo em Produto Interno Bruto (PIB) nominal, bem como a terceira maior do mundo em PIB medido em Paridade de Poder de Compra. As reformas econômicas feitas desde 1991 transformaram o país em uma das economias de mais rápido crescimento do mundo; no entanto, a Índia ainda sofre com altos níveis de pobreza, analfabetismo, doenças e desnutrição. Uma sociedade pluralista, multilíngue e multiétnica, a Índia também é o lar de uma grande diversidade de animais selvagens e de habitats protegidos.

India geo stub.svg Ler mais ...


 ver · editar Artigos selecionados
Radha-Krishna chess.jpg

O Xadrez na Índia refere-se à contribuição da Índia na história do xadrez que remonta ao século VI, durante o Império Gupta. O país é considerado pela maioria dos historiadores como o berço do chaturanga, a variante reconhecidamente mais antiga do xadrez moderno. Antes do século VI, não existem evidências suficientes para comprovar o emprego da palavra chaturanga no sentido do jogo, pois a palavra também significa a composição do exército indiano da época com bigas, elefantes, cavalos e a infantaria. Menções explícitas descrevendo o jogo na Índia surgiram somente no século IX, porém o poema persa Épica dos Reis relata a chegada do Chatrangue à Pérsia vindo de um reino a oeste, o qual considera-se ser no noroeste da Índia.

Não existem evidências arqueológicas na Índia anteriores ao século IX, sendo impossível datar com precisão quando o jogo surgiu no subcontinente indiano. Entretanto, os relatos persas datados de períodos anteriores e a proximidade de achados arqueológicos no Irã e Uzbequistão mantém a Índia como uma forte candidata a ser o país de origem do xadrez e os arqueólogos indianos ainda esperam encontrar provas que validem esta teoria.


 ver · editar Sabia que?

... que de novembro a abril de cada ano Jammu é a capital de Jammu e Caxemira, o estado mais setentrional da Índia, e que durante o verão Srinagar é a capital?

... que de acordo com uma estimativa quase 95% das flautas da Índia são fabricadas na cidade de Pilibhit?

... que as casas na aldeia indiana Shani Shingnapur não têm portas?

... que a indústria cinematográfica indiana está entre as maiores do mundo?

... que Cherrapunji, uma vila indiana, é o lugar mais chuvoso do mundo?

... que Pescoço de Galinha é uma estreita faixa de terra de 24 km de largura ligando a Índia aos seus estados do nordeste?

... que Karnataka Khadi Gramodyoga Samyukta Sangha, na cidade de Hubli, é a única unidade na Índia autorizada a fabricar e fornecer a bandeira nacional?

... que o Palácio de Bangalore na Índia, que foi construído para se assemelhar ao Castelo de Windsor na Inglaterra, já recebeu shows de música de bandas como Aerosmith, The Rolling Stones e Deep Purple?

... que a Basílica de Nossa Senhora da Boa Saúde é um dos locais religiosos mais frequentados na Índia, atraindo quase 2 milhões de peregrinos por ano?

... que a Índia estabeleceu sua representação diplomática na Nigéria em 1958, dois anos antes da independência nigeriana do domínio britânico?

... que as relações entre a Índia e as Maldivas se tornaram mais fortes depois que a Índia respondeu ao pedido de ajuda das Maldivas e frustrou uma conspiração militante para derrubar o governo em 1988?

... que o xadrez foi originado na Índia durante o Império Gupta?


 ver · editar Predefinições
Séries
Esboços
Ligações
Outros
 ver · editar Como colaborar
Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com a Índia na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.

 ver · editar Imagem selecionada
Pangong Tso lake.jpg

Pangong Tso (também conhecido como Lago Pangong), um lago do Himalaia situado a uma altura de cerca de 4500m, possuindo 134 km de comprimento e estende-se desde a Índia ao Tibete.


 ver · editar Biografia selecionada
Rabindranath Tagore in 1909.jpg

Rabindranath Tagore (em bengali: রবীন্দ্রনাথ ঠাকুর, 7 de maio de 1861 - 7 de agosto de 1941), também conhecido pelo epíteto de Gurudev, foi um poeta bengali, filósofo Brahmo (hindu monoteísta sincrético), artista plástico, dramaturgo, compositor e escritor cujas obras vanguardistas reformularam literatura e música bengali no final do século XIX e início do século XX. Um ícone cultural célebre de Bengala, se tornou o primeiro laureado com o Prêmio Nobel da Ásia, quando ganhou o Nobel de Literatura em 1913.

Um brâmane pirali de Calcutá, Tagore já escrevia poemas aos oito anos. Com a idade de dezesseis anos, publicou sua primeira poesia substancial sob o pseudônimo Bhanushingho ("Sun Lion") e escreveu seus primeiros contos e dramas em 1877. Tagore condenava a Índia britânica e apoiou sua independência.Seus esforços resistiram em seu vasto conjunto de regras e na instituição que ele fundou, Universidade Visva-Bharati. Tagore modernizou a arte bengali desprezando as rígidas formas clássicas. Seus romances, histórias, canções, danças dramáticas e ensaios falavam sobre temas políticos e pessoais.


 ver · editar Categorias
 ver · editar Mapa