Portal:Índia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Emblem of India.svg
Bem-vindo ao
Portal da Índia
Munshi Ghat in Varanasi.jpgPanthera tigris7.jpgKhajuraho Devi Jagadambi Temple 2010.jpgTaj Mahal in March 2004.jpg

Introdução

Bandeira da Índia
Emblema da Índia
Localização da Índia.


Índia (em hindi: भारत, Bhārat, pronunciado: [ˈbʱaːrət̪]; em inglês: India, pronunciado: [ˈɪndiə]), oficialmente denominada República da Índia (em hindi: भारत गणराज्य, Bhārat Gaṇarājya; em inglês: Republic of India), é um país da Ásia Meridional. É o segundo país mais populoso, o sétimo maior em área geográfica e a democracia mais populosa do mundo. Delimitada ao sul pelo Oceano Índico, pelo mar da Arábia a oeste e pela Baía de Bengala a leste, a Índia tem uma costa com 7 517 km de extensão. O país faz fronteira com Paquistão a oeste; República Popular da China, Nepal e Butão ao norte e Bangladesh e Mianmar a leste. Os países insulares do Oceano Índico — Sri Lanka e Maldivas — estão localizados bem próximo da Índia.

Lar da Civilização do Vale do Indo, de rotas comerciais históricas e de vastos impérios, o subcontinente indiano é identificado por sua riqueza comercial e cultural de grande parte da sua longa história. Quatro grandes religiõeshinduísmo, budismo, jainismo e sikhismo — originaram-se no país, enquanto o zoroastrismo, o judaísmo, o cristianismo e o islamismo chegaram no primeiro milênio d.C. e moldaram a diversidade cultural da região. Anexada gradualmente pela Companhia Britânica das Índias Orientais no início do século XVIII e colonizada pelo Império Britânico a partir de meados do século XIX, a Índia tornou-se uma nação independente em 1947, após uma luta social pela independência que foi marcada pela extensão da resistência não violenta.

A Índia é uma república composta por 28 estados e sete territórios da união, com um sistema de democracia parlamentar. O país é a sétima maior economia do mundo em Produto Interno Bruto (PIB) nominal, bem como a terceira maior do mundo em PIB medido em Paridade de Poder de Compra. As reformas econômicas feitas desde 1991 transformaram o país em uma das economias de mais rápido crescimento do mundo; no entanto, a Índia ainda sofre com altos níveis de pobreza, analfabetismo, doenças e desnutrição. Uma sociedade pluralista, multilíngue e multiétnica, a Índia também é o lar de uma grande diversidade de animais selvagens e de habitats protegidos.


Artigos selecionados

Mumbai 03-2016 30 Gateway of India.jpg

O Portal da Índia (em inglês: Gateway of India) é um monumento situado na cidade indiana de Bombaim, construído durante o período colonial britânico (Raj). É um arco do triunfo de basalto, com 26 metros de altura, situado à beira do mar Arábico e de Mumbai Harbour (Front Bay), na zona sul da cidade (South Mumbai), especificamente em Apollo Bunder (Wellington Pier), Colaba, no fim da Chhatrapati Shivaji Marg.

A zona era um molhe simples usado por pescadores que foi renovado e usado como local de desembarque dos governadores britânicos e outras personalidades proeminentes. No passado era a primeira estrutura avistada por quem chegasse de barco a Bombaim. O monumento, por vezes alcunhado Taj Mahal de Bombaim, e é a principal atração turística da cidade.

Foi erigido para comemorar o desembarque do rei Jorge V do Reino Unido e da sua esposa, a rainha Maria, aquando da sua visita à Índia em 1911. Construído em estilo indo-sarraceno, a cerimónia de colocação da primeira pedra ocorreu em 31 de março de 1911, mas o desenho final, da autoria de George Wittet, só foi aprovado em 1914. A construção foi concluída em 1924. A partir de então, o monumento passou a ser a entrada cerimonial da Índia para os vice-reis e governadores de Bombaim.


Sabia que?

... que de novembro a abril de cada ano Jammu é a capital de Jammu e Caxemira, o estado mais setentrional da Índia, e que durante o verão Srinagar é a capital?

... que de acordo com uma estimativa quase 95% das flautas da Índia são fabricadas na cidade de Pilibhit?

... que as casas na aldeia indiana Shani Shingnapur não têm portas?

... que a indústria cinematográfica indiana está entre as maiores do mundo?

... que Cherrapunji, uma vila indiana, é o lugar mais chuvoso do mundo?

... que Pescoço de Galinha é uma estreita faixa de terra de 24 km de largura ligando a Índia aos seus estados do nordeste?

... que Karnataka Khadi Gramodyoga Samyukta Sangha, na cidade de Hubli, é a única unidade na Índia autorizada a fabricar e fornecer a bandeira nacional?

... que o Palácio de Bangalore na Índia, que foi construído para se assemelhar ao Castelo de Windsor na Inglaterra, já recebeu shows de música de bandas como Aerosmith, The Rolling Stones e Deep Purple?

... que a Basílica de Nossa Senhora da Boa Saúde é um dos locais religiosos mais frequentados na Índia, atraindo quase 2 milhões de peregrinos por ano?

... que a Índia estabeleceu sua representação diplomática na Nigéria em 1958, dois anos antes da independência nigeriana do domínio britânico?

... que as relações entre a Índia e as Maldivas se tornaram mais fortes depois que a Índia respondeu ao pedido de ajuda das Maldivas e frustrou uma conspiração militante para derrubar o governo em 1988?

... que o xadrez foi originado na Índia durante o Império Gupta?


Predefinições

Como colaborar

Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com a Índia na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.

  • Ajude a manter este portal atualizado.
  • Dê suas sugestões, críticas ou elogios na página de discussão.
  • Crie artigos de destaque relacionados a esse país dando visibilidade ao assunto escolhido.
  • Adicione novas imagens na galeria.

Imagem selecionada

A nice view of Munnar.JPG

Munnar, uma pequena cidade localizada no distrito de Idukki, ao sul do estado de Kerala, na Índia. O nome é mais frequentemente usado para se referir a toda a área turística, da qual a cidade faz parte.


Biografia selecionada

Chanakya artistic depiction.jpg

Cautília, Kautília ou Kautilya (c. 370 a.C.283 a.C.), também chamado de Chanakya ou Vichnugupta, foi um estadista e filósofo indiano dos séculos IV e III a.C. que serviu como primeiro-ministro de Chandragupta Máuria (r. 322/321–298/297 a.C.), o fundador do Império Máuria. Ele foi fundamental para ajudar Chandragupta a derrubar a dinastia Nanda em Pataliputra, na região de Mágada. Segundo os historiadores, foi graças a seu trabalho que o Império Máuria sob Chandragupta e Asoca (r. 272/268–238 a.C.) tornou-se um modelo de governo eficiente.

Cautília nasceu no seio da casta brâmane (a mais alta classe da sociedade hindu), e recebeu sua educação em Taxasila (atual Taxila, Afeganistão). É conhecido por dominar conhecimentos de medicina e astrologia, e acredita-se que fosse familiar com elementos da aprendizagem persa e grega introduzida na Índia pelos zoroastristas. A ele é atribuída a autoria de um tratado clássico de político, o Artaxastra ("a ciência do ganho material"), uma compilação de quase tudo que havia sido escrito até o momento na Índia a respeito do artha (propriedade, economia ou sucesso material).


Categorias

Mapa

Tópicos

Portais relacionados

Wikimedia

Índia no Wikinotícias     Índia no Wikiquote     Índia no Wikilivros     Índia no Wikisource     Índia no Wikcionário     Índia na Wikiversidade     Índia no Wikivoyage     Índia no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/%C3%8DndiaWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/%C3%8DndiaWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/%C3%8DndiaWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/%C3%8DndiaWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/%C3%8DndiaWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/%C3%8DndiaWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/%C3%8DndiaWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:%C3%8DndiaCommons-logo.svg