Portal:Índia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Emblem of India.svg
Bem-vindo ao
Portal da Índia
Munshi Ghat in Varanasi.jpgPanthera tigris7.jpgKhajuraho Devi Jagadambi Temple 2010.jpgTaj Mahal in March 2004.jpg

Introdução

Bandeira da Índia
Emblema da Índia
Localização da Índia.


Índia (em hindi: भारत, Bhārat, pronunciado: [ˈbʱaːrət̪]; em inglês: India, pronunciado: [ˈɪndiə]), oficialmente denominada República da Índia (em hindi: भारत गणराज्य, Bhārat Gaṇarājya; em inglês: Republic of India), é um país da Ásia Meridional. É o segundo país mais populoso, o sétimo maior em área geográfica e a democracia mais populosa do mundo. Delimitada ao sul pelo Oceano Índico, pelo mar da Arábia a oeste e pela Baía de Bengala a leste, a Índia tem uma costa com 7 517 km de extensão. O país faz fronteira com Paquistão a oeste; República Popular da China, Nepal e Butão ao norte e Bangladesh e Mianmar a leste. Os países insulares do Oceano Índico — Sri Lanka e Maldivas — estão localizados bem próximo da Índia.

Lar da Civilização do Vale do Indo, de rotas comerciais históricas e de vastos impérios, o subcontinente indiano é identificado por sua riqueza comercial e cultural de grande parte da sua longa história. Quatro grandes religiõeshinduísmo, budismo, jainismo e sikhismo — originaram-se no país, enquanto o zoroastrismo, o judaísmo, o cristianismo e o islamismo chegaram no primeiro milênio d.C. e moldaram a diversidade cultural da região. Anexada gradualmente pela Companhia Britânica das Índias Orientais no início do século XVIII e colonizada pelo Império Britânico a partir de meados do século XIX, a Índia tornou-se uma nação independente em 1947, após uma luta social pela independência que foi marcada pela extensão da resistência não violenta.

A Índia é uma república composta por 28 estados e sete territórios da união, com um sistema de democracia parlamentar. O país é a sétima maior economia do mundo em Produto Interno Bruto (PIB) nominal, bem como a terceira maior do mundo em PIB medido em Paridade de Poder de Compra. As reformas econômicas feitas desde 1991 transformaram o país em uma das economias de mais rápido crescimento do mundo; no entanto, a Índia ainda sofre com altos níveis de pobreza, analfabetismo, doenças e desnutrição. Uma sociedade pluralista, multilíngue e multiétnica, a Índia também é o lar de uma grande diversidade de animais selvagens e de habitats protegidos.

India geo stub.svg Ler mais ...


Artigos selecionados

Francisco de Almeida foi o primeiro militar português a navegar pelo porto de Bombaim em 1508.

O domínio português sobre a região atualmente ocupada por Bombaim, a capital financeira da Índia e uma das cidades mais populosas do mundo, teve início em 1535 e terminou formalmente em 1665, embora algumas partes só tenham deixado de ser administradas por portugueses em 1737. Quando os portugueses chegaram à região, situada na costa do mar da Arábia, o local onde hoje se encontra a cidade era constituído por um arquipélago de sete ilhas. Entre os séculos III a.C. e XIV d.C., essas ilhas estiveram sob o controlo de sucessivas dinastias hindus; foram anexadas em 1348 pelo soberano muçulmano de Guzarate, que já controlava há algumas décadas Baçaim e o que é hoje Thane (conhecida como Tana pelos portugueses). Mais tarde, entre 1391 e 1534, as ilhas fizeram parte do Sultanato de Guzarate.

Devido à crescente ameaça colocada pelo poderio do imperador mogol Humaium (r. 1530–1556), o sultão Badur Xá de Guzarate (r. 1526–1537) viu-se obrigado a assinar o Tratado de Baçaim com os portugueses em 23 de dezembro de 1534. Nos termos deste tratado, as sete ilhas de Bombaim, a cidade vizinha estratégica de Baçaim (Vasai) e as suas dependências eram oferecidas a Portugal, o que aconteceu em 25 de outubro de 1535. O arquipélago teve vários nomes em português, até que finalmente se estabilizou a forma Bombaim. Durante o período português, as ilhas foram arrendadas a vários oficiais portugueses.


Sabia que?

... que de novembro a abril de cada ano Jammu é a capital de Jammu e Caxemira, o estado mais setentrional da Índia, e que durante o verão Srinagar é a capital?

... que de acordo com uma estimativa quase 95% das flautas da Índia são fabricadas na cidade de Pilibhit?

... que as casas na aldeia indiana Shani Shingnapur não têm portas?

... que a indústria cinematográfica indiana está entre as maiores do mundo?

... que Cherrapunji, uma vila indiana, é o lugar mais chuvoso do mundo?

... que Pescoço de Galinha é uma estreita faixa de terra de 24 km de largura ligando a Índia aos seus estados do nordeste?

... que Karnataka Khadi Gramodyoga Samyukta Sangha, na cidade de Hubli, é a única unidade na Índia autorizada a fabricar e fornecer a bandeira nacional?

... que o Palácio de Bangalore na Índia, que foi construído para se assemelhar ao Castelo de Windsor na Inglaterra, já recebeu shows de música de bandas como Aerosmith, The Rolling Stones e Deep Purple?

... que a Basílica de Nossa Senhora da Boa Saúde é um dos locais religiosos mais frequentados na Índia, atraindo quase 2 milhões de peregrinos por ano?

... que a Índia estabeleceu sua representação diplomática na Nigéria em 1958, dois anos antes da independência nigeriana do domínio britânico?

... que as relações entre a Índia e as Maldivas se tornaram mais fortes depois que a Índia respondeu ao pedido de ajuda das Maldivas e frustrou uma conspiração militante para derrubar o governo em 1988?

... que o xadrez foi originado na Índia durante o Império Gupta?


Predefinições

Como colaborar

Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com a Índia na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.

Imagem selecionada

Apatani tribal women.jpg

Mulheres apatanis, com ornamentos no nariz feitos de bambu, durante uma celebração de casamento na vila de Hija, na localidade de Ziro, Arunachal Pradesh, Índia.


Biografia selecionada

Jnehru.jpg

Jawaharlal Nehru (em hindi: जवाहरलाल नेहरू, Javāharlāl Nehrū) (Allahabad, 14 de novembro de 1889Nova Délhi, 27 de maio de 1964), também conhecido como Pandit (professor) Nehru ou Pandita Nehru, foi um estadista indiano, que foi o primeiro (e até hoje o de mandato mais longo) primeiro-ministro da Índia, desde 1947 até 1964. Líder da ala socialista no Congresso Nacional Indiano durante e após o esforço da Índia para a independência do Império Britânico, tornou-se no primeiro-ministro da Índia na independência, de 15 de agosto de 1947 até sua morte.

Figura líder do movimento de independência indiano, Nehru foi eleito pelo Partido do Congresso para assumir o posto inaugural de primeiro-ministro da Índia independente, e reeleito quando Partido do Congresso ganhou a primeira eleição geral da Índia em 1952. Como um dos fundadores do Movimento Não-Alinhado, foi também uma figura importante na política internacional do pós-guerra. Ao longo de sua vida, Nehru foi também um defensor do socialismo fabiano e do setor público como o meio pelo qual os desafios de longa data do desenvolvimento econômico poderiam ser abordados pelas nações mais pobres.


Categorias

Mapa

Tópicos

Portais relacionados

Wikimedia

Índia no Wikinotícias     Índia no Wikiquote     Índia no Wikilivros     Índia no Wikisource     Índia no Wikcionário     Índia na Wikiversidade     Índia no Wikivoyage     Índia no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/%C3%8DndiaWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/%C3%8DndiaWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/%C3%8DndiaWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/%C3%8DndiaWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/%C3%8DndiaWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/%C3%8DndiaWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/%C3%8DndiaWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:%C3%8DndiaCommons-logo.svg