Portal:Caxemira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 ver · editar Caxemira

A Caxemira ou, mais raramente, Caxemir (em caxemiriano: کٔشِیر; em balti, poonchi/chibhali e shina: کشمیر; em dogri: em hindi: कश्मीर; em em uigur: كھسىمڭر) é uma região do norte do subcontinente indiano, hoje dividida entre a Índia e o Paquistão. Uma parte foi anexada pela China. Até meados do século XIX, o termo Caxemira denotava geograficamente apenas o vale entre os Himalaias e o Pir Panjal. Atualmente, Caxemira indica uma grande área que inclui o estado administrado pela Índia de Jammu e Caxemira (o vale da Caxemira, Jammu e Ladakh), as províncias administradas pelo Paquistão de Gilgit-Baltistão e Caxemira Livre, e as regiões administradas pela China de Aksai Chin e Shaksgam.



 ver · editar Artigo destacado


O conflito na Caxemira se refere à disputa territorial entre a Índia e o Paquistão (e entre a Índia e a China), pela Caxemira, a região localizada ao extremo noroeste do subcontinente indiano.

A Índia reivindica a totalidade do antigo estado principesco Dogra de Jammu e Caxemira e atualmente administra cerca de 43% da região, incluindo a maior parte de Jammu, Caxemira, Ladakh e o Glaciar de Siachen. A alegação da Índia é contestada pelo Paquistão, que controla cerca de 37% da Caxemira, principalmente Caxemira Livre e as regiões setentrionais de Gilgit e Baltistão. Além disso, a China controla 20% da Caxemira, incluindo Aksai Chin que ocupou na sequência da breve guerra sino-indiana de 1962 e da área de Trans-Karakoram, também conhecida como o Vale de Shaksgam, que foi cedida pelo Paquistão em 1963.

A posição oficial da Índia é que Caxemira é uma "parte integrante" da Índia, enquanto a posição oficial do Paquistão é que a Caxemira é um território disputado cujo estatuto definitivo só pode ser determinado pelo povo da Caxemira. Alguns grupos caxemires acreditam que a Caxemira deve ser independente da Índia e do Paquistão.

Índia e Paquistão se enfrentaram em três guerras pelo território da Caxemira em 1947, 1965 e 1999. Índia e China se enfretaram uma vez em 1962, pelo controle de Aksai Chin, bem como pelo nordeste do estado indiano de Arunachal Pradesh. A Índia e o Paquistão também se envolveram em diversas escaramuças no Glaciar de Siachen. Desde a década de 1990, o estado indiano de Jammu e Caxemira tem sido afetado por confrontos entre caxemires separatistas, incluindo militantes que a Índia alega serem apoiadas pelo Paquistão e as Forças Armadas do Paquistão, o que causaram milhares de mortos.

Ler mais ...



 ver · editar Tarefas

Por onde começar...


Coisas a fazer:

Criar, melhorar e expandir artigos, categorias e predefinições, além de carregar imagens e mapas no Wikimedia Commons relacionados com a Caxemira.


Artigos para desenvolver:

  • Outros artigos:

Artigos para revisar/reciclar:


Artigos para sofrerem fusão: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Artigos para traduzir: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Predefinições a traduzir/completar: Observação importante: Ao criar novos artigos procure criar todos os possíveis redirecionamentos.


 ver · editar Imagem selecionada

Parte sul do vale da Caxemira, em Jammu e Caxemira, na Índia.
 ver · editar Categorias
 ver · editar Mapa

O território em disputa da Caxemira: mostrado em verde está a região da Caxemira sob controle paquistanês (Gilgit Baltistão e Caxemira Livre), a região em laranja representa a região indiana de Jammu e Caxemira, enquanto que o mostrado em marrom-escuro é Aksai Chin e Shaksgam que está sob ocupação chinesa. As linhas em vermelho representam as antigas fronteiras do Principado de Jammu e Caxemira.


 ver · editar Portais relacionados
 ver · editar Wikimedia
Caxemira no Commons Caxemira no Commons
Imagens e mídia
Caxemira no Wikcionário Caxemira no Wikcionário
Definições
Caxemira no Wikilivros Caxemira no Wikilivros
Livros didáticos e manuais
Caxemira no Wikinotícias Caxemira no Wikinotícias
Notícias
Caxemira no Wikiquote Caxemira no Wikiquote
Citações
Caxemira no Wikisource Caxemira no Wikisource
Biblioteca
Caxemira na Wikiversidade Caxemira na Wikiversidade
Recursos de aprendizado