Língua caxemira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde novembro de 2010)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Caxemira (कॉशुर / کٲشُر / kạ̄shur;
कश्मीरी / کشمیری / kashmīrī)
Outros nomes: Caxemíri
Falado em: Caxemira (Índia, Paquistão).
Total de falantes: 4,6 milhões
Posição: 109
Família: Indo-europeia
 Indo-iraniano
  Dárdico
   Línguas caxemiras
    Caxemira
Escrita: Alfabeto perso-arábico e devanágari
Códigos de língua
ISO 639-1: ks
ISO 639-2: kas
ISO 639-3: kas

O caxemira, caxemiriano ou caxemíri (em caxemira: कॉशुर ou کٲشُر, transl. kạ̄shur; em hindustâni: कश्मीरी ou کشمیری, transl. kashmīrī) é uma língua dárdica falada principalmente no vale de Caxemira. Com cerca de 4.611.000 de falantes, é uma das 23 línguas oficiais da Índia. O caxemira pertence ao ramo indo-ariano da família lingüística indo-européia.

Atualmente, o caxemira é escrito no alfabeto perso-arábico (com algumas modificações) e em devanágari. O texto literário caxemira mais antigo em existência é a poesia de Lalleshvari, uma poetisa mística do século XIV.

A alfabetização em caxemira tem sido negligenciada devido a razões políticas, razão pela qual a língua é mais empregada em sua forma falada, embora os falantes de caxemira venham diminuindo em número.

Referência[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre linguística ou um linguista é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.