Portal:Guatemala

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Coat of arms of Guatemala.svg
Bem-vindo ao
Portal da Guatemala
YaxhaNorthAcropolis.jpgJaibalito.JPGGT056-Antigua Arch-low.jpegStar Wars in Guatemala - Tikal.jpgGT056-Antigua GodHouse.jpeg
Cartella viola.jpg
Brosen windrose-fr.svg
ver    
Flag of the Republic of Guatemala
Coat of Arms of the Republic of Guatemala
Location on the world map

A Guatemala (em espanhol: República de Guatemala) é um país da América Central, limitado a oeste e a norte pelo México, a leste pelo Belize, pelo Golfo das Honduras e pelas Honduras e a sul por El Salvador e pelo Oceano Pacífico.

O país mais populoso da América Central, a Guatemala, é uma democracia representativa com a sua capital na Cidade da Guatemala. Embora o país tem sido relativamente estável desde 1996, a história recente da Guatemala, tem sido assolada pela guerra civil e golpes militares, que retardaram o desenvolvimento da nação. Grande parte do interior da Guatemala continuam totalmente subdesenvolvidos, incluindo diversas florestas tropicais do país e as zonas húmidas. A abundância na Guatemala dos ecossistemas biológicos significativos e únicos contribuem para a designação da Mesoamérica como um ponto de acesso de biodiversidade importante. A Guatemala é popular por muitos templos maias como Tikal localizado em Flores (El Petén).


Artigos selecionados

Estrutura A-3 de Seibal.

Seibal (El Ceibal em espanhol) é um sítio arqueológico maia do período clássico situado no norte do departamento guatemalteco de El Petén. Era a maior cidade da região do rio Pasión.

Este local esteve ocupado desde o período pré-clássico até ao período clássico terminal, com um hiato intermédio significativo. A principal fase de ocupação data do final do pré-clássico, seguida de um declínio no início do período clássico. No final do período clássico ocorreu uma significativa recuperação da importância de Seibal, antes do seu abandono total, atingindo um segundo auge entre 830 e 890, com uma população estimada em 8–10 000 pessoas. As datas nas estelas de Seibal são estranhamente tardias, com monumentos a serem dedicados mesmo após o colapso da civilização maia atingir já a maior parte da região de Petén. Muitos dos monumentos tardios de Seibal mostram influência artística do México central e da costa mexicana do Golfo do México.



Você sabia…

  • ... As remessas são a principal fonte de renda estrangeira da Guatemala, o que representa mais do que o valor combinado das exportações e do turismo?
  • ... El Mirador foi de longe a cidade mais populosa da América pré-colombiana e contém a segunda maior pirâmide do mundo em volume?


Categorias

WikiProjetos

Imagem selecionada

Panajachel market 2010.jpg
Dia de mercado em Panajachel, Guatemala.


Biografia selecionada

Rigoberta Menchu 2009 cropped.jpg

Rigoberta Menchú Tum (Uspantán, El Quiché, 9 de janeiro de 1959) é uma ativista política indígena guatemalteca do grupo Quiché-Maia. Menchú dedicou sua vida à divulgação dos direitos feministas indígenas da Guatemala durante e após a Guerra Civil da Guatemala (1960-1996), e à promoção dos direitos indígenas no país.

Foi agraciada com o Nobel da Paz de 1992, pela sua campanha pelos direitos humanos, especialmente a favor dos povos indígenas, sendo Embaixadora da Boa-Vontade da UNESCO e vencedora do Prêmio Príncipe das Astúrias de Cooperação Internacional. Menchú é Embaixadora da Boa Vontade da UNESCO e também se envolveu com partidos políticos indígenas e candidatou-se a presidente da Guatemala em 2007 e 2011.


Coisas que você pode fazer

Artigos para desenvolver:

  • Outros artigos:

Artigos para revisar/reciclar:


Artigos para sofrerem fusão: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Artigos para traduzir: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Predefinições a traduzir/completar: Observação importante: Ao criar novos artigos procure criar todos os possíveis redirecionamentos.

Associados Wikimedia

Guatemala no Wikinotícias     Guatemala no Wikiquote     Guatemala no Wikilivros     Guatemala no Wikisource     Guatemala no Wikcionário     Guatemala na Wikiversidade     Guatemala no Wikivoyage     Guatemala no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/GuatemalaWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/GuatemalaWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/GuatemalaWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/GuatemalaWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/GuatemalaWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/GuatemalaWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/GuatemalaWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:GuatemalaCommons-logo.svg

Recarregar