Portal:Guatemala/Artigo selecionado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 ver · editar Artigo selecionado


Estrutura A-3 de Seibal.
Estrutura A-3 de Seibal.

Seibal (El Ceibal em espanhol) é um sítio arqueológico maia do período clássico situado no norte do departamento guatemalteco de El Petén. Era a maior cidade da região do rio Pasión.

Este local esteve ocupado desde o período pré-clássico até ao período clássico terminal, com um hiato intermédio significativo. A principal fase de ocupação data do final do pré-clássico, seguida de um declínio no início do período clássico. No final do período clássico ocorreu uma significativa recuperação da importância de Seibal, antes do seu abandono total, atingindo um segundo auge entre 830 e 890, com uma população estimada em 8–10 000 pessoas. As datas nas estelas de Seibal são estranhamente tardias, com monumentos a serem dedicados mesmo após o colapso da civilização maia atingir já a maior parte da região de Petén. Muitos dos monumentos tardios de Seibal mostram influência artística do México central e da costa mexicana do Golfo do México.


Leia mais ...



Conflito México-Guatemala se refere aos acontecimentos ocorridos em 31 de dezembro de 1958 quando os barcos pesqueiros mexicanos foram atacados pela Força Aérea Guatemalteca em águas territoriais da Guatemala. As hostilidades foram postas em movimento pela instalação de Miguel Ydígoras como presidente da Guatemala em 2 de março de 1958. O saldo foi de três pescadores mortos e quatorze feridos. Dez dos sobreviventes foram submetidos a interrogatório militar pela Guatemala. A situação causou uma interrupção temporária das relações diplomáticas e comerciais entre o México e a Guatemala, uma ponte fronteiriça foi destruída e os dois países desencadearam um alerta militar.

Leia mais ...