Prémios Princesa das Astúrias

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Entrada do Teatro Campoamor durante a edição de entrega dos prémios em 2005
Emblem of the Prince of Asturias Foundation.svg

Os Prémios Princesa das Astúrias (português europeu) ou Prêmios Princesa das Astúrias (português brasileiro), (em espanhol: Premios Princesa de Asturias, em asturiano: Premios Princesa d'Asturies), denominados entre 1981 e 2014 Prémios Príncipe das Astúrias, são uma série de prémios anuais atribuídos em Espanha pela Fundação Princesa das Astúrias (anteriormente denominada Fundação Príncipe das Astúrias) a pessoas, entidades ou organizações de qualquer parte do mundo que tenham alcançado feitos notáveis nas áreas das ciências, humanidades ou vida pública.

O prémio foi instituído em 24 de setembro de 1980 pelo então Filipe, Príncipe das Astúrias, herdeiro ao trono de Espanha, com o objetivo de "consolidar a ligação entre o principado e o Príncipe das Astúrias e de contribuir para encorajar e promover os valores científicos, culturais e humanistas que são parte da herança universal da humanidade."[1] Os prémios são atribuídos no Teatro Campoamor em Oviedo, capital do Principado das Astúrias. Aos galardoados é oferecida uma escultura do artista espanhol Joan Miró, criada especificamente para a cerimónia.

Com a ascensão ao trono de Felipe VI como rei de Espanha, em 19 de junho de 2014, a fundação e os prémios foram renomeados para "Prémios Princesa das Astúrias", de acordo com o género da nova herdeira ao trono espanhol, Leonor, Princesa das Astúrias.[2] As cerimónias continuarão a ser presididas pelo rei Filipe até a princesa ter idade suficiente para assumir a função.

Laureados[3] [editar | editar código-fonte]

Artes[editar | editar código-fonte]

Comunicação e Humanidades[editar | editar código-fonte]

Cooperação Internacional[editar | editar código-fonte]

Letras[editar | editar código-fonte]

Ciências Sociais[editar | editar código-fonte]

Desporto[editar | editar código-fonte]

Investigação Científica e Técnica[editar | editar código-fonte]

Concórdia[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Princess of Asturias Foundation. Visitado em 18 de junho de 2015.
  2. l Felipe VI: "Quedan convocados por primera vez los premios "Princesa de Asturias". Visitado em 25 de outubro de 2014.
  3. Fundacíon Princesa de Asturias Sítio oficial. Actualizado em 19 de junho de 2015.
  4. Anúncio Oficial.
  5. Anthony Giddens (em português). Visitado em 23 de Abril de 2012.
  6. Anúncio Oficial.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]