Citizendium

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Citizendium
Slogan The Citizens' Compendium
Requer pagamento? Não
Gênero Enciclopédia online
Cadastro Opcional
País de origem  Estados Unidos
Idioma(s) Inglês
Lançamento 25 de março de 2007
Página oficial en.citizendium.org
Gráfico mostrando o número de artigos do Citizendium desde o lançamento do projeto piloto

Citizendium (do inglês "citizens' compendium of everything", em uma tradução livre: "compêndio dos cidadãos sobre tudo") é um projeto comandado pelo co-fundador da Wikipedia, Larry Sanger [1][2][3], seguindo princípios, formato e tecnologia semelhantes à sua antecessora. Combina a participação dos usuários com a orientação de especialistas nas respectivas áreas de formação e atuação profissional. Para já, só existe uma versão, em inglês.[4]

Objetivos[editar | editar código-fonte]

O Citizendium é um projeto experimental que procura combinar a participação pública com orientação de especialistas nas respectivas áreas de conhecimento.[4] Pretende organizar as contribuições dos milhões de intelectuais de todo o mundo, que poderão trabalhar conjuntamente na internet, orientando pessoas comuns que pretendam colaborar na sistematização de conhecimento, todos com o uso de seus nomes reais, formando uma comunidade de cidadãos globais numa forma de universidade aberta. Entre seus contribuidores estarão autores e editores, muitos dos quais não serão doutores nem terão qualquer forma de diploma. O projeto deverá ser orientado por especialistas, não ser feito apenas por especialistas.

No momento o Citizendium existe somente em língua inglesa [4], mas há planos para que novas versões, inclusive em português, sejam lançadas.

História[editar | editar código-fonte]

O projeto foi anunciado inicialmente em 15 de setembro de 2006 e tornado público [4] em 25 de março de 2007. Neste meio tempo se agregaram cerca de uma centena de editores de todo o mundo, especialistas ou não, que começaram a criar seus artigos em língua inglesa.

Críticas à Wikipédia[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Críticas à Wikipédia

Segundo Larry Sanger, que participou da criação do Wikipédia em 2001, a enciclopédia não é muito confiável.[5] Entre alguns problemas que relacionou, concluiu :

Referências

  1. Núria Marrón (10 de janeiro de 2016). «La wikipedia de la wikipedia» (em espanhol). elPeriódico (Tecnología). Arquivado desde o original em 25/01/2016. Consultado em 15 de junho de 2016. 
  2. «Citizendium». Tipógrafos.Net. Arquivado desde o original em 25/04/2013. Consultado em 15 de junho de 2016. 
  3. «Enciclopédia virtual Citizendium quer superar Wikipedia». Diário Digital / SAPO. 13/02/2007. Arquivado desde o original em 15/06/2016. Consultado em 15 de junho de 2016. 
  4. a b c d Nuno Sá Lourenço (07/04/2007). «Citizendium, a Wikipedia bem comportada». NetProf - Clube dos professores portugueses na internet. Arquivado desde o original em 15/06/2016. Consultado em 15 de junho de 2016. 
  5. a b «Criador do Wikipédia diz que site não é confiável». (ANSA +) Folha de S.Paulo. 11/04/2007. Arquivado desde o original em 20/04/2015. Consultado em 16 de junho de 2016. 

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre a Wikimedia ou um dos seus projectos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.