Bill Drayton

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bill Drayton
Bill Drayton
Nome completo William Drayton
Nascimento 15 de junho de 1943 (80 anos)
Nova Iorque, Estados Unidos
Educação Harvard University

Balliol College, Oxford University Yale Law School

Bill Drayton (Nova York 15 de junho de 1943),[1] é um empreendedor social de destaque. Ele é amplamente reconhecido por cunhar o termo de "empreendedorismo social" e por sua fundação da Ashoka, uma organização não governamental que se concentra no empreendedorismo social em escala global.[2]

Desde a sua juventude, Drayton manifestou um profundo interesse pela Ásia, o que o levou a empreender uma viagem à Índia. Durante essa jornada, ele foi testemunha de um notável espírito empreendedor entre as camadas menos privilegiadas da população.

Superando desafios pessoais, ele estabeleceu a Ashoka, que sob sua liderança se destacou como uma das principais organizações no campo do empreendedorismo social. A Ashoka tem como objetivo primordial identificar e apoiar empreendedores sociais talentosos em todo o mundo, com a missão de impulsionar mudanças positivas e fornecer soluções inovadoras para questões sociais e ambientais cruciais.

Em 2005 ele concedeu uma entrevista ao Museu da Pessoa e sua história foi publicada com o título de "Empreender para Revolucionar".[1] Uma de suas reflexões mais marcantes foi a seguinte:

"Se você é uma pessoa que contribui, o mesmo vale aqui, você será uma pessoa feliz. Você começa a ver o que é universal e o que é cultural e entender o que é universal acaba sendo uma lição muito poderosa, o que é realmente importante."

Educação[editar | editar código-fonte]

Estudou História e Economia na Harvard University, onde também fundou a Ashoka Table, um fórum interdisciplinar. Em seguida, obteve um mestrado em Artes no Balliol College da Oxford University, envolvendo-se em ativismo contra a guerra do Vietnã. Por fim, na Yale Law School, ele se destacou por sua maneira crítica e inovadora de encarar o direito e sua relação com a sociedade em constante transformação.[3]

  • História e Economia, Harvard University, 1965, Bachelor of Arts (B.A.)
  • Artes, Balliol College, Oxford University, 1968, Master of Arts (M.A.)
  • Direito, Yale Law School, 1970, Juris Doctor (J.D.)

Carreira[editar | editar código-fonte]

Bill Drayton começou sua carreira como consultor de negócio na Mckinsey & Company, onde ficou quase uma década. Posteriormente durante a presidencia de Jimmy Carter (1977-1981), foi servidor público na agência de proteção ambiental contribuindo na reformulação de leis. Essas experiências o prepararam para fundar a Ashoka em 1980 e promover o empreendedorismo social em escala mundial.[3]

Drayton também atua como professor convidado em diversas universidades renomadas, tais como Harvard University, Stanford University e Oxford University, onde ministra cursos sobre inovação social, mudança de sistemas e educação. Ele é reconhecido como um dos principais especialistas e influenciadores no campo do empreendedorismo social, tendo recebido vários prêmios e honrarias por suas contribuições.

Prêmios e Honrarias[editar | editar código-fonte]

A tabela a seguir apresenta uma lista dos prêmios recebidos por Bill Drayton, fundador e presidente da Ashoka, em ordem decrescente.

2012 Middlebury College's Center for Social Entrepreneurship Vision Award Pelo impacto de suas contribuições ao campo do empreendedorismo social.
2011 World Entrepreneurship Forum's Social Entrepreneur Award Pelo seu trabalho promovendo empreendedores.
2011 John W. Gardner Leadership award Por exemplificar a liderança e os ideais de John W. Gardner.
2011 Prince of Asturias Awards for international cooperation Por promover empreendedores.
2008 Utne Reader magazine's "50 Visionaries Who Are Changing the World" Por ser um visionário que está mudando o mundo.
2009 Honorary degree, Doctorate of Humane Letters, by Yale University Por suas conquistas.
1993 Preiskel–Silverman Fellow for Yale Law School Por suas conquistas.
1986 National Public Service Award Por seus serviços públicos.
1984 MacArthur Fellow Por seu trabalho, incluindo a fundação de Ashoka: Innovators for the Public.

Referências

  1. a b «Empreender para Revolucionar». Museu da Pessoa. Consultado em 26 de setembro de 2023 
  2. «A Ashoka vislumbra Um Mundo de Pessoas que Transformam | Ashoka | Everyone a Changemaker». www.ashoka.org. Consultado em 26 de setembro de 2023 
  3. a b «William Drayton | Ashoka | Everyone a Changemaker». www.ashoka.org. Consultado em 26 de setembro de 2023