Ellen MacArthur

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Ellen MacArthur
Nascimento 8 de julho de 1976 (44 anos)
Cidadania Reino Unido
Ocupação explorador, navegadora
Prêmios Cavaleiro da Legião de Honra, Dama Comandante da Ordem do Império Britânico
Página oficial
https://www.ellenmacarthurfoundation.org/

Ellen Patricia MacArthur, DBE, mais habitualmente conhecida como Ellen MacArthur (Whatstandwell, 8 de Julho de 1976) é uma velejadora britânica. É mundialmente famosa por ser uma velejadora solitária que circum-navegou o globo na regata Vendée Globe, quebrando o recorde mundial pela mais rápida circum-navegação em solitário ao redor do globo em 2005, embora o francês Francis Joyon tenha recuperado o título em 2008.

Após as suas solitárias viagens, ao reutilizar nelas todos os poucos recursos disponíveis e ao compreender a importante na perseveração dos mesmos por estes não serem ilimitados, criou uma fundação com o seu nome e que se tornou um dos rostos da Economia Circular.[1]

Carreira no iatismo[editar | editar código-fonte]

Sua primeira experiência na vela foi no barco de sua tia. Então, aos 17 anos, comprou um barco chamado Iduna e em 1995 correu numa regata para circum-navegar a Inglaterra, solo. Em 1997, correu na regata Mini-Transat, na qual atravessou o Oceano Atlântico, solo, em um barco de 21 pés. Porém, só veio a se tornar famosa quando em 2001 ficou em segundo lugar na regata Vendée Globe com seu barco Kingfisher.

E, em 2004, com seu trimarã B&Q/Castorama, bateu o recorde de travessia transatlântica solo feita por uma mulher. Tornando em 2005 com o mesmo barco, bateu o recorde de circum-navegação do globo solo mais rápida. Em 2009, Ellen anunciou que estaria se retirando das regatas para fazer campanhas ambientais.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]