Portal:Nepal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Listas · Glossários · Índices · Índice A-Z

Nepal

Flag of Nepal.svg

Nepal (em nepalês: नेपाल Loudspeaker.svg? [neˈpaːl]) é um país asiático da região dos Himalaias. É limitado a norte pelo Tibete, região autónoma da China e a leste, sul e oeste pela Índia. É um país sem costa marítima. A sua capital é Catmandu. No país, se situa o Monte Everest, o ponto mais alto da terra, com 8 848 metros, na fronteira norte com a China (Tibete). As principais cidades desta nação são, além da capital, a cidade-lago de Pokhara e Lumbini, onde nasceu Sidarta Gautama, o Buda. Têm grande importância para o turismo, sendo reconhecidas pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura devido ao valor histórico e por lá se encontrar um grande acervo monumental.

É um país pobre, situado na encosta da cordilheira do Himalaia, no centro da Ásia. Tem uma das maiores densidades demográficas do continente, com 184 habitantes por quilômetro quadrado. A população nepalesa é composta de 12 etnias, que convivem harmoniosamente. A agricultura emprega 90% da mão de obra, tornando o país grande fornecedor de arroz para a região. Em vez de construção de estradas, conter a erosão do solo há séculos tem sido a principal ocupação dos governantes, sendo que o sistema de terraços usados na irrigação do arroz é um desafio aos meios usados no ocidente para conter o mesmo tipo de erosão.

Localização do Nepal.

Fundado no século XVIII, o início da era moderna do Reino do Nepal foi levantado pela dinastia Shah, depois de Prithvi Narayan Shah unificar muitos principados na região. O Nepal é um dos poucos países asiáticos que nunca foi colonizado. Após a Guerra Anglo-nepalesa e o Tratado de Sugauli, em 1816, o Nepal tornou-se um aliado do Império Britânico. A democracia multipartidária evoluiu a partir de 1951 a 1960, quando o rei Mahendra promulgou o sistema Panchayat. Em 1990, o governo parlamentar foi restaurado pelo rei Birendra. O Nepal enfrentou uma década de protestos em massa contra o autoritário rei Gyanendra, que culminou na abolição da monarquia em 2008. Sua segunda assembleia constituinte promulgou uma nova constituição em 2015. Hoje, os principais blocos políticos no Nepal são comunistas, social-democratas e nacionalistas hindus.

O Nepal é uma democracia representativa com sete províncias federais. É um país em desenvolvimento, ocupando a 145ª posição no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) em 2014. O país está em transição da monarquia para uma república, sofrendo de altos níveis de fome e pobreza.


Artigo em destaque

Patan durbar square1.jpg

Catmandu (em nepali: काठमांडौ, transl. Kathmandu, AFI: [kɑːʈʰmɑːɳɖuː]; em bhasa: येँ देय्‌) é a capital e a maior cidade do Nepal. Localiza-se no centro do país, a 1370 m de altitude. Tem cerca de 670 000 habitantes. Foi fundada em 723 pelos newares.

A cidade antiga é característica pela grande quantidade de templos e palácios budistas e hindus, a maioria deles do século XVII. Muitos destes monumentos foram estragados por terremotos e contaminação. No vale de Catmandu, há sete sítios classificados pela UNESCO como Património da Humanidade.

Catmandu converteu-se num sítio muito visitado pelos turistas desde a década de 1960, a raiz do movimento hippie.


Mapa

Ethnolinguistic Groups of Nepal.svg


Mapa dos grupos étnicos do Nepal.

Categorias

WikiProjetos

Imagem selecionada

Krishna temple at Patan Durbar Square.jpg

Temple dedicado a Krishna, Patan.

Biografia selecionada

Buddha in Sarnath Museum (Dhammajak Mutra).jpg

Siddhartha Gautama (em sânscrito, सिद्धार्थ गौतम, transliteração IAST Siddhārtha Gautama; em páli, Siddhāttha Gotama), (por vezes, simplificado para Sidarta Gáutama ou Sidarta Gautama) é popularmente chamado simplesmente de Buda ou Buddha (Sct: बुद्ध, Buddha; lit. O Desperto) , foi um príncipe de uma região no sul do atual Nepal que, tendo renunciado ao trono, se dedicou à busca da erradicação das causas do sofrimento humano e de todos os seres, e desta forma encontrou um caminho até ao "despertar" ou "iluminação". Após o que se tornou mestre ou professor espiritual, fundando o budismo.

Na maioria das tradições budistas, é considerado como o "Supremo Buda" (Sammāsambuddha) de nossa era, Buda significando "o desperto". A época de seu nascimento e a de sua morte são incertas: na sua maioria, os primeiros historiadores do século XX datavam seu tempo de vida por volta de 563 a.C. a 483 a.C.; mais recentemente, contudo, num simpósio especializado nesta questão, a maioria dos estudiosos apresentou opiniões definitivas de datas dentro do intervalo de 20 anos antes ou depois de 400 a.C. para a morte do Buda, com outros apoiando datas mais tardias ou mais recentes.


Coisas que você pode fazer

Artigos para desenvolver:

  • Outros artigos:

Artigos para revisar/reciclar:


Artigos para sofrerem fusão: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Artigos para traduzir: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Predefinições a traduzir/completar: Observação importante: Ao criar novos artigos procure criar todos os possíveis redirecionamentos.

Associados Wikimedia

Nepal no Wikinotícias     Nepal no Wikiquote     Nepal no Wikilivros     Nepal no Wikisource     Nepal no Wikcionário     Nepal na Wikiversidade     Nepal no Wikivoyage     Nepal no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/NepalWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/NepalWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/NepalWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/NepalWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/NepalWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/NepalWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/NepalWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:NepalCommons-logo.svg

Recarregar