Portal:Belize

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
ver    

Belize (pronunciado em português europeu[bɨˈlizɨ]; pronunciado em português brasileiro[bɛˈlizi, beˈlizi]; pronunciado em inglês[bəˈliːz] (escutar); no período colonial, designado por Honduras Britânicas) é um pequeno Estado soberano pertencente à comunidade das Caraíbas, situado na costa nordeste da América Central, e onde o inglês é língua oficial, apesar de o crioulo belizenho e de o castelhano serem comumente falados. O Belize é limitado a norte pelo México, a leste pelo golfo de Honduras, banhado pelo mar das Caraíbas (português europeu) (mar do Caribe (português brasileiro)) e a sul e a oeste pela Guatemala. A sua parte continental tem 290 km de norte a sul e 110 km de leste a oeste.

Localização do Belize.
Localização do Belize.

Com 22 960 km² de área e uma população de 333 200 habitantes (est. 2010), o Belize possui a mais baixa densidade populacional da América Central. A taxa de crescimento populacional situa-se nos 3,15% (est. 2012) e é uma das mais altas da região, bem como uma das mais altas de todo o hemisfério ocidental. A abundância de espécies de fauna e flora e a sua diversidade de ecossistemas fazem do Belize um dos locais-chave do Corredor Biológico Mesoamericano.

O Belize tem uma sociedade diversificada, compreendendo uma míriade de culturas e línguas. É a única nação da região com uma herança colonial britânica, mas, sendo parte do ocidente da América Ocidental, partilha uma herança comum com outros países centro-americanos. De um modo geral, o Belize é considerado uma nação com fortes ligações quer às Caraíbas, quer à América Latina.



 ver · editar Artigo em destaque
Pallotti High School na cidade de Belize.
Pallotti High School na cidade de Belize.

A educação no Belize é obrigatória dos 6 aos 14 anos para a educação primária. O sistema educacional de Belize é um agregado de subsistemas educacionais. O sistema é baseado no sistema educacional britânico e é dividido em três níveis: primário, secundário e superior.

Em 2001, 93,2% das crianças com idade entre 5 e 14 anos frequentavam a escola. O Ato Educacional multa os pais em 100 dólares caso suas crianças dentro da idade da educação obrigatória não frequentem a escola regularmente. A educação primária é gratuita, mas gastos relacionados, como uniformes e livros, representam problemas financeiros para famílias pobres. Escolas secundárias e programas de aprendizado e vocacional só possuem capacidade para acomodar metade das crianças que completam a escola primária. Em 2002, a taxa de matrícula na educação secundária das crianças na faixa etária relacionada foi de 99%. Em 1999, 81% das crianças matriculadas na escola primária chegavam à 5ª série. Resultados da Pesquisa de Atividade das Crianças indica que 12% das crianças com idade entre 5 e 14 anos que trabalham não frequentam a escola.

Ler mais ...


 ver · editar Categorias
 ver · editar WikiProjetos
 ver · editar Imagem selecionada


Vista aérea de Corozal, ao norte. Chetumal, México, está no horizonte..
 ver · editar Biografia selecionada
Primeiro ministro de  Belize
Primeiro ministro de  Belize

Dean Oliver Barrow (n. 1951), advogado e político, é o atual primeiro-ministro de Belize. Foi Ministro das Relações Exteriores e o primeiro negro a ocupar o cargo de primeiro-ministro em seu país de 1993 a 1998.

Ler mais ...


 ver · editar Coisas que você pode fazer
Colabore!
Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com Belize na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.


 ver · editar Associados Wikimedia
Belize no Commons Belize no Commons
Imagens e mídia
Belize no Wikcionário Belize no Wikcionário
Definições
Belize no Wikilivros Belize no Wikilivros
Livros didáticos e manuais
Belize no Wikinotícias Belize no Wikinotícias
Notícias
Belize no Wikiquote Belize no Wikiquote
Citações
Belize no Wikisource Belize no Wikisource
Biblioteca
Belize na Wikiversidade Belize na Wikiversidade
Recursos de aprendizado

Recarregar