Portal:Iraque

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Coat of arms of Iraq (2008).svg Bem-vindo ao
Portal do Iraque
Kerbela Hussein Moschee.jpgIraqi boys giving peace sign.jpgAl-Khadhumain shrine in baghdad.jpg

Iraque

Bandeira do Iraque
Escudo de armas do Iraque
Localização do Iraque em um mapa do Oriente Médio e no mundo.

A República do Iraque (em árabe: العراق al-‘Irāq Loudspeaker.svg? العراق, curdo: عيَراق), é um país da Ásia Ocidental (Oriente Médio) que engloba a maior parte da Mesopotâmia, bem como o extremo noroeste da cordilheira de Zagros e a parte oriental do Deserto Sírio. Faz fronteira com a Síria e a Jordânia a oeste, com a Turquia ao norte, com o Irã a leste, e com o Kuwait e a Arábia Saudita ao sul. Possui uma seção estreita de litoral no norte do Golfo Pérsico. Há dois grandes rios em seu território: o Tigre e o Eufrates. Sua capital é a cidade de Bagdá (Bagdad), no centro do país, às margens do rio Tigre.

Existem várias sugestões para a origem do nome do Iraque; uma remonta à cidade suméria de Uruk (ou Erech). Outra sugestão é que Iraque vem da língua aramaica, que significa "a terra ao longo das margens dos rios."

Sob a dinastia Sassânida houve uma região chamada “Iraque de Arabi” que se refere à zona sul e central do Iraque (correspondente com a Babilônia). Al-Iraque era o nome usado em árabe para a terra desde por volta do final da Era Comum.


Artigos selecionados

Iraq header 2.jpg

A Guerra do Iraque, também referida como Ocupação do Iraque ou Segunda Guerra do Golfo, ou Terceira Guerra do Golfo ou ainda como Operação Liberdade do Iraque (em inglês: Operation Iraqi Freedom), foi um conflito que começou a 20 de Março de 2003 com a invasão do Iraque, por uma coalizão militar multinacional liderada pelos Estados Unidos. Formalmente, foi encerrado a 15 de dezembro de 2011.

O principal motivo para a guerra oferecido pelo ex-presidente norte-americano George W. Bush, pelo ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair e pelos seus apoiantes foi de que o Iraque estava desenvolvendo armas de destruição maciça. Estas armas, argumentava-se, ameaçavam a segurança mundial. No discurso do estado da União de 2003, Bush defendeu que os Estados Unidos não poderiam esperar até que a ameaça do líder iraquiano Saddam Hussein se tornasse iminente. Para justificar a guerra, alguns responsáveis norte-americanos referiram também que havia indicações de uma ligação entre Saddam Hussein e a Al-Qaeda. Apesar disso não foram encontradas provas de nenhuma ligação substancial à Al-Qaeda, ou armas de destruição em massa.


Biografia

Iraq, Saddam Hussein (222).jpg

Saddam Hussein Abd al-Majid al-Tikriti, em árabe صدام حسين (Tikrit, 28 de abril de 1937Bagdad, 30 de dezembro de 2006) foi um político e estadista iraquiano; foi o quinto presidente do Iraque de 16 de julho de 1979 até 9 de abril de 2003, e também acumulou o cargo de primeiro-ministro nos períodos de 19791991 e 19942003. Hussein foi uma das principais lideranças ditatoriais no mundo árabe e um dos principais membros do Partido Socialista Árabe Ba'ath, a qual expôs uma mistura de nacionalismo árabe e do socialismo árabe.

Como vice-presidente do enfermo General Ahmed Hassan al-Bakr, Saddam criou forças de segurança através do qual controlou rigidamente o conflito entre o governo e as forças armadas. No início dos anos 1970, Saddam nacionalizou o petróleo e outras indústrias. Os bancos estatais foram postos sob seu controle, deixando o sistema eventualmente insolvente, principalmente devido à Guerra Irã-Iraque, a Guerra do Golfo e as sanções da ONU. Até o fim da década de 1970, Saddam cimentou a sua autoridade sobre os aparatos de governo com os lucros obtidos do petróleo que ajudou a economia do Iraque a crescer a um ritmo rápido. As posições de poder no país foram preenchidas com os sunitas, a minoria que compunha apenas um quinto da população.

Saddam suprimiu vários movimentos, especialmente movimentos xiitas e curdos que pretendiam derrubar o governo ou ganhar independência, respectivamente. Em 1990, invadiu e saqueou o Kuwait. Uma coalizão internacional interveio para libertar o Kuwait na Guerra do Golfo de 1991, mas não pôs fim a ditadura de Saddam.

Em março de 2003, uma coalizão de países liderada pelos Estados Unidos e pelo Reino Unido invadiu o Iraque para depor Saddam, depois que George W. Bush acusou o líder iraquiano de possuir armas de destruição em massa e de ter ligações com a Al-Qaeda. O Partido Baath de Saddam foi dissolvido e a nação fez uma transição para um sistema democrático. Após sua captura em 13 de dezembro de 2003 (na Operação Red Dawn), o julgamento de Saddam ocorreu sob o governo interino iraquiano. Em 5 de novembro de 2006, foi condenado à morte por enforcamento. A execução de Saddam Hussein foi realizada em 30 de dezembro de 2006.


Imagem selecionada

Sabia que?

Nuvola apps filetypes.png

... que o mais antigo sistema de escrita sabido, conhecido como cuneiforme, foi desenvolvido no sul do Iraque durante a civilização suméria?

... que as mais antigas leis foram escritas no Iraque pelo rei sumério Ur-Nammu.

... que o Iraque só perde para a Arábia Saudita em reservas de petróleo.

... que talvez o Iraque possuía electricidade há milhares de anos atrás com a chamada Bateria de Bagdá.

... que a cerveja foi inventada no Iraque.

... que o Iraque é o maior produtor de tamareiras com mais de 400 tipos.


Categorias

Coisas que você pode fazer

Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com o Iraque na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração:

  • Ajude a manter este portal atualizado.
  • Dê suas sugestões, críticas ou elogios na Página de discussão.
  • Crie artigos de destaque relacionados a esse país dando visibilidade ao assunto escolhido.
  • Adicione novas imagens na galeria.


WikiProjetos

LittleIraq.png Você está convidado a participar do WikiProjeto Ásia, um WikiProjeto dedicado a desenvolver e melhorar artigos sobre o Iraque. Flag of Iraq.svg


Portais relacionados

Wikimedia

Iraque no Wikinotícias     Iraque no Wikiquote     Iraque no Wikilivros     Iraque no Wikisource     Iraque no Wikcionário     Iraque na Wikiversidade     Iraque no Wikivoyage     Iraque no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/IraqueWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/IraqueWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/IraqueWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/IraqueWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/IraqueWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/IraqueWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/IraqueWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:IraqueCommons-logo.svg

Purgar cache do servidor