Portal:Estados Federados da Micronésia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Flag of Federated States of Micronesia.svg Micronésia Seal of the Federated States of Micronesia.svg

Estados Federados da Micronésia

LocationMicronesia.png

Estados Federados da Micronésia (pronúncia inglesa: /ˌmaɪkroʊˈniːʒə/; originalmente Federated States of Micronesia; também chamada de Micronésia) (abrev. EFM) é uma nação insular, composta de cerca de 607 ilhas que se estendem por 2900 km pelo arquipélago das Ilhas Carolinas, a leste das Filipinas, no Oceano Pacífico; ao norte, localiza-se a Papua Nova Guiné. O país é um Estado soberano em livre associação com os Estados Unidos, país que tem total responsabilidade pela a defesa dos EFM. Os Estados Federados da Micronésia faziam parte do Protectorado das Ilhas do Pacífico das Nações Unidas, das Nações Unidas sob administração estadunidense. Em 1979 o país adotou uma constituição, e em 1986 a independência foi alcançada sob um Tratado de Livre Associação com os Estados Unidos.

O país é composto de quatro principais grupos de ilhas: Chuuk, Kosrae, Yap e Pohnpei, onde localiza-se a capital Palikir. Separada dos quatro principais estados, há as ilhas de Nukuoro e Kapingamarangi, que geograficamente e politicamente são parte da Micronésia, porém linguisticamente e culturalmente, seriam da Polinésia: os idiomas falados nestas duas ilhas são da família samoana das línguas polinésias. A maior cidade dos EFM é Kolonia, capital de Pohnpei.

Os Estados Federados da Micronésia são governados por um Congresso unicamaral com 14 membros eleitos pelo voto popular. Quatro senadores - um de cada estado - têm mandatos de 4 anos; os restantes 10 senadores representam os distritos de acordo com a respectiva população e têm mandatos de dois anos. O Presidente e o Vice-Presidente são eleitos pelo Congresso de entre os quatro representantes dos estados, para mandatos de 4 anos. As suas posições no Congresso são depois preenchidas por eleições especiais. Não existem partidos políticos organizados.



Artigo em destaque

Trajetória do tufão Haiyan

O tufão Haiyan (conhecido também como supertufão Haiyan, designação internacional: 1330, designação JTWC: 31W, designação PAGASA: Yolanda) é um poderoso ciclone tropical que chegou a atingir velocidades máximas de ventos de 315 quilômetros por hora, sendo considerado o ciclone mais forte já registrado na história, superando o tufão Tip de 1979. Formado a partir de uma baixa pressão no oceano Pacífico perto das costas da Micronésia, o sistema continuou a se desenvolver até alcançar o máximo pico de intensidade. Haiyan é o quinto supertufão da ativa temporada de tufões no Pacífico de 2013 e seu nome foi dado pela República Popular da China e significa petrel (海燕) em chinês.


Ler mais ...


Categorias

WikiProjetos

Imagem selecionada


Ulithi-Dancers.jpg
Dança tradicional no atol Ulithi.


Coisas que você pode fazer

Artigos para desenvolver:

  • Outros artigos:

Artigos para revisar/reciclar:


Artigos para sofrerem fusão: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Artigos para traduzir: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Predefinições a traduzir/completar: Observação importante: Ao criar novos artigos procure criar todos os possíveis redirecionamentos.

Associados Wikimedia


Recarregar


Cartella viola.jpg
Portal.svg
ver