Portal:Estados Federados da Micronésia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bem-vindo ao
Portal dos Estados Federados da Micronésia
Bandeira dos Estados Federados da Micronésia
Bandeira dos Estados Federados da Micronésia
Mapa dos Estados Federados da Micronésia
Mapa dos Estados Federados da Micronésia

Os Estados Federados da Micronésia (siglados como EFM; em inglês: Federated States of Micronesia, siglados como FSM), coloquialmente chamados apenas de Micronésia (em inglês: Micronesia, pronunciado em inglês[maɪkroʊˈniːʒə] (escutar)), são uma nação insular da Oceania, composta por cerca de 607 ilhas que se estendem por 2 900 km pelo arquipélago das Ilhas Carolinas no oceano Pacífico, a leste das Filipinas e a norte da Papua-Nova Guiné. O país é um Estado soberano em livre associação com os Estados Unidos, país que tem total responsabilidade pela defesa dos EFM. O território do atual Estado fazia parte do Protetorado das Ilhas do Pacífico, das Nações Unidas, sob administração tutelar dos Estados Unidos. Em 1979, o país adotou uma constituição e, em 1986, a independência foi alcançada sob um Tratado de Livre Associação com os Estados Unidos.

O país é composto por quatro principais grupos de ilhas-estados: Chuuk, Kosrae, Yap e Pohnpei, onde localiza-se a capital Paliquir (Palikir, em inglês). Separada dos quatro principais estados, estão as ilhas de Nukuoro e Kapingamarangi, que geográfica e politicamente fazem parte da Micronésia, porém linguística e culturalmente, seriam mais adequadamente associados à Polinésia (os idiomas falados nestas duas ilhas são da família samoana das línguas polinésias). A maior cidade dos EFM é Kolonia, capital de Pohnpei.

Artigo selecionado

O primeiro europeu a visitar as ilhas Carolinas em 1527 foi o explorador português Diego da Rocha, que chamou-as de “Ilhas Sequeira”, mas os navegadores espanhóis que as conheceram a partir de 1543 chamaram-lhes “Novas Filipinas”, até que o almirante Francisco Lazeano lhes deu o nome de Carolinas, em homenagem ao rei Carlos II de Espanha, em 1686. No entanto, só em 1875 a coroa espanhola declarou suas estas terras, fazendo algumas tentativas para fazer valer o seu “direito” contra a Alemanha, que tinha ocupado Yap e pediu a arbitragem do Papa Leão XIII em 1885, que decidiu a favor de Espanha, mas permitindo aos alemães direitos de comércio livre. Só então Espanha começou a ocupar aquelas ilhas, em 1886.

Em 1899, depois da Guerra Hispano-Americana, a Espanha vendeu as ilhas à Alemanha por 25 milhões de pesetas (cerca de um milhão de libras). O Japão ocupou as ilhas em 1914 e administrou-as por mandato da Liga das Nações a partir de 1920, mas depois da sua derrota na Segunda Guerra Mundial, as ilhas passaram a ser administradas pelos Estados Unidos, como parte do Protectorado das Ilhas do Pacífico das Nações Unidas. A 10 de Maio de 1979, quatro distritos do protectorado ratificaram uma nova constituição em que adoptaram o nome de Estados Federados da Micronésia. A 3 de Novembro de 1986, o governo desta federação assinou um Tratado de Livre Associação com os EUA, que passaram a ter autoridade total e responsabilidade pela defesa do território, além de terem instituído um programa federal de assistência aos Estados Federados da Micronésia.

Artigos destacados e bons

Bandeira de Yap

Yap (ou Wa'ab em yap ) é um dos quatro estados que fazem parte dos Estados Federados da Micronésia. Yap é o estado mais ocidental da federação, localizada a meio caminho entre as ilhas de Guam e Palau. O estado tem uma área de 102 km².

Artigos selecionados

Colonia é a capital dos estado de Yap, Estados Federados da Micronésia. Administra a ilha de Yap propriamente dita e 130 atóis. Em 2003, tinha 6.300 habitantes. Colonia tem vários hotéis e um porto.

Imagem selecionada

Pista do aeroporto do atol de Pingelap

Por onde começar...

O básico

Boas-vindas · Como contribuir · Portal comunitário · Ajuda

Normas

Os cinco pilares · O que a Wikipédia não é · Direitos de autor

Wikiprojeto principal

Oceania

Categorias relacionadas

Sabias que...

  • ... A Micronésia inclui arquipélagos e ilhas isoladas, localizadas no noroeste do Pacífico.
  • ... Quinze línguas vernáculas e vários crioulos são falados na Micronésia.
  • ... A Micronésia é um Estado federal do Pacífico Ocidental composto por quatro estados: Chuuk, Kosrae, Pohnpei e Yap.
  • ... A Micronésia está localizada em parte do arquipélago das Ilhas Carolinas.
  • ... Cinco línguas vernáculas são faladas no Estado de Yap: Nguluwan, Satawal, Ulithi, Woleai e Yap.
  • ... A Micronésia é constituída por cerca de duas mil ilhas que cobrem 2.700 km2, espalhadas por mais de 7 milhões de quilómetros quadrados.
  • ... Cinco aeroportos servem a Micronésia, incluindo o Aeroporto de Truk, o Aeroporto de Kosrae, o Aeroporto de Yap e o Aeroporto de Pohnpei.
  • ... Quatro línguas vernáculas são faladas no Estado de Chuuk: Chuuk, Mortlock, Paafang e Puluwat.
  • ... Cinco línguas vernáculas são faladas no Estado de Pohnpei: Kapingamarangi, Mokil, Nukuoro, Pingelap, Pohnpei.
  • ... A língua Nguluwan, sendo absorvida pela língua Yap, é falada por apenas 50 falantes em 2000.

Estados Federados da Micronésia em outros projetos de Wikimedia

Wikivoyage
Wikivoyage

'

Outros portais
Descubra a Wikipédia utilizando portais