Ilhas do Mar de Coral

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2015). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Localização das ilhas

As Ilhas do Mar de Coral (em inglês: Coral Sea Islands, pronunciado: [ˈkɒɹəl siː ˈaɪləndz]), oficialmente Território das Ilhas do Mar de Coral (em inglês: Coral Sea Islands Territory), são um grupo de ilhas e atóis coralinos no Mar de Coral, ao largo da Grande Barreira de Coral, na costa nordeste da Austrália, e cobre uma área de 780 000 km². As mais importantes são Cato e Chilcott, no grupo Coringa, e o arquipélago Willis. As ilhas estão desabitadas, exceto por uma estação meteorológica na Ilha Willis.

Este arquipélago tem, desde 1969, o estatuto de território controlado diretamente pelo Departamento do Ambiente da Austrália, a partir de Canberra.

A Ata de Constituição do Território não estabelece administração sobre as ilhas por parte da Austrália, mas o controle sobre as atividades de quem visita a área. No entanto, essa situação pode mudar se for dado início à exploração de jazidas de hidrocarbonetos e ao desenvolvimento da promissora indústria da pesca.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Austrália é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.