Kızıl Kule

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
A torre vista do mar.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Kızıl Kule


A Kızıl Kule (Torre Vermelha) é um dos principais monumentos da cidade de Alanya, situada à beira do Mar Mediterrâneo, no sul da Turquia. O edifício é considerado um dos símbolos da cidade e figura no logotipo da cidade.[nt 1]

A construção da torre foi inicada nos primeiros tempos do reinado do sultão anatólio Aladino Keykubad I, líder do Sultanato de Rum, e foi completada em 1226. Aladino conquistou a cidade em 1221 e resolveu dotá-la de um monumento que mostrasse o poderio dos turcos seljúcidas sobre a cidade e os mares.[1] O sultão foi buscar a Alepo, na Síria, o famoso arquiteto Ebu Ali Rehç el Kettani (ou Ebu Ali Reha) para dirigir o projeto e a construção.[2] A qualidade da construção é tal, que é considerada um dos melhores exemplos ainda existentes da arquitetura militar medieval e é a construção seljúcida melhor preservada de Alanya.

A torre octogonal ergue-se junto ao porto e, a pouca distância da tersane (estaleiro naval) sua contemporânea, no sopé da encosta costeira do castelo de Alanya. Tem 33 m de altura no lado oeste e 35 m no lado leste. O nome da torre provem da cor da pedra e tijolos com que foi construída.

Desde 1979 funciona na torre o Museu Etnográfico de Alanya, o qual além de mostrar aos vistantes a história da torre e da cidade, tem uma exposição de heráldica que inclui a águia bicéfala seljúcida que figura na bandeira de Alanya. A entrada é paga, dando o bilhete direito a visitar a torre e o museu.[nt 1]

A torre figurou na nota de 250 000 liras turcas que circularam entre 1992 e 2005.[3]

Notas

  1. a b Texto inicialmente baseado no artigo «Kızıl Kule» na Wikipédia em inglês (acessado nesta versão).

Referências

  1. "Ancient cities and historical sites - Alanya". www.antalya-ws.com (em inglês). Antalya Web Site. Arquivado desde o original em 2010-06-20. Consult. 2010-07-04. 
  2. "Alanya Kızıl Kule". www.turkishclass.com (em inglês). Turkish Language Class. 2006-11-09. Consult. 2010-07-04. 
  3. "E 7 - Two Hundred and Fifty Thousand Turkish Lira I. Series". www.tcmb.gov.tr (em inglês). Banco Central da República da Turquia. Consult. 2010-07-04. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • "Alanya Guide 2000". www.alanyaguide.org (em inglês). Alanya Guide; Jornal Yeni Alanya. Consult. 2010-07-04.