Gloria Swanson

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Gloria Swanson (Chicago,EUA, 27 de março de 1899_ Nova York , EUA,  04 de abril de 1983) nome artístico de Gloria Mae Josephine Swanson, foi uma atriz, cantora e produtora americana, vencedora de um Globo de Ouro e indicado para o Oscar de Melhor Atriz por três vezes.

Na década de 1920 brilhou como uma das principais estrelas do cinema mudo , colaborando em produções de Rudolph Valentino , Cecil B. DeMille e Erich Von Stroheim , e foi uma das mais fascinante e controversas por seus extravagantes luxos e agitada vida de atrize; ao longo de sua vida, ele teve seis casamentos e vários romances muito comentado pela imprensa. Em um alguns anos ele rodou mais de vinte filmes e em 1929 foi nomeada para a primeira edição dos Oscars por “Sadie Thompson” (PT: A Sedução do Pecado). Em seu apogeu com a empresa Paramount apreciado um salário anual de um milhão de dólares , uma soma colossal para a época; mas o advento do cinema falado a levou a perder repentinamente  a popularidade com o público, como aconteceu com quase todas as estrelas do momento. Aposentou-se de filmes aos 35 anos de idade, embora tenha continuado a trabalhar em rádio e televisão, e de meia - idade reapareceu triunfante no grande ecrã “Sunset Boulevard” (1950) Billy Wilder.

Gloria Swanson
Glória Swanson (1921)
Nome completo Gloria Josephine Mae Swanson
Nascimento 27 de março de 1899
Chicago, Estados UnidosEstados Unidos
Nacionalidade Estados Unidos Estadunidense
Morte 4 de abril de 1983 (84 anos)
Ocupação Atriz
Atividade 1914 - 1981
Cônjuge Wallace Beery (1916–1919)
Herbert K. Somborn (1919–1922)
Henri de la Falaise (1925–1931)
Michael Farmer (1931–1934)
George Davey (1945–1948)
William Dufty (1976–1983)
Globos de Ouro
Melhor Atriz Drama
1952 - Crepúsculo dos Deuses
IMDb: (inglês)

Biografia[editar | editar código-fonte]

Gloria Swanson em Crepúsculo dos deuses como Norma Desmond

Seu nome completo era Gloria Mae Josephine Svensson e foi a filha de um soldado sueco . Por conta dos destinos sucessivos de seu pai, sua infância foi gasto em Porto Rico (onde ele aprendeu a falar espanhol), Chicago e Flórida . Quando jovem , ela foi atraída para o mundo da atuação, e aos 15 anos de idade, ela estreou como um bônus em um pequeno estudio de Chicago: Essanay . Depois de realizar vários trabalhos como extras , que coincidiu com o jovem Charles Chaplin , ela decidiu a dedicar-se os filmes. Pouco depois de seus pais se separaram, e ela se mudou com sua mãe para a Califórnia.

Antes de deixar Chicago, Gloria Swanson trabalhou com Chaplin em dois filmes onde jogou papéis menores, no segundo Chaplin trabalhou como protagonista e diretor. Instalada na Califórnia, desde 1916 Swanson rodou várias comédias com Bobby Vernon , produzidos por estudos Keystonne , até que em 1919 assinou um contrato com Paramount através da mediação do diretor Cecil B. DeMille . Esse foi o início de sua ascensão meteórica.

Ele passou e reverenciado por DeMille, que rolou vários filmes feitos para medir, Gloria Swanson deixou de ser uma atriz de comédia ingênua para se tornar uma heroína de argumentos românticas e provocantes com que ele forjou uma imagem de mulher fatal que parecia para corresponder sua vida privada colorida, marcada por casamentos fugazes e costumes ostentosos. Antes de virar os 25 anos, ela já tinha casado e divorciado duas vezes. Ele contratou seu primeiro casamento com apenas 17 anos, com o ator Wallace Beery , que maltratou: estuprou-a em sua noite de núpcias, e quando ela ficou grávida, enganando-a sobre com uma mistura que causou o aborto. Eles se divorciaram em 1919 e em poucos meses Swanson casou com ​​Herbert K. Somborn, presidente da produção da empresa Patrimônio Pictures . Eles tiveram uma filha, Gloria, mas se divorciaram em janeiro de 1925, após um julgamento sensacional em que Somborn acusou a atriz de ter cometido adultério com 13 homens, incluindo Cecil B. DeMille e Rudolph Valentino.

Apesar de sua pequena estatura (1,55 m.) Swanson encheu a tela com características felinas e vestuário sofisticado, com uma profusão de sedas, peles, jóias, canetas e outros acessórios. No filme “Male and Female” (PT: Macho e Fêmea) (1919) posou com um leão, causando sensação. Tornou-se um ícone da moda, e sua vida privada foi avidamente seguida pela imprensa.

Em 1921, Gloria Swanson começou a trabalhar com outro diretor em ascensão, Sam Wood , que dirigiu-a com Rudolph Valentino em “Beyond the Rocks” (PT:Esposa e Mártir) . Este filme foi dado como desaparecido há décadas, mas, felizmente, uma cópia foi recuperada na a Holanda em 2004, e agora está disponível em formato DVD .

Em 1925 Swanson estrelou em co-produção “Madame Sans-Gene”, de Léonce Perret , cuja filmagem foi desenvolvido na França, palácios e jardins de valor histórico, que era uma novidade para filmes mudos foi gravado quase inteiramente em estúdios com decorações simples. Swanson passou quatro meses na França, onde conheceu seu futuro terceiro marido, o Marquês Henri de La Falaise , contratado como seu intérprete. O marquês tinha laços familiares com os Hennessy , produtores famosos de conhaque , mas faltava empregos fortuna e de estada aceite de pouca relevância. Apesar da economia modesta de seu novo marido, Gloria Swanson voltou para os EUA em uma grande forma , com o apelido de "marquesa"; e, na verdade, foi a primeira estrela de cinema que tinha laços familiares com nobreza europeia (seguiria anos mais tarde por Grace Kelly ). Os milhares de fãs receberam com desfiles barulhentos nas ruas de Nova York e Los Angeles.

Para Paramount , Gloria Swanson era a sua principal figura, sucesso de público garantido. Ela tinha uma legião de fãs de que a contabilidade Ele recebeu 10.000 cartas por semana. Para manter exclusivamente de acordo com o sistema de estrelas, em vigor, a empresa reuniu todos os seus caprichos, autorizados a escolher as roupas e colaboradores, e deu um contrato com um salário anual de um milhão de dólares, era uma figura formidável no momento. Swanson desperdiçou dinheiro com luxos ostentação, incluindo um palácio italiano desproporcional. Mas ela não estava satisfeito: ele aspirava a maior potência e independência criativa, e em 1927 decidiu a quebrar seu contrato para criar um nome de empresa que iria trabalhar com a United Artists . Depois disso, ela iria decidir quais filmes teria, quando e com quem.

Sua primeira produção independente foi “The Love of Sunya”, um filme sobre uma mulher com poderes e que sofreram vários contratempos durante as filmagens em Nova York: Swanson também serviria como produtor e tarefa a transbordou, e sobre o outro lado das sequências fantásticas com efeitos ópticos eram difíceis de fotografar. A diva teve muito mau ou apenas mau resultado era temido, mas, eventualmente, o filme teve uma recepção comercial e de crítica aceitável, evitando um colapso total; No entanto, a receita mal cobria o custo do filme e este, por uma estrela como Gloria Swanson, supostamente uma falha no disco. Em o conselho do executivo Joseph M. Schenck , Swanson decidiu voltar a Hollywood para produzir um filme mais comercial; Ele decidiu rodar “Sadie Thompson”, com base em um controverso argumento de W. Somerset Maugham sobre a relação entre uma mulher perdida e missionário em Samoa . Com Lionel Barrymore como co - estrela, este filme dirigido por Raoul Walsh gerado grande controvérsia e terminou -se ser um sucesso, dando Swanson indicação ao Oscar (prêmio estabelecido a um ano), e levantando um milhão de dólares apenas nos Estados Unidos.

Romance com Joseph P. Kennedy:[editar | editar código-fonte]

Swanson divorciou em 1930 do Marquês de La Falaise, depois de quase três anos sem convivência na qual a atriz gostava de Joseph P. Kennedy , pai do futuro presidente dos EUA John F. Kennedy . Joseph tinha grande poder na indústria do cinema, como a empresa conseguiu RKO Pictures e também era apoiado financeiramente outros estudos. Dizia-se dele para perseguir seu romance com Swanson, ele afastou o Marquês ao dar-lhe um emprego em Paris como representante da empresa Pathé .

O caso de amor entre Joseph P. Kennedy e Gloria Swanson ajudaram a atriz a se tornar um dos personagens mais poderosos da indústria cinematográfica na época. Graças a ele, Gloria Swanson pode emancipar-se da Paramount , fundar uma empresa e assegurar o financiamento para dois de seus filmes mais ambiciosos, “Queen Kelly” e “The Intruder”, que tivram resultados muito diferentes .

Cinema Sonoro e a sua retirada das telas:[editar | editar código-fonte]

“Quenn Kelly”, dirigida por Erich von Stroheim e filmado na Europa e África, foi um desastre total: Von Stroheim foi demitido, Swanson não gostou das cenas filmadas na África, o orçamento subiu ... Era um filme condenado a ser inconclusivo e Kennedy não estava realmente interessado em resolver a situação, preferindo se concentrar em sua carreira política. Finalmente, o filme foi refeito apenas com cenas filmadas na Europa, e foi lançado; mas não nos Estados Unidos.

“The Intruder” foi seu primeiro filme de som (embora também foi distribuído em versão muda) e obteve resultados muito melhores: desde que a diva teve outra indicação ao Oscar, e foi um sucesso comercial, é tudo o que ela alcançou na era do som em “Sunset Boulevard”.

A chegada do cinema falado foi uma crise total, como todas as grandes estrelas do cinema mudo, decidiu retirar-se da interpretação, com apenas 35 anos de idade depois de vários fracassos comerciais.

Em março 1929 Swanson e outros atores (Mary Pickford , Dolores del Rio, Charles Chaplin) havia participado de um programa rádio mostrando  ao público que poderiam fazer suas vozes; as estrelas estavam confiantes de que poderiam se adaptar a as novas talkies que estava começando a produzir. Mas vários deles, de origem estrangeira, muito marcados em sotaques ou não dominam o sotaque Inglês, e público em geral perdeu o interesse em alguns ídolos cujos gestos teatrais, mimetismo próprio, foi cenas inventadas com som. Nos próximos cinco anos Swanson rodou vários filmes sonoros como que uma viúva, “Indiscreet” e “Music in the Air” (1934). Todos falharam no escritório de caixa, embora o seu trabalho em “Music in the Air” teria consequências 15 anos depois: graças a este filme Billy Wilder eu tinha em mente levando-a para filmar “Sunset Boulevard” .

Em 1931, ele distanciou se Joseph P. Kennedy, contratada para seu quarto casamento, desta vez com Michael Farmer. Ele teria que repetir o casamento em alguns meses, desde que o seu divórcio com o Marquês de La Falaise não tinha sido concluída a formalização. O agricultor e a atriz e tiveram uma filha, Michelle, em 1932, mas o casal se divorciou apenas dois anos mais tarde, após um romance de Swanson com o ator britânico Herbert Marshall . Eles mantiveram o relacionamento por três anos até Swanson decidiu quebrar com Marshall não queria para se divorciar de sua esposa. Até então, Swanson tinha adicionado seu terceiro filho, Sonny adotado.

Em 1938, Gloria Swanson mudou para Nova York e fundou uma pequena empresa de patente chamado Multiprises , que manteve seu ocupados durante os anos da Segunda Guerra Mundial . Este negócio foi destinado a atrair cientistas e pesquisadores judeus perseguidos na Europa. Graças à iniciativa de Swanson, muitos deles salvaram-se, e várias de suas invenções foram aplicados na indústria.

Sunset Boulevard e o retorno triunfal:[editar | editar código-fonte]

Após oito anos de aposentadoria, Gloria Swanson fugazmente devolveu os conjuntos em 1941 para filmar a comédia “Father Takes a Wife”, que foi um fracasso comercial, com perdas estimadas em US $ 108.000.

O retorno triunfante de Gloria Swanson para as telas veio de “Sunset Boulevard” (PT: Crepúsculo dos Deuses ) de Billy Wilder (1950).

Swanson foi vários anos removidos do filme, embora ainda ativa na TV, em “A Hora de Gloria Swanson”. Ela reagiu positivamente quando lhe foi oferecido o papel, mas ficou indignada quando soube que Billy Wilder queria testar fundição, como foi feito com os jovens atores. A veterana atriz ressaltou seu passado como uma estrela da Paramount , e só concordou com o teste sobre o conselho do diretor George Cukor , que disse algumas palavras premonitórias, " Se você é convidada a fazer dez testes, fazes e se não, eu mesmo vou atirar. No futuro, você vai se lembrar deste papel ".

Swanson rodou “Sunset Boulevard” contrariando a opinião de outras estrelas do cinema mudo como Mary Pickford e Mae Murray , que criticaram o argumento por considerar dar uma imagem negativa do seu trabalho. Mas o filme acabou até sendo um sucesso formidável foi indicado para nove prêmios da Academia (pelo qual ganhou três) e da revista Time informou que "em Sunset Boulevard, o pior de Hollywood é mostrado pelo melhor de Hollywood." É dito que, em uma exibição privada do filme antes de seu lançamento, Barbara Stanwyck curvou para beijar Swanson em sinal de veneração, impressionado com seu trabalho.

A interpretação de Norma Desmond deu a Gloria Swanson um Globo de Ouro e sua terceira indicação para o Oscar de Melhor Atriz; mas a estatueta não foi para ela e nem a Bette Davis (nomeado por Eve ), mas a Judy Holliday por “Born Yesterday”.

Gloria Swanson e Billy Wilder, c. 1950

Também hoje, graças a “Sunset Boulevard”, Gloria Swanson foi para a primeira edição do Festival de Cinema de San Sebastian (onde conheceu Lola Flores ) e ofereceu mais papéis, embora em produções com menor orçamento como “My Son Nero” (1956; com Alberto Sordi e uma jovem Brigitte Bardot ), “Airport 75” (1975) e o filme de TV “Bee Killers“ (1977).

Últimos anos e morte:[editar | editar código-fonte]

Ela também participou em várias peças na Broadway com outros veteranos como Joseph Ferrer e David Niven , e em 1964 desempenhou um papel em um episódio da série de televisão Lei de Burke , que foi nomeado para um Globo de Ouro. Ele fez aparições em vários programas TV, como os de Carol Burnett e Johnny Carson . Ao longo de sua vida, ele tocou outras áreas, como design de moda, cosméticos com produtos naturais e aconselhamento dietético (ele era uma seguidora da macrobiótica). Na sua velhice ele entreteve produzindo pinturas e esculturas.

Interpretando Norma Desmond em “Sunset Boulevard”, Swanson disse neste filme: "Sem mim não haveria Paramount", que provavelmente era verdade durante os seus anos de esplendor.

A atriz se casou mais duas vezes: em 1954 com William N. Davey, que se divorciou apenas um ano mais tarde; e após 30 anos de solteirice ele se casou em 1976 com o escritor William Duffy, co - autor do livro de memórias de Billie Holiday. O casal permaneceu casado até quando Gloria Swanson morreu em Nova York vítima de um ataque cardíaco aos 84 anos de idade.

A atriz publicou em 1980, uma autobiografia, Swanson em Swanson , onde ele revelou detalhes marcantes de sua vida privada. Foi um bestseller e foi traduzido para várias línguas.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Gloria Swanson, 1921

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Foi indicada três vezes ao prêmio Oscar, na categoria de melhor atriz, pelos filmes Sadie Thompson (1929), The Trespasser (1930) e Sunset Boulevard (1951).

Applications-multimedia.svg A Wikipédia possui o


Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Gloria Swanson