Psycho (1998)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde julho de 2012). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Pode encontrar ajuda no WikiProjeto Cinema.
Se existir um WikiProjeto mais adequado, por favor corrija esta predefinição. Este artigo está para revisão desde julho de 2012.
Psycho
Psicose[1] (BRA)
 Estados Unidos
1998 •  cor •  104 min 
Direção Gus Van Sant
Elenco Vince Vaughn
Julianne Moore
Viggo Mortensen
Anne Heche
Género filme de suspense
Companhia(s) produtora(s) Imagine Entertainment
Distribuição Universal Studios
Lançamento Estados Unidos 4 de Dezembro de 1998
Brasil 15 de Janeiro de 1999
Portugal 5 de Fevereiro de 1999
Idioma língua inglesa

Psycho é um filme americano de 1998 dirigido por Gus Van Sant. Trata-se de uma refilmagem do filme clássico de Alfred Hitchcock.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Marion Crane (Heche) dá um desfalque de 400 mil dólares na imobiliária onde trabalha. Aproveitando-se de ser uma sexta-feira, Marion foge sem rumo pelas estradas levando consigo o dinheiro, acreditando que a fraude só será descoberta na segunda-feira. Ao dirigir por uma reta escura, e sob forte chuva, Marion Crane vai parar no Bates Motel, onde conhece o proprietário Norman Bates (Vaughn), com quem conversa sobre pássaros, problemas da vida e de sua relação conflituosa com a mãe (que vive na casa atrás do motel).

Marion se arrepende da encrenca em que se colocara, e pensa em resolver tudo na semana seguinte. Ela vai pro seu quarto, e resolve tomar um banho. No chuveiro, Marion Crane é brutalmente assassinada. Dias depois Lila (irmã de Marion - Julianne Moore) e Sam (namorado de Marion - Viggo Mortensen) procuram por Marion, e tentam desvendar o mistério de seu desaparecimento.[1]

Elenco[editar | editar código-fonte]

Recepção da crítica[editar | editar código-fonte]

Psycho tem recepção mista por parte da crítica especializada. Com tomatometer de 37% em base de 76 críticas, o Rotten Tomatoes publicou um consenso: “Refilmagem inútil de Van Sant não melhora ou ilumina o original de Hitchcock”. Tem 29% de aprovação por parte da audiência, usada para calcular a recepção do público a partir de votos dos usuários do site.[2]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Portal A Wikipédia tem os portais:

Referências

  1. a b «Psicose». Brasil: CinePlayers. Consultado em 5 de abril de 2014 
  2. «Psycho (1998)» (em inglês). Rotten Tomatoes. Consultado em 5 de abril de 2014 
Ícone de esboço Este artigo sobre um filme estadunidense é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.