Finding Forrester

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Finding Forrester
Descobrir Forrester (PT)
Encontrando Forrester (BR)
 Estados Unidos
2000 •  cor •  136 min 
Direção Gus Van Sant
Produção Sean Connery
Lawrence Mark
Rhonda Tollefson
Roteiro Mike Rich
Elenco Sean Connery
Rob Brown
F. Murray Abraham
Anna Paquin
Michael Nouri
April Grace
Busta Rhymes
Matt Damon
Michael Pitt
Gerry Rosenthal
Joey Buttafuoco
Gênero drama
Música Bill Brown
Edição Valdis Oskarsdóttir
Companhia(s) produtora(s) Columbia Pictures
Distribuição Columbia Pictures
Sony Pictures Entertainment
Idioma inglês
Site oficial
Página no IMDb (em inglês)

Finding Forrester (Encontrando Forrester (título no Brasil) ou Descobrir Forrester (título em Portugal)) é um filme de 2000 realizado por Gus Van Sant e protagonizado por Sean Connery e Robert Brown.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Este filme retrata diversos cenários do nosso cotidiano envolvendo sentimentos de amizade, confiança e escolha. Mostra-nos o caminho de um jovem de dezesseis anos da periferia, que consegue realizar os seus sonhos e o quanto este aprendeu e ensinou aos amigos mais próximos, neste caso o escritor conhecido como William Forrester (Sean Connery). Jamal Wallace (Rob Brown) é um negro norte-americano que vive no Bronx, Nova Iorque, tem dezesseis anos, é um exímio jogador de basquetebol e estuda numa escola dos subúrbios. Possui o dom da escrita, mas para se integrar no seu meio social, prefere ser conhecido apenas como bom jogador de basquetebol. William Forrester é um branco escocês que há 40 anos ganhou o prémio Pulitzer com um romance que foi o único livro que ele escreveu e, sem família, resolveu viver em reclusão num velho apartamento no Bronx. Jamal não aplicava o seu entusiasmo nos estudos, preferia deixar tudo para o basquetebol, mas um dia num teste ele mostra tudo o que sabe, obtendo assim uma ótima nota, o que atrai a atenção de uma afamada escola de Manhattan, para onde é transferido. Paralelamente, os amigos de Jamal, numa aposta, fazem-no entrar no apartamento de Forrester. Daí em diante ambos se conhecem e travam uma grande amizade. Com esta amizade Jamal melhora a sua escrita, aprende a tomar as suas próprias decisões e mais que isso, aprende a ter e a ser amigo, enquanto que por sua vez Forrester aprende que ainda pode ter amigos, confiar em alguém e que não há motivos para viver em reclusão. Por fim o filme mostra-nos através de várias cenas, a realidade de um jovem negro norte-americano, mostrando através dela as várias surpresas que a vida nos reserva.[1]

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Recepção da crítica[editar | editar código-fonte]

Finding Forrester teve recepção geralmente favorável por parte da crítica especializada. Com base em 27 avaliações profissionais, alcançou uma pontuação de 62% no Metacritic.

Em avaliações favoráveis, Jami Bernard do New York Daily News disse: "Escrito, dirigido e atuado de forma tão inteligente que ele está fora do bloco e é garantido para dar-lhe o brilho de filmes de férias passadas - o tipo que comemorou fé no potencial humano e do valor do trabalho duro".

Da Rolling Stone, Peter Travers: "O final se inclina a novela, mas Van Sant, revisita o tema "gênio do armário" de "Good Will Hunting", está muito interessado num observador de caráter para deixar este filme divertido e tocantemente sofisticado".

Chicago Sun-Times, Roger Ebert: "As cenas entre o velho e o adolescente são o coração do filme e é um prazer assistir a relação entre Connery, em seu 50º ano de atuação e Brown, em seu primeiro papel".[3]

De um índice de 73% no Rotten Tomatoes, a resenha principal destaca que "Apesar da previsibilidade do seu enredo e sua semelhança com "Good Will Hunting", "Finding Forrester" tem um honesto, sólido e bom relacionamento entre Connery e Brown".[4]

Referências

  1. «Encontrando Forrester - Filme 2000 - AdoroCinema». Consultado em agosto de 2013  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  2. «Encontrando Forrester (Finding Forrester) - 2000 Interfilmes». Consultado em agosto de 2013  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  3. «Finding Forrester» (em inglês). Metacritic. Consultado em 18 de abril de 2015 
  4. «Finding Forrester» (em inglês). Rotten Tomatoes. Consultado em novembro de 2013  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]