Refilmagem
Esta página cita fontes confiáveis, mas que não cobrem todo o conteúdo. (Agosto de 2012) |
Refilmagem (em inglês: remake , "refazer") corresponde a novas produções e regravações de filmes, telenovelas, jogos, seriados ou outras produções do gênero de ficção. É quando se produz novamente uma história já conhecida do público e que já tivera uma produção anterior, ou mesmo mais de uma com ajustes mais modernos e tecnológicos. Os casos mais comuns são os de regravação de filmes (também chamado de refilmagem[1][2]), de telenovelas e de videogames.
Quando se faz um remake (que pode ser traduzido como "nova versão" ou "regravação"), não quer dizer que tudo tenha de ser exatamente como o original, segundo os profissionais de ficção na TV e no cinema. Assim sendo, é comum a troca de nome dos personagens, de ambientação das tramas, caracteres que são incluídos ou tirados, em comparação de uma versão com outra. São as chamadas "regravações atualizadas".
Televisão[editar | editar código-fonte]
Na televisão brasileira, alguns exemplos de refilmagem são:
- Mulheres de Areia, um remake da telenovela de mesmo nome transmitida na Rede Tupi em 1973, e de O Espantalho, exibida na Rede Record em 1977.
- Chiquititas, baseada em um original argentino.
- A Grande Família, uma reinterpretação contemporânea da série original, exibida em 1972 e 1975.
- Cabocla, telenovela originalmente de 1979.
- Essas Mulheres, sendo uma refilmagem da telenovela Senhora, exibida em 1975 na Rede Globo, com mais dois trabalhos do escritor José de Alencar.
- Sinhá Moça, telenovela originalmente de 1986.
- O Profeta, um remake da telenovela de mesmo nome transmitida na TV Tupi em 1977.
- Ciranda de Pedra, telenovela originalmente de 1981.
- Paraíso, telenovela originalmente de 1982.
- Vende-se um Véu de Noiva, telenovela baseada na obra homônima radiofônica de Janete Clair.
- Uma Rosa com Amor, telenovela inspirada na obra homônima, exibida pela Rede Globo em 1972.
- Ti Ti Ti, novela originalmente de 1985.
- Rebelde, baseada em um original argentino.
- O Astro, novela de Janete Clair exibida originalmente em 1977. A regravação estreou o novo horário de novelas da Rede Globo. Foi denominada novela das onze.
- Corações Feridos, baseado em um original mexicano.
- Carrossel, é inspirada na telenovela mexicana homônima escrita por Valentín Pimstein que, por sua vez, havia sido inspirada na telenovela argentina Jacinta Pichimahuida, la Maestra que no se Olvida, criada por Abel Santa Cruz.
- Gabriela, Baseada no romance Gabriela, Cravo e Canela, de Jorge Amado - que também originou a telenovela de 1975 protagonizada por Sônia Braga. Substituindo o remake de O Astro.
- Guerra dos Sexos, telenovela originalmente de 1984.
- Saramandaia, novela de Dias Gomes exibida originalmente em 1976.
- Chiquititas, um remake de Chiquititas, telenovela exibida pelo SBT em 1997.
- O Rebu, um remake da telenovela de mesmo nome exibida em 1974.
- Cúmplices de um Resgate, um remake da telenovela mexicana Cómplices al rescate, exibida em 2002.
- Escolinha do Professor Raimundo, um remake do humorístico de 1990 a 2001.
- Carinha de Anjo, um remake da telenovela mexicana Carita de ángel, exibida em 2000.
- Os Trapalhões, um remake do humorístico originalmente exibido entre 1977 e 1995.
Na televisão portuguesa a refilmagem é um fenômeno recente, sendo o primeiro caso o de Vila Faia, remake da primeira novela portuguesa, a homônima Vila Faia de 1982 tendo sido ambas produzidas para e exibidas na RTP1.
Cinema[editar | editar código-fonte]
No cinema mundial, apesar de ocorrerem remakes de produções que foram sucesso de público e crítica no passado, muitas vezes ocorrem regravações de filmes lançados há poucos meses ou anos, ou de filmes de países diferentes. Um exemplo disso é The Ring (br: O Chamado; pt: O Aviso), de 2002, cujo original Ringu foi produzido no Japão em 1998. Outro exemplo cinematográfico desse fato é Nunca Mais Outra Vez, de 1983, uma refilmagem do filme de Thunderball, este pertencente à série oficial de James Bond (007). Nunca Mais Outra Vez é, na realidade, um filme não-oficial do 007. Outro exemplo de remake é Além da Escuridão - Star Trek é um remake de Star Trek II: The Wrath of Khan .O filme japonês Gojira fora refilmado em 1998 por Roland Emmerich, e a versão de Emmerich fora também refilmada em 2014, um caso denominado reboot. Em 2016, A animação da Disney "Mogli: o menino lobo" fora Refilmada em Live Action, e a versão de 2016 fora refilmada em 2018.
Séries de animação[editar | editar código-fonte]
Séries de animação também são refeitas, baseando-se nas histórias originais, como é o caso de Power Rangers, um remake surgido na década de noventa da série japonesa super sentai  está última surgiu em 1975 Dragon Ball Kai, remake da série japonesa Dragon Ball Z, e ThunderCats, reboot do original.[3]