Gabriela (2012)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Gabriela
Informação geral
Formato Telenovela
Gênero Romance
Duração 55 minutos
Criador(es) Walcyr Carrasco
Baseado em Gabriela, por Walter George Durst
Gabriela, Cravo e Canela, por Jorge Amado
Desenvolvedor(es) Rede Globo
País de origem  Brasil
Idioma original (português brasileiro)
Produção
Diretor(es) Mauro Mendonça Filho
Roberto Talma
Elenco Juliana Paes [1]
Humberto Martins
Mateus Solano
Vanessa Giácomo
José Wilker
Ivete Sangalo
Antônio Fagundes
Maitê Proença
Marcelo Serrado
Fabiana Karla
Laura Cardoso
Mauro Mendonça
Ary Fontoura
Chico Diaz
Leona Cavalli
ver mais
Tema de abertura "Modinha para Gabriela", Gal Costa[2]
Tema de encerramento "Modinha para Gabriela", Gal Costa, entre outras.
Exibição
Emissora de televisão original Brasil Rede Globo
Formato de exibição 1080i (HDTV)
Transmissão original 18 de junho[3] - 26 de outubro de 2012
N.º de episódios 77[4] [5]
Cronologia
Programas relacionados Gabriela (1975)

Gabriela é uma telenovela brasileira produzida pela Rede Globo e exibida entre 18 de junho a 26 de outubro de 2012, em 77 capítulos.[6] Foi a "novela das onze" exibida pela emissora.

Escrita por Walcyr Carrasco, livremente inspirada no romance homônimo, de Jorge Amado, que também originou a Brianna Handrelt protagonizada por Sônia Braga, é escrita com a colaboração de André Ryoki e Daniel Berlinsky, contou com a direção de André Felipe Binder, Marcelo Travesso, Noa Bressane e André Barros, direção geral de Mauro Mendonça Filho e direção de núcleo de Roberto Talma,[7] sendo a segunda "novela das onze" a ser exibida pela emissora.

Contou com Juliana Paes, Humberto Martins, Mateus Solano, Leona Cavalli, Vanessa Giácomo, Laura Cardoso, Fabiana Karla, Marcelo Serrado, José Wilker, Maitê Proença, Marco Pigossi, Giovanna Lancellotti, Rodrigo Andrade, Luiza Valdetaro Ivete Sangalo e Antônio Fagundes nos papéis principais.

Produção[editar | editar código-fonte]

Após o sucesso de O Astro, a Globo decidiu continuar apostando no horário das 23 horas, com releituras de tramas antigas[8]. Para comemorar o centenário de Jorge Amado, a emissora pretendia fazer um remake de Dona Flor e seus dois maridos[9]. Porém a emissora não conseguiu os direitos necessários para realizar a obra. Em contrapartida, conseguiu os direitos de Gabriela, cravo e canela. Walcyr Carrasco, que mal havia terminado de escrever Morde & Assopra ficou encarregado da adaptação. O autor viajou para Ilhéus em busca de locações para a novela[10].

Juliana Paes e Camila Pitanga estiveram cotadas para interpretar a protagonista, porém ambas foram descartadas por serem "velhas demais"[11]. A atriz Mariana Rios também esteve cotada para a personagem[12]. Porém no final, Juliana Paes ficou com a personagem[13]

Regina Duarte estava cotada para interpretar Maria Machadão, a dona do cabaré Bataclã[14]. Porém ela recusou, alegando compromissos no teatro. A atriz Elizabeth Savalla esteve cotada para substituí-la, porém o diretor de núcleo Roberto Talma não a quis nesta personagem e ofereceu a ela um papel menor. Walcyr Carrasco não teria gostado e cortou a atriz da trama[15]. As atrizes Susana Vieira, Betty Faria e Lucélia Santos também disputaram a personagem[16].

O diretor Mauro Mendonça Filho convidou a cantora Ivete Sangalo para fazer uma participação na novela, [17]. Mesmo criticando a atuação de atores sem experiência em novelas, o autor Walcyr Carrasco aceitou de bom grado a participação de Ivete na trama. Tanto que mudou a personagem inicialmente destinada a ela e ofereceu a disputada personagem Maria Machadão[18].

A atriz Flávia Alessandra esteve cotada para interpretar a prostituta Zarolha. Porém a atriz não pode aceitar o papel, devido a compromissos no teatro. Cláudia Raia foi cotada para substituí-la[19]. Alessandra Negrini também foi cotada para a personagem, mas ela já estava comprometida com outra novela. No fim, Leona Cavalli ficou com a personagem[20].

O personagem Mundinho Falcão seria vivido pelo ator Max Fercondini. Porém ele perdeu o papel para o ator Mateus Solano[21].

As gravações da trama começaram em março de 2012. As primeiras cenas foram gravadas nas cidades de São Raimundo Nonato e Caracol, no estado do Piauí[22]. Depois foram gravadas cenas na cidade de Canavieiras, na Bahia[23].

Antes de começar a gravar as cenas, a atriz Juliana Paes passava por um processo de maquiagem, que durava algumas horas. A maquiagem que dava cor de canela à pele foi escolhida pela própria atriz e foi trazida dos Estados Unidos. Além disso, a atriz foi aconselhada a passar um tempo sem cuidar do cabelo e deixar as pontas duplas, pois isso ajudava a dar mais realidade à caracterização da personagem[24].

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Ilhéus, 1925. Gabriela (Juliana Paes) é uma moça alegre, ingênua e muito bonita, que foge da seca do sertão nordestino com um grupo de retirantes rumo à capital cacaueira, onde é encontrada suja e desmazelada num mercado de pessoas pelo árabe Nacib (Humberto Martins), que a emprega em seu bar como cozinheira. Inocente e ao mesmo tempo sensual, Gabriela conquista aos poucos o coração de Nacib e os dois acabam vivendo um caloroso romance. A princípio sem sérias intenções, o árabe acaba desenvolvendo um forte sentimento pela bela morena, que além de se mostrar talentosa na cozinha e nos serviços domésticos, acaba encantando os homens de Ilhéus com sua presença no Bar Vesúvio, cuja freguesia vai dos mais simples homens do povo até os mais ricos e influentes figurões da cidade. Ofertas de luxos e riquezas são feitas à humilde Gabriela, que sempre se contenta com a liberdade que tem vivendo com Nacib. No entanto, este acaba decidindo se casar com a cozinheira, e tenta transformá-la numa verdadeira dama da sociedade, o que será quase impossível para Gabriela, que não vê razão nos recatados costumes civis de Ilhéus. Além disso, para atrapalhar o romance dos dois, ainda existe Zarolha (Leona Cavalli), antigo caso amoroso de Nacib, de quando o árabe frequentava o Bataclã, famoso cabaré da cidade.

O Bataclã, administrado pela elegante cafetina Maria Machadão (Ivete Sangalo), acolhe os homens da cidade num ambiente festivo e erótico, apresentando atrações como shows de música e dança e jogos de azar. Um de seus mais assíduos frequentadores é o mulherengo Tonico Bastos (Marcelo Serrado), o tabelião de notas da cidade, casado com a ciumenta Olga (Fabiana Karla), que não sabe que o marido vive se envolvendo com raparigas e moças solteiras pela cidade, como a vigarista Anabela (Bruna Linzmeyer). Tonico é um dos melhores amigos de Nacib, e acaba também se interessando por Gabriela.

A trama retrata também os conflitos entre o Coronel Ramiro Bastos (Antônio Fagundes), poderoso líder político de Ilhéus e patriarca da tradicional família Bastos, e Mundinho Falcão (Mateus Solano), exportador de cacau vindo do Rio de Janeiro com planos para modernizar a cidade de Ilhéus e disputar os votos dos ilheenses com o autoritário coronel para prefeito. Tudo se complica ainda quando Mundinho se apaixona por Gerusa (Luiza Valdetaro), neta de Ramiro.

Dentre as tramas paralelas da novela, há a história da jovem Malvina Tavares (Vanessa Giácomo), moça à frente de seu tempo, que não suporta a ideia de se casar para ser submissa a um marido grosseiro. Desiludida de sua paixão frustrada com o professor Josué (Anderson Di Rizzi), Malvina se envolve com um homem casado, o engenheiro Rômulo Vieira (Henri Castelli). O namoro é malfalado na cidade e reprovado pelo violento Coronel Melk Tavares (Chico Diaz), pai de Malvina;

A tragédia de Dona Sinhazinha (Maitê Proença), respeitada dama da sociedade ilheense, e esposa do bronco e sombrio Coronel Jesuíno Mendonça (José Wilker). Sinhazinha se envolve num fervoroso caso extraconjugal com o dentista Osmundo Pimentel (Érik Marmo), e é brutalmente assassinada pelo marido ao flagrá-la na cama com o amante. Esperando sair impune do crime em nome da honra matrimonial, o Coronel Jesuíno acaba sendo processado pela família de Osmundo;

O drama da jovem Lindinalva (Giovanna Lancelotti), órfã e noiva do bruto Berto Leal (Rodrigo Andrade), que a expulsa de casa por desobediência. Lindinalva acaba se prostituindo no Bataclã sob o apelido Linda e sofre com a frieza e maledicência da sociedade ilheense. Mas vai encontrar o amor verdadeiro no sensato Juvenal Leal (Marco Pigossi), até então noivo arranjado de Gerusa, que vai lutar para ficar com Linda, batendo de frente com seu irmão, Berto.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Ator Personagem
Juliana Paes Gabriela da Silva Saad[25]
Humberto Martins Nacib Achcar Saad[26]
Luiza Valdetaro Gerusa Bastos Falcão[27]
Mateus Solano Raimundo "Mundinho" Falcão[28]
Vanessa Giácomo Malvina Tavares[29]
Giovanna Lancellotti Lindinalva Leal (Linda) [30]
Antônio Fagundes Coronel Ramiro Bastos[31]
Ivete Sangalo Maria Machadão[32]
Leona Cavalli Risoleta / Zarolha[33]
Laura Cardoso Dona Dorotéia Leal
José Wilker Coronel Jesuíno Mendonça[34]
Marco Pigossi Juvenal Leal[35]
Rodrigo Andrade Berto Leal
Maitê Proença Dona Sinhazinha Guedes Mendonça[36]
Erik Marmo Dr. Osmundo Pimentel [carece de fontes?]
Amanda Richter Iracema Mendonça
Marcelo Serrado Tonico Bastos[37]
Fabiana Karla Olga Bastos[38]
Henri Castelli Rômulo Vieira[39]
Emílio Orciollo Netto Príncipe Sandra[40]
Bruna Linzmeyer Anabela Fernandes Prado[41]
Mauro Mendonça Coronel Manoel das Onças
Suzana Pires Glória Damasceno (Glorinha) [42]
Anderson di Rizzi Professor Josué
Ary Fontoura Coronel Coriolano Damasceno[43]
Chico Diaz Coronel Melk Tavares[44]
Bel Kutner Marinalva Tavares[45]
Emanuelle Araújo Teodora[46]
Vera Zimmermann Conceição Bastos
Daniel Ribeiro Clemente
Bertrand Duarte Alfredo Bastos
Genézio de Barros Coronel Amâncio Leal
Gero Camilo Miss Pirangi[47]
Bete Mendes Florzinha dos Reis
Ângela Rebello Quinquina dos Reis
Nelson Xavier Fazendeiro Altino Brandão[48]
Suyane Moreira Mara[49]
Nathália Rodrigues Natascha[50]
Lúcio Mauro Eustáquio Ferreira
Neusa Maria Faro Dona Arminda
José Rubens Chachá Dr. Ezequiel Prado
Frank Menezes Padre Cecílio
Jackson Costa Douglas
Harildo Deda Coronel Ribeirinho
Raoni Carneiro Osório Pimentel
Osvaldo Mil Delegado Cazuzinha
Edmílson Barros Nhô Galo
Pascoal da Conceição João Fulgêncio
Cláudio Mendes Doutor Maurício Caíres
Ilya São Paulo Dr. Pelópidas Clóvis Costa
Ildi Silva Quitéria[51]
Raquel Villar Ina (Durvalina)
Luciana Souza Filomena
Daniel Ribeiro Clemente
Malu Valle Mariquinha Saad
Zéu Britto Argileu Palmeira
Heloísa Jorge Fabiana
Jhe Oliveira Negro Fagundes
Fernanda Pontes Zuleica
Izabella Bicalho Dona Rita
Patrícia Werneck Noviça Bianca
Carlos Betão Alceu
Yaçanã Martins Néia
Neco Villa-lobos Sacristão Cosme
Everaldo Pontes Tio Silva
Sérgio Maciel Damião
Rejane Maya Zulmira
Widoto Áquila Loirinho
Telma Souza Prazeres
Clara Paixão Miquelina
Everton Machado Sete Voltas
Renan Ribeiro Chico Moleza
Max Lima Tuísca
Anna Gabriela Marques Maria Lupicínia
Felipe Gimenez Ramirinho
Gustavo Mello Bento
Kaic Crescente Ladislau

Elenco de apoio[editar | editar código-fonte]

Ator[52] Personagem
Alan Pellegrino Serapião
Antônio Carlos Feio chapeleiro
Bella Flor
Bianka Fernandes prostituta do Bataclan
Chico Mello capanga do Prefeito Ramiro
Cíntia Mei prostituta do Bataclan
João Cunha Antenor
Laércio Fonseca Morador da cidade
Liz Moraes mãe de moça que Berto tenta seduzir
Lucas Domso
Marcia di Milla Almira
Raquel Fabbri prostituta do Bataclan
Rhavine Chrispim Raquel[53]
Val Perre capanga do Prefeito Ramiro
Vanderson Caires Bico Fino
Vera Ferreira Rosália
Werles Pajero atendente da loja de tecidos
Túlio Abreu

Participações especiais[editar | editar código-fonte]

Ator Personagem
Aicha Marques Matilde
Biju Martins capanga do Doutor Amâncio
Camilo Bevilacqua pai de Iracema
Carlos Fonte Boa recepcionista do hotel onde Rômulo fica hospedado
Charles Myara Saad
Eunice Bráulio mulher que comenta com as outras mulheres de Ilhéus sobre a morte de Sinhazinha e Osmundo
Land Vieira Juca
Lionel Fischer pai de Zuleika
Marcello Goncalves jagunço do fazendeiro
Maria Helena Pader Madre das Dores
Prazeres Barbosa Freira Piedade
Shimon Nahmias dono do imóvel que expulsa Lindinalva e Zulmira
Sidney Souto pai de Ina
Tarcísio Meira Juiz Felismino
Thaís Botelho moça que Berto tenta seduzir
Valderez Teixeira senhora no mercado
Zé Carlos Machado fazendeiro
Isio Ghelman Deputado Fernando Bonfim

Opinião da crítica especializada[editar | editar código-fonte]

Mauricio Stycer, crítico especializado em televisão, declarou: "(…)o primeiro capítulo (…) não foi inspirador. (…) 'Gabriela' chamou a atenção do público com seus efeitos de luz, mas não exibiu nenhum momento memorável, realmente de impacto. Ao contrário, em diferentes momentos pareceu uma novela velha, apenas com roupa nova, providenciada pela tecnologia."'[54]

Patrícia Kogut elogiou a atuação de Juliana Paes: "sua entrada em cena(…) foi triunfal. A atriz tem carisma e o physique du rôle." Ela ainda elogiou outros atores: "Chico Diaz, grande ator numa rápida aparição, garantiu bons momentos. Como ele, Leona Cavalli, e, surpresa das surpresas, Ivete Sangalo. Claro, a baiana até cantou, mas não fez feio atuando como Maria Machadão. Tem voz e presença. Gero Camilo apareceu rapidamente, e promete."[55]

Audiência[editar | editar código-fonte]

Horário # Eps. Estreia Final Posição Temporada Classificação geral
Data Primeiro
capítulo
Data Último
capítulo
Terça—Sexta
23:00/23:50/23:15/23:20
77
18 de junho de 2012
30[56]
26 de outubro de 2012
30[57] #1 2012 19[58]

Gabriela conseguiu em seu primeiro capítulo 30 pontos, cada ponto equivale a 60 mil domicílios na Grande São Paulo.[59] Sua antecessora, O Astro conquistou 28 pontos de média no primeiro capítulo. No entanto, o seu segundo capítulo, exibido mais tarde na faixa das 23h, teve uma queda de 9 pontos, fechando com uma média de 21 pontos.[60] Em seu último capítulo, registrou 30 pontos de média, com pico de 32 e 64% de share. O Astro, havia alcançado 26 pontos em seu último capítulo.[61]

Exibição[editar | editar código-fonte]

Em razão do apagão que afetou os nove estados do Nordeste do Brasil em 25 de outubro de 2012, a Rede Globo reapresentou o penúltimo capítulo somente para a região em 26 de outubro, onde era para ser transmitido o último. Excepcionalmente no mesmo dia, não foi exibido o Globo Repórter.[62]

E o último capítulo foi exibido no dia seguinte em 27 de outubro, um sábado, para os outros estados nos quais não houve debate eleitoral.[63][64]

Exibição internacional[editar | editar código-fonte]

Exibição pelo mundo
País Canal Título local Estreia Final Horário semanal Hora
Brasil Rede Globo Gabriela 18 de junho de 2012 26 de outubro de 2012 Terça a Sexta9 23:0010
Portugal SIC Gabriela 10 de setembro de 2012 20 de janeiro de 2013 Segunda a Sexta 22:30
Porto Rico WAPA-TV Gabriela 5 de agosto de 2013 22 de outubro de 2013 Segunda a Sexta 14:00
Equador Ecuavisa Gabriela 5 de agosto de 2013 1 de novembro de 2013 Segunda a Sexta 22:45
Venezuela Televen Gabriela 24 de setembro de 2013 4 de fevereiro de 2014 Segunda a Sábado 23:001
República Dominicana Antena Latina Gabriela 7 de outubro de 2013 10 de janeiro de 2014 Segunda a Sexta 22:00
Bolívia Unitel Gabriela 14 de outubro de 2013 11 de dezembro de 2014 Segunda a Sexta 23:00
Uruguai Teledoce Gabriela 11 de novembro de 2013 28 de julho de 2014 Segunda 00:002
Peru ATV Gabriela 6 de janeiro de 2014 20 de março de 2014 Segunda a Sexta 22:00
Paraguai SNT Gabriela 23 de janeiro de 2014 9 de abril de 2014 Segunda a Sexta 22:00
Colômbia CityTv Gabriela 3 de março de 2014 16 de maio de 2014 Segunda a Sexta 22:10
Nicarágua Televicentro Gabriela 28 de abril de 2014 11 de julho de 2014 Segunda a Sexta 21:00
Costa Rica Teletica Gabriela 6 de janeiro de 2015 10 de abril de 2015 Terça a Sexta 00:00
Itália Mediaset Extra Gabriela 30 de março de 2015 12 de junho de 2015 Segunda a Sexta 12:45
Honduras Pasiones Gabriela 11 de agosto de 2015 27 de outubro de 2015 Segunda a Sexta 17:003
Costa Rica Pasiones Gabriela 11 de agosto de 2015 27 de outubro de 2015 Segunda a Sexta 17:003
Guatemala Pasiones Gabriela 11 de agosto de 2015 27 de outubro de 2015 Segunda a Sexta 17:003
El Salvador Pasiones Gabriela 11 de agosto de 2015 27 de outubro de 2015 Segunda a Sexta 17:003
México Pasiones Gabriela 11 de agosto de 2015 27 de outubro de 2015 Segunda a Sexta 18:003
Peru Pasiones Gabriela 11 de agosto de 2015 27 de outubro de 2015 Segunda a Sexta 18:004
Equador Pasiones Gabriela 11 de agosto de 2015 27 de outubro de 2015 Segunda a Sexta 18:004
Colômbia Pasiones Gabriela 11 de agosto de 2015 27 de outubro de 2015 Segunda a Sexta 18:004
Venezuela Pasiones Gabriela 11 de agosto de 2015 27 de outubro de 2015 Segunda a Sexta 18:305
Bolívia Pasiones Gabriela 11 de agosto de 2015 27 de outubro de 2015 Segunda a Sexta 19:006
Paraguai Pasiones Gabriela 11 de agosto de 2015 27 de outubro de 2015 Segunda a Sexta 19:007
Chile Pasiones Gabriela 11 de agosto de 2015 27 de outubro de 2015 Segunda a Sexta 20:008
Argentina Pasiones Gabriela 11 de agosto de 2015 27 de outubro de 2015 Segunda a Sexta 20:008
Uruguai Pasiones Gabriela 11 de agosto de 2015 27 de outubro de 2015 Segunda a Sexta 20:008
Estados Unidos Pasiones Gabriela 22 de agosto de 2016 4 de novembro de 2016 Segunda a Sexta 22:00
Porto Rico Pasiones Gabriela 22 de agosto de 2016 4 de novembro de 2016 Segunda a Sexta 22:00
Portugal Globo Portugal Gabriela 15 de maio de 2017 presente Segunda a Sexta 23:00
Portugal SIC Gabriela 8 de outubro de 2018 presente Segunda a Sexta 18:15
Espanha Divinity Gabriela
Brevemente

↑1 Exibida em capítulos de 30 minutos.

↑2 Foi exibida alguns dias ás 23:00 e outros ás 23:30, os Domingos.

↑3 Transferida para as 17:30 a partir do dia 26 de outubro de 2015 e exibida em capítulos de 30 minutos.

↑4 Transferida para as 18:30 a partir do dia 26 de outubro de 2015 e exibida em capítulos de 30 minutos.

↑5 Transferida para as 19:00 a partir do dia 26 de outubro de 2015 e exibida em capítulos de 30 minutos.

↑6 Transferida para as 19:30 a partir do dia 26 de outubro de 2015 e exibida em capítulos de 30 minutos.

↑7 Transferida para as 20:00 a partir do dia 5 de outubro de 2015. Transferida para as 20:30 a partir do dia 26 de outubro de 2015 e exibida em capítulos de 30 minutos.

↑8 Transferida para as 20:30 a partir do dia 26 de outubro de 2015 e exibida em capítulos de 30 minutos.

↑9 O primeiro capítulo foi exibido em uma Segunda.

↑10 O primeiro capítulo foi exibido as 22:15.

Trilha Sonora[editar | editar código-fonte]

A trilha sonora da novela conta com regravações da versão original, novas canções e ainda com poemas musicados de Jorge Amado, o autor do romance que inspira a trama.[65][66] e também contará com uma trilha sonora adicional com as músicas cantadas por Maria Machadão (Ivete Sangalo), no cabaré Bataclan.[67]

Nacional[editar | editar código-fonte]

  1. "Alegre Menina" - Djavan [65][69]
  2. "Caravana" - Geraldo Azevedo [70]
  3. "Coração Ateu" - Maria Bethânia [71]
  4. "Filho da Bahia" - Fafá de Belém [71]
  5. "Guitarra Bahiana" - Moraes Moreira [71]
  6. "Modinha Para Gabriela" - Gal Costa [72]
  7. "Porto" - MPB4 [71]
  8. "São Jorge dos Ilhéus" - Alceu Valença [71]
  9. "Me Leva Embora" - Ivete Sangalo [65]
  10. "Lindinalva" - Babado Novo [65]
  11. "Aura de Glória" - João Bosco [65][71]
  12. "Depois Cura" - Mart'nália [71]
  13. "Lamento Sertanejo" - Elba Ramalho e Dominguinhos [73]
  14. "Você não me ensinou a te esquecer" - Caetano Veloso e Fernando Mendes [71]
  15. "Flor da Noite" - Celso Fonseca, Ronaldo Bastos e Nana Caymmi [71]
  16. "Tema de Amor de Gabriela" - Tom Jobim e Banda Nova [71]
  17. "A Morena" - Luiza Casé e Mu Chebabi [71]
  18. "Retirada" - Elomar [71]

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Ano Prêmio Categoria Indicação Resultado Ref
2012 Prêmio Extra de Televisão Melhor Novela Walcyr Carrasco Indicado [74]
Melhor Ator Antônio Fagundes Indicado [74]
Melhor Ator Coadjuvante José Wilker Indicado [74]
Melhor Figurino Gabriela Indicado [74]
Melhor Maquiagem Gabriela Indicado [74]
Prêmio Quem de Televisão Melhor Ator Antônio Fagundes Indicado [75]
Humberto Martins Indicado [75]
Marcelo Serrado Indicado [75]
Melhor Atriz Juliana Paes Indicado [75]
Melhor Ator Coadjuvante Marco Pigossi Indicado [75]
Rodrigo Andrade Indicado [75]
Melhor Atriz Coadjuvante Giovanna Lancellotti Venceu [75]
Laura Cardoso Indicado [75]
Leona Cavalli Indicado [75]
Luiza Valdetaro Indicado [75]
Melhor Autor Walcyr Carrasco Indicado [75]
2013
Prêmio Contigo! de TV
Melhor Ator Coadjuvante Rodrigo Andrade Indicado
Melhor Atriz Coadjuvante Giovanna Lancellotti Indicado
Laura Cardoso Indicado
Revelação da TV Ivete Sangalo Venceu

Referências

  1. Erro de citação: Código <ref> inválido; não foi fornecido texto para as refs de nome GS
  2. Redação Rede Globo (22 de maio de 2012). «Tema de Gabriela eternizado na voz de Gal Costa está na nova versão da trama». Globo.com. Consultado em 27 de outubro de 2012. 
  3. «"Gabriela": Walcyr Carrasco elogia o desempenho de Ivete Sangalo». Consultado em 27 de outubro de 2012. 
  4. «Gabriela - 2ª versão - Trama Principal». Memória Globo. Consultado em 17 de março de 2014. 
  5. Nilson Xavier. «Gabriela (2012) - Teledramaturgia». Teledramaturgia. Consultado em 17 de março de 2014. 
  6. Memória Globo. «Gabriela - 2ª versão - Ficha Técnica». Consultado em 26 de outubro de 2012. 
  7. «Gabriela - Créditos». Globo.com. Rede Globo. Consultado em 26 de fevereiro de 2014. 
  8. Keila Jimenez (11 de setembro de 2011). «Sucesso de "O Astro" faz Globo pensar em faixa de novela às 23h». F5. Consultado em 20 de janeiro de 2018. 
  9. «Globo quer remake de 'Dona Flor e seus dois maridos' em 2012». Jornal do Brasil. 22 de agosto de 2011. Consultado em 20 de janeiro de 2018. 
  10. «Walcyr Carrasco viaja para Ilhéus para preparar Gabriela». R7. 4 de novembro de 2011. Consultado em 20 de janeiro de 2018. 
  11. «Jornal: Juliana Paes e Camila Pitanga estariam 'velhas' para viver Gabriela». Ego. 28 de outubro de 2011. Consultado em 20 de janeiro de 2018. 
  12. «Mariana Rios pode ser a nova Gabriela em remake, diz jornal». Folha Vitória. 5 de outubro de 2011. Consultado em 20 de janeiro de 2018. 
  13. Patrícia Kogut (23 de novembro de 2011). «Juliana Paes será Gabriela no remake da novela». O Globo. Consultado em 20 de janeiro de 2018. 
  14. «Regina Duarte ainda não aceitou o papel no remake "Gabriela"». UOL. 18 de novembro de 2011. Consultado em 20 de janeiro de 2018. 
  15. «Jornal: Elizabeth Savalla é cortada do elenco de 'Gabriela'». Terra. 14 de fevereiro de 2012. Consultado em 20 de janeiro de 2018. 
  16. «Susana Vieira e Betty Faria estão na disputa para papel em "Gabriela"». Quem. 14 de fevereiro de 2012. Consultado em 20 de janeiro de 2018. 
  17. «Ivete Sangalo pode participar do remake de Gabriela». R7. 25 de fevereiro de 2012. Consultado em 20 de janeiro de 2018. 
  18. «Walcyr Carrasco confirma a musa Ivete Sangalo no remake de Gabriela». G1. 16 de março de 2012. Consultado em 20 de janeiro de 2018. 
  19. «Jornal: Claudia Raia substitui Flávia Alessandra em 'Gabriela'». Ego. 10 de fevereiro de 2012. Consultado em 20 de janeiro de 2018. 
  20. «Gabriela e Guerra dos Sexos dão trabalho à Globo». R7. 7 de maio de 2012. Consultado em 20 de janeiro de 2018. 
  21. «Jornal: diretor dispensa Max Fercondini de 'Gabriela'». Terra. 28 de fevereiro de 2012. Consultado em 20 de janeiro de 2018. 
  22. «Durante gravações de Gabriela, Juliana Paes comemora seus 33 anos no Piauí». R7. 28 de março de 2012. Consultado em 20 de janeiro de 2018.  line feed character character in |título= at position 39 (ajuda)
  23. «Gravações de Gabriela em Canavieiras». O Tempo Jornalismo. 9 de abril de 2012. Consultado em 20 de janeiro de 2018. 
  24. «Pó de maquiagem é usado para deixar Juliana Paes com a pele suja em 'Gabriela'». Caras. 4 de junho de 2012. Consultado em 20 de janeiro de 2018. 
  25. «Juliana Paes revela como foi a preparação para viver Gabriela». Rede Globo 
  26. «Ator Humberto Martins aparece como Nacib, seu personagem em Gabriela». Rede Globo 
  27. «Luiza Valdetaro deve adotar corte de cabelo curtinho para "Gabriela"». Revista Quem 
  28. «Mateus Solano volta ao Rio para dar sequência às gravações». Rede Globo 
  29. «Vanessa Giácomo é a rainha do remake: 'Gabriela' será o quarto de sua carreira». Globo.com. Extra.globo.com 
  30. «Giovanna Lancellotti corta o cabelo para 'Gabriela' e se diz solteira». Globo.com 
  31. «Antônio Fagundes muda o visual para interpretar um coronel». Rede Globo 
  32. «Ivete diz estar emocionada com a preparação do personagem». Rede Globo 
  33. «Leona Cavalli será Zarolha em remake de "Gabriela"». Entretenimento.br.msn.com 
  34. «José Wilker será coronel Jesuíno em Gabriela». Terra Networks. Ofuxico.terra.com.br 
  35. «Ator Marco Pigossi está confirmado no remake de "Gabriela"». Universo Online. Natelinha.uol.com.br 
  36. «Gabriela está à procura de galã para Maitê Proença». R7.com. Entretenimento.r7.com 
  37. «Marcelo Serrado abandona Crô para viver Tonico no remake de Gabriela». Rede Globo 
  38. «Fabiana Karla participará do remake de Gabriela, diz jornal». Contigo! 
  39. «De visual novo, Henri Castelli comemora papel em Gabriela: 'Com muita força!'». Revista Caras. 10 de julho de 2012. Consultado em 3 de abril de 2014. 
  40. «Emilio Orciocllo Netto e Bruna Linzmeyer em cenas de Gabriela». Rede Globo 
  41. «Bruna Linzmeyer e Emilio Orciollo Netto gravam primeiras cenas». Rede Globo 
  42. «Suzana Pires muda o visual e coloca alogamento para 'Gabriela'». Globo.com. Ego.globo.com 
  43. Florença Mazza (9 de março de 2012). «Suzana Pires será amante de Ary Fontoura em 'Gabriela'». O Globo. Consultado em 3 de abril de 2014. 
  44. «Ator Chico Diaz grava cenas como coronel Melk no remake de Gabriela». Rede Globo 
  45. «Chico Diaz será casado com Marialva vivida por Bel Kutner e pai de Malvina papel de Vanessa Giácomo». Rede Globo 
  46. «Confira visual de Emanuelle Araújo para viver moça de cabaré». Rede Globo 
  47. «Estrelas fervem Salvador em lançamento de Gabriela!». São Paulo: Editora Abril. Revista Ti Ti Ti (716). 8 páginas. 18 de maio de 2012. ISSN 1415-9740 
  48. «Nelson Xavier grava cenas na Bahia». Rede Globo 
  49. «Suyane Moreira integra elenco do remake de Gabriela». Fofoki.com 
  50. «Nathália Rodrigues será prostituta russa em 'Gabriela'». Terra Networks. Diversao.terra.com.br 
  51. «Ildi Silva muda o visual para a novela 'Gabriela'». Revista Caras 
  52. «Gabriela - Créditos». Globo.com. gshow.globo.com 
  53. «Rhavine Chrispim se junta ao time de meninas do prostíbulo Bataclã». Rede Globo 
  54. Mauricio Stycer (19 de junho de 2012). «"Gabriela" não deixa claro por que voltou». Portal UOL. Consultado em 27 de outubro de 2012. 
  55. Patrícia Kogut (27 de outubro de 2012). «CRÍTICA: 'Gabriela' faz uma estreia morna». O Globo. Consultado em 27 de outubro de 2012. 
  56. de Redação (19 de junho de 2012). «"Gabriela" estreia em alta na Globo; Ibope é superior ao de "O Astro"». Universo Online. Na Telinha. Consultado em 27 de outubro de 2012. 
  57. Esther Rocha (26 de outubro de 2012). «Último capítulo de Gabriela supera O Astro em audiência com média de 29 pontos». Terra Networks. Ofuxico. Consultado em 28 de outubro de 2012. 
  58. http://otvfoco.com.br/exibida-as-23h-verdades-secretas-ja-tem-media-geral-igual-a-de-gabriela/
  59. de Redação (19 de junho de 2012). «"Gabriela" estreia em alta na Globo; Ibope é superior ao de "O Astro"». Universo Online. Na Telinha. Consultado em 27 de outubro de 2012. 
  60. «"Gabriela" perde audiência com exibição na faixa das 23h da Globo». Universo Online. Na Telinha. 20 de junho de 2012. Consultado em 27 de outubro de 2012. 
  61. Esther Rocha (26 de outubro de 2012). «Último capítulo de Gabriela supera O Astro em audiência com média de 29 pontos». Terra Networks. Ofuxico. Consultado em 28 de outubro de 2012. 
  62. «Rede Globo reapresenta Gabriela nos estados atingidos pelo apagão». Rede Globo. Consultado em 26 de outubro de 2012. 
  63. «Por conta de apagão, Globo reprisará penúltimo capítulo de 'Gabriela' nesta sexta». Tribuna Hoje. Consultado em 26 de outubro de 2012. 
  64. Tatiane Accioly. «"Gabriela" terá reprise de penúltimo capítulo por causa do apagão». Blog da Folha. Consultado em 26 de outubro de 2012. 
  65. a b c d e «Trilha sonora de Gabriela terá poemas musicados de Jorge Amado». Terra Networks. Ofuxico.terra.com.br 
  66. «Ivete grava poema de Jorge Amado para trilha de Gabriela». Época 
  67. «Ivete vai gravar CD com músicas da trilha do cabaré da novela Gabriela». Saraivaconteudo.com.br 
  68. «Página do CD no teledramaturgia». Teledramaturgia.com.br  Texto "titulo " ignorado (ajuda)
  69. «'Ajudou a projetar meu nome', revela Djavan sobre música na trilha de Gabriela». Globo.com. gshow.globo.com 
  70. «De Geraldo Azevedo e Alceu Valença, 'Caravana' está de volta em Gabriela». Globo.com. gshow.globo.com 
  71. a b c d e f g h i j k l «Ouça as canções da trilha sonora de 'Gabriela' na rádio online». Globo.com. gshow.globo.com 
  72. «Tema de Gabriela eternizado na voz de Gal Costa está na nova versão da trama». Globo.com. gshow.globo.com 
  73. «Elba Ramalho festeja canção em Gabriela». Globo.com. gshow.globo.com 
  74. a b c d e «Prêmio Extra de TV 2012». Globo.com. Extra.globo.com. 2 de novembro de 2012 
  75. a b c d e f g h i j k «Veja a lista completa dos ganhadores do Prêmio QUEM 2012». 19 de março de 2013 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]