Rio 2

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Rio 2
Rio 2
Pôster de Divulgação
 Estados Unidos
2014 •  cor •  101 min 
Direção Carlos Saldanha
Produção Bruce Anderson
John C. Donkin
Roteiro Don Rhymer
Carlos Saldanha
Elenco Jesse Eisenberg
Anne Hathaway
Leslie Mann
Rodrigo Santoro
Andy García
Bruno Mars
Jemaine Clement
George Lopez
Jamie Foxx
will.i.am
Kristin Chenoweth
Miguel Ferrer
Gênero animação
comédia
aventura
Música John Powell
Companhia(s) produtora(s) Blue Sky Studios
20th Century Fox Animation
Distribuição 20th Century Fox
Lançamento
  • 27 de março de 2014 (2014-03-27) (Brasil)[1]
  • 3 de abril de 2014 (2014-04-03) (Portugal)[2]
  • 4 de abril de 2014 (2014-04-04) (Reino Unido)
  • 11 de abril de 2014 (2014-04-11) (Estados Unidos)
Idioma inglês
português
Orçamento US$ 103 milhões[3]
Receita US$ 500 101 972[3]
Cronologia
Rio (2011)

Rio 2 (prt/bra: Rio 2)[1][4] é um filme 3D animado por computador norte-americano dos gêneros musical e comédia, produzido pela 20th Century Fox Animation e pela Blue Sky Studios. Dirigido por Carlos Saldanha, é a sequência do filme de animação por computador Rio, lançado em 2011. O título refere-se ao município do Rio de Janeiro, localizado no Brasil, onde o filme é ambientado. O filme apresenta as vozes de Jesse Eisenberg, Anne Hathaway, will.i.am, Jamie Foxx, George Lopez, Tracy Morgan, Bruno Mars, Jemaine Clement, Leslie Mann, Rodrigo Santoro e Jake T. Austin.[5][6] O filme foi lançado nos cinemas brasileiros em 27 de março de 2014. Uma semana depois foi lançado em Portugal.[2]

O diretor Carlos Saldanha manteve a possibilidade do Rio 3 aberta. Em 2014, ele declarou: "Claro, tenho muitas histórias para contar, então estamos [começando a] nos preparar para isso."

Em 25 de outubro de 2019, após a aquisição da 21st Century Fox pela Disney , foi anunciado que um spin-off centrado em Nico e Pedro estava em desenvolvimento para Disney+ .

Enredo[editar | editar código-fonte]

Blu, Jade e seus três filhotes, Carla, Bia e Tiago, levam uma vida domesticada feliz no Rio de Janeiro. Mas Jade começa a temer que as crianças não saibam viver como pássaros de verdade, então a família embarca em uma aventura na Floresta Amazônica, onde eles encontram uma mistura variada de personagens nascidos na Selva. Após a chegada, a família se depara com o pai de Jade há muito tempo perdido. Enquanto Blu tenta se adaptar com os novos vizinhos, ele se preocupa em perder Jade e as crianças para o mundo selvagem, mas as coisas pioram quando eles percebem que o seu habitat amazônico está sob ameaça quando Nigel, o velho inimigo de Blu e Jade, está de volta para se vingar. Blu, Jade e todos os seus amigos irão levar o público a mais risos, a novos personagens engraçados, música, e mais ação, à medida que descobrimos que Blu é capaz de tudo para salvar a sua família.

Personagens[editar | editar código-fonte]

  • Blu: como uma ararinha-azul. Um dia perfeito para o Blu é fazendo panquecas na companhia de Jade e seus três filhos, e descansando no sofá enquanto assistem a um jogo de futebol. Mas quando eles descobrem que podem existir mais araras azuis por aí, Blu, relutantemente, concorda em embarcar em uma viagem para a Amazônia, para ajudar a encontrá-las. Enquanto o restante da família abraça essa aventura e quer ficar lá para sempre, Blu luta para esconder seu desconforto e percebe que voltar para o Rio vai ser mais difícil do que pensava.
  • Jade: como uma ararinha-azul. Apesar de estar feliz com Blu e as crianças no Rio, Jade está animadíssima com a aventura na selva para que ela e sua família possam finalmente deixar as comodidades humanas de lado e viver como verdadeiros pássaros. A viagem acaba se transformando em algo mais intenso do que ela esperava quando reencontra seu pai. É óbvio que Blu está tendo dificuldades para adaptar-se ao ambiente selvagem, deixando Jade dividida entre ficar com o seu pai na Amazônia ou voltar com o Blu para o Rio.
  • Carla: como uma ararinha-azul. Carla é a mais valente e sapeca dos três filhos de Blu e Jade, que prefere ficar ouvindo seu iPod do que ficar com a família. Apesar de no começo não ter gostado da ideia das férias selvagens em família, ela logo descobre que seus dois tios legais, Nico e Pedro, estão indo junto para caçar algum novo talento, então de repente, ela vê potencial nessa viagem. Carla floresce quando encontra uma maneira de ajudar nesse caça de talentos e ser jurada nas audições.
  • Tiago: como uma ararinha-azul. Tiago é o filho mais novo de três minutos, e o único menino. Se algo precisa ser explorado ou destruído, ele é o único a quem recorrer. Sempre disposto para aventuras, Tiago está pronto para explorar a natureza.
  • Bia: como uma ararinha-azul. Bia é inteligente como seu pai, sempre com um livro na mão, para checar fatos e figuras. Mas quando vai para a Amazônia, ela se inspira por sua beleza e intensidade. Pela primeira vez, ela larga o livro e aproveita a vida colorida em ao seu redor.
  • Nico e Pedro: Nico como um canário-da-terra e Pedro como um cardeal. Quando descobrem que Blu e Jade estão a caminho da Amazônia, Nico e Pedro decidem pegar carona e descobrir novos talentos para o Carnaval que se aproxima. A aventura transforma-se em um Ídolos da Selva quando essa dupla entrevista novos animais (alguns com talentos, outros sem), todos com gingado da selva.
  • Rafael: como um tucanuçu. Sempre pronto para uma aventura, especialmente quando se trata de ter uma pausa de sua família, Rafael corre para se juntar à viagem para a Amazônia, uma vez que ele percebe que seu amigo provavelmente vai precisar de sua ajuda. Conforme aumenta a preocupação de Blu, de que ele não seja um bom pássaro para Jade, o simples conselho de Rafael 'esposa feliz, vida feliz' inspira Blu para tentar abraçar a natureza.
  • Eva: como um tucanuçu. É a esposa desafinada de Rafael.
  • Luiz: como um buldogue. Luiz tenta ajudar Nico e Pedro com a suas audições no Rio. Infelizmente, ele geralmente mais atrapalha que ajuda
  • Roberto: como uma ararinha-azul. Amigo de infância de Jade e o filho que Eduardo nunca teve, Roberto é o Fábio Júnior das araras azul - um pássaro carismático em todos os sentidos, e exatamente o oposto do Blu. Parece que não há nada que Roberto não pode fazer. Com uma envergadura impressionante, canta, dança e faz todas as mulheres desmaiarem, fazendo com que Blu se sinta incrivelmente inadequado. Mas Roberto tem um segredo e quando Blu descobre, há uma mudança marcante em sua dinâmica.
  • Eduardo: como uma ararinha-azul. Eduardo é o pai de Jade, é também o chefe das ararinhas-azuis da Amazônia. Eduardo revela-se um grande obstáculo para o genro Blu.
  • Mimi: como uma ararinha-azul. Mimi é a irmã mais velha, engraçada e auto-proclamada conselheira de Eduardo. Enquanto o grupo de Araras respeita, teme Eduardo e obedecem a todas a suas regras, Mimi é a única que tem coragem de desafiá-lo e dizer o que pensa. Mimi amavelmente recebe Blu e Jade de braços abertos e tenta amenizar o conflito entre Blu e Eduardo.
  • Nigel: como uma cacatua-de-crista-amarela. Apesar de ter perdido a maior parte de suas penas, vestindo uma jaqueta estilo Elisabetiano e agora voa como uma galinha, nosso vilão favorito, a cacatua, está de volta. Encontramos em um mercado na Amazônia onde está relegado prevendo o futuro para os turistas. Mas o público é sempre uma audiência e Nigel sobe ao palco com o charme de Shakespeare. De qualquer forma, assim que ele vê Blu e sua família voar sobre sua cabeça, Nigel encontra uma nova razão para viver, se vingar daqueles pássaros azuis culpados pela sua miséria.
  • Carlitos: como um tamanduá. Carlitos é um grande tamanduá mudo com um chapéu coco, cuja pelagem faz parecer que ele usa um colete. Ele foi forçado a sapatear para os turistas até que Nigel o libertou. Ele fará quase tudo por formigas (as formigas vermelhas o deixam louco). Ele se transforma no músculo de Nigel na saga para encontrar Blu e arruinar sua vida.
  • Gabi: como uma . Gabi é uma pequena, rosa, fofa, mas venenosa rã admiradora de Nigel. Ela sabe que é difícil o amor de uma rã com um pássaro, principalmente porque seu toque poderá matá-lo, mas ela está animadíssima para juntar-se a Nigel em sua busca por vingança. Ela pode ser pequena, mas tem um grande coração de vilão. Na maior parte do filme ela é venenosa, mas no final do filme é descoberto pela filha de Blu, Bia que ela não é venenosa.
  • Felipe: A Arara-Vermelha Que Aparenta Ter Uma Certa Rivalidade Com Eduardo Devido Disputa De Terras Na Amazônia, Ele Também Sabe Jogar Futebol.
  • Tininha: A Babá Dos Filhos De Blu, Que Aparece No Início Amarrada Nos Fogos De Artifício.
  • Linda: Linda, uma garota diferente de Minnesota se acostumou a sua vida no Rio com o seu amigo Blu, e novo marido e colega de trabalho Túlio. Quando ela e Túlio vão às profundezas da Amazônia para procurar outras araras azuis, termina encontrando um grande perigo que ameaça toda floresta. Sua rapidez e coragem serão exatamente o que precisa para superar os obstáculos que estão pela frente.
  • Túlio: Túlio, um ornitólogo peculiar, mas brilhante, continua seu trabalho de pesquisa e preservação das aves do Brasil. Sua curiosidade e entusiasmo alcançam novas alturas quando ele e sua amada esposa e colega Linda viajam para a Amazônia e fazem a descoberta de uma vida - Blu e sua família podem não ser os últimos de sua espécie![7]
  • Fernando: Fernando, um garoto de aproximadamente 12 anos é pobre e sem família, que foi adotado por Linda e Túlio. O personagem aparece no começo do filme por uns 3 segundos.
  • Chefão: O Homem Que Destroi A Floresta Amazônica E Destroi Os Habitats Dos Animais.
  • Repórter: como uma âncora de notícias.


Dublagem brasileira[editar | editar código-fonte]

Produção[editar | editar código-fonte]

Em entrevista, após a nomeação do filme original para o Oscar de Melhor Canção Original, Sérgio Mendes disse que o filme provavelmente teria uma continuação e que Carlos Saldanha está planejando para ser lançado em 2014, poucos meses antes da Copa do Mundo, que será realizada no Brasil.[9][10] Além disso, um porta-voz dos estúdios 20th Century Fox disse que o estúdio mostrou interesse em transformar o Rio em uma franquia.[11]

"Acho que o plano é o filme ser lançado três ou quatro meses antes da Copa do Mundo. A Fox está interessada. Vamos ter uma reunião na próxima semana, e Carlos Saldanha está vindo para a cidade e já tem uma história preparada"
— Sérgio Mendes, 25 de janeiro de 2012.[12]

Variety afirma que Carlos Saldanha assinou oficialmente um contrato de cinco anos com a 20th Century Fox, o que lhe permite fazer filmes live-action ou animados, e também sequências, sendo parte do acordo contratual.[13]

Música[editar | editar código-fonte]

A trilha sonora de Rio 2, ficou por conta do inglês John Powell. que já havia trabalhado na trilha sonora do primeiro filme. Em 26 de dezembro de 2013, foi divulgada a música "What is love" cantada por Janelle Monáe, que fez parte da trilha sonora de Rio 2.[14] a trilha sonora de Rio 2 foi esperada com grande expectativa já que a trilha do primeiro filme foi bastante elogiada pelos críticos e recebendo até uma indicação ao Oscar de "Melhor Canção Original", com a música "Real in Rio".[15]

"O filme tem músicas incríveis que farão Rio 2 ser muito bom", disse Bruno Mars.[16]

Trilha sonora[editar | editar código-fonte]

Rio 2: Music from the Motion Picture
Banda sonora de Vários Artistas
Lançamento 25 de março de 2014 (2014-03-25)
Gravação 2014
Gênero(s)
Duração 39:07
Formato(s) CD, download digital
Gravadora(s) Atlantic Records
Produção
Cronologia de bandas sonoras de Blue Sky Studios
Epic
(2013)
The Peanuts Movie
(2015)
Rio 2: Music from the Motion Picture
N.º TítuloArtista(s) Duração
1. "What Is Love"  Janelle Monáe 3:31
2. "Rio Rio" (com B.o.B)Ester Dean 2:41
3. "Beautiful Creatures"  Barbatuques, Andy García e Rita Moreno 2:07
4. "Welcome Back"  Bruno Mars 1:08
5. "Ô Vida"  Carlinhos Brown e Nina de Freitas 1:47
6. "It's a Jungle Out Here" (com Uakti)Philip Lawrence 3:59
7. "Don't Go Away" (com Uakti)Anne Hathaway e Flávia Maia 2:38
8. "Batucada Família"  Carlinhos Brown, Siedah Garrett, Jamie Foxx, Rachel Crow, Amy Heidemann, Andy García e Rita Moreno 2:42
9. "Poisonous Love"  Kristin Chenoweth e Jemaine Clement 3:30
10. "I Will Survive"  Jemaine Clement e Kristin Chenoweth 1:51
11. "Bola Viva"  Carlinhos Brown 3:22
12. "Favo de Mel"  Milton Nascimento 3:08
13. "It's a Jungle Out Here"  Philip Lawrence 4:00
14. "What Is Love"  Janelle Monáe, Anne Hathaway, Jesse Eisenberg, Jamie Foxx e Carlinhos Brown 2:43
Duração total:
39:07

Divulgação[editar | editar código-fonte]

Em 3 de fevereiro de 2014, foi lançado um comercial para divulgação do filme nos canais de televisão americana e nos intervalos comerciais do Super Bowl. No comercial Bruno Mars, Janelle Monáe, Jamie Foxx e will.i.am falam sobre o processo de dublagem.[17]

Referências

  1. a b «Rio 2». AdoroCinema. Brasil. Consultado em 2 de dezembro de 2021 
  2. a b «Rio 2». SAPO Mag. Portugal: Altice Portugal. Consultado em 18 de julho de 2022 
  3. a b «Rio 2 (2014)». Box Office Mojo. Consultado em 11 de abril de 2014 
  4. Público. «Rio 2». Cinecartaz. Portugal. Consultado em 2 de dezembro de 2021 
  5. Alison Rowley (22 de fevereiro de 2013). «Bruno Mars, Kristin Chenoweth, Andy Garcia, Rachel Crow join 'Rio 2'». Digital Spy. Consultado em 25 de fevereiro de 2013 
  6. Bruno Carmelo (25 de fevereiro de 2013). «Rio 2: Anne Hathaway, Rodrigo Santoro e novos atores confirmados». AdoroCinema. Consultado em 25 de fevereiro de 2013 
  7. [1]
  8. a b c d e f g h i j k l m n o p q «Programação - 22 de julho de 2022». RedeGlobo. Consultado em 21 de julho de 2022. Arquivado do original em 22 de julho de 2022 
  9. Léo Francisco (27 de janeiro de 2002). «Rio 2: Continuação é confirmada para 2014». Pipoca Combo. Consultado em 25 de fevereiro de 2013. Arquivado do original em 5 de fevereiro de 2013 
  10. Gladson Costa (4 de julho de 2012). «Rio 2 deve ficar pronto antes da copa do mundo de 2014». GF Notícias. Consultado em 25 de fevereiro de 2013 
  11. Clark Collis (25 de janeiro de 2012). «Sergio Mendes says a 'Rio' sequel 'looks like it's going to happen». Inside Movies. Consultado em 25 de fevereiro de 2013 
  12. Renato Marafon (26 de janeiro de 2012). «'Rio 2' em 2014». Cine Pop. Consultado em 25 de fevereiro de 2013 
  13. Justin Kroll (25 de outubro de 2012). «'Rio' helmer Carlos Saldanha inks Fox pact - Five-year deal covers development of live-action, toon projects». Variety. Consultado em 25 de fevereiro de 2013 
  14. «Cópia arquivada». Consultado em 3 de fevereiro de 2014. Arquivado do original em 21 de fevereiro de 2014 
  15. [2]
  16. [3]
  17. [4]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]