Ice Age (série de filmes)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
A Era do Gelo (franquia)
A Idade do Gelo (PT)
A Era do Gelo (BR)
Estados Unidos
2002-presente •  380 min 
Direção Veja Abaixo
Roteiro Michael Berg
Peter Gaulke
Gerry Swallow
Peter Ackerman
Sam Harper
Mike Reiss
Jason Fuchs
Gênero Comédia
Idioma Inglês
Orçamento US$ 324 Milhões
Receita US$ 2,800,242,943

Ice Age é uma série de filmes de animação produzidos pela Blue Sky Studios, uma subsidiária da 20th Century Fox.

Filmes[editar | editar código-fonte]

Ice Age (2002)[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Ice Age

Lançado em 2002 e dirigido por Chris Wedge e pelo brasileiro Carlos Saldanha. A animação é uma adaptação da história original de Michael J. Wilson.

Sinopse[1]

Durante o período glacial, um bebê é separado de seus pais. Mas um trio de heróis que estava no lugar errado, na hora certa - um mamute rabugento, porém, dono de um grande coração (Manfred, mais conhecido como Manny), um atrapalhado bicho preguiça (Sid) e um tigre dente de sabre muito suspeito (Diego) - embarcará numa jornada para ajudá-lo a encontrar sua família.

Ice Age: The Meltdown (2006)[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Ice Age: The Meltdown

Lançado em 2006 e dirigido por Carlos Saldanha. Escrito por Peter Gaulke, Jim Hecht e Gerry Swallow.

Sinopse[2]

Manny, Sid, e Diego aprendem que a Era do Gelo está chegando ao fim e juntam-se aos outros animais em uma jornada às terras mais altas. Na viagem eles descobrem que Manny não é o último dos mamutes.

Ice Age: Dawn of the Dinosaurs (2009)[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Ice Age: Dawn of the Dinosaurs

Lançado em 2009 é o primeiro filme da franquia em 3D. Dirigido por Carlos Saldanha, escrito por: Peter Ackerman, Michael Berg, Yoni Brenner, Jason Carter Eaton e Mike Reiss.[3]

Sinopse

Sid tenta adotar três ovos de dinossauros e acaba sendo abduzido pela mãe feroz dos filhotes. Os amigos de Sid: Manny e Diego irão ao resgate.

Ice Age: Continental Drift (2012)[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Ice Age: Continental Drift

É o segundo filme feito em 3D e o primeiro sem Carlos Saldanha. O quarto filme é dirigido por Steve Martino e Mike Thurmeier. Escrito por Michael Berg, Jason Fuchs e Mike Reiss. [4]

Sinopse[5]

A louca perseguição de Scrat sempre à caça de sua noz inquieta tem consequências que mudam o mundo e causam um cataclismo continental. Manny, Diego e Sid viverão a maior aventura de todos os tempos. Nessa maré de mudanças, Sid acaba reencontrando sua Avó turrona, Diego acaba encontrando seu interesse amoroso, e o bando ainda terá que lidar com uma horda de piratas decididos a impedi-los de voltar para casa.

Ice Age: Collision Course (2016)[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Ice Age: Collision Course

O dublador de Sid, John Leguizamo, mencionou que a 20th Century Fox pode estar trabalhando em um quinto filme da série Ice Age, mas ele não revelou muitos detalhes. Ele disse: "A industria de filmes é muito grande agora e muito secreta para competir. Tornou-se uma indústria de um bilhão de dólares. E, bem, eles não vão me contar. Eu tentei tirar essas informações deles... e descobri algumas coisas, por que eu vou continuar falando sobre isso até conseguir respostas. Parece que eles estão trabalhando em algo, portanto, esperamos que a resposta seja sim, mas eu não posso dizer com certeza."

O quinto filme da série foi agendado pela 20th Century Fox e pelo estúdio de animação Blue Sky para o dia 15 de julho de 2016.Um cartaz promocional, mostrado em junho de 2015, no Licensing Expo, revelou o título completo do filme: Ice Age: Collision Course .[6]

Curta-metragens[editar | editar código-fonte]

Gone Nutty[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Gone Nutty

Gone Nutty é um filme curta-metragem de animação lançado em 2002, dirigido por Carlos Saldanha, e lançado originalmente no DVD de Ice Age.[7] O curta apresenta o personagem Scrat, que está novamente tendo problemas com a coleta de seus amadas nozes. O filme foi nomeado para o Oscar de melhor curta-metragem de animação em 2003.[8]

No Time for Nuts[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: No Time for Nuts

No Time for Nuts é um filme curta-metragem de animação lançado em 2006, dirigido por Chris Renaud e Mike Thurmeier, e foi originalmente lançado no DVD de Ice Age: The Meltdown.[9] O curta segue com Scrat em uma perseguição após a sua noz, ter sido acidentalmente enviada de volta no tempo por uma máquina do tempo congelada. No Time for Nuts foi nomeado para o Oscar de melhor curta-metragem de animação em 2004.[10]

Surviving Sid[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Surviving Sid

Surviving Sid é um filme curta-metragem de animação lançado em 2008, dirigido por Galen Tan Chu e Karen Disher. Ele foi originalmente lançado no DVD e Blu-ray de Horton Hears a Who!.[11] Ao contrário dos dois primeiros curtas de A Era do Gelo, Surviving Sid se concentra em Sid, que incompetente "leva" um pequeno grupo de crianças para acampar.

Cosmic Scrat-tastrophe[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Cosmic Scrat-tastrophe

Cosmic Scrat-tastrophe é um filme curta-metragem de animação lançado em 2015. O curta, mais uma vez segue com Scrat, que descobre um disco voador congelado em um bloco de gelo e acidentalmente aciona a máquina e acaba criando o Sistema Solar através de uma série de contratempos.

Especiais de TV[editar | editar código-fonte]

Ice Age: A Mammoth Christmas[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Ice Age: A Mammoth Christmas

É o primeiro especial de Natal da série, e foi, nos Estados Unidos, transmitido pela Fox, no dia 24 de dezembro de 2011; em Portugal pela TVI, no dia 25 de Dezembro de 2011; e no Brasil pela Rede Record, no dia 23 de Dezembro de 2012. Desenvolve-se algum tempo depois do terceiro filme.

Sinopse

Manny e Ellie estão muito contentes com a sua filha, e com o belo Natal em família que irão ter, até que Sid destrói a tradição que Manny sempre teve. Juntos, Peaches, Sid, Crash e Eddie, arranjam maneira de resolver o problema, procurando o Papai Noel/Pai Natal.

Ice Age: The Great Egg-Scapade[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Ice Age: The Great Egg-Scapade

É o primeiro especial de Páscoa da série, e foi, nos Estados Unidos, transmitido pela Fox, no dia 20 de março de 2016; e no Brasil pela Rede Globo, no dia 27 de março de 2016. Desenvolve-se algum tempo depois do quarto filme.

Sinopse

Os negócios estão crescendo de vento em popa no serviço que Sid abriu como babá de ovos, mas quando um covarde coelhinho pirata rouba, camufla e esconde todos os ovos, Manny, Diego e o resto do bando precisam embarcar numa missão ousada de resgate, que acaba virando a primeira caçada aos ovos do mundo.

Referências

  1. [1], Filmes de Cinema.
  2. [2], Internet Movie Data Base (IMDB).
  3. [3], Internet Movie Data Base (IMDB).
  4. [4], Internet Movie Data Base (IMDB).
  5. [5], Site Oficial do Filme A Era do Gelo 4.
  6. «Exclusive Promo Poster Gallery from Licensing Expo 2015! - ComingSoon.net». Consultado em 2015-07-07. 
  7. Fretts, Bruce (November 29, 2002). «Ice Age DVD review». Entertainment Weekly. Consultado em August 9, 2011. 
  8. «The 76th Academy Awards (2004) Nominees and Winners». The Academy of Motion Picture Arts and Sciences [S.l.: s.n.] February 29, 2004. Consultado em July 24, 2012. 
  9. «No Time for Nuts». Blue Sky Studios. Consultado em August 9, 2011. 
  10. «The 79th Academy Awards (2007) Nominees and Winners». The Academy of Motion Picture Arts and Sciences. Consultado em April 3, 2012. 
  11. «HORTON HEARS A WHO Special Edition DVD Review». Collider. December 14, 2008. Consultado em August 9, 2011.