Doug Liman

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Searchtool.svg
Esta página foi marcada para revisão, devido a incoerências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a coerência e o rigor deste artigo.
Question book.svg
Esta biografia de uma pessoa viva não cita as suas fontes ou referências, o que compromete sua credibilidade. (desde janeiro de 2017)
Ajude a melhorar este artigo providenciando fontes confiáveis e independentes. Material controverso sobre pessoas vivas sem apoio de fontes confiáveis e verificáveis deve ser imediatamente removido, especialmente se for de natureza difamatória.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Ambox grammar.svg
Esta página ou secção precisa de correção ortográfico-gramatical.
Pode conter incorreções textuais, e ainda pode necessitar de melhoria em termos de vocabulário ou coesão, para atingir um nível de qualidade superior conforme o livro de estilo da Wikipédia. Se tem conhecimentos linguísticos, sinta-se à vontade para ajudar.
Translation to english arrow.svg
A tradução deste artigo está abaixo da qualidade média aceitável. É possível que tenha sido feita por um tradutor automático ou por alguém que não conhece bem o português ou a língua original do texto. Caso queira colaborar com a Wikipédia, tente encontrar a página original e melhore este verbete conforme o guia de tradução.
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde maio de 2015).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Doug Liman.

Doug Liman (Nova Iorque, 24 de Julho de 1966) é um diretor e produtor norte-americano. Dirigiu filmes de sucesso como A Identidade Bourne (2002), Mr. e Mrs. Smith (2005) e Jumper (2008).

A Vida[editar | editar código-fonte]

Liman nasceu em Nova Iorque, filho de pais judeus Ellen (nee Fogelson), um pintor e escritor, Arthur L. Liman, um advogado de Nova York conhecido por seu serviço público, que incluiu servindo como conselheiro chefe para as audiências do Senado Irã-Contra.

Liman começou a fazer curtas-metragens ainda no colegial e estudou no International Center of Photography, em Nova York. Enquanto freqüentava a Universidade de Brown, que ele ajudou a co-fundar o estudante de cabo da estação de televisão BTV e serviu como seu gerente primeira estação. Com a ajuda de uma bolsa grande, através de ligações de seu pai a partir da agora extinta CBS Foundation, ele também co-fundou a Associação Nacional do Colégio de Radiodifusores (NACB), a primeira associação de marcas voltadas para estudantes com pessoal de rádio e televisão, em 1988 . Liman participaram do programa de pós-graduação na University of Southern California, onde foi batido para dirigir seu primeiro projeto em 1993, o thriller de comédia Entrando / Corpo Estudantil.

Os Filmes[editar | editar código-fonte]

Liman se unido para dirigir Swingers, quando o seu roteirista Jon Favreau recusou as ofertas de estúdios que queria elenco estabelecido atores. O diretor concordou em lançar Favreau e seus amigos (Vince Vaughn, Ron Livingston, e Patrick Van Horn) nesta comédia sobre a luta entre os atores do meio do clube de LA. O resultado foi um filme de 250 mil dólares diálogo de propulsão que tornou-se uma batida do dorminhoco e crítico de sucesso. Além de estabelecer um culto seguinte, saltar, iniciaram-se as carreiras dos atores caracterizados.

próximo esforço de Liman, Go (1999), seguiu os acontecimentos de uma noite, através de três diferentes pontos de vista, divergiu e tramas reconverged; Liman também foi diretor de fotografia do filme. O filme obteve um lucro de bilheteria arrecadou 28,4 milhões dólares em todo o mundo contra um orçamento de US $ 6,5 milhões.

Em 1999, Liman tiro um comercial para a Nike em que Tiger Woods, sem deixar a bola tocar o chão, saltou várias vezes uma bola no seu clube e, em seguida, levou-o à distância.

Liman gostava mais sucesso comercial, quando ele dirigiu o thriller de ação A Identidade Bourne (2002), uma adaptação do romance do autor Robert Ludlum's. O filme que faltou Liman entregue seqüências de ação suficiente para satisfazer os grupos de testes de jovens do sexo masculino, de modo Universal Studios exigia que ele disparar quase vinte minutos de cenas de substituição. Liman ficou com a franquia Bourne através de suas duas próximas parcelas (2004, The Bourne Supremacy e 2007 de O Ultimato Bourne), mas serviu vez como produtor executivo, enquanto Paul Greengrass assumiu funções na direcção de ambos os filmes. Com base no seu sucesso, o executivo Liman produziu e dirigiu o episódio piloto (Premiere), bem como o segundo episódio (The Model Home) do drama de sucesso da Fox tempo prime The OC (2003-2007). Liman produziu e dirigiu uma série de comédias curtas para a Chrysler e Festivais de Cinema de Cannes, intitulado Indie é grande.

Liman dirigiu também Sr. e Sra. Smith (2005), um filme de comédia sobre um casal casou-se com cada vez mais distantes, tanto secretamente assassinos, que são contratados para matar uns aos outros. O filme, sua comercialmente mais bem-sucedida até agora, é também conhecida pelo romance fora das telas entre as estrelas Brad Pitt e Angelina Jolie, que desenvolveu um relacionamento de alto nível depois de fazer o filme. Em 2005, Liman assinou contrato para dirigir o episódio piloto da série de televisão da NBC, Heist, que é sobre uma tentativa de longa temporada de roubar três lojas de jóias em swanky Beverly Hills 'Rodeo Drive.

Sua adaptação cinematográfica de Steven Gould ciência ficção Jumper romance foi lançado em 2008 [4].

Em 2009, ele co-fundou a 30ninjas.com site, que é voltada para os fãs de filmes de ação e de televisão, jogos, esportes radicais e vídeos virais. Ele também mantém um blog no site.

Ele terminou recentemente Fair Game, que competiu pela Palma de Ouro no Festival de Cannes 2010. [5] Ele se prepara para dirigir o filme de Hiroshi adption romance Sakurazaka Tudo que você precisa é Kill [6].

Atualmente ele está produzindo Covert Affairs, uma série original que vai estrear em E.U.A. este verão.

Liman é membro do conselho do Centro de Ação Legal e está ativamente envolvido no programa de bolsas de graduação Arthur Liman.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]