The Bourne Identity

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para o livro de Robert Ludlum, veja The Bourne Identity (desambiguação).
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde junho de 2012). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)


The Bourne Identity
Identidade Desconhecida (PRT)
A Identidade Bourne (BRA)
 Estados Unidos Alemanha
2002 •  cor •  119 min 
Direção Doug Liman
Produção Doug Liman
Patrick Crowley
Frank Marshall
Richard N. Gladstein
Roteiro Tony Gilroy
William Blake Herron
Baseado em The Bourne Identity de Robert Ludlum
Elenco Matt Damon
Franka Potente
Chris Cooper
Julia Stiles
Clive Owen
Brian Cox
Adewale Akinnuoye-Agbaje
Género Ação
Música John Powell
Cinematografia Oliver Wood
Edição Saar Klein
Companhia(s) produtora(s) The Kennedy/Marshall Company
FilmColony
Distribuição Universal Pictures
Lançamento Estados Unidos 14 de julho de 2002
Brasil 11 de outubro de 2002[1]
Idioma Inglês, Alemão, Francês
Orçamento US$ 60 milhões[2]
Receita US$ 214 034 224[2]
Cronologia
The Bourne Supremacy
Página no IMDb (em inglês)

The Bourne Identity (no Brasil, A Identidade Bourne / pt: Identidade Desconhecida) é um filme de ação, espionagem e thriller de 2002 dirigido por Doug Liman. Foi adaptado por Tony Gilroy e William Blake Herron do livro de mesmo nome escrito por Robert Ludlum, que também ajudou a produzir o filme ao lado de Frank Marshall.

Foi lançado pela Universal Studios nos cinemas dos Estados Unidos em 14 de junho de 2002 e recebeu uma crítica positiva e boa reação do público. No Brasil, foi lançado em 11 de outubro de 2002.

A sequência do filme, The Bourne Supremacy, foi lançada em 2004, e a terceira parte, The Bourne Ultimatum, foi lançada em 2007. O quarto filme, intitulado The Bourne Legacy, foi lançado em 2012. O quinto filme, Jason Bourne, foi lançado em 2016.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Um homem baleado (Matt Damon) é achado na costa da França por um grupo de pescadores que o levam à bordo para tratar de seus ferimentos. Quando acorda, o homem não se lembra de nada do que aconteceu nem de quem é e a única pista é um chip implantado em seu quadril com o número de uma conta em um banco em Zurique, na Suíça. Após voltar para a costa, o homem viaja até a Suíça, onde é parado por uma dupla de policiais, e, por instinto, ele os ataca e imobiliza os dois rapidamente.

No banco, ele descobre que seu nome é Jason Bourne e que reside em Paris, porém encontra em seu cofre uma série de documentos com vários nomes diferentes, uma grande quantia em dinheiro vivo e uma arma. Ao sair do banco, ele é seguido por policiais e se refugia na embaixada americana temporariamente. Quando os seguranças tentam detê-lo, ele foge do local. Do lado de fora, ele encontra Marie (Franka Potente), uma jovem sem dinheiro que estava vivendo em seu carro enquanto tentava migrar para os Estados Unidos. Ele a oferece uma grande quantidade de dinheiro para ela levá-lo de carro até Paris.

Ao chegarem ao apartamento de Jason em Paris, eles são atacados por um assassino profissional que enfrenta e é derrotado por Jason. Marie se desespera ao descobrir que o homem estava caçando ela também e Jason a tira dali. Ele vai até uma estação de trem, onde guarda sua mochila em um armário e depois volta para o carro. Apesar de estar assustada, Marie prefere fugir com ele a ficar sozinha. Eles são perseguidos pela polícia pelas ruas da cidade, mas Bourne consegue despistá-los. Em seguida, eles abandonam o carro e vão para o hotel, onde têm relações.

Enquanto isso, um político africano que vive na França chamado Nykwana Wombosi (Adewale Akinnuoye-Agbaje) acusa o governo dos EUA de tentar matá-lo. Em Langley, o agente da CIA Alexander Conklin (Chris Cooper) e seu assistente, Danny Zorn (Gabriel Mann), lideram uma operação internacional para capturar Bourne.

Com a ajuda de Marie, Bourne investigam seus passos antes de parar no mar, tentando entender o que aconteceu. Ele descobre que estava agindo sob a identidade de John Michael Kane, porém Marie descobre que há um homem com o mesmo nome no necrotério e eles vão até lá. Embora não consigam ver o corpo, Jason encontra o nome de Wombosi na lista de pessoas que foram lá para ver o mesmo corpo. Porém, ao procurarem Wombosi, este já havia sido assassinado. Através de uma matéria de jornal, Bourne descobre que ele foi o responsável pela tentativa de assassinato de Wombosi em seu iate em Marselha. Assustada, Marie quer deixar Jason e ele promete levá-la à casa de seu irmão, Eamon.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Ator Papel
Matt Damon Jason Bourne
Franka Potente Marie Helena Kreutz
Chris Cooper Alexander Conklin
Gabriel Mann Danny Zorn
Julia Stiles Nicky
Clive Owen O Professor
Brian Cox Ward Abbott
Adewale Akinnuoye-Agbaje Nykwana Wombosi
Tim Dutton Eamon
Walton Goggins Agente técnico
Josh Hamilton Agente técnico
Orso Maria Guerrini Giancarlo
David Selburg
Katie Thynne Claudia, filha de Eamon
Anthony Green Segurança do consulado americano
David Bamber Atendente do consulado americano
Delphine Lanson Secretária da Alliance
Hubert Saint-Macary Chefe de necropsia
Kait Denison Recepcionista do banco suíço
Philippe Durand Assistente no necrotério
Thierry René Conselheiro de Wombosi

Personagens[editar | editar código-fonte]

Jason Bourne[editar | editar código-fonte]

Interpretado por Matt Damon

Fluente em diversos idiomas, também possui conhecimento em diversas técnicas de combate. Sofre de amnésia após abortar uma missão. Na busca por sua identidade, se depara com pessoas que querem eliminá-lo. Bourne é uma arma que custou cerca de 39 milhões para o governo Estadunidense.

Marie Helena Kreutz[editar | editar código-fonte]

Interpretada por Franka Potente

Viajante alemã que é contratada por Jason Bourne para levá-lo da Suíça a Paris. Os dois acabam se relacionando e permanecem juntos. Ele se sente responsável por protegê-la depois que tentam matá-los no apartamento.

Alexander Conklin[editar | editar código-fonte]

Interpretado por Chris Cooper

Ex-comandante de Jason Bourne e coordenador do projeto Treadstone, foi encarregado de "resolver" o problema Jason Bourne.

Nicky Parsons[editar | editar código-fonte]

Interpretada por Julia Stiles

Agente de campo da CIA, trabalha em Paris respondendo diretamente a Alexander Conklin.

O Professor[editar | editar código-fonte]

Interpretado por Clive Owen

Matador encarregado de localizar Jason Bourne. Também é fruto do projeto Treadstone e trabalha em Barcelona.

Ward Abbott[editar | editar código-fonte]

Interpretado por Brian Cox

Superior direto de Alexander Conklin e atual vice-diretor da CIA. Manifesta-se continuamente preocupado com a incapacidade de Conklin de resolver o problema.

Nykwana Wombosi[editar | editar código-fonte]

Interpretado por Adewale Akinnuoye-Agbaje

Ex-ditador africano que atualmente mora em Paris. Estava marcado para ser morto por Jason Bourne (este ficou escondido em seu iate durante uma semana esperando a melhor oportunidade), mas Bourne hesitou ao ver o filho caçula de Nykwana.

Referências

  1. A Identidade Bourne. Filmow, página visitada dia 14 de abril de 2013.
  2. a b «The Bourne Identity (2002)» (em inglês). Box Office Mojo. Consultado em 11 de julho de 2013 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Jason Bourne
Livros de Robert Ludlum: The Bourne Identity (1980) | The Bourne Supremacy (1986) | The Bourne Ultimatum (1990)
Livros de Eric Van Lustbader: The Bourne Legacy (2004) | The Bourne Betrayal (2007)
Filmes do século XX: The Bourne Identity (1988)
Filmes do século XXI: The Bourne Identity (2002) | The Bourne Supremacy (2004) | The Bourne Ultimatum (2007) | The Bourne Legacy (2012) | Jason Bourne (2016)