Hayden Christensen

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Hayden Christensen
Christensen na premiere de A Vingança dos Sith, 2005
Nascimento 19 de abril de 1981 (34 anos)
Vancouver, Columbia Britânica, Canada
Nacionalidade Canadá Canadense
Ocupação Ator e Produtor
Atividade 1993–presente
Cônjuge Rachel Bilson (2007–presente)
IMDb: (inglês)

Hayden Christensen (Vancouver, Columbia Britânica, 19 de Abril de 1981) é um ator canadense. Ficou conhecido após interpretar Anakin Skywalker/Darth Vader em Star Wars Episódio II: Ataque dos Clones e Star Wars Episódio III: A Vingança dos Sith. Entre seus trabalhos estão Jumper e Tempo de Recomeçar, pelo qual recebeu uma indicação ao Globo de Ouro.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Seus pais, David e Alie Christensen, são empresários e têm uma empresa de telecomunicações no Canadá. O ator tem dois irmãos mais velhos, Tove e Hejsa, e uma irmã mais nova, Kaylen. Ainda na infância, mudou-se com sua família para Thornhill, em Toronto, onde frequentou a E.J. Sand Public School, a Baythorn Public School e a Unionville High School.

Antes de ser ator, participou de competições de hóquei e tênis. Frequentou o Actors Studio, em Nova York, até ser descoberto quando acompanhou sua irmã em um teste para um comercial, onde os diretores o consideraram perfeito para o anúncio.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Seu primeiro papel foi na novela canadense Family Passions, aos 12 anos. Em 1994, apareceu no filme À Beira da Loucura, de John Carpenter. Entre 1995 há 1999, apareceu em diversos filmes e séries de televisão, incluindo Strike!, Goosebumps, Are You Afraid of the Dark? e As Virgens Suicidas, o último dirigido por Sofia Coppola. Começou a ganhar notoriedade quando estrelou a série Higher Ground, em 2000, onde interpretou Scott, um jovem usuário de drogas. No mesmo ano, chamou a atenção internacional ao superar 400 candidatos e ser escolhido por George Lucas para interpretar Anakin Skywalker nos dois últimos filmes da saga Star Wars: Ataque dos Clones e A Vingança dos Sith. Seu desempenho recebeu críticas mistas, mas o ator se tonou popular entre o público.

Foi aclamado por seu desempenho no filme Tempo de Recomeçar (2001), lhe rendendo uma indicação ao Globo de Ouro de Melhor Ator Coadjuvante e ao SAG na mesma categoria. Em 2003, recebeu boas críticas por O Preço de uma Verdade, onde interpretou Stephen Glass, na história real do jornalista que falsificou diversos artigos enquanto trabalhava na The New Republic. Em 2004, foi inserido no lugar do ator Sebastian Shaw na versão remasterizada do filme Star Wars: O Retorno de Jedi, como o fantasma de Anakin Skywalker. No mesmo ano, apareceu como modelo da marca Louis Vuitton. Em 2005, estrelou Star Wars Episódio III: A Vingança dos Sith, pelo qual ganhou o MTV Movie Award de Melhor Vilão.

Entre 2006 e 2007 apareceu nos filmes Awake - A Vida Por Um Fio, ao lado de Jessica Alba e Terrence Howard, Território Virgem, com Mischa Barton e em Uma Garota Irresistível, uma cinebiografia da musa dos anos 60, Edie Sedgwick, ao lado de Sienna Miller e Guy Pearce. Em 2008, estrelou o filme Jumper, onde interpretou David Rice, um jovem que tem o poder de se teletransportar, e onde trabalhou com Samuel L. Jackson pela terceira vez e com Rachel Bilson, com quem também contracenou no filme Nova York, Eu Te Amo.

Em 2009, trabalhou como modelo para a marca francesa Lacoste, sendo o rosto do perfume Lacoste Challenge. Desde 2010, apareceu nos filmes Ladrões, com Paul Walker e Idris Elba, Mistério da Rua 7, com Thandie Newton e O Imperador, com Nicolas Cage. Também está no elenco de American Heist ao lado de Adrien Brody e 90 Minutes in Heaven, com Kate Bosworth.

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Christensen esteve romanticamente ligado a atriz Natalie Portman, sua colega de elenco em Star Wars, durante as filmagens do Episódio II, em 2000. Em 2006, namorou brevemente a atriz Sienna Miller, com quem contracenou em Uma Garota Irresistível.

Desde 2007, namora a atriz Rachel Bilson, sua colega de elenco no filme Jumper. Em dezembro de 2008, o casal noivou, em meados de 2010, eles romperam, mas após três meses, reataram o romance. O casal tem uma filha, Briar Rose Christensen, nascida em 29 de outubro de 2014.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Filmes[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel Notas
1995 À Beira Da Loucura Jornaleiro
Em Nome da Vingança Jovem John Ryan
1998 Só Para Mulheres Namorado de Tinka
1999 O Sabotador Patrick Brennan
As Virgens Suicidas Jake Hill Conley
2001 Tempo de Recomeçar Sam Monroe
2002 Star Wars Episódio II: Ataque dos Clones Anakin Skywalker
2003 O Preço de Uma Verdade Stephen Glass
2004 Star Wars: O Retorno de Jedi Anakin Skywalker Versão remasterizada
2005 Star Wars Episódio III: A Vingança dos Sith Anakin Skywalker / Darth Vader
2006 Uma Garota Irresistível Billy Quinn
2007 Awake - A Vida Por Um Fio Clay Beresford
Território Virgem Lorenzo DeLamberti
2008 Jumper David Rice
2009 Nova York, Eu Te Amo Ben
2010 Ladrões A.J.
Mistério da Rua 7 Luke
Quantum Quest: A Cassini Space Odyssey Jammer voz
2014 O Imperador Jacob
American Heist James Kelly
2015 90 Minutes in Heaven Don Piper

Televisão[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel Notas
1993 Family Passions Skip McDeere 1 episódio
1995 Love and Betrayal: The Mia Farrow Story Fletcher Telefilme
Harrison Bergeron Eric Telefilme
1996 No Greater Love Teddy Winfield Telefilme
Forever Knight Andre 1 episódio
1997 Goosebumps Zane 2 episódios
1999 Real Kids, Real Adventures Eli Goodner 1 episódio
Clube do Terror Kirk 1 episódio
The Famous Jett Jackson Steven 1 episódio
2000 Trapped in a Purple Haze Orin Krieg Telefilme
Higher Ground Scott Barringer 22 episódios

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Hayden Christensen