Lacoste

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Lacoste
Lacoste
Lacoste
Uma loja da Lacoste na República Checa.
Razão social Lacoste S.A.
Privada
Gênero Moda
Fundação 1933 (91 anos)
Fundador(es) René Lacoste
Área(s) servida(s) Mundo
Website oficial www.lacoste.com

Lacoste é uma empresa de vestuário de luxo fundada em 1933 por René Lacoste, em Paris, França.

História[editar | editar código-fonte]

A empresa foi fundada pelo tenista, William Lacoste foi juntamente com André Gillier em 1933. René tinha sido apelidado de "Le Crocodile" pela imprensa americana durante a Davis Cup em 1927, por causa de uma aposta que valia uma mala de pele de corcodilo.[1] O animal acabou virando o símbolo da marca.

Em 1963, René passou o controle da marca a seu filho, Bernard Lacoste.

A partir dos anos 90 a popularidade da Lacoste estava em queda, até que o estilista francês, Christophe Lemaire ter tomado a direção criativa da Lacoste, ele modernizou a marca, mantendo o estilo criado por René.

Em 2005, quase 55 milhões de produtos Lacoste eram vendidos em mais de 100 países. Este fato também se deve aos contratos que a Lacoste fez com vários tenistas para representarem a marca, tais como o americano Andy Roddick, o suíço Stanislas Wawrinka, o canadense Milos Raonic, o aposentado tenista francês Fabrice Santoro e o também francês Richard Gasquet. Também apostaram no mundo do golfe, fazendo um contrato com o golfista bicampeão do Major Championships, José María Olazábal. Bernand Lacoste passou a presidência da (Lacoste) ao seu irmão mais novo, que já trabalhava há vários anos na marca. Bernard morreu em 21 de março de 2006.

Em 2011 a empresa tentou proibir que Anders Behring Breivik continuasse utilizando as camisas da marca.[2][2][3][4]

Impacto cultural[editar | editar código-fonte]

Diversos artistas musicais brasileiros já fizeram referências a marca Lacoste em suas músicas. Uma das mais conhecidas é Rei Lacoste cantada pelo rapper carioca, MD Chefe.[5][6]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre vestuário ou moda é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.