Sia (musicista)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Sia Furler)
Ir para: navegação, pesquisa
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde novembro de 2015). Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
Sia
Sia a apresentar-se em Seattle, Washington, em 2011
Informação geral
Nome completo Sia Kate Isobelle Furler
Nascimento 18 de dezembro de 1975 (40 anos)
Local de nascimento Adelaide
 Austrália
Gênero(s) pop, electro-pop, indie pop, synthpop, trip hop, hip hop, acid jazz, rock alternativo, pop rock, new wave, R&B, soul
Ocupação(ões) cantora, compositora, produtora musical, diretora de videoclipes
Instrumento(s) vocais
Extensão vocal soprano lírico-leve
Período em atividade 1993 — presente
Gravadora(s) Dance Pool, Go! Beat, Hear, Astralwerks, Inertia, RCA Records, Monkey Puzzle
Afiliação(ões)
Página oficial siamusic.net

Sia Kate Isobelle Furler (Adelaide, 18 de dezembro de 1975), mais conhecida somente como Sia, é uma cantora e compositora australiana.

Nascida na cidade de Adelaide, deu início a sua carreira como vocalista na banda de acid jazz Crisp durante a metade da década de 1990. Em 1997, quando a formação se dissolveu, ela lançou seu álbum de estreia, intitulado OnlySee, pela Flavoured Records, na Austrália. Após este fato, ela se mudou para Londres e forneceu vocais para a dupla Zero 7.

Sia lançou mais quatro álbuns de estúdio: Healing Is Difficult (2001), Colour The Small One (2005), Some People Have Real Problems (2008) e We Are Born (2010) Ela também lançou vários EP.

Christina Aguilera tem Sia como uma de suas artistas preferidas e melhores amigas. Sia foi escolhida pessoalmente por Christina para trabalhar com ela em seu álbum Bionic. Sia escreveu as canções "All I Need", "I Am", "Stronger Than Ever" e a emocionante "You Lost Me". Em 2011, Sia foi convidada por Christina para ajudá-la no reality show The Voice, em que é treinadora vocal. A função de Sia era a de técnica assistente. Sia também escreveu a canção "My Love", que teve participação na trilha sonora do filme A Saga Crepúsculo: Eclipse.

Em dezembro de 2011 o hit "Titanium", de David Guetta, foi lançado tendo Sia por intérprete. Em 2012, ela colaborou com o rapper Flo Rida em seu single "Wild Ones"[1] . Ainda em 2012, compôs o grande hit "Diamonds" para Rihanna.

Há quem garante que Beyoncé também tem preferências em trabalhar com Sia. Em 2013, Beyoncé lançou repentinamente seu álbum homônimo e sua canção principal de trabalho foi "Pretty Hurts", composta por Sia. Em entrevista a uma revista americana, indagada sobre um boato em que a música "Pretty Hurts" seria composta para Katy Perry, Sia respondeu: "Quando Beyoncé ouviu isso, ela levou a base para casa e logo fechou o contrato”. No último verão, o produtor Dr. Luke, um dos produtores de Katy Perry, mostrou-a a versão de Beyoncé. Ela amou e, logo em seguida, enviou uma mensagem para Sia: “Estou muito machucada por você não ter me enviado essa música”. Sia então respondeu, ainda desapontada: “Cheque seu e-mail” e Katy finalizou, “Era para ser da Beyoncé, tenho certeza”.

Sia assumiu ser bissexual, sendo habitualmente incluída em listas LGBT das revistas dessa temática.[2] [3]

Após ganhar reconhecimento com hits como Wild Ones, Titanium, She Wolf (Falling to Pieces) e em composições para Beyoncé, Katy Perry, Christina Aguilera, Rihanna e outros, em 2014, Sia lançou seu 6º álbum de estúdio, intitulado 1000 Forms Of Fear, que pela primeira vez em sua discografia, atingiu o topo da Billboard Hot 200. O hit Chandelier lhe rendeu 4 indicações ao Grammy Awards.

Em entrevista ao NME, em 2015, Sia disse que tinha prontos mais dois álbuns prontos para serem lançados, mas destacou um, chamado This Is Acting, seu sétimo álbum, que foi lançado em 29 de janeiro de 2016. A compositora também afirmou, em aparições de divulgação do novo trabalho, que este álbum é composto por músicas suas que foram rejeitadas ou devolvidas (a pedido dela) por outros artistas. "Alive", por exemplo, foi escrita com Adele (e rejeitada pela mesma em seu terceiro álbum de estúdio, 25), e "Space Between" foi enviada para Rihanna, porém Sia a pediu de volta e sua colega devolveu a música gentilmente.

Ver artigo principal: Discografia de Sia

Referências

  1. "FLO RIDA + SIA FURLER - "WILD ONES"" (em inglês). Consult. 28 de janeiro de 2012. 
  2. http://www.advocate.com/issue_story_ektid82018.asp Forty Under 40: Politics
  3. SameSame 25: 2009

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) cantor é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.