Kristen Wiig

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Kristen Wiig
Kristen Wiig em Maio de 2008
Nome completo Kristen Carroll Wiig
Nascimento 22 de agosto de 1973 (43 anos)
Canandaigua, Nova Iorque
Nacionalidade Povo dos Estados Unidos norte-americana
Ocupação Atriz, comediante
Cônjuge Hayes Hargrove (2005-2009)
Página oficial
IMDb: (inglês)

Kristen Carroll Wiig (Canandaigua, Nova Iorque, 22 de agosto de 1973) é uma atriz, comediante, argumentista e produtora norte-americana. Fez parte do elenco de Saturday Night Live de 2005 a 2012, tendo deixado o programa na temporada 37 para trabalhar em outros projetos.[1]

Desde a sua saída do programa Saturday Night Live, Wiig construiu uma carreira de sucesso no cinema em filmes de comédia como Bridesmaids, Anchorman 2 e Ghostbusters, filmes independentes como The Secret Life of Walter Mitty, The Diary of a Teenage Girl, The Skeleton Twins e Welcome to Me e filmes de animação como Despicable Me 2 e How to Train Your Dragon.

Em 2012, foi nomeada para o Óscar de Melhor Argumento Original pelo seu trabalho no filme Bridesmaids.[2] Recebeu ainda uma nomeação para o Globo de Ouro de Melhor Atriz num Filme de Comédia ou Musical pelo mesmo filme.[3]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Kristen Wiig nasceu na cidade de Canandaigua, no Estado de Nova Iorque[4], filha de Jon Wiig, gestor de uma marina em Nova Iorque, e de Laurie Wiig, uma artista.[5] O seu pai é de ascendência norueguesa e irlandesa e a sua mãe de ascendência inglesa e escocesa.[6]

Quando Kristen tinha três anos, mudou-se com a família para Lancaster, na Pensilvânia, onde permaneceu até aos 13 anos, altura em que se mudou com a família para Rochester, em Nova Iorque.[7] No 9.º e no 10.º ano de escolaridade frequentou a Allendale Columbia School, uma prestigiada escola privada exlusivamente feminina, porém terminou o liceu no Brighton High School.[8]

Depois de terminar o liceu, Kristen ingressou na Universidade do Arizona onde completou um curso de Artes.[9] Quando terminou o curso, o plano de Kristen era começar um emprego numa clínica de cirurgia plástica onde desenharia o resultado final das operações dos clientes.[10] Porém, depois de ter frequentado as aulas de representação obrigatórias do seu curso e por sugestão do seu professor, decidiu continuar a representar e mudou-se para Los Angeles para procurar trabalho.[9]

Foi casada com o ator Hayes Hargrove entre 2005 e 2009.[11]

Carreira[editar | editar código-fonte]

Primeiros trabalhos[editar | editar código-fonte]

Kristen começou a sua carreira no teatro de comédia e improvisação em Los Angeles.[12] Em 2003, participou no programa The Joe Schmo Show, uma paródia de reality shows onde interpretou uma conselheira de casamentos charlatã.

O diretor de uma das companhias de teatro onde Kristen trabalhou aconselhou-a a enviar uma gravação para o programa Saturday Night Live.

Televisão[editar | editar código-fonte]

Kristen estreou-se no programa Saturday Night Live na sua 31.ª temporada em novembro de 2005. Na temporada seguinte conseguiu permanecer no programa, apesar do corte no seu orçamento e tornou-se membro do elenco principal até à sua saída em 2012.[13]

Durante a sua participação no Saturday Night Live, Kristen foi nomeada para o prémio Emmy de Melhor Atriz Secundária numa Série de Comédia quatro vezes (2009, 2010, 2011 e 2012).[14] Em 2008, a revista Entertainment Weekly incluiu-a na sua lista de "15 Melhores Desempenhos do Saturday Night Live" e, no ano seguinte, na sua lista das "25 Mulheres Mais Engraçadas de Hollywood".

O último episódio de Kristen Wiig no Saturday Night Live foi transmitido em 19 de maio de 2012 e foi apresentado por Mick Jagger. No final do episódio, vários antigos membros do elenco do programa, incluindo  Amy PoehlerChris KattanChris ParnellWill Forte e Rachel Dratch e ainda Steve Martin e Jon Hamm juntaram-se a Kristen no palco para a sua despedida enquanto Mick Jagger cantava a música "She's a Rainbow".[15] Kristen regressou ao programa para o apresentar em maio de 2013.[16]

Kristin fez participações especiais em episódios de séries como Bored to Death, Portlandia, Drunk History e The Simpsons. Em 2013, interpretou o papel de Lucille Bluth jovem no reavivamento da série Arrested Development na Netflix.

Em 2015, participou na minissérie de comédia The Spoils Before Dying, onde interpretou o papel de Dolores DeWinter. Participou ainda em três episódios da série de comédia Wet Hot American Summer da Netflix e num telefilme do canal Hallmark, A Deadly Adoption, onde contracenou com Will Ferrell.

Kristen tem por hábito aparecer disfarçada nas entrevistas que dá no The Tonight Show Starring Jimmy Fallon quando promove os seus projetos no cinema. Já apareceu disfarçada de Harry Styles, Daenerys Targaryen e Peyton Manning. Na cerimónia dos prémios Grammy de 2015, disfarçou-se de Sia e interpretou a música "Chandelier" com Maddie Ziegler.

Cinema[editar | editar código-fonte]

Kristen Wiig com Ben Stiller na estreia do filme The Secret Life of Walter Mitty.

Kristen estreou-se no cinema em 2006 com um papel no filme natalício Unaccompanied Minors. No ano seguinte, participou na comédia Knocked Up de Judd Apatow no papel de uma assistente passivo-agressiva. Participou ainda no filme Walk Hard de Jake Kasdan, também produzido por Judd Apatow. Em 2008, teve vários papéis secundários em filmes de comédia como Forgetting Sarah Marshall e Semi-Pro e na comédia dramática Ghost Town.

Em 2009, foi uma das protagonistas da comédia Extract e do telefilme A Very Gilly Christmas. Teve ainda papéis secundários nos filmes independentes Adventureland (protagonizado por Jesse Eisenberg e Kristen Stewart) e Whip It, o filme de estreia de Drew Barrymore como realizadora. Nesse ano teve ainda o seu primeiro trabalho de dobragem no filme de animação Ice Age 3 onde fez a voz de Pudgy Beaver Mom.

Em 2010, participou nas comédias MacGruber e Date Night (protagonizada por Tina Fey e Steve Carell). Participou ainda na dobragem de dois filmes de animação de grande sucesso: How to Train Your Dragon (no papel de Ruffnut) e Despicable Me (no papel de Miss Hattie). Neste ano interpretou o seu primeiro papel dramático no filme All Good Things, protagonizado por Ryan Gosling e Kirsten Dunst.

2011 foi o ano de revelação da atriz. Foi uma das protagonistas de Paul, uma comédia escrita por Simon Pegg e Nick Frost sobre dois nerds britânicos que viajam para a Area 51 nos Estados Unidos e encontram um extra-terrestre. Nesse verão estreou Bridesmaids, uma comédia que a própria escreveu em colaboração com Annie Mumolo. O filme segue uma competição entre a melhor amiga de uma noiva (Wiig) e uma das damas-de-honor para proporcionar a melhor experiência de casamento à sua amiga. A comédia foi um sucesso entre a crítica e o público e foi nomeada para dois Óscares no ano seguinte.

Em 2013, Kristen protagonizou o filme The Secret Life of Walter Mitty com Ben Stiller. O filme segue a história de Walter Mitty (Stiller), um homem com um emprego monótono numa revista que passa grande parte do seu tempo a sonhar acordado e que acaba por viver uma aventura em busca de uma fotografia desaparecida. No mesmo ano teve um papel secundário no filme Her de Spike Jonze que foi nomeado para o Óscar de Melhor Filme em 2014. Participou ainda na comédia Anchorman 2 no papel de namorada da personagem de Steve Carell.

Kristen Wiig na estreia de Anchorman 2.

Em 2014, protagonizou dois filmes independentes: The Skeleton Twins, que a reuniu com o seu colega de Saturday Night Live, Bill Hader, e que segue a história de dois irmãos gémeos que se encontram ao fim de 10 anos separados depois de sobreviverem a acidentes no mesmo dia. Foi também protagonista de Welcome to Me, um filme sobre uma mulher com problemas mentais que ganha a lotaria e decide utilizar o dinheiro para criar o seu próprio programa de televisão.

Em 2015, a atriz foi uma das protagonistas do filme independente The Diary of a Teenage Girl no papel de Charlotte. O filme conta ainda com Bel Powley e Alexander Skarsgård no elenco. É baseado na novela gráfica com o mesmo nome e foi bem recebido pela crítica. No mesmo ano, Kristen teve um papel secundário no filme The Martian, realizado por Ridley Scott e protagonizado por Matt Damon.

Em 2016, participou na comédia Zoolander 2 no papel de Alexanya Atoz e fez a voz da personagem de Brenda na comédia de animação Sausage Party. No entanto, o filme que recebeu mais atenção na imprensa foi Ghostbusters, um remake do filme com o mesmo nome de 1984 onde interpreta o papel de Erin Gilbert. O filme esteve envolto em polémica desde que foi anunciado que os papéis principais seriam interpretados por mulheres, algo que alguns dos fãs do filme original classificaram como uma jogada de marketing. Nos meses que se anteciparam ao lançamento, estes fãs foram aumentando o tom das suas críticas e acusados de misoginia por se oporem de forma tão acentuada à opção de escolher mulheres para os papéis principais. Sobre a polémica, Kristen Wiig disse:

Fiquei surpreendida pelo facto de haver tanta polémica por sermos mulheres. Algumas pessoas disseram coisas pouco simpáticas sobre o facto de sermos mulheres. Não fiquei zangada com isso, mas chateou-me. Estamos a prestar uma homenagem a esses filmes.[17]

Ainda em 2016, Kristen participou na comédia Masterminds, um filme sobre um dos maiores assaltos a um banco na História dos EUA e que conta com Jason Sudeikis, Kate McKinnon, Owen Wilson e Zach Galifianakis no elenco.

Os seus projetos futuros incluem as comédia dramáticas The Heyday of the Insensitive Bastards e Downsizing do realizador Alexander Payne.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Cinema[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel Notas
2003 Melvin Goes to Dinner Extra
2006 Unaccompanied Minors Carole Malone
2007 Knocked Up Jill
Meet Bill Jane Whitman
The Brothers Solomon Janine
Walk Hard: The Dewey Cox Story Edith Cox
2008 Semi-Pro Bear Handler
Forgetting Sarah Marshall Yoga Instructor
Pretty Bird Mandy
Ghost Town Surgeon
2009 Adventureland Paulette
Ice Age: Dawn of the Dinosaurs Pudgy Beaver Mom (voz)
Whip It Maggie Mayhem
Extract Suzie Reynolds
2010 How to Train Your Dragon Ruffnut Thorston (voz)
Date Night Haley Sullivan
MacGruber Vicki St. Elmo
Despicable Me Miss Hattie (voz)
All Good Things Lauren Fleck
2011 Paul Ruth Buggs
Bridesmaids Annie Walker Também foi argumentista e produtora
2012 Friends with Kids Missy
Revenge for Jolly! Angela
2013 Girl Most Likely Imogene Também foi produtora executiva
Despicable Me 2 Agent Lucy Wilde (voz)
Her SexyKitten (voz)
The Secret Life of Walter Mitty Cheryl Melhoff
Anchorman 2: The Legend Continues Chani
2014 Hateship, Loveship Johanna Parry
The Skeleton Twins Maggie
How to Train Your Dragon 2 Ruffnut Thorston (voz)
Welcome to Me Alice Klieg Também foi produtora
2015 The Diary of a Teenage Girl Charlotte
Nasty Baby Polly
The Martian Annie Montrose
2016 Zoolander 2 Alexanya Atoz / Katinka
Ghostbusters Dr. Erin Gilbert
Sausage Party Brenda (voz)
Masterminds Kelly
2017 Despicable Me 3 Agent Lucy Wilde (voz)
Downsizing TBA
2018 How To Train Your Dragon 3 Ruffnut Thorston (voz)

Televisão[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel Notas
2003 Joe Schmo Show Dr. Pat 9 episódios
2004 I'm with Her Kristy Episódio: "The Heartbreak Kid"
The Drew Carey Show Sandy Episódio: "House of the Rising Son-in-Law"
2005–2012 Saturday Night Live Vários papéis 135 episódios
2007 30 Rock Candace Van der Shark Episódio: "Somebody to Love"
2009 Flight of the Conchords Brahbrah Episódio: "Love Is a Weapon of Choice"
2009–2010 Bored to Death Jennifer Gladwell 3 episódios
2010 Ugly Americans Tristan (voz) Episódio: "So, You Want to Be a Vampire?"
The Cleveland Show Mrs. Stapleton (voice) Episódio: "The Curious Case of Jr. Working at The Stool"
2011–2014 The Looney Tunes Show Lola Bunny (voz) 25 episódios
2011 The Simpsons Calliope Juniper (voz) Episódio: "Flaming Moe"
SpongeBob SquarePants Madame Hag Fish (voz) Episódio: "The Curse of the Hex"
2012 Portlandia Gathy Episódio: "Cat Nap"
2013 The Simpsons Annie Crawford (voz) Episódio: "Homerland"
Saturday Night Live Ela própria (Apresentadora) Episódio: "Kristen Wiig/Vampire Weekend"
Arrested Development Lucille Bluth jovem 7 episódios
Drunk History Patty Hearst Episódio: "San Francisco"
2014 The Spoils of Babylon Cynthia Morehouse 6 episódios
2015 A Deadly Adoption Sarah Benson Telefilme
The Spoils Before Dying Delores O’Dell 6 episódios
Wet Hot American Summer: First Day of Camp Courtney 3 episódios

Nomeações e prémios[editar | editar código-fonte]

Academy Awards[editar | editar código-fonte]

Ano Trabalho nomeado Resultado
2011 Bridesmaids Indicado

British Academy Film Awards[editar | editar código-fonte]

Ano Trabalho nomeado Resultado
2011 Bridesmaids Indicado

Primetime Emmy Awards[editar | editar código-fonte]

Ano Trabalho nomeado Resultado
2009 Saturday Night Live Indicado
2013 Saturday Night Live[F] Indicado
2014 The Spoils of Babylon Indicado

Screen Actors Guild Awards[editar | editar código-fonte]

Ano Trabalho nomeado Resultado
2011 Bridesmaids Indicado

Writers Guild of America Awards[editar | editar código-fonte]

Ano Trabalho nomeado Resultado
2011 Bridesmaids Indicado

Referências

  1. «How Kristen Wiig’s Emotional Saturday Night Live Farewell Happened». 2014-09-08. Consultado em 2016-09-20. 
  2. «Does Kristen Wiig Deserve an Oscar Nod for Bridesmaids?». 2011-10-04. Consultado em 2016-09-20. 
  3. «Bridesmaids». www.goldenglobes.com. Consultado em 2016-09-20. 
  4. «Kristen Wiig! The Official Website of Kristen Wiig.». www.kristenwiig.com. Consultado em 2016-09-20. 
  5. Brockes, Emma. (2011-11-18). "Kristen Wiig: 'My next movie – it's going to be a Porky's prequel'" (em en-GB). The Guardian. ISSN 0261-3077.
  6. «Always the bridesmaid - Independent.ie». Consultado em 2016-09-20. 
  7. «Kristen Wiig among the stars of 'Ghostbusters' reboot | Reading Eagle - LIFE». Consultado em 2016-09-21. 
  8. «Radar interviews SNL's Kristen Wiig». Consultado em 2016-09-21. 
  9. a b Dominus, Susan. (2011-04-28). "Can Kristen Wiig Turn On the Charm?". The New York Times. ISSN 0362-4331.
  10. «5 Things You Didn’t Know About Kristen Wiig» (em inglês). Consultado em 2016-09-21. 
  11. «Kristen Wiig rules out second marriage» (em inglês). 2011-06-13. Consultado em 2016-09-21. 
  12. Itzkoff, Dave. (2013-08-22). "Extended Interview with Kristen Wiig". The New York Times. ISSN 0362-4331.
  13. «That '70s Show». 2006-10-24. Consultado em 2016-09-21. 
  14. «Breaking Celeb News, Entertainment News, and Celebrity Gossip | E! News Canada». E! News (em inglês). Consultado em 2016-09-21. 
  15. «Kristen Wiig gets an emotional send-off from 'SNL'». Consultado em 2016-09-21. 
  16. «Returning To 'SNL'!». The Huffington Post. 2013-04-26. Consultado em 2016-09-21. 
  17. «Kristen Wiig on ‘Ghostbusters’ Backlash: ‘It Just Bummed Me Out’» (em inglês). 2015-10-25. Consultado em 2016-09-21. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]