Ring Ring (canção)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
"Ring Ring (Bara Du Slog En Signal)"
Single de ABBA
do álbum Ring Ring (relançado em 2001)
Lado B "Åh vilka tider"
Lançamento Suécia 14 de fevereiro de 1973
Formato(s) 7" single
Gênero(s) Pop, Europop, Glam rock, Schlager
Duração 3:00
Gravadora(s) Polar Music
Composição Björn Ulvaeus
Stig Anderson
Benny Andersson
Produção Björn Ulvaeus
Benny Andersson
Cronologia de singles de ABBA
"He Is Your Brother"
(1972)
"Ring Ring"
(1973)
Amostra de áudio
informação do ficheiro · ajuda
"Ring Ring"
Single de ABBA
do álbum Ring Ring
Lançamento Suécia 19 de fevereiro de 1973
Formato(s) 7" single
Gênero(s) Pop
Duração 3:00
Gravadora(s) Polar Music
Composição Björn Ulvaeus
Stig Anderson
Benny Andersson
Neil Sedaka
Phil Cody
Produção Björn Ulvaeus
Benny Andersson
Cronologia de singles de ABBA
"Ring Ring (Bara Du Slog En Signal)"
(1973)
"Love Isn't Easy (But It Sure Is Hard Enough)"
(1973)
Lista de faixas de Ring Ring
"Another Town, Another Train"
(2)

"Ring Ring" é um single de 1973 gravado pelo ABBA, que deu ao grupo sua grande oportunidade em vários países europeus (embora o resto da Europa, América do Norte e Austrália seriam introduzidos ao ABBA no ano seguinte). "Ring Ring" foi escrito originalmente em sueco por Benny Andersson e Björn Ulvaeus, juntamente com seu empresário Stig Anderson, e a tradução para o inglês foi auxiliada por Neil Sedaka e Phil Cody. A versão sueca chegou à primeira posição nas paradas da Suécia.

A canção fala de uma amante esperando uma ligação sozinha ao lado do telefone.[1]

História[editar | editar código-fonte]

Depois do sucesso de "People Need Love" em 1972 por Björn & Benny, Agnetha & Anni-Frid (como o grupo era conhecido), o empresário do grupo, Stig Anderson, percebeu o potencial de ligação entre os talentos vocais das mulheres com a escrita dos homens. Foi então decidido que o quarteto iria gravar um LP. Este eventualmente acabou por ser o álbum Ring Ring.

Andersson, Ulvaeus e Anderson foram convidados a apresentar uma canção para o processo de seleção sueca, a fim de escolher a sua entrada para o Festival Eurovisão da Canção de 1973. Depois de vários dias, Andersson e Ulvaeus vieram com a música para a versão sueca de "Ring Ring", com o título de trabalho "Klocklåt" (Sintonize o Relógio). Stig Anderson escreveu a letra com a intenção de fazer uma "papoula" da canção, tentando remover a pompa e circunstância em torno do Festival Eurovisão da Canção da época.

Depois disso, a canção tinha sido renomeada para "Ring Ring". Para torná-la mais acessível a um público universal, Anderson pediu ao compositor americano Neil Sedaka para escrever as letras numa versão em inglês, juntamente com seu parceiro de composições, Phil Cody.

Em 10 de janeiro de 1973, a canção foi gravada no estúdio Metronome em Estocolmo. Michael B. Tretow, o engenheiro de estúdio, colaborou com Andersson e Ulvaeus ao longo de muitos de seus singles e álbuns posteriores. Tretow tinha lido um livro sobre o produtor Phil Spector, famoso por seu "Wall of Sound" sobre tratamento para as canções que ele produziu. Enquanto Spector usou ​​vários músicos tocando os mesmos instrumentos no estúdio de gravação, sendo que ao mesmo tempo, este era demasiado caro para este caso. Assim, a solução de Tretow foi simplesmente gravar a música de apoio duas vezes, a fim de conseguir um som de orquestra. Ao alterar a velocidade da fita entre os overdubs, os instrumentos ficaram marginalmente fora de sintonia, o que fez aumentar o efeito. Algo diferente de tudo que havia sido feito antes na música sueca.

No entanto, quando Björn & Benny, Agnetha & Anni-Frid realizaram "Ring Ring", nas baterias suecas em 10 de Fevereiro de 1973,[2] eles só terminaram em terceiro. Mesmo assim, a canção se saiu muito melhor nas paradas suecas, tanto suas encarnações de idioma sueco e inglês, onde bateu o número um e o número dois, respectivamente.

Foi só agora que o quarteto decidiu que a performance como um grupo era uma ideia séria e realista. Eles fizeram uma turnê na Suécia, e apesar do fracasso de "Ring Ring" para representar o país no Festival Eurovisão da Canção de 1973, eles começaram a preparar-se para 1974 com "Waterloo".

Recepção e outras versões[editar | editar código-fonte]

"A música não parecia ter muito espírito predominante, porém, uma olhada rápida nos compactos britânicos daquele momento, mostra que havia definitivamente um som pop do início dos anos 1970. "Ring Ring" é apenas uma das milhares de músicas de três minutos daquele período: contagiante, fácil de esquecer, hedonista e brilhante em si mesma" — Robert Scott

Apesar de "Ring Ring" não ter tido a oportunidade de representar a Suécia no Festival Eurovisão da Canção de 1973, a versão sueca ("Bara Du Slog En Signal") foi extremamente bem nas paradas suecas, dando a primeira posição ao quarteto. A versão em inglês também foi bem, chegando a segunda posição na Suécia, Noruega e Áustria, e alcançando o Top 10 nas paradas da Holanda, África do Sul e Rodésia (atual Zimbábue). Uma versão remixada da canção chegou à 32ª posição em junho de 1974 (depois do sucesso de "Waterloo"), e, mais tarde, atingiu o número 7 na Austrália durante o auge da "ABBAmania".

Com um ano de lançamento, "Ring Ring" já ultrapassava a marca de meio milhão de cópias vendidas no mercado internacional. No Reino Unido, a canção vendeu por volta de cinco mil cópias, sendo lançada pela gravadora Epic Records, que aceitou lançar a canção depois de várias outras gravadoras terem recusado.[3]

Uma segunda versão remixada, diferente, mas com base no que foi liberado no Reino Unido, foi incluída como faixa bônus na versão dos EUA e Canadá do álbum Waterloo. A versão alemã da música também foi gravada, e foi lançado no que era então, a Alemanha Ocidental, mas falhou nas paradas. A versão em espanhol também foi gravada (com letra de Doris Band), mas isso não foi liberado até o CD de 1993 Más ABBA Oro em países selecionados, e internacionalmente na edição de 1999 do ABBA Oro: Grandes Éxitos.

Faixas[editar | editar código-fonte]

Versão sueca

  1. A. "Ring Ring (Bara Du Slog En Signal)"
  2. B. "Åh vilka tider"

Versão em inglês

  1. A. "Ring Ring" (versão em inglês)
  2. B. "Rock'n Roll Band"

Versão em inglês

  1. A. "Ring Ring" (versão em inglês)
  2. B. "Merry-Go-Round"

Versão em Inglês (Single sueco)

  1. A. "Ring Ring" (versão em inglês)
  2. B. "She’s My Kind Of Girl"

Versão em alemão

  1. A. "Ring Ring" (versão em alemão)
  2. B. "Wer Im Wartesaal Der Liebe Steht"

Versão em inglês (Single holandês)

  1. A. "Ring Ring" (versão em inglês)
  2. B. "She’s My Kind Of Girl"

Vídeo[editar | editar código-fonte]

O vídeo de "Ring Ring" foi feito em junho de 1974, na SVT Studios, em Estocolmo. Filmado na mesma época de "Waterloo" e dirigido por Lasse Hallstrom, o vídeo mostra o grupo cantando a música em um estúdio branco, acompanhado por Lasse Welland, Brunkert Ola e um outro guitarrista. No entanto, o vídeo foi feito com o Remix de 1974. Uma versão diferente do clipe foi feito em 1989 com canção original.[4]

O vídeo está disponível nos DVDs Number Ones e The Definitive Collection.

Posições (versões em inglês e sueco)[editar | editar código-fonte]

Parada musical (1973) Posição
Australian Singles Chart 92 (primeiro),
7 (re-lançamento de 1976)
Austrian Singles Chart 2
Belgian Singles Chart 1
British Singles Chart 32
Dutch Singles Chart 5
French Singles Chart 82
New Zealand Singles Chart 17
Norwegian Singles Chart 2
Rhodesian Singles Chart 12
South African Singles Chart 3
Swedish Singles Chart 1 (sueco)
2 (inglês)

Versões oficiais[editar | editar código-fonte]

  • "Ring Ring (Bara Du Slog En Signal)" (versão em sueco)
  • "Ring Ring" (versão em inglês)
  • "Ring Ring" (versão em inglês) - (Remix de 1974 ) / (versão única) / (EUA Remix de 1974)
  • "Ring Ring" (versão alemã)
  • "Ring Ring" (versão em espanhol) - Não divulgada anteriormente
  • "Ring Ring" (Mistura de versões sueco, espanhol e alemão)

Versões covers[editar | editar código-fonte]

  • Magnus Uggla gravou uma versão rock da música em 1979.
  • A banda sueca chamada Nashville Train cobriu a canção na década de 1970 em seu álbum ABBA Our Way.
  • A banda sueca de rock alternativo Sator gravou um cover da canção para o álbum tributo de 1992 ABBA: The Tribute, lançado pela gravadora Polar Music.

Na cultura popular[editar | editar código-fonte]

  • A música tem participação no filme ABBA: The Movie (1977), durante uma aula de ballet feminina.

Referências

  1. Scott, Robert (2002) 'ABBA: Thank You for the Music - The Stories Behind Every Song', Carlton Books Limited: Great Britain, pág. 26
  2. Faltskog, Agnetha & Ahman, Brita (1997) 'As I Am: ABBA Before & Beyond', Virgin Publishing, pág.46
  3. a b Scott, Robert (2012). ABBA: Quando a vida é uma festa. São Paulo: Escala. p. 22-25 
  4. «ABBA On TV.com» (em inglês). 2008. Consultado em 22 de agosto de 2008. Ring Ring Promo