Universidade Metodista de São Paulo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Universidade Metodista de São Paulo
UMESP
Fundação 1938
Tipo de instituição Privada, filantrópica
Localização São Bernardo do Campo, São Paulo
Docentes 537
Reitor(a) Marcio de Moraes
Total de Estudantes 25.000
Campus São Bernardo do Campo e São Paulo
Página oficial portal.metodista.br

A Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) é uma instituição privada de ensino superior brasileira localizada na cidade de São Bernardo do Campo, estado de São Paulo.

A UMESP teve início em 1938, com a implantação da faculdade de Teologia da Igreja Metodista em São Bernardo do Campo. Na época, a Igreja Metodista acabara de fundir dois centros de ensino teológico, localizados em Minas Gerais e no Rio Grande do Sul. Era de seu interesse que o curso superior recém-criado - o primeiro instalado no município de São Bernardo do Campo - estivesse presente numa região que se configurava como um dos principais centros das transformações sociais, políticas e econômicas do país. Em 1970, foi criado o Instituto Metodista de Ensino Superior, também conhecido como IMS.

Em mais de 70 anos de história, a Universidade Metodista de São Paulo foi contemplada com importantes prêmios. Em setembro de 2010, foi realizada a cerimônia que concedeu ao Instituto Metodista de Ensino Superior (IMS) o título de Entidade Benemérita pela Câmara Municipal de São Bernardo do Campo.

História[editar | editar código-fonte]

Vista campus Rudge Ramos

A história da Universidade Metodista de São Paulo no Brasil começa bem antes da criação do curso de teologia em São Bernardo do Campo. Começa com a fundação do Colégio Piracicabano, o primeiro colégio metodista do Brasil, em 1881, na cidade de Piracicaba, no interior de São Paulo.

Passados oitenta e três anos, em 1964 o Colégio Piracicabano passa a oferecer cursos de superiores de Administração, Ciências Contábeis e Economia, primeiramente reunidos como faculdades integradas. Com essa expansão, o Ministério da Educação reconhece a Universidade Metodista de Piracicaba, em 1975, como a primeira universidade metodista da América Latina.

Nessa época, a faculdade de Teologia queria fortalecer o compromisso da Igreja Metodista com a educação também na região metropolitana de São Paulo e criou, em 1970, o Instituto Metodista de Ensino Superior. Com a consolidação do projeto pedagógico e a excelência alcançada ao longo dos anos, o IMS passou a figurar entre as mais conceituadas instituições de ensino superior do país. Isso permitiu que, em 1997, conquistasse o status de universidade, ampliando o número de faculdades e cursos oferecidos.

Atualmente, a Metodista conta com três campus em São Bernardo do Campo (Rudge Ramos, Vergueiro, Planalto) com mais de 117 mil metros quadrados de área total, e apoio em 14 estados e o Distrito Federal para cursos à Distância[1] , onde tem o terceiro lugar de melhor curso à distância do Brasil.[2] A Universidade é composta por cinco Escolas: Escola de Teologia, Escola de Comunicação, Educação e Humanidades, Escola de Ciências Médicas e da Saúde, Escola de Engenharias, Tecnologia e Informação e a Escola de Gestão e Direito.

Missão e Valores[editar | editar código-fonte]

Salão Nobre

A Metodista guia suas ações educativas por uma filosofia pautada nos princípios cristãos e no compromisso com a construção da cidadania.

Missão

Participar efetivamente na formação de pessoas, exercendo poder de influência e contribuindo na melhoria da qualidade de vida, baseada em conhecimento e valores éticos.

Visão

Ser referência educacional na construção de uma comunidade aprendente, reconhecida nacional e internacionalmente por serviços de qualidade e relevância social, com práticas flexíveis, criativas e inovadoras.

Valores Essenciais

  • Desenvolvimento de consciência crítica da realidade;
  • Desenvolvimento de senso de justiça e de solidariedade, e de sua prática, inclusive nas relações de trabalho;
  • Prática reflexiva voltada para o âmbito da espiritualidade cristã;
  • Desenvolvimento da consciência de que os interesses social e individual são igualmente importantes para o equilíbrio das relações sociais;
  • Inovação e criatividade subordinadas à ética, na construção e socialização do conhecimento[3]

Cursos[editar | editar código-fonte]

Escola de Ciências Médicas e da Saúde

  • Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Gastronomia, Gestão Hospitalar, Medicina Veterinária, Odontologia, Psicologia

Escola de Comunicação, Educação e Humanidades

  • Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Comunicação Mercadológica, Design de Interiores, Filosofia, Jogos Digitais, Jornalismo, Letras – Tradutor e Intérprete em Inglês, Letras - Língua Portuguesa, Matemática, Pedagogia, Produção Multimídia, Publicidade e Propaganda, Rádio, TV e Internet, Relações Públicas.

Escola de Engenharias, Tecnologia e Informação

  • Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Automação Industrial, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia da Computação, Engenharia de Produção, Gestão Ambiental, Gestão da Tecnologia da Informação, Sistemas de Informação.

Escola de Gestão e Direito

  • Administração, Administração - Comércio Exterior, Administração Financeira, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Gestão da Qualidade, Gestão de Recursos, Humanos, Logística, Marketing, Processos Gerenciais, Secretariado Executivo Bilíngue.

Escola de Teologia

  • Teologia

Atendimento à Comunidade[editar | editar código-fonte]

Policlínica Metodista

Policlínica

Desde 2010, quando reuniu todas suas clínicas em um só local, no Campus Rudge Ramos e sob a administração da Faculdade de Saúde, a Policlínica Metodista tem oferecido serviços integrados e interdisciplinares por meio do trabalho de alunos, professores e profissionais contratados para melhor atender à população da região.

O local abriga 38 consultórios, distribuídos por 1.400 metros quadrados, conta com 60 funcionários, 50 docentes e cerca de mil alunos que prestam atendimento nas áreas de Análises Clínicas, Educação Física, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e Odontologia.

Hospital Veterinário

Assim como outros projetos voltados à comunidade que a Metodista oferece, no Hospital Veterinário os alunos têm a oportunidade de exercer sua profissão na prática, antes de entrar no mercado de trabalho, sempre com a orientação constante de professores e profissionais. Em 2014, o Hospital Veterinário realizou 11.733 atendimentos.

Escritório de Assistência Judiciária

O Escritório de Assistência Judiciária da Universidade Metodista de São Paulo oferece atendimento jurídico gratuito a moradores de São Bernardo do Campo, cuja renda bruta familiar seja de até três salários mínimos e que não possuam bens próprios.

O atendimento faz parte do Núcleo de Práticas Jurídicas e conta com a participação dos alunos do penúltimo e último ano do curso. Os estudantes dão orientação sobre processos das áreas civil e penal, com a supervisão de professores.

Observatório Econômico

O Observatório Econômico tem como objetivo se tornar um centro de referência na compilação organização e divulgação de informações econômicas da região do ABC, e de análises que possibilitem o maior entendimento da realidade regional. Assim, empresários e gestores públicos podem contar com o Observatório Econômico com indicadores econômicos locais, obtidos por meio de pesquisa realizada pelos professores e estudantes da Universidade Metodista de São Paulo.

Agência FAGES de Consultoria Júnior

A Agência FAGES de Consultoria Júnior da Universidade Metodista criou núcleo para atendimento específico às cerca de 200 filiadas do CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) em São Bernardo. O núcleo CIESP presta acompanhamento gratuito das demandas das empresas e possui um observatório de gestão para melhorar os processos internos individualmente das corporações.

Cerca de setenta Consultores Jrs. e sete Professores Mentores constituem a Agência, que têm por objetivo contribuir com as organizações que necessitam de apoio técnico nas áreas de Marketing, Logística, Recursos Humanos, Finanças, Processos Gerenciais e Qualidade, preferencialmente localizadas no Grande ABC.

Pesquisa e Extensão[editar | editar código-fonte]

Congresso Metodista

O Congresso Metodista tem como objetivo divulgar a produção científica desenvolvida na Universidade Metodista de São Paulo e em outras instituições de pesquisa e ensino superior do Brasil e do exterior. Comunicações orais, mesas multidisciplinares, conferências e seminários temáticos terão como foco principal a promoção do intercâmbio entre pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento.

Agência de Divulgação Científica

Com o objetivo de informar os públicos interno e externo em relação às pesquisas científicas produzidas na Universidade Metodista de São Paulo, foi criada a Agência de Divulgação Científica, um espaço dedicado à valorização e divulgação das atividades desenvolvidas nos cursos de graduação, especialização e stricto sensu (Mestrado e Doutorado).

Além de apresentar, por meio de entrevistas, reportagens e artigos, o que acontece nos campi da Metodista, o site traz assuntos concernentes à ciência e abre espaço para os estudos desenvolvidos tanto no Brasil como no exterior, uma forma de conscientizar a população e contribuir para a disseminação do conhecimento.

Escritório de Apoio à Pesquisa

O Escritório de Apoio à Pesquisa (EAP) tem por objetivo auxiliar o(a) pesquisador(a) na preparação, submissão, acompanhamento e prestação de contas de projetos contemplados pelas diversas agências de fomento, em especial, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Cátedra Gestão de Cidades

Inaugurada em 2003 com o objetivo de colocar a Cidade como objeto central de reflexão, a Cátedra Gestão de Cidades tem como missão contribuir para o desenvolvimento de uma cidade/região melhor por meio da produção coletiva do conhecimento. A partir de sua missão, a Cátedra promove estudos, pesquisa, debates e projetos que implementam as políticas públicas integradas em busca da melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

Núcleo de Formação Cidadã

O Núcleo de Formação Cidadã (NFC) é um espaço da Universidade Metodista de São Paulo voltado à reflexão e à prática da cidadania. Coordena um conjunto de disciplinas ou temas (filosofia e eletivas de formação cidadã) que trabalham com o objetivo de fornecer elementos para que a comunidade acadêmica construa de maneira mais consistente o conceito de cidadania, contribuindo para que os profissionais formados pela Metodista sejam conscientes de sua responsabilidade social e cidadã. Projetos sociais, culturais e artísticos são parte das atividades do NFC. Realizam-se também eventos, abrindo espaço para que a cidadania possa se realizar na prática.

Esportes[editar | editar código-fonte]

Handebol metodista.jpg

A Universidade Metodista possui a Academia-Escola, um local desenvolvido para que alunos, funcionários e comunidade externa possam melhorar a qualidade de vida por meio de exercícios físicos e da prática esportiva.

Com duas atividades principais – natação e musculação –, o espaço oferece excelente infraestrutura para os usuários. As aulas de natação acontecem em uma piscina semiolímpica coberta e aquecida, com 25 metros de extensão. As turmas, que recebem alunos a partir dos 4 anos, são divididas em iniciação, aperfeiçoamento e treinamento e contam com professores experientes e capacitados. Além disso, outras atividades são realizadas na piscina, como hidroginástica e aulas de mergulho.

Já a academia de musculação-modelo atende alunos a partir dos 16 anos e oferece, em um espaço amplo e confortável, equipamentos para todos os grupos musculares.

Através da Associação Desportiva e Cultural Metodista, a Universidade Metodista de São Paulo mantém equipes em várias modalidades esportivas que são destaque nos torneios realizados no país. Em especial podemos destacar:

Ex-alunos[editar | editar código-fonte]

Categoria:Alunos da Universidade Metodista de São Paulo

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre instituição de ensino superior é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.