Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Apresentação:[editar | editar código-fonte]

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
UESB
Lema Adplenam Vitam
Fundação 27 de maio de 1980 (40 anos)
Tipo de instituição Pública, estadual
Mantenedora Estado da Bahia
Localização Vitória da Conquista, Bahia
Funcionários técnico-administrativos 463 (2001)[1]
Reitor(a) Luiz Otávio de Magalhães
Vice-reitor(a) Marcos Henrique Fernandes
Docentes 1 029 (2010)[1]
Graduação 7 834 (2000)[1]
Afiliações ABRUEM e RENEX
Orçamento anual 153 132 270,00 (2011)[2]
Página oficial www.uesb.br

Fonte: http://www.uesb.br/apresentacao/

Mapa da Bahia com os municípios com campi da UESB

A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) tem sua sede na cidade de Vitória da Conquista (conhecida como suíça baiana, por conta de suas baixas temperaturas), terceira mais populosa da Bahia, situada a 510 km da cidade de Salvador, no sudoeste do Estado. Possui mais 2 Campi, sendo um na cidade de Jequié, importante pólo comercial e de serviços da região, com uma população de 150 mil habitantes, e outro na cidade de Itapetinga, que se destaca como pólo pastoril do Estado, com população de 61 mil habitantes. Possui atualmente 47 cursos de graduação e ainda cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu. A tradução do seu lema, do latim "adplenam vitam", significa "para a vida plena". A UESB possui 615 projetos de pesquisa.

A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia completa 39 anos em 2019 e é, atualmente, uma das principais responsáveis pela difusão do saber e formação de profissionais no interior da Bahia e Norte de Minas Gerais, sendo uma das principais referências de Ensino Superior do Norte/Nordeste brasileiro. Além de ofertar dezenas de cursos de graduação presencial e semipresencial, a Uesb também possibilita o ingresso em cursos de pós-graduação, como especializações, mestrados e doutorados, de qualidade reconhecida em todo o Brasil.

Para melhor atender à comunidade acadêmica, a UESB vem ampliando sua infraestrutura, com o aumento de novos espaços e edificações. Com uma área de 1110.543,21 m², a Universidade possui uma estrutura organizada em mais de 70 setores acadêmicos, 166 salas de aula e 218 laboratórios. Com o objetivo de dar melhores condições para que o ensino e a aprendizagem aconteçam de forma plena, as salas têm quadro de vidro, internet livre, equipamentos multimídia e ar-condicionado.

A qualificação do corpo técnico administrativo e do corpo docente é outro grande destaque da UESB. Profissionais capacitados contribuem para que a Universidade seja reconhecida nacionalmente. Números, como o Índice Geral de Cursos (IGC), que coloca a UESB entre as melhores Instituições de Ensino Superior do país, é mais um importante indicador positivo que comprova isso. Desde 2014, a Uesb mantém conceito 4, demonstrando a qualidade do ensino ofertado pela UESB, tanto na graduação como na pós-graduação.

UESB está entre as melhores universidades do Brasil:[editar | editar código-fonte]

Fonte: http://www.uesb.br/noticias/uesb-esta-entre-as-melhores-universidades-do-brasil/

Os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em dezembro de 2018, confirmam que a Uesb está entre as principais instituições de ensino superior do Brasil. A Universidade, pelo quarto ano consecutivo, aparece em posição de destaque no Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), um dos mais importantes indicadores de qualidade da educação superior.

Com IGC 4, em uma escala cuja nota máxima é 5, a Uesb faz parte de um grupo seleto:  de 2.066 instituições avaliadas no país, apenas 18,9% alcançaram nota 4. Na Bahia, a Universidade está entre as três melhores do Estado, junto à Universidade Federal da Bahia (UFBA) e à Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).


Graduação:[editar | editar código-fonte]

A Instituição oferece cursos que visam atender às demandas sociais com relação ao ensino de graduação. Anualmente, mais de três mil vagas, distribuídas em 47 cursos de graduação, em Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista, são ofertadas pela UESB. Metade das vagas é oferecida por meio do Vestibular anual da Instituição. A outra metade é disponibilizada por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Governo Federal, que leva em conta o desempenho obtido pelos estudantes através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

1°. Campus de Vitória da Conquista:[editar | editar código-fonte]

Amplas possibilidades de escolha, tanto para licenciatura quanto para bacharelado. Uma área construída da ordem de mais de 50 mil metros quadrados, localizada num dos principais vetores de crescimento urbano, a Estrada Bem-Querer, extensão da Avenida Olívia Flores. Esse é o campus da UESB em Vitória da Conquista, onde está situada a sede administrativa da Universidade.

9 opções de cursos de licenciatura:[editar | editar código-fonte]
  1. Ciências Sociais;
  2. Filosofia;
  3. Física;
  4. Geografia;
  5. História;
  6. Letras Modernas;
  7. Letras Vernáculas;
  8. Matemática;
  9. Pedagogia;e
  10. Ciências Biológicas.

Fonte: http://www.uesb.br/cursos-de-graduacao/

12 opções de cursos de bacharelado:[editar | editar código-fonte]
  1. Administração;
  2. Agronomia;
  3. Ciência da Computação;
  4. Ciências Contábeis;
  5. Cinema e Audiovisual;
  6. Comunicação Social;
  7. Direito;
  8. Economia;
  9. Engenharia Florestal;
  10. Medicina;
  11. Psicologia; e
  12. Ciências Biológicas.

Fonte: http://www.uesb.br/cursos-de-graduacao/

2°. Campus de Jequié:[editar | editar código-fonte]

Tem a marca da excelência reconhecida nacionalmente como um pólo do ensino superior com destaque nas áreas de Educação e Saúde. Atualmente, o campus possui 16 cursos de graduação.

Oito cursos de bacharelado:[editar | editar código-fonte]
  1. Ciências Biológicas;
  2. Enfermagem;
  3. Farmácia;
  4. Fisioterapia;
  5. Medicina;
  6. Odontologia;
  7. Química; e
  8. Sistemas de Informação.

Fonte: http://www.uesb.br/cursos-de-graduacao/

Oito cursos de licenciatura:[editar | editar código-fonte]
  1. Ciências Biológicas;
  2. Educação Física;
  3. Dança;
  4. Letras;
  5. Matemática (com Enfoque em Informática);
  6. Pedagogia;
  7. Química; e
  8. Teatro.

Fonte: http://www.uesb.br/cursos-de-graduacao/

3°. Campus de Itapetinga:[editar | editar código-fonte]

Atualmente, o campus de Itapetinga conta com nove opções de graduação.

5 cursos de bacharelados:[editar | editar código-fonte]

  1. Ciências Biológicas;
  2. Engenharia de Alimentos;
  3. Engenharia Ambiental; e
  4. Química; e
  5. Zootecnia;

Fonte: http://www.uesb.br/cursos-de-graduacao/

4 cursos de licenciatura:[editar | editar código-fonte]
  1. Ciências Biológicas;
  2. Física;
  3. Pedagogia; e
  4. Química (com Atribuições Tecnológicas)

Fonte: http://www.uesb.br/cursos-de-graduacao/

Os 3 Campi da UESB:[editar | editar código-fonte]

1º. Campus de Vitória da Conquista[editar | editar código-fonte]

Amplas possibilidades de escolha, tanto para licenciatura quanto para bacharelado. Uma área construída da ordem de mais de 50 mil metros quadrados, localizada num dos principais vetores de crescimento urbano, a Estrada Bem-Querer, extensão da Avenida Olívia Flores. Esse é o campus da UESB em Vitória da Conquista, onde está situada a sede administrativa da Universidade.

No campus de Vitória da Conquista, há nove opções de cursos de licenciatura, em diferentes áreas: Ciências Sociais, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras Modernas, Letras Vernáculas, Matemática, Pedagogia e Ciências Biológicas. Os cursos de Administração, Agronomia, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Cinema e Audiovisual, Comunicação Social, Direito, Economia, Engenharia Florestal, Medicina, Psicologia e Ciências Biológicas são as 12 opções disponíveis para as carreiras de bacharelado, totalizando 21 cursos de graduação disponíveis.

O campus conta com mais de 80 laboratórios, onde são desenvolvidas atividades de pesquisa que proporcionam ao estudante a experiência de uma formação contundente. Um Centro de Extensão e Ações Comunitárias; dois Museus: Padre Palmeira e Henriqueta Prates; Núcleos de Prática Jurídica e de Defesa da Criança e do Adolescente são alguns dos espaços a serviço do estudante, determinantes para que o Ensino seja sólido, por meio da prática da Extensão e da Pesquisa. O campus conta, ainda, com o Centro Universitário de Atenção à Saúde (Ceuas), que serve como laboratório para os estudantes de Medicina, e, ao mesmo tempo, presta um importante serviço à população local, através do oferecimento de atendimentos médicos gratuitos em diversas especialidades.  Também no campus de Vitória da Conquista, a UESB dispõe de restaurante e residência universitários.

Quanto ao percurso acadêmico, o estudante pode ingressar na Graduação no campus de Vitória da Conquista e sair doutor. O campus conta com nove mestrados e dois doutorados, além de diversas opções de especialização lato sensu que são oferecidas a cada semestre. Números que vêm aumentando gradualmente, na medida em que a Pós-Graduação na Universidade se expande e se consolida.

Fonte: http://www.uesb.br/nossos-campi/campus-de-jequie/

2º. Campus de Jequié[editar | editar código-fonte]

O campus de Jequié tem a marca da excelência reconhecida nacionalmente como um polo do ensino superior com destaque nas áreas de Educação e Saúde. Atualmente, o campus possui 16 cursos de graduação, sendo oito bacharelados (Ciências Biológicas, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Odontologia, Química e Sistemas de Informação) e oito licenciaturas (Ciências Biológicas, Educação Física, Dança, Letras, Matemática com Enfoque em Informática, Pedagogia, Química e Teatro).

Na Pós-Graduação, o campus conta com 6 Programas em distintas áreas: Educação Científica e Formação de Professores (Mestrado); Genética, Biodiversidade e Conservação (Mestrado); Química (Mestrado); Relações Étnicas e Contemporaneidade (Mestrado); Enfermagem e Saúde (Mestrado e Doutorado); e Profissional em Química (Mestrado).

Para uma formação acadêmica sólida e de qualidade, os alunos são estimulados a atuarem tanto no campo do ensino, como nas áreas de pesquisa e extensão, em busca de uma formação de excelência. Nesse sentido, o campus conta com projetos e programas de extensão e de pesquisa em todas as áreas de ensino. Em relação à estrutura física, Jequié conta com uma multicampia: os pavilhões administrativos, os de salas de aulas e os de laboratórios estão localizados no campus Professor Milton Rabello; já as clínicas odontológicas ficam no campus Professor Wilson Rocha.

Outros espaços de destaque na Universidade são a Biblioteca Jorge Amado (BJA), que disponibiliza livros, periódicos e mídias nas mais diversas áreas do conhecimento, estando adaptada para acesso e uso de pessoas com deficiência; o Órgão de Educação e Relações Étnicas (Odeere), lugar de resgate histórico e de pesquisa sobre a cultura afro-brasileira; o Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH), que presta serviços de apoio jurídico, psicológico, pedagógico para pessoas em situação de vulnerabilidade social; o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão para Pessoas com Deficiência (Naipd); o Restaurante Universitário (RU); o Ginásio de Esportes; a Clínica de Fisioterapia; o Centro Interdisciplinar de Pesquisa Agroambiental (Cipam); a Creche Casinha do Sol; o Núcleo de Ensino, Pesquisa e Práticas em Saúde (Nepp-Saúde), anexo ao Hospital Geral Prado Valadares (HGPV); o Auditório Waly Salomão; a Sala Zero de Teatro e de Dança; o Anfiteatro Professor Manoel Sarmento Filho; entre outros.

Fonte: http://www.uesb.br/nossos-campi/campus-de-jequie/

3º. Campus de Itapetinga[editar | editar código-fonte]

“Terra firme e gado forte”, este é o slogan de Itapetinga, cidade pecuarista localizada no sudoeste baiano e sede de um dos campi da UESB. Buscando investir na capacitação profissional, sobretudo na área de produção animal, a Universidade foi instalada no município em 1980, com o curso de Zootecnia. A princípio, o campus funcionava em uma escola de ensino médio, na Praça Primavera. Com a conquista do campus Juvino Oliveira, situado às margens da Rodovia BR 415, atual endereço da Universidade, no ano de 1990, foi possível aumentar a oferta de cursos.

Atualmente, o campus de Itapetinga conta com nove opções de graduação, sendo cinco bacharelados (Ciências Biológicas, Engenharia de Alimentos, Engenharia Ambiental, Química e Zootecnia) e quatro licenciaturas (Ciências Biológicas, Física, Pedagogia e Química com Atribuições Tecnológicas). Além da graduação, o campus oferece cursos de pós-graduação, nas modalidades de Mestrado e/ou Doutorado, com os Programas de Ciências Ambientais, Engenharia e Ciências de Alimentos e Zootecnia.

Em busca de oferecer mais qualidade na formação acadêmica dos seus alunos, a Uesb tem investido, constantemente, na modernização e ampliação da infraestrutura do campus e, desta forma, proporciona aos estudantes que ingressam na Universidade ferramentas para uma formação superior completa. Nesse sentindo, é possível citar a Biblioteca Regina Célia Ferreira Silva (Bircefs), que disponibiliza livros, periódicos, CDs e DVDs nas mais diversas áreas do conhecimento, adaptada para acesso e uso de pessoas com deficiência; o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão para Pessoas com Deficiência (Naipd), um espaço de apoio que valoriza a permanência, aprendizado e acesso daqueles que necessitam de uma atenção especial; o Espaço de Partilhas e Aprimoramento Humano (Epah), que oferece acolhimento psicológico à comunidade acadêmica; a Ludoteca, que é um espaço destinado ao cuidado e aprendizado lúdico de crianças; além de laboratórios e espaços de pesquisas, como o Setor de Avicultura, Centro de Desenvolvimento e Difusão de Novas Tecnologias (Cedetec), Centro de Estudos Bioclimáticos (Cebio), Laboratório de Nutrição Animal, Centro de Pesquisas em Química (Cepeq), Unidade Experimental em Caprinos e Ovinos (Ueco), Laboratório de Qualidade do Leite, entre outros.

Fonte: http://www.uesb.br/nossos-campi/campus-de-itapetinga/

Pós-Graduação:[editar | editar código-fonte]

Nos últimos anos, a Universidade vem trabalhando para consolidar-se também no âmbito da Pós-Graduação. A Uesb ampliou o número de Programas de Pós-Graduação stricto sensu: atualmente, a Instituição oferece 23 cursos de Mestrado e oito cursos de Doutorado. Além disso, disponibiliza cursos de Pós-Graduação lato sensu. Na última década, mais de 60 Especializações foram ofertadas.

Fonte: http://www.uesb.br/cursos-de-pos-graduacao/

Stricto Sensu[editar | editar código-fonte]

Atualmente, a UESB conta com 18 cursos próprios de Mestrado Acadêmico e cinco Mestrados Profissionais em Rede, além de oito opções de Doutorados Acadêmico. Dessa forma, a área de Pós-Graduação stricto sensu da Universidade oferece 31 opções de cursos, distribuídas em seus três campi.

Fonte: http://www.uesb.br/cursos-de-pos-graduacao/

Lato Sensu[editar | editar código-fonte]

Com menor duração e voltados para atualização de conhecimentos em áreas específicas, a UESB oferta também cursos de pós-graduação lato sensu. De 2010 até hoje, 66 cursos de Especialização foram oferecidos. Nos últimos anos, foram disponibilizados cursos com aperfeiçoamento em áreas como Gestão Pública, Educação, Saúde Coletiva, Antropologia, Meio Ambiente e Desenvolvimento, Políticas Públicas, História, Gestão Universitária, entre outras.

Fonte: http://www.uesb.br/cursos-de-pos-graduacao/

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre educação ou sobre um educador é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. a b c «Catálogo dos Cursos de Graduação». Consultado em 29 de Novembro de 2011. Arquivado do original em 22 de maio de 2011  Erro de citação: Código <ref> inválido; o nome "asplan" é definido mais de uma vez com conteúdos diferentes Erro de citação: Código <ref> inválido; o nome "asplan" é definido mais de uma vez com conteúdos diferentes
  2. «Cotas orçamentárias das universidades estaduais da Bahia em 2011» (PDF). Consultado em 4 de janeiro de 2012 [ligação inativa]