Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Universidade Municipal de São Caetano do Sul
Faculdade Municipal de Ciências Econômicas, Políticas e Sociais (1968 — 1970);
Instituto Municipal de Ensino Superior de São Caetano do Sul (1970 — 2007)
Latim:Sanctus Caetanus Meridianam Municipali Universitates
USCS
Lema O conhecimento transforma
Fundação 1 de agosto de 1968 (53 anos)
Tipo de instituição Pública municipal[1]

Credenciamento:
EAD/ Presencial
Mantenedora SDECTI/Prefeitura de São Caetano
Localização Brasao SaoCaetano SaoPaulo Brasil.svg São Caetano do Sul, Brasão do estado de São Paulo.svg São Paulo,  Brasil
Reitor(a) Leandro Campi Prearo (2020 - Presente) [2]
Vice-reitor(a) Paulo César Porto Deliberato
Docentes +420 professores (2018)+ 82 (voluntários)
Total de estudantes +10.000
Graduação +6700
Pós-graduação +3500
Doutorado +10
Campus
Urbano
18 acre (7,28 ha)
Jornal Repórter Diário[4]
USCS News
Jornal Olhar Social[5]
Cores da escola      laranja
     azul
     branco
Afiliações Colégio Universitário USCS, FAUSCS, FARMAUSCS
Orçamento anual R$ 171,7 milhões (2019)[6]
Página oficial uscs.edu.br
uscs.youtube
Autarquia Municipal de São Caetano do Sul

A Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) é uma instituição de ensino superior, fundada em 1968, localizada em São Caetano do Sul-São Paulo, Brasil. Possui mais de 40 cursos de graduação (incluindo cursos a distância), além de especializações, por meio da pós-graduação lato sensu, em diversas áreas. Já na pós-graduação stricto sensu, a Universidade conta com os seguintes programas: Mestrado em Administração, Mestrado Profissional em Comunicação, Mestrado Profissional em Educação, Mestrado Profissional em Inovação no Ensino Superior em Saúde, além de Doutorado e Pós-Doutorado em Administração.

Em seus mais de 50 anos de existência, já formou mais de 30 mil pessoas.

A Universidade possui três campi em São Caetano do Sul (Barcelona, Centro e Conceição - no qual funciona o Colégio Universitário USCS) e um campus em São Paulo, no bairro Bela Vista.

Além das atividades no âmbito do ensino, a USCS tem uma longa tradição de projetos voltados aos outros dois pilares da educação superior: a pesquisa e a extensão. Dentre os diversos serviços oferecidos à comunidade, por exemplo, estão aqueles desenvolvidos nas clinicas e laboratórios da área da Saúde (fisioterapia, enfermagem, nutrição, farmácia, educação física entre outros). Um dos destaques atuais é o Programa de Reabilitação pós-covid-19.

Anteriormente conhecida como IMES (Instituto Municipal de Ensino Superior), mudou o nome para Universidade Municipal de São Caetano do Sul em dezembro de 2007, mas efetivamente apenas a partir do dia 5 de junho de 2008.[7]

A lei municipal nº 4.581 de São Caetano do Sul é a precursora da mudança do nome da instituição. A lei adapta a estrutura administrativa do Imes à condição de universidade. Com isso, a sigla Imes que denominava a instituição foi descartada e substituída pela sigla USCS.

História[editar | editar código-fonte]

Primeiramente denominada Faculdade Municipal de Ciências Econômicas, Políticas e Sociais, a instituição iniciou suas aulas no dia 1º de agosto de 1968, oferecendo dois cursos de Graduação: Economia e Ciências Políticas e Sociais, ambos expressos no próprio nome da instituição à época: Faculdade de Ciências Econômicas, Políticas e Sociais. A turma inicial era formada por 130 estudantes. Em 1970, foi rebatizada para Instituto Municipal de Ensino Superior de São Caetano do Sul (Imes), e no ano 2000 transformou-se em centro universitário, instalada no tradicional campus da Avenida Goiás. Em 1982, é criado o INPES, o atual Instituto de Pesquisa da USCS. Entre os inúmeros trabalhos desenvolvidos desde então, encontram-se a pesquisa socioeconômica do ABC, que até hoje reúne importantes indicadores regionais. No mesmo ano, com a consolidação do Ceapog (Centro de Estudos de Aperfeiçoamento e Pós-Graduação), a instituição dá início à primeira turma de Pós-Graduação Lato Sensu da região, sendo uma das primeiras instituições no Estado a preocupar-se em oferecer educação continuada para além da graduação. Em 1998, por sua vez, a implementação do Programa de Mestrado em Administração marca o início da oferta de cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu. A partir de 2004, a instituição inaugurou uma nova unidade no centro de São Caetano do Sul, abrigando os cursos de Direito, Saúde, Pedagogia e Pós-Graduação. [8]

No ano 2000 dá-se a elevação da entidade acadêmica à condição de Centro Universitário, resultado do consistente período de crescimento por qual passa a instituição. Então com cerca de 5.000 estudantes e 9 cursos de Graduação, nas áreas de Gestão, Comunicação, Direito e Computação. Um ano depois, com o início das atividades do curso de Educação Física, o então IMES estende sua atuação à área da Saúde, abrindo mais uma vertente no grande leque de serviços que oferece à comunidade.

Em 2004 é inaugurado o Campus Centro (localizado na Rua Santo Antônio - SCS). No mesmo ano, a instituição conquista o status de Universidade. Nasce, assim, oficialmente, a Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Outro marco na história da USCS é a criação do curso de Medicina, que passou a ser oferecido a partir de 2014. O curso tem como proposta formar médicos vinculados à realidade brasileira, preparados para enfrentar os principais problemas da população. Dois anos mais tarde, em 2016, a instituição passa a contar com uma unidade na cidade de São Paulo: trata-se do Campus Bela Vista, localizado na Rua Treze de Maio, nº 681.

Em 2017, os estudantes dos MBAs e cursos de especialização também passam a ter novo endereço em São Caetano do Sul: o sexto andar do prédio comercial localizado na rua Manoel Coelho, número 600. A ampliação da infraestrutura da Universidade não para: em 2018, ocorre a inauguração de mais uma unidade na cidade: o Campus Conceição, localizado na Rua Conceição, 321.

O medalhista olímpico Arthur Zanetti formou-se em educação física, licenciatura e bacharel, e no curso de Pós-Graduação em Fisiologia do Exercício - Prescrição do Exercício na USCS. [9]

Cronologia e legislação[editar | editar código-fonte]

    • Lei Municipal nº 1611 - 19/09/1967 - para a criação da autarquia.
    • Lei Municipal nº 1751 - 20/02/1969 - autoriza a criação do curso de administração.[10]
  • 1970 – A IMES instala-se no campus tradicional na Avenida Goiás.
  • 1982 – É criado o INPES (Instituto de Pesquisa da USCS).
  • 1974 – Primeiro Programa de Residência Médica em Psiquiatria.
  • 1998 – Implementação do Programa de Mestrado em Administração
    • Lei Municipal nº 3636 - 04/03/1998 - inclui as finalidades do campo e da instituição.
    • Início da oferta de cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu.
  • 2000 – Eleva-se à condição de Centro Universitário.
    • Atinge 5.000 estudantes e 9 cursos de Graduação.
  • 2004 – Eleva-se à condição de Universidade: Universidade Municipal de São Caetano do Sul.
    • Inauguração do Campus Centro (localizado na Rua Santo Antônio - SCS).
  • 2014 – Inaugura o curso de graduação em Medicina.
  • 2016 – Inauguração do Campus Bela Vista, localizado na Rua Treze de Maio, nº 681, na cidade de São Paulo.
  • 2018 – Inauguração do Campus Campus Conceição, localizado na Rua Conceição, 321.
  • 2018 – Lança o Observatório de Políticas Públicas, Empreendedorismo e Conjuntura (Conjuscs).[11]
  • 2021 – Hospital Veterinário (a ser inaugurado em agosto)

Campi[editar | editar código-fonte]

Campus Barcelona[editar | editar código-fonte]

Na avenida Goiás, em São Caetano do Sul, o campus é o mais antigo da USCS e foi construído pelo município e anos mais tarde, em 2016, foi expandido parcialmente por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP). O espaço abriga cursos de graduação e pós-graduação.[12]

Apoio à comunidade[editar | editar código-fonte]

Estátua de São Caetano de Thiene, o padroeiro da cidade, no Parque Ecológico Chico Mendes.

A USCS atua próxima de São Caetano do Sul e região, oferecendo cursos e palestras[13] pertinentes a propostas de soluções para problemas do município. Em 2013, o Inpes (Instituto de Pesquisa do USCS realiza Pesquisa Socioeconômica) realiza pesquisas que auxiliam a compressão sociodemográfica da região.[14][15] Outro projeto é o Capacita São Caetano, programa da Prefeitura de São Caetano do Sul, em parceria com a Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), que, por meio de cursos a distância, gratuitos, ajuda na capacitação de jovens e adultos em diversos setores profissionais, em áreas administrativas e de atendimento, gestão, logística, empreendedorismo e muito mais.[16]


Ações da Universidade durante a Pandemia da Covid-19

A Universidade é um dos 12 centros responsáveis pelo teste da vacina CoronaVac da farmacêutica Sinovac Biotech em parceria com o Instituto Butantan.

Criação do Disque Corovirus, no qual estudantes do curso de Medicina da USCS participaram ativamente no combate à disseminação do SARS-CoV-2 (Covid-19), projeto idealizado por professores do curso de Medicina da USCS e realizado em parceria com a Prefeitura de São Caetano do Sul, Secretaria de Saúde e com o Instituto de Medicina Tropical da USP (Universidade de São Paulo), trabalho que esteve entre os 19 premiados na iniciativa APS Forte no SUS – no combate à covid-19, promovida pela Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil (OPAS/OMS) e pelo Ministério da Saúde.

Graduação[editar | editar código-fonte]

A universidade tem seus cursos de graduação integrados em Escolas, com módulos interdisciplinares, permitindo maior sinergia entre cursos de uma mesma área e contribuindo no processo de escolha de carreira. Apenas as Escolas de Direito e Educação, compostas por apenas um curso cada, não apresentam módulos comuns.

A USCS oferece cursos de graduação nas áreas de Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Exatas e Tecnológicas e Ciências Humanas e Sociais, nas modalidades de bacharelado, licenciatura e tecnologia[17]:

Ciências Biológicas e da Saúde

Ciências Exatas e Tecnológicas

Graduação Tecnológica

Ciências Humanas

Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado[editar | editar código-fonte]

Atualmente o programa de de Mestrado, Doutorado E Pós-Doutorado Acadêmico em Administração - Stricto Sensu (PPGA/USCS) vem sendo destaque e referência nacional na sua área de atuação quanto em suas linhas de pesquisa. Fato se deve pela sua estrutura, possibilidade de pesquisa e aplicação de seus resultados.[18]

A Universidade também conta com programas de Mestrado Profissional nas áreas de Comunicação, Educação e Saúde.

Comunicação[editar | editar código-fonte]

Programa de Pós-graduação em Inovação na Comunicação de Interesse Público (PPGCOM/USCS)

Educação[editar | editar código-fonte]

Programa de Pós-graduação em Docência e Gestão Educacional (PPGE/USCS)

Saúde[editar | editar código-fonte]

Programa de Pós-graduação em Inovação no Ensino Superior em Saúde (PPGS/USCS)



Pós-graduação Lato Sensu[editar | editar código-fonte]

A USCS oferece cursos (Lato Sensu)[19] nas seguintes áreas:

Início Curso Duração Presencial EaD
1990 Administração (MBA) 18 meses Sim Não
1990 Ciências Contábeis 18 meses Sim Não
1990 Comunicação 18 meses Sim Não
1990 Ciências Contábeis 18 meses Sim Não
1980 Direito (Especialização e MBA) 18 meses Sim Não
1980 Economia (MBE) 18 meses Sim Não
1980 Educação Física 18 meses Sim Não
1980 Enfermagem 18 meses Sim Não
1990 Farmácia 18 meses Sim Sim
1990 Fisioterapia 18 meses Sim Não
2018 Filosofia 18 meses Sim Sim
2000 Nutrição 18 meses Sim Não
2018 Tecnologia (MBA) 18 meses Sim Não

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. MEC e-MEC sobre USCS
  2. «Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)». USCS 
  3. Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome historia
  4. RD: Repórter Diário Jornal. Jornal da USCS. [1]
  5. Jornal Olhar Social, online, USCS. [2]
  6. R$ 171,7 milhões para a USCS (Universidade Municipal de São Caetano)
  7. http://www.dgabc.com.br/News/8859/imes-passa-a-se-chamar-uscs-a-partir-de-hoje.aspx?ref=history
  8. «A Universidade: Trajetória USCS». uscs.edu- Educação. Consultado em 24 de abril de 2020  line feed character character in |título= at position 17 (ajuda)
  9. «Aluno do curso de Pós-Graduação em Fisiologia do Exercício - Prescrição do Exercício». uscs.edu- Educação. Consultado em 21 de março de 2020 
  10. Legislação: Leis e Decretos [3]
  11. Observatório de Políticas Públicas, Empreendedorismo e Conjuntura (Conjuscs), 2018. [4]
  12. USCS abre PPP para ampliar campus em São Caetano, 2016. [5]
  13. Consórcio ABC e USCS realizam workshop para discutir potencial da região no setor aéreo, 2019. [6]
  14. Instituto de Pesquisa do USCS realiza Pesquisa Socioeconômica, 2013. [7]
  15. Consórcio ABC e USCS definem data e local de workshop sobre aviação, 2019. [8]
  16. Projeto Capacita São Caetano é um programa da Prefeitura de São Caetano do Sul [9]
  17. http://www.uscs.edu.br/ensino/graduacao Cursos de graduação oferecidos pela USCS
  18. «Os programas de mestrado e doutorado em Administração mais bem avaliados do Brasil». administradores.com.br 
  19. http://www.uscs.edu.br/poslato Cursos de pós-graduação Lato Sensu oferecidos pela USCS

Ligações externas[editar | editar código-fonte]