Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde junho de 2015). Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
Universidade Municipal de São Caetano do Sul
USCS
Nomes anteriores Faculdade Municipal de Ciências Econômicas, Políticas e Sociais (1968 — 1970);

Instituto Municipal de Ensino Superior de São Caetano do Sul (1970 — 2007)

Fundação 1 de agosto de 1968 (como Faculdade Municipal de Ciências Econômicas, Políticas e Sociais)
Tipo de instituição Pública, Municipal (embora seja uma universidade paga)
Localização Brasao SaoCaetano SaoPaulo Brasil.svg São Caetano do Sul, Brasão do estado de São Paulo.svg São Paulo
Reitor(a) Marcos Sidnei Bassi (2013 - Presente) [1]
Página oficial www.uscs.edu.br

A Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) é uma instituição de ensino superior localizada em São Caetano do Sul, Brasil.

Anteriormente conhecida como Imes (Instituto Municipal de Ensino Superior), mudou o nome para Universidade Municipal de São Caetano do Sul em dezembro de 2007, mas efetivamente apenas a partir do dia 5 de junho de 2008.[2]

A lei municipal nº 4.581 de São Caetano do Sul é a precursora da mudança do nome da instituição. A lei adapta a estrutura administrativa do Imes à condição de universidade. Com isso, a sigla Imes que denominava a instituição foi descartada e substituída pela sigla USCS.

Atualmente, a USCS possui duas unidades: uma na avenida Goiás e outra na rua Santo Antônio, ambas em São Caetano do Sul.

História[editar | editar código-fonte]

Primeiramente denominada Faculdade Municipal de Ciências Econômicas, Políticas e Sociais, posteriormente Instituto Municipal de Ensino Superior de São Caetano do Sul, e, finalmente, Universidade Municipal de São Caetano do Sul, a USCS iniciou suas aulas no dia 1º de agosto de 1968.

Em 1970, foi rebatizada para Instituto Municipal de Ensino Superior de São Caetano do Sul (Imes), e no ano 2000 transformou-se em centro universitário. A partir de 2004, a instituição inaugurou uma nova unidade no centro de São Caetano do Sul, abrigando os cursos de Direito, Saúde, Pedagogia e Pós-Graduação.

A instituição é novamente batizada em 2007, agora para Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), por força de lei, que também elevou o centro universitário à condição de universidade.

Graduação[editar | editar código-fonte]

A USCS oferece cursos de graduação nas áres de Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Exatas e Tecnológicas e Ciências Humanas e Sociais, nas modalidades de bacharelado, licenciatura e tecnólogo[3]:

Ciências Biológicas e da Saúde[editar | editar código-fonte]

Escola de Saúde

Escola de Psicologia

Ciências Exatas e Tecnológicas[editar | editar código-fonte]

Escola de Computação

Escola de Engenharia

Ciências Humanas e Sociais[editar | editar código-fonte]

Escola de Comunicação:

Escola de Direito

Escola de Educação

Escola de Negócios

Graduação Tecnológica[editar | editar código-fonte]

Escola de Graduação Tecnológica

Pós-graduação[editar | editar código-fonte]

A USCS oferece Mestrado e Doutorado Acadêmico em Administração (Stricto Sensu), Mestrado Acadêmico em Comunicação Social (Stricto Sensu)[4] e cursos (Lato Sensu)[5] nas seguintes áreas:

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências


Ligações externas[editar | editar código-fonte]