Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Universidade Municipal de São Caetano do Sul
Faculdade Municipal de Ciências Econômicas, Políticas e Sociais (1968 — 1970);
Instituto Municipal de Ensino Superior de São Caetano do Sul (1970 — 2007)
Latim:Sanctus Caetanus Meridianam Municipali Universitates
USCS
Lema O conhecimento transforma
Fundação 1 de agosto de 1968 (52 anos)
Tipo de instituição Pública municipal[1]

Credenciamento:
EAD/ Presencial
Mantenedora SDECTI/Prefeitura de São Caetano
Localização Brasao SaoCaetano SaoPaulo Brasil.svg São Caetano do Sul, Brasão do estado de São Paulo.svg São Paulo,  Brasil
Reitor(a) Leandro Campi Preparo (2020 - Presente) [2]
Vice-reitor(a) Paulo César Porto Deliberato
Docentes +420 professores (2018)+ 82 (voluntários)
Total de estudantes +10.000
Graduação +6700
Pós-graduação +3500
Doutorado +10
Campus
Urbano
18 acre (7,28 ha)
Cores da escola      laranja
     azul
     branco
Afiliações Colégio Universitário USCS, FAUSCS, FARMAUSCS
Orçamento anual R$ 171,7 milhões (2019)[4]
Página oficial uscs.edu.br
Autarquia Municipal de São Caetano do Sul

A Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) é uma instituição de ensino superior, fundada em 1968, localizada em São Caetano do Sul-São Paulo, Brasil. Com 15 unidades que oferecem cursos presenciais, tem sua sede na cidade de São Caetano do Sul e também conta com polos de apoio aos alunos EaD em todas as capitais do Brasil. São 300 cursos disponíveis de pós-graduação. As opções são nas áreas de Humanas, Exatas, Biológicas e Saúde. Foi considerada a melhor instituição de ensino superior municipal do Brasil pelo Guia do Estudante 2017.

Anteriormente conhecida como IMES (Instituto Municipal de Ensino Superior), mudou o nome para Universidade Municipal de São Caetano do Sul em dezembro de 2007, mas efetivamente apenas a partir do dia 5 de junho de 2008.[5]

A lei municipal nº 4.581 de São Caetano do Sul é a precursora da mudança do nome da instituição. A lei adapta a estrutura administrativa do Imes à condição de universidade. Com isso, a sigla Imes que denominava a instituição foi descartada e substituída pela sigla USCS.

Atualmente, a USCS possui quatro campi: um na avenida Goiás, um na rua Conceição e outro na rua Santo Antônio, todas em São Caetano do Sul, além de um na Bela Vista (São Paulo).

História[editar | editar código-fonte]

Primeiramente denominada Faculdade Municipal de Ciências Econômicas, Políticas e Sociais, a instituição iniciou suas aulas no dia 1º de agosto de 1968, oferecendo dois cursos de Graduação: Economia e Ciências Políticas e Sociais, ambos expressos no próprio nome da instituição à época: Faculdade de Ciências Econômicas, Políticas e Sociais. A turma inicial era formada por 130 estudantes. Em 1970, foi rebatizada para Instituto Municipal de Ensino Superior de São Caetano do Sul (Imes), e no ano 2000 transformou-se em centro universitário, instalada no tradicional campus da Avenida Goiás. Em 1982, é criado o INPES, o atual Instituto de Pesquisa da USCS. Entre os inúmeros trabalhos desenvolvidos desde então, encontram-se a pesquisa socioeconômica do ABC, que até hoje reúne importantes indicadores regionais. No mesmo ano, com a consolidação do Ceapog (Centro de Estudos de Aperfeiçoamento e Pós-Graduação), a instituição dá início à primeira turma de Pós-Graduação Lato Sensu da região, sendo uma das primeiras instituições no Estado a preocupar-se em oferecer educação continuada para além da graduação. Em 1998, por sua vez, a implementação do Programa de Mestrado em Administração marca o início da oferta de cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu. A partir de 2004, a instituição inaugurou uma nova unidade no centro de São Caetano do Sul, abrigando os cursos de Direito, Saúde, Pedagogia e Pós-Graduação. [6]

No ano 2000 dá-se a elevação da entidade acadêmica à condição de Centro Universitário, resultado do consistente período de crescimento por qual passa a instituição. Então com cerca de 5.000 estudantes e 9 cursos de Graduação, nas áreas de Gestão, Comunicação, Direito e Computação. Um ano depois, com o início das atividades do curso de Educação Física, o então IMES estende sua atuação à área da Saúde, abrindo mais uma vertente no grande leque de serviços que oferece à comunidade.

Em 2004 é inaugurado o Campus Centro (localizado na Rua Santo Antônio - SCS). No mesmo ano, a instituição conquista o status de Universidade. Nasce, assim, oficialmente, a Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Outro marco na história da USCS é a criação do curso de Medicina, que passou a ser oferecido a partir de 2014. O curso tem como proposta formar médicos vinculados à realidade brasileira, preparados para enfrentar os principais problemas da população. Dois anos mais tarde, em 2016, a instituição passa a contar com uma unidade na cidade de São Paulo: trata-se do Campus Bela Vista, localizado na Rua Treze de Maio, nº 681.

Estátua de São Caetano de Thiene, o padroeiro da cidade, no Parque Ecológico Chico Mendes.

Em 2017, os estudantes dos MBAs e cursos de especialização também passam a ter novo endereço em São Caetano do Sul: o sexto andar do prédio comercial localizado na rua Manoel Coelho, número 600. A ampliação da infraestrutura da Universidade não para: em 2018, ocorre a inauguração de mais uma unidade na cidade: o Campus Conceição, localizado na Rua Conceição, 321.

O medalhista olímpico Arthur Zanetti formou-se em educação física, licenciatura e bacharel, e no curso de Pós-Graduação em Fisiologia do Exercício - Prescrição do Exercício na USCS. [6]

Graduação[editar | editar código-fonte]

A universidade tem seus cursos de graduação integrados em Escolas, com módulos interdisciplinares, permitindo maior sinergia entre cursos de uma mesma área e contribuindo no processo de escolha de carreira. Apenas as Escolas de Direito e Educação, compostas por apenas um curso cada, não apresentam módulos comuns.

A USCS oferece cursos de graduação nas áreas de Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Exatas e Tecnológicas e Ciências Humanas e Sociais, nas modalidades de bacharelado, licenciatura e tecnologia[7]:

Ciências Biológicas e da Saúde

Ciências Exatas e Tecnológicas

Graduação Tecnológica

Ciências Humanas

Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado[editar | editar código-fonte]

Atualmente o programa de de Mestrado, Doutorado E Pós-Doutorado Acadêmico em Administração - Stricto Sensu (PPGA/USCS) vem sendo destaque e referência nacional na sua área de atuação quanto em suas linhas de pesquisa. Fato se deve pela sua estrutura, possibilidade de pesquisa e aplicação de seus resultados.[8]

Administração - Stricto Sensu

A Universidade também conta com programas de Mestrado Profissional nas áreas de Comunicação, Educação e Saúde.

Comunicação[editar | editar código-fonte]

Programa de Pós-graduação em Inovação na Comunicação de Interesse Público (PPGCOM/USCS)

Educação[editar | editar código-fonte]

Programa de Pós-graduação em Docência e Gestão Educacional (PPGE/USCS)

Saúde[editar | editar código-fonte]

Programa de Pós-graduação em Inovação no Ensino Superior em Saúde (PPGS/USCS)



Pós-graduação Lato Sensu[editar | editar código-fonte]

A USCS oferece cursos (Lato Sensu)[9] nas seguintes áreas:

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. MEC e-MEC sobre USCS
  2. «Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)». USCS 
  3. Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome historia
  4. R$ 171,7 milhões para a USCS (Universidade Municipal de São Caetano)
  5. http://www.dgabc.com.br/News/8859/imes-passa-a-se-chamar-uscs-a-partir-de-hoje.aspx?ref=history
  6. a b «A Universidade: Trajetória USCS». uscs.edu- Educação. Consultado em 24 de abril de 2020  line feed character character in |título= at position 17 (ajuda) Erro de citação: Código <ref> inválido; o nome "Jadelino de Lucena" é definido mais de uma vez com conteúdos diferentes
  7. http://www.uscs.edu.br/ensino/graduacao Cursos de graduação oferecidos pela USCS
  8. «Os programas de mestrado e doutorado em Administração mais bem avaliados do Brasil». administradores.com.br 
  9. http://www.uscs.edu.br/poslato Cursos de pós-graduação Lato Sensu oferecidos pela USCS


Ligações externas[editar | editar código-fonte]