Universidade Federal de Catalão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Universidade Federal de Catalão
UFCat
Fundação 20 de março de 2018 (3 anos)
Tipo de instituição Universidade Pública Federal
Mantenedora Coat of arms of Brazil.svg Ministério da Educação
Localização Catalão,  Goiás
Funcionários técnico-administrativos 90
Docentes 300
Total de estudantes 3 300
Campus Catalão

A Universidade Federal de Catalão (UFCAT) é uma instituição de ensino superior pública federal brasileira, sediada na cidade de Catalão, estado de Goiás. Foi criada em 20 de março de 2018, a partir do desmembramento da Universidade Federal de Goiás.[1][2] É uma das três universidades federais do estado, ao lado da Universidade Federal de Goiás (UFG) e da Universidade Federal de Jataí (UFJ).

A antiga Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão ocupava o Ranking de 8ª melhor universidade do país, de acordo com a Academic Ranking of World Universities, popularmente conhecida como Ranking de Shangai. A classificação, feita em 2019, coloca a UFG à frente de universidades consideradas importantes no Brasil como a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Universidade de Brasília (UnB). De acordo com informações do site da ARWU, o ranking considera todas as universidades que possuem prêmios Nobel, Medalha Fields, pesquisadores altamente citados ou trabalhos publicados em Nature ou Science. Além disso, universidades com uma quantidade significativa de trabalhos indexados pelo Science Citation Index-Expanded (SCIE) e Social Science Citation Index (SSCI) também estão incluídas. No total, mais de 1 800 universidades são realmente classificadas e as melhores 1 000 são publicadas.

O portal da ARWU traz ainda explicações sobre a metodologia adotada pela ARWU. As universidades são classificadas por vários indicadores de desempenho acadêmico ou de pesquisa, incluindo ex-alunos e funcionários vencedores de prêmios Nobel e medalhas de campo, pesquisadores altamente citados, trabalhos publicados em Nature and Science, trabalhos indexados nos principais índices de citação e desempenho acadêmico per capita de uma instituição. Para cada indicador, a instituição de maior pontuação recebe uma pontuação de 100 e outras instituições são calculadas como uma porcentagem da pontuação máxima. A distribuição dos dados para cada indicador é examinada quanto a qualquer efeito de distorção significativo; técnicas estatísticas padrão são usadas para ajustar o indicador, se necessário. A classificação de uma instituição reflete o número de instituições que se situam acima dela.

A universidade detém uma grande influência no desenvolvimento de pesquisas, apoiada em instituições de fomento à pesquisa, o que garante sua excelência no cenário universitário, tais como CNPq, CAPES e FAPEG.

A UFCAT detém uma grande influência também no campo de extensão em diversos projetos protagonizados pelas três grandes áreas do conhecimento: Ciências Humanas, Ciências Exatas e Ciências Biológicas.

A UFCAT conta com os seguintes cursos de graduação presenciais:


Administração Bacharelado
  Ciências Biológicas Bacharelado  ou   Licenciatura
  Ciência da Computação Bacharelado
Ciências Sociais Bacharelado  ou  Licenciatura
  Educação Física Licenciatura
Educação do Campo Licenciatura
  Enfermagem Bacharelado
  Engenharia Civil Bacharelado
  Engenharia de Minas Bacharelado
  Engenharia de Produção Bacharelado
  Engenharia Mecânica Bacharelado
Engenharia Mecatrônica Bacharelado
  Física Bacharelado  ou   Licenciatura
  Geografia Bacharelado  ou   Licenciatura
  História Bacharelado  ou   Licenciatura
Letras - Português Licenciatura
  Letras - Português/Inglês Licenciatura
  Matemática Licenciatura
  Matemática Industrial Bacharelado
  Medicina Bacharelado
  Pedagogia Licenciatura
  Psicologia Bacharelado/Licenciatura
  Química Bacharelado  ou   Licenciatura

O sítio institucional está disponível em < https://www.catalao.ufg.br/ >.

Referências

  1. POPULAR, Redação O (20 de março de 2018). «Temer sanciona criação de universidades federais de Catalão e Jataí». O Popular 
  2. «UFCAT é sancionada pelo Presidente da República, Michel Temer - Blog Zap Catalão Notícias». www.zapcatalao.com.br. Consultado em 21 de março de 2018